O Outro

Resenhas - O Outro

1 | 2 | 3 | 4

Maristela 06/06/2018

Sucinto
Uma história de traição pode render bem mais páginas sim . Porém , o autor optou por ser sucinto . Escrever de forma breve , porém sem deixar de ser profundo . Ele discorre sobre a vida , sobre a morte , sobre as relações . Expõe de maneira bem clara , a deterioração de um casamento, a maneira como nos comportamos nas relações , achando que conhecemos muito a fundo o outro : Como na passagem que ele diz que a esposa não era vaidosa , quando na verdade ela esconde que tem um câncer para não tirar um seio . Também quando ele não sabe como sua mulher é alegre .
Por último , vale lembrar que um dos personagens nos faz refletir sobre nossos olhos em relação ao outro . Como escolhemos vê -lo?
Enfim, um bom livro , que se lê rápido e depois se reflete vagarosamente...

carolina.trigo. 22/10/2017

O Outro
Eu nunca li nada do autor, mas tinha bastante interesse em conhecer algo dele por causa do filme "O Leitor", que é baseado em um livro dele. E adoro o filme!
Então, fui ver o que ele tinha escrito, e achei o livro: "O Outro", do alemão Bernhard Schlink, Editora Record. A sinopse me interessou bastante, e ainda tinha o lado bom de só ter 96 páginas, rsrsrs.
Depois de perder a esposa para o câncer, Bengt procura conforto na sua rotina simples: manter a casa limpa, se alimentar e verificar o correio. E é nessa rotina que sua vida mudará para sempre e mostrará que ela não era tão perfeita assim...
Ao ir verificar a caixa de correio, Bengt recebe uma carta de um homem que ele não conhece. E com uma caligrafia bem trabalhada, a carta contém palavras de amor para a sua falecida esposa, Lisa.
Será que a sua mulher, enquanto casados, tinha um amante? Como ele nunca reparou nisso? Disposto a descobrir a verdade, Bengt começa a responder as cartas... usando o nome da sua esposa!
A cada nova carta, ele descobre uma personalidade, um lado de Lisa que ele não conhecia, ou que ele negligenciou. Sua generosidade, sua felicidade e o quanto fez os outros rirem. As cartas do Outro são seu maior consolo e ele não resiste à tentação de conhecê-lo. Quem seria o homem que a sua esposa amou?
O livro é bem interessante, pois na troca de cartas entre os dois homens, vamos descobrindo junto com o Bengt, características de sua mulher que ele não conhecia. Ele começa a se perguntar o porque dela ter um amante, se o problema era ele ou seu casamento (sendo que na cabeça dele, seu casamento não tinha problemas).
Quando ele decidi ir de encontro ao Outro, ele novamente se pergunta o porque dela estar se encontrando com um cara, que na visão dele, é horrível. Na verdade ele vai descobrir que os maiores problemas não estão nos outros, e sim, nele.
Um livro bem interessante, que em alguns momentos critica esse distanciamento de algum dos companheiros em um casamento. Uma história bem rapidinha de ser lida!
Esse também tem uma adaptação (que eu ainda não assisti) chamada "O Amante", um filme com o Liam Neeson, Laura Linney e Antonio Banderas. Mas pela sinopse que li, já não curti muito, então nem sei se irei assistir o filme...

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2017/09/resenha-o-outro.html

Renato420 05/05/2016

Esperava mais...
Confesso que esperava mais.
Tinha terminado de degustar "O Leitor" e fui ansioso ler este.
Mas a gente não pode, nunca, ir nessa vibe. As possibilidades de quebrar a cara são muitos.
Apesar de fraco, eu recomendo a leitura.
Num dia voce termina.

Edna 08/04/2016

Coragem
Ao descobrir um romance paralelo da esposa após a sua morte, Benner não só começa a responder as Cartas como se fosse a esposa como sente um desejo imenso de conhecer o homem pelo qual sua esposa se apaixonou no passado. Enfrentando seus medos, seu ciúme, vai e encontra Rolf, com o qual vai manter uma amizade e termina por descobrir os fracassos do mesmo e enxerga apenas que buscou no amante algo que não estava disponível no marido, mas entende que ninguém era melhor ou pior, apenas que Lisa tinha vivido e sido feliz com ele, e foi com ele que ela teve uma vida sólida até o fim.Achei desafiadora a coragem dele ir em busca daquilo que o pertubou, ao invés de ficar se consumindo pelo ciúme e se destruir pela traição.

MauricioHP 24/03/2016

Não recomendo. Primeiro, não é um livro, é um conto. Segundo, a história é rasa e nada acontece de especial. Decepção.

Leia livro "O Leitor", do Bernhard Schlink. Este sim, vale a pena.

Gabs 05/10/2015

Diferente
Depois de me encantar com a narrativa simples de "O Leitor", do mesmo autor, fiquei um pouco decepcionado com a trama de "O Outro". Apenas 90 páginas, li em um dia apenas, ficam responsáveis por contar uma história que poderia ter sido melhor trabalhada, algumas questões e curiosidades sobre os personagens infelizmente vão ficar só na minha cabeça, já que Schlink desmentiu a continuação da história!

Iohana 20/04/2015

Poderia ter sido uma história mais explorada!
Esse foi meu segundo livro desse autor, gostei! Mas não me marcou muito!

Anna Laitano 08/01/2015

Nem oito, nem oitenta
Como já falei, meu primeiro contato com o autor foi através do famoso 'O Leitor'. Apaixonada pelo tema e a escrita de Schlink, precisava conferir outra obra do autor, então, ao surgir a oportunidade de efetuar uma troca aqui no skoob, não hesitei. O livro de menos de 100 páginas pode ser lido facilmente em uma tarde, até mesmo pelos que não estão acostumados a passar muito tempo lendo. Infelizmente, a história não é tão forte assim.

Narrado em terceira pessoa, observamos os fatos pela perspectiva de Bengt e, assim, podemos acompanhar tudo que ele sente quando as verdades sobre seu casamento desmoronam, suas impressões sobre o Outro e sobre si próprio.

A narrativa é linear, e segue os acontecimentos que se sucedem à morte de Lisa, passando pela descoberta das cartas de Rolf, a troca de correspondências entre o marido e o amante, até eles passarem a conviver.

Bengt é um homem sério, frio, distante. Ao descobrir sobre a suposta traição, ele começa a reavaliar o passado e começa a finalmente notar tudo isso. Notar que talvez sua atitude tenha afastado a esposa.

Rolf é o oposto. O amante é descrito como um verdadeiro 'fanfarrão', que vive de lembrar dos tempos dourados do passado que, na verdade, estão apenas sendo embelezados por ele, com seu talento em encontrar sempre o lado bom das coisas.

De Lisa só sabemos o que cada um dos homens tem a oferecer, a faceta que conheceram. No fim das contas, ela acabava sendo o meio-termo, a conexão entre o homem que vivia sem preocupações e o que não vivia de tantas preocupações.

Durante a leitura, pensei algumas vezes que a história parecia pressão editorial. Vocês sabem, aquele livro que o autor acaba escrevendo porque precisa publicar algo. Uma história curta e despretensiosa, sem o drama contraditório e polêmico que fez do autor tão reconhecido.

A ideia geral do livro acaba sendo de equilíbrio. Você não pode ser tão fechado e reservado, nem sair festejando adoidado. Mas, e aí? É um livro com uma mensagem e que, sim, te faz refletir. Contudo, não cumpre sua função tão bem como um romance. Falta algo interessante, que empolgue o leitor, especialmente no clímax/desfecho. É uma história morna, que pode ser lida rapidamente e será apreciada, mas que não chega a se tornar fantástica, nem de longe.

A edição é bastante simples, e segue o padrão de todas as outras obras do autores publicadas no Brasil pela Record. A fonte utilizada no corpo é grande, assim como espaçamento entre linhas, garantindo conforto na rápida leitura. Além disso, não encontramos erros de digitação nem falhas de tradução em nenhum momento.

Bernhard Schlink mostra que sua escrita é intrigante, e que sabe penetrar a alma humana, mesmo que não se apresente em sua melhor forma, neste caso. Para quem nunca teve contato e já ouviu falar maravilhas do autor, este livro poderá decepcionar. Da mesma forma, quem se encantou com O Leitor também poderá acabar se questionando se o autor é um escritor de apenas um título. Embora eu ainda não tenha lido uma terceira obra dele para tirar a dúvida, acredito que esse não seja o caso. Mas isso, só o tempo dirá. E, para tirar suas conclusões, você terá que se arriscar na leitura.

site: www.tecendopalavras.com.br

Eli Coelho 13/07/2014

Sem emoção, sem climax. Narrativa ruim.
Um livro curto com um argumento bem interessante, mas muito mal conduzido.

Não cria empatia no leitor, não há dialogos interessantes, não há um climax no final, enfim nada que o faça merecer se tornar um filme (como foi feito)

Decepção.

Thaís Venzel 07/04/2014

Três Personagens. Bengt, o marido enganado; Lisa, a esposa morta; e Rolf, o outro.
Depois de Lisa morrer de câncer, Bengt tenta descobrir o lado bom de todas as coisas em sua vida. Tenta procurar bons motivos para viver, se adaptar a solidão que virou rotina. Pouco tempo depois ele recebe uma carta de amor endereçada para Lisa com a assinatura de Rolf. Responde sucintamente dizendo que Lisa está morta e assina apenas como "B."
Rolf acha que é Lisa respondendo, pois apenas Rolf a chamava por um apelido que começava com a letra b (não me lembro do apelido, desculpem! kkkk). Aproveitando a brecha Bengt começa a se corresponder com Rolf como se fosse Lisa. Após um tempo, contrariado vai até a cidade de Rolf, onde o conhece e se torna seu amigo, começa a conhecê-lo e inventa uma grande mentira sobre a história de Lisa.
Rolf, acreditando que Lisa ainda está viva e irá para sua cidade, resolve fazer um jantar em homenagem a ela, onde chama pessoas importantes, para aumentar seu prestigio. Financiado por Bengt, pois Rolf não tinha dinheiro, ele leva a mentira até a semana do suposto jantar, onde dá um basta na história e diz tudo o que aconteceu, toda a mentira, que Lisa está morta. Depois de toda a revelação volta para sua casa, sua cidade, mas não se sente melhor. No dia do jantar, aparece de surpresa para prestigiar a memória de sua falecida esposa.
Eu particularmente achei a idéia brilhante, mas acho que o autor não soube passar pro papel. Foi sucinto demais, sem emoção. Apesar de ser um autor aclamado esta obra em si não se sustenta. Li, foi uma leitura rápida, são poucas páginas e tal, mas não me empolguei em nenhum momento com a leitura. Perdi até a vontade de ler outras obras dele, apesar das outras terem boas críticas.
Este livro, como outros do autor, teve adaptação para o cinema que teve Kate Winslet e Ralph Fiennes nos papéis principais.

site: http://fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

Janaina Edwiges 02/05/2013

Tinha tudo pra dar certo !!!

Devo confessar que fiquei fascinada pela sinopse deste livro: Imagine perder sua esposa, vítima de câncer e, em seguida, ver sua vida desmoronar ao descobrir que existiu um “Outro” em seu casamento.

Essa e a estória de Bengt, que após a morte de Lisa, tenta se acostumar com uma vida solitária, se dedicando as simples tarefas e rotina do dia a dia. Mas uma carta mudaria sua vida para sempre. Uma carta com palavras de amor, endereçada a sua querida esposa. Assinada por Rolf, o “Outro”, que sonha em reacender a intensa paixão que outrora vivenciara com Lisa.

Atormentado, Bengt começa a responder às cartas como se fosse Lisa, iniciando um diálogo com o homem que de certa forma o fará rever sua vida; questionar suas atitudes como marido, homem e pai e, o mais importante, desvendar quem realmente era a mulher que durantes tantos anos permaneceu ao seu lado.

Acreditem, o autor tinha uma estória incrível em suas mãos, mas o livro não consegue seduzir o leitor. O enredo é muito, muito bom. O início é super empolgante, começamos a desvendar as personagens e toda uma atmosfera de tensão é criada com as descobertas que se revelam através das cartas trocadas entre o marido e “O Outro”. Acho que por isso, mereceu três estrelinhas. Mas de repente a estória não desenvolve, simplesmente não anda, perde a emoção e não envolve mais o leitor.

Pra piorar o final é bem fraquinho. Sabe aquela sensação que você tem quando está no cinema e o filme acaba,assim,sem mais nem menos? E você fica lá por alguns segundos, sentado na poltrona, esperando por algo mais? Pois é, assim mesmo que eu me senti quanto terminei de ler “O Outro”.

Uma pena ... um livro que tinha tudo pra dar certo!!

1 | 2 | 3 | 4