O Outro

Resenhas - O Outro

1 | 2 | 3 | 4

Marcelo 08/01/2010

Conto ou Romance
Comprei "O Outro" influenciado pela leitura de "O Leitor", bom livro de Bernhard Schlink explorando o vergonhoso período em que a Alemanha Nazista tentou subjugar o povo judeu.

Neste curto romance, que mais parece um conto, a ideia central é a de um homem que, após a dolorosa morte de sua esposa, recebe uma carta que revela um segredo do passado: um amante.

Amargurado pela dor da perda e da traição, Benner resolve personificar sua esposa para descobrir, entre outras coisas, quem era esse Outro e se ela fora mais feliz com esse affair do que em seu casamento.

A ideia de Schlink é muito instigante, mas ele comete, em minha opinião, alguns deslizes que comprometem a beleza da obra.

Saiba mais em: http://etalivrobom.blogspot.com/2010/01/o-outro.html

Evel 09/08/2020

Muito divertido
É uma história sobre perspectivas e que nos traz risos agridoces.

Janaina Edwiges 02/05/2013

Tinha tudo pra dar certo !!!

Devo confessar que fiquei fascinada pela sinopse deste livro: Imagine perder sua esposa, vítima de câncer e, em seguida, ver sua vida desmoronar ao descobrir que existiu um “Outro” em seu casamento.

Essa e a estória de Bengt, que após a morte de Lisa, tenta se acostumar com uma vida solitária, se dedicando as simples tarefas e rotina do dia a dia. Mas uma carta mudaria sua vida para sempre. Uma carta com palavras de amor, endereçada a sua querida esposa. Assinada por Rolf, o “Outro”, que sonha em reacender a intensa paixão que outrora vivenciara com Lisa.

Atormentado, Bengt começa a responder às cartas como se fosse Lisa, iniciando um diálogo com o homem que de certa forma o fará rever sua vida; questionar suas atitudes como marido, homem e pai e, o mais importante, desvendar quem realmente era a mulher que durantes tantos anos permaneceu ao seu lado.

Acreditem, o autor tinha uma estória incrível em suas mãos, mas o livro não consegue seduzir o leitor. O enredo é muito, muito bom. O início é super empolgante, começamos a desvendar as personagens e toda uma atmosfera de tensão é criada com as descobertas que se revelam através das cartas trocadas entre o marido e “O Outro”. Acho que por isso, mereceu três estrelinhas. Mas de repente a estória não desenvolve, simplesmente não anda, perde a emoção e não envolve mais o leitor.

Pra piorar o final é bem fraquinho. Sabe aquela sensação que você tem quando está no cinema e o filme acaba,assim,sem mais nem menos? E você fica lá por alguns segundos, sentado na poltrona, esperando por algo mais? Pois é, assim mesmo que eu me senti quanto terminei de ler “O Outro”.

Uma pena ... um livro que tinha tudo pra dar certo!!

TatiAmaribe 07/07/2010

Livro curto e leitura rápida. Fácil de terminar em apenas algumas horas.

Não sei se eu esperei demais do livro (pela sinopse, achei que fosse um livro MUITO bom), mas não achei tudo isso. Na verdade, achei um 'quase nada'.

O romance tinha tudo para ser ótimo, mas se desenrola mais rápido do que o necessário e termina "sem pé nem cabeça"!

=/

Anna Laitano 08/01/2015

Nem oito, nem oitenta
Como já falei, meu primeiro contato com o autor foi através do famoso 'O Leitor'. Apaixonada pelo tema e a escrita de Schlink, precisava conferir outra obra do autor, então, ao surgir a oportunidade de efetuar uma troca aqui no skoob, não hesitei. O livro de menos de 100 páginas pode ser lido facilmente em uma tarde, até mesmo pelos que não estão acostumados a passar muito tempo lendo. Infelizmente, a história não é tão forte assim.

Narrado em terceira pessoa, observamos os fatos pela perspectiva de Bengt e, assim, podemos acompanhar tudo que ele sente quando as verdades sobre seu casamento desmoronam, suas impressões sobre o Outro e sobre si próprio.

A narrativa é linear, e segue os acontecimentos que se sucedem à morte de Lisa, passando pela descoberta das cartas de Rolf, a troca de correspondências entre o marido e o amante, até eles passarem a conviver.

Bengt é um homem sério, frio, distante. Ao descobrir sobre a suposta traição, ele começa a reavaliar o passado e começa a finalmente notar tudo isso. Notar que talvez sua atitude tenha afastado a esposa.

Rolf é o oposto. O amante é descrito como um verdadeiro 'fanfarrão', que vive de lembrar dos tempos dourados do passado que, na verdade, estão apenas sendo embelezados por ele, com seu talento em encontrar sempre o lado bom das coisas.

De Lisa só sabemos o que cada um dos homens tem a oferecer, a faceta que conheceram. No fim das contas, ela acabava sendo o meio-termo, a conexão entre o homem que vivia sem preocupações e o que não vivia de tantas preocupações.

Durante a leitura, pensei algumas vezes que a história parecia pressão editorial. Vocês sabem, aquele livro que o autor acaba escrevendo porque precisa publicar algo. Uma história curta e despretensiosa, sem o drama contraditório e polêmico que fez do autor tão reconhecido.

A ideia geral do livro acaba sendo de equilíbrio. Você não pode ser tão fechado e reservado, nem sair festejando adoidado. Mas, e aí? É um livro com uma mensagem e que, sim, te faz refletir. Contudo, não cumpre sua função tão bem como um romance. Falta algo interessante, que empolgue o leitor, especialmente no clímax/desfecho. É uma história morna, que pode ser lida rapidamente e será apreciada, mas que não chega a se tornar fantástica, nem de longe.

A edição é bastante simples, e segue o padrão de todas as outras obras do autores publicadas no Brasil pela Record. A fonte utilizada no corpo é grande, assim como espaçamento entre linhas, garantindo conforto na rápida leitura. Além disso, não encontramos erros de digitação nem falhas de tradução em nenhum momento.

Bernhard Schlink mostra que sua escrita é intrigante, e que sabe penetrar a alma humana, mesmo que não se apresente em sua melhor forma, neste caso. Para quem nunca teve contato e já ouviu falar maravilhas do autor, este livro poderá decepcionar. Da mesma forma, quem se encantou com O Leitor também poderá acabar se questionando se o autor é um escritor de apenas um título. Embora eu ainda não tenha lido uma terceira obra dele para tirar a dúvida, acredito que esse não seja o caso. Mas isso, só o tempo dirá. E, para tirar suas conclusões, você terá que se arriscar na leitura.

site: www.tecendopalavras.com.br

Iohana 20/04/2015

Poderia ter sido uma história mais explorada!
Esse foi meu segundo livro desse autor, gostei! Mas não me marcou muito!

v1gn2r 12/04/2011

Odiei, o livro parece escrito por um colegial, tanto o enredo quanto os personagens são muito pouco desenvolvidos, como se o autor o tivesse finalizado as pressas.
Não recomendo, mais ainda vou dar uma chance a Bernhard Schilink e comprar O Leitor, porque adorei o filme.

PVanni 06/05/2009

Não perca tempo!
A sinopse é muito legal. Mas eu achei que o final decepcionou. Ou eu sou insensível ou o livro é chato! Sei lá, quero outras opiniões....Se alguém quiser discutir para eu ver se eu realmente entendi a mensagem, eu to afim. Mas achei chato!
Janaina Edwiges 02/05/2013minha estante
Eu achei a sinopse deste livro muito boa, fiquei encantada, doida pra ler. O início me empolgou, gostei das personagens, da troca de cartas entre o marido e o Outro, mas chega um momento que a estória trava, deixa de cativar o leitor. Concordo com vc com relação ao final ... eu esperava muito mais!! Pra mim o autor tinha uma estória excelente nas mãos, mas não soube aproveitar!!

Paola 27/04/2010

O Outro
Após a esposa morrer de câncer, o marido recebe cartas de um suposto amante, que não sabe que ela morreu. Passa então a responder as cartas encorajando o Outro a encontrá-lo. Romance curto e extremamente inteligente. Muito Bom!

Silmário 07/02/2010

O outro
História simplória, mas interessante. Dá para ler em 01 hora.

alinie 30/12/2009

Foi uma breve historia, mas foi bastante legal. Eu li em menos de uma hora, não conseguia parar. É um bom livro para uma leitura quando se precisa de um tempo das coisas. Eu tinha muita coisa p/ estudar, mas parei só p/ ler este livro e foi um tempo bem proveitoso. Eu realmente gostei!

Emilio 30/05/2009

Um bom conto
A história é bem interessante, mas um porém é que o autor é bem seco, direto ao ponto. Por isso, o desenvolvimento é bastante rápido, ficando um gostinho de 'quero mais detalhes', além da nítida impressão de que tudo poderia ter se desenvolvido em outro ritmo, tornando o livro verdadeiramente uma obra rara. Do jeito que está, parece mais apenas um (bom) conto.

Enfim, eu gostei do livro, o tema da traição, ou melhor, da dúvida, que é o verdadeiro foco, é bem explorada. Vale a pena ler, especialmente se o seu tempo de leitura anda escasso.

Mais da minha opinião: http://estou-sem.blogspot.com/2009/05/livro-o-outro.html

Paola 21/06/2020

O que mais me surpreende nessa história curta e aparentemente despretenciosa é o poder que ela demonstra da diferença de como as coisas são e de como a enxergamos.

1 | 2 | 3 | 4