O Outro

O Outro Bernhard Schlink

Resenhas - O Outro

1 | 2 | 3 | 4

Eli Coelho 13/07/2014

Sem emoção, sem climax. Narrativa ruim.
Um livro curto com um argumento bem interessante, mas muito mal conduzido.

Não cria empatia no leitor, não há dialogos interessantes, não há um climax no final, enfim nada que o faça merecer se tornar um filme (como foi feito)

Decepção.

Thaís Venzel 07/04/2014

Três Personagens. Bengt, o marido enganado; Lisa, a esposa morta; e Rolf, o outro.
Depois de Lisa morrer de câncer, Bengt tenta descobrir o lado bom de todas as coisas em sua vida. Tenta procurar bons motivos para viver, se adaptar a solidão que virou rotina. Pouco tempo depois ele recebe uma carta de amor endereçada para Lisa com a assinatura de Rolf. Responde sucintamente dizendo que Lisa está morta e assina apenas como "B."
Rolf acha que é Lisa respondendo, pois apenas Rolf a chamava por um apelido que começava com a letra b (não me lembro do apelido, desculpem! kkkk). Aproveitando a brecha Bengt começa a se corresponder com Rolf como se fosse Lisa. Após um tempo, contrariado vai até a cidade de Rolf, onde o conhece e se torna seu amigo, começa a conhecê-lo e inventa uma grande mentira sobre a história de Lisa.
Rolf, acreditando que Lisa ainda está viva e irá para sua cidade, resolve fazer um jantar em homenagem a ela, onde chama pessoas importantes, para aumentar seu prestigio. Financiado por Bengt, pois Rolf não tinha dinheiro, ele leva a mentira até a semana do suposto jantar, onde dá um basta na história e diz tudo o que aconteceu, toda a mentira, que Lisa está morta. Depois de toda a revelação volta para sua casa, sua cidade, mas não se sente melhor. No dia do jantar, aparece de surpresa para prestigiar a memória de sua falecida esposa.
Eu particularmente achei a idéia brilhante, mas acho que o autor não soube passar pro papel. Foi sucinto demais, sem emoção. Apesar de ser um autor aclamado esta obra em si não se sustenta. Li, foi uma leitura rápida, são poucas páginas e tal, mas não me empolguei em nenhum momento com a leitura. Perdi até a vontade de ler outras obras dele, apesar das outras terem boas críticas.
Este livro, como outros do autor, teve adaptação para o cinema que teve Kate Winslet e Ralph Fiennes nos papéis principais.

site: http://fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

Daniel Batista | @somdodan 11/08/2012

"Um Pecado Cometido a Dois Une Eternamente Aqueles Que o Cometeram"
"O Outro" é o segundo romance do Bernhard Schlink que li e, por mais incrível que pareça, achei-o tão bom quanto "O Leitor", apesar de sua duração tão curta (o livro tem menos de cem páginas!).

Mas o que é mais impressionante é que apesar da rapidez do texto e dos parágrafos, que passam voando até para leitores lentos como eu, as emoções de Bengt se firmam em você até o final do livro, e em diversos momentos você é tomado por uma espécie de culpa (ou seria vergonha?), como se já tivesse sido traído e não tivesse mexido um dedo para entender a fundo as reais memórias de sua amada.

O livro é bem direto, não tem floreios, várias cenas são cortadas em frases e dias em parágrafos. Não toma mais que um mês de história e a mudança das emoções do personagem principal (e seu pesar pela morte da esposa) mudam drasticamente, uma vez que ele faz diferente de todos os traídos e parte para conhecer, e até com essa companhia jogar xadrez todas as manhãs, o Outro, o que fez sua esposa tão desejada traí-lo.

É uma busca por respostas onde não há. Você não ganha um motivo concreto para Lisa fugir do casamento, principalmente quando se conhece o Outro e entende-se a complexidade de sua vida. Simplesmente aconteceu e, antes que você possa respirar, o livro acaba e te deixa assim como eu estou, ainda buscando palavras para entender o que aconteceu.

E não é assim na vida real...?

Manoela 13/07/2012

O Outro
Após a morte de sua mulher, Lisa, Bengt procura se distrair da tristeza com a rotina cotidiana. Um dia, porém, recebe uma estranha carta do que parece ser um antigo amor de Lisa. Ele responde a carta, fazendo-se passar por sua esposa morta.

Então, o marido é tomado pelos ciumes, pela angústia de ter sua mulher compartilhada por outro quando ele não podia estar presente. Reluta, mas encontra-se com O Outro, passando a conhecê-lo, seus gostos, manias, personalidade.

Surge a dúvida: deve contar-lhe é que o marido de seu antigo amor? Que ela na verdade morreu? Deve humilhá-lo na frente dos que o conhecem?

Não sei o que achar desse livro. A leitura é tão rápida que nem consegui absorver muita coisa. A ideia que tive é que o marido não tem muita... consistência, sei lá como descrever isso. Agiu meio de impulso, meio que tirando de si a culpa por a mulher ter se interessando por outro. O Outro é um cara estranho e não dá pra saber realmente o que Lisa viu nele. Talvez seja por ser tão, tão pequeno é que achei o livro mal construído... Momentos que deveriam ser importantes se resumem a poucas linhas. O nome, talvez, seja a coisa mais instigante que tem no livro, mas só. A capa, o tamanho, até a escrita fazem que o nome possivelmente promissor seja só enganação.

Tati oliveira 20/07/2012

O livro conta a história de Bengt, um aposentado que acabou de perder a esposa que sofria de câncer, desde que sua amada morreu ele tenta seguir sua vida realizando normalmente suas tarefas diárias, mas continua sofrendo muito.

Em um dia normal ele recebe uma carta endereçada sua esposa, ao abrir-lá descobre que o remetente se trata de um antigo amor, movido pela curiosidade ele vai atras do "outro" e se depara com um homem muito diferente do que ele esperava.

O livro tem menos de 100 páginas, mas a história é extremamente interessante e você sente o que o protagonista sente. Tal como Bengt teve que reavaliar muitas de suas opiniões, eu mesma reavaliei as minhas. Acredito ter passado mais tempo pensando sobre o livro, do que o lendo.

Esse é um daqueles livros que valem a pena ler.

Ioná 07/03/2011

Fraco
Nao sei se a grande expectativa que criei para leitura deste livro atrapalhou, mas o fato eh que achei a obra muito simploria.
Nao se compara a "O leitor".

Jacqueline 17/09/2010

Falta alguma coisa!
O livro não é tão desastroso quanto a adaptacão "O Amante" para os cinemas. Mas ainda assim, achei fraco. Talvez tenha me passado essa impressão por ser um livro curto e dar a impressão de que o autor acabou correndo demais com os fatos. Enfim, não me encantou.

Janaína Moraes 23/05/2009

Você tem as respostas?
O livro se basia na dúvida.

Em momento algum o autor deixa claro sobre o envolvimento de Lisa com o Outro, mas também não a descarta.

Do começo ao fim, ele faz com que vc pense e escolhe entre o fato de ter acontecido a traição ou não.

Perguntas e mais perguntas surgem, mas as resposas, creio que nem o autor as tem.

Para saber mais, leia o meu blog

1 | 2 | 3 | 4