O Outro Bernhard Schlink

Resenhas - O Outro

1 | 2 | 3 | 4

TatiAmaribe 07/07/2010

Livro curto e leitura rápida. Fácil de terminar em apenas algumas horas.

Não sei se eu esperei demais do livro (pela sinopse, achei que fosse um livro MUITO bom), mas não achei tudo isso. Na verdade, achei um 'quase nada'.

O romance tinha tudo para ser ótimo, mas se desenrola mais rápido do que o necessário e termina "sem pé nem cabeça"!

=/

Janaína Moraes 23/05/2009

Você tem as respostas?
O livro se basia na dúvida.

Em momento algum o autor deixa claro sobre o envolvimento de Lisa com o Outro, mas também não a descarta.

Do começo ao fim, ele faz com que vc pense e escolhe entre o fato de ter acontecido a traição ou não.

Perguntas e mais perguntas surgem, mas as resposas, creio que nem o autor as tem.

Para saber mais, leia o meu blog

Jacqueline 17/09/2010

Falta alguma coisa!
O livro não é tão desastroso quanto a adaptacão "O Amante" para os cinemas. Mas ainda assim, achei fraco. Talvez tenha me passado essa impressão por ser um livro curto e dar a impressão de que o autor acabou correndo demais com os fatos. Enfim, não me encantou.

Ioná 07/03/2011

Fraco
Nao sei se a grande expectativa que criei para leitura deste livro atrapalhou, mas o fato eh que achei a obra muito simploria.
Nao se compara a "O leitor".

carolina.trigo. 22/10/2017

O Outro
Eu nunca li nada do autor, mas tinha bastante interesse em conhecer algo dele por causa do filme "O Leitor", que é baseado em um livro dele. E adoro o filme!
Então, fui ver o que ele tinha escrito, e achei o livro: "O Outro", do alemão Bernhard Schlink, Editora Record. A sinopse me interessou bastante, e ainda tinha o lado bom de só ter 96 páginas, rsrsrs.
Depois de perder a esposa para o câncer, Bengt procura conforto na sua rotina simples: manter a casa limpa, se alimentar e verificar o correio. E é nessa rotina que sua vida mudará para sempre e mostrará que ela não era tão perfeita assim...
Ao ir verificar a caixa de correio, Bengt recebe uma carta de um homem que ele não conhece. E com uma caligrafia bem trabalhada, a carta contém palavras de amor para a sua falecida esposa, Lisa.
Será que a sua mulher, enquanto casados, tinha um amante? Como ele nunca reparou nisso? Disposto a descobrir a verdade, Bengt começa a responder as cartas... usando o nome da sua esposa!
A cada nova carta, ele descobre uma personalidade, um lado de Lisa que ele não conhecia, ou que ele negligenciou. Sua generosidade, sua felicidade e o quanto fez os outros rirem. As cartas do Outro são seu maior consolo e ele não resiste à tentação de conhecê-lo. Quem seria o homem que a sua esposa amou?
O livro é bem interessante, pois na troca de cartas entre os dois homens, vamos descobrindo junto com o Bengt, características de sua mulher que ele não conhecia. Ele começa a se perguntar o porque dela ter um amante, se o problema era ele ou seu casamento (sendo que na cabeça dele, seu casamento não tinha problemas).
Quando ele decidi ir de encontro ao Outro, ele novamente se pergunta o porque dela estar se encontrando com um cara, que na visão dele, é horrível. Na verdade ele vai descobrir que os maiores problemas não estão nos outros, e sim, nele.
Um livro bem interessante, que em alguns momentos critica esse distanciamento de algum dos companheiros em um casamento. Uma história bem rapidinha de ser lida!
Esse também tem uma adaptação (que eu ainda não assisti) chamada "O Amante", um filme com o Liam Neeson, Laura Linney e Antonio Banderas. Mas pela sinopse que li, já não curti muito, então nem sei se irei assistir o filme...

site: http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2017/09/resenha-o-outro.html

Manoela 13/07/2012

O Outro
Após a morte de sua mulher, Lisa, Bengt procura se distrair da tristeza com a rotina cotidiana. Um dia, porém, recebe uma estranha carta do que parece ser um antigo amor de Lisa. Ele responde a carta, fazendo-se passar por sua esposa morta.

Então, o marido é tomado pelos ciumes, pela angústia de ter sua mulher compartilhada por outro quando ele não podia estar presente. Reluta, mas encontra-se com O Outro, passando a conhecê-lo, seus gostos, manias, personalidade.

Surge a dúvida: deve contar-lhe é que o marido de seu antigo amor? Que ela na verdade morreu? Deve humilhá-lo na frente dos que o conhecem?

Não sei o que achar desse livro. A leitura é tão rápida que nem consegui absorver muita coisa. A ideia que tive é que o marido não tem muita... consistência, sei lá como descrever isso. Agiu meio de impulso, meio que tirando de si a culpa por a mulher ter se interessando por outro. O Outro é um cara estranho e não dá pra saber realmente o que Lisa viu nele. Talvez seja por ser tão, tão pequeno é que achei o livro mal construído... Momentos que deveriam ser importantes se resumem a poucas linhas. O nome, talvez, seja a coisa mais instigante que tem no livro, mas só. A capa, o tamanho, até a escrita fazem que o nome possivelmente promissor seja só enganação.

Larissa 16/01/2024

Frustrante
Eu gostei da história, é bem desenvolvida, e prende o leitor para saber o desenrolar de tudo isso, mas quando chegou no final, eu esperava mais, não foi como imaginei.

Edna 08/04/2016

Coragem
Ao descobrir um romance paralelo da esposa após a sua morte, Benner não só começa a responder as Cartas como se fosse a esposa como sente um desejo imenso de conhecer o homem pelo qual sua esposa se apaixonou no passado. Enfrentando seus medos, seu ciúme, vai e encontra Rolf, com o qual vai manter uma amizade e termina por descobrir os fracassos do mesmo e enxerga apenas que buscou no amante algo que não estava disponível no marido, mas entende que ninguém era melhor ou pior, apenas que Lisa tinha vivido e sido feliz com ele, e foi com ele que ela teve uma vida sólida até o fim.Achei desafiadora a coragem dele ir em busca daquilo que o pertubou, ao invés de ficar se consumindo pelo ciúme e se destruir pela traição.

MauricioHP 24/03/2016

Não recomendo. Primeiro, não é um livro, é um conto. Segundo, a história é rasa e nada acontece de especial. Decepção.

Leia livro "O Leitor", do Bernhard Schlink. Este sim, vale a pena.

Gabs 05/10/2015

Diferente
Depois de me encantar com a narrativa simples de "O Leitor", do mesmo autor, fiquei um pouco decepcionado com a trama de "O Outro". Apenas 90 páginas, li em um dia apenas, ficam responsáveis por contar uma história que poderia ter sido melhor trabalhada, algumas questões e curiosidades sobre os personagens infelizmente vão ficar só na minha cabeça, já que Schlink desmentiu a continuação da história!

Tati oliveira 20/07/2012

O livro conta a história de Bengt, um aposentado que acabou de perder a esposa que sofria de câncer, desde que sua amada morreu ele tenta seguir sua vida realizando normalmente suas tarefas diárias, mas continua sofrendo muito.

Em um dia normal ele recebe uma carta endereçada sua esposa, ao abrir-lá descobre que o remetente se trata de um antigo amor, movido pela curiosidade ele vai atras do "outro" e se depara com um homem muito diferente do que ele esperava.

O livro tem menos de 100 páginas, mas a história é extremamente interessante e você sente o que o protagonista sente. Tal como Bengt teve que reavaliar muitas de suas opiniões, eu mesma reavaliei as minhas. Acredito ter passado mais tempo pensando sobre o livro, do que o lendo.

Esse é um daqueles livros que valem a pena ler.

Eli Coelho 13/07/2014

Sem emoção, sem climax. Narrativa ruim.
Um livro curto com um argumento bem interessante, mas muito mal conduzido.

Não cria empatia no leitor, não há dialogos interessantes, não há um climax no final, enfim nada que o faça merecer se tornar um filme (como foi feito)

Decepção.

Thaís Venzel 07/04/2014

Três Personagens. Bengt, o marido enganado; Lisa, a esposa morta; e Rolf, o outro.
Depois de Lisa morrer de câncer, Bengt tenta descobrir o lado bom de todas as coisas em sua vida. Tenta procurar bons motivos para viver, se adaptar a solidão que virou rotina. Pouco tempo depois ele recebe uma carta de amor endereçada para Lisa com a assinatura de Rolf. Responde sucintamente dizendo que Lisa está morta e assina apenas como "B."
Rolf acha que é Lisa respondendo, pois apenas Rolf a chamava por um apelido que começava com a letra b (não me lembro do apelido, desculpem! kkkk). Aproveitando a brecha Bengt começa a se corresponder com Rolf como se fosse Lisa. Após um tempo, contrariado vai até a cidade de Rolf, onde o conhece e se torna seu amigo, começa a conhecê-lo e inventa uma grande mentira sobre a história de Lisa.
Rolf, acreditando que Lisa ainda está viva e irá para sua cidade, resolve fazer um jantar em homenagem a ela, onde chama pessoas importantes, para aumentar seu prestigio. Financiado por Bengt, pois Rolf não tinha dinheiro, ele leva a mentira até a semana do suposto jantar, onde dá um basta na história e diz tudo o que aconteceu, toda a mentira, que Lisa está morta. Depois de toda a revelação volta para sua casa, sua cidade, mas não se sente melhor. No dia do jantar, aparece de surpresa para prestigiar a memória de sua falecida esposa.
Eu particularmente achei a idéia brilhante, mas acho que o autor não soube passar pro papel. Foi sucinto demais, sem emoção. Apesar de ser um autor aclamado esta obra em si não se sustenta. Li, foi uma leitura rápida, são poucas páginas e tal, mas não me empolguei em nenhum momento com a leitura. Perdi até a vontade de ler outras obras dele, apesar das outras terem boas críticas.
Este livro, como outros do autor, teve adaptação para o cinema que teve Kate Winslet e Ralph Fiennes nos papéis principais.

site: http://fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

1 | 2 | 3 | 4