Contato

Contato Carl Sagan

Resenhas - Contato

pedregulhoo 14/08/2012

O livro conta a história de Eleanor Arroway, uma cientista que trabalha no SETI (Search for Extra-Terrestrial Intelligence) e sua busca por contato com alguma civilização extraterrestre. Depois de anos de dedicação ela descobre um sinal extraterrestre transmitido a partir da estrela Vega. Trata-se de uma mensagem que contém um conjunto de informações entre as quais se destacam a primeira grande transmissão televisiva realizada na Terra, Jogos Olímpicos de Berlim, na qual Hitler aparece, e instruções para construção de uma máquina de transporte espacial.

Não se trata de um livro de ficção científica barato; Carl Sagan, um dos maiores divulgadores científicos nos dá uma excelente aula de ciência, astronomia e ceticismo. O autor tenta mostrar que a ciência e a razão também podem ser meios através dos quais uma pessoa pode experimentar um fascínio sobre o Universo que geralmente é associada exclusivamente à religião e à fé.

triwaca 26/07/2012

Se você gostou do filme, da forma que ele aborda o movimento da psique humana diante da confirmação de uma mensagem alienigena, leia o livro! É muito mais profundo, detalhado e fascinante. Os personagens são mais desenvolvidos, a trama da mensagem é mais bem explicada, e a viagem que a Dra. Arroway faz é bem mais crível, visto que ela não vai só. E o final tem detalhes muito mais interessantes, que eu senti muita falta no filme. Com certeza um dos meus livros preferidos.

William 18/07/2012

Análise do Livro Contato de Carl Sagan.
Publicado em meu blog www.paginadowill.com
Por: William Cirilo Teixeira Rodrigues
Escrito por Carl Sagan e Ann Druyan entre 1980 e 1981, publicado em 1985 e adaptado para o cinema em 1997, o livro Contato narra a história de Eleanor (Ellie) Arroway, desde sua infância até a maturidade quando se torna radio astrônoma...
Resumo da obra.
Em sua atividade de radio astrônoma, Ellie se empenha na busca de sinais de vida inteligente em outros planetas, o que é visto por outros astrônomos como um suicídio profissional, pois não existem garantias de êxito nessas buscas. Entretanto, enquanto trabalhava no Novo México, conseguiu captar ondas de rádio vindas de perto da estrela Vega, a mais brilhante da constelação de Lira e que fica a cerca de 26 anos luz da Terra.
Esta mensagem aos poucos é decodificada, revelando o seu conteúdo. Uma espécie de manual de instruções para a construção de uma máquina que até ser construída ninguém tinha idéia do que fazia. Muitos acreditavam que ela destruiria o mundo, ou servisse como uma espécie de cavalo de tróia alienígena, mas a hipótese mais aceita era de que ela seria uma nave espacial, pois continham cinco lugares[1].
Após diversos debates os acentos foram distribuídos entre algumas nações e a máquina posta para funcionar. Seus tripulantes, entre eles Ellie, são transportados para o centro do universo e entram em contato direto com os alienígenas que tomam a forma da pessoa que eles mais amam ou amarram na Terra. Para Ellie o alienígena se apresenta na forma de seu pai, Teodorre Arroway, falecido quando ela tinha nove anos.
Após esta magnífica experiência de cerca de 24 horas, eles regressam a Terra e são surpreendidos pela notícia de que eles ficaram dentro da nave por apenas 20 minutos e que ela, a máquina, não foi a lugar algum. Sem provas de sua viagem interestelar, eles são interrogados e acusados de ter ludibriado todo o planeta somente para manter seu projeto de pesquisa científico. É a partir desse momento que há uma inversão nos papeis e a cética Ellie se vê cercada de uma espécie de experiência espiritual idêntica a religiosa. Ela acredita fielmente ter passado por isso e não consegue provar.

Análise.
O grande trunfo desta obra é o de não ser uma ficção cientifica “barata”, cheia de homenzinhos verdes desembarcando de um disco voador, ou destruindo o mundo na véspera do dia de independência dos Estados Unidos. Sagan repleto com seu conhecimento cientifico nos dá uma aula de ciências e astronomia, fazenda de sua obra uma ficção sim, mas repleta de sobriedade.
O grande debate do livro ocorre no campo religião versus ciência. E como nosso mundo, tão atrasado em alguns aspectos, reagiria se realmente se descobrisse vida em outros planetas. Essa proposta fica clara através dos dois principais personagens do livro a cientista ateia Ellie e o Padre Palmer Joss, que vivem em constante atrito ideológico.
A obra apresenta a importância política que a religião tem em praticamente todo o mundo. Diversas decisões políticas somente são tomadas após a avaliação dela por religiosos influentes, para desespero de Ellie que vê na religião algo totalmente sem fundamento, inconsistente, sem provas, apenas uma histeria coletiva compartilhada por 95% da população do planeta.
Diversos embates filosóficos sobre a existência ou não de Deus, extremismo religioso e cientifico, se a religião merece todo esse poder, são travados durante o decorrer de todas as mais de quatrocentas páginas do livro.
Ao final do livro, quando Ellie e os outros tripulantes retornam de sua experiência intergaláctica sem nenhuma prova consistente de que realmente foram a algum lugar, o romance da uma reviravolta e a ciência que Ellie tanto acredita, não serve para explicar esse contato com seres de outro planeta. O ceticismo que a ciência tanto usa para analisar a religião e as suas chamadas experiências espirituais não pode ser usada por Ellie para explicar sua viagem rumo a Vega.
Sem as devidas provas, a única coisa que resta a Ellie é a fé de que ela realmente esteve 24 horas em outro planeta, enquanto na terra não se passaram vinte minutos. É a mesma convicção de um religioso, ele acredita fielmente em algo, acredita ser aquilo real e a sua única maneira de explicar é através da fé.
A meu ver, o final do livro sela um acordo de paz entre a ciência e a religião, representado pelos sentimentos de Ellie por Joss[2].

Bibliografia:
SAGAN; Carl: “Contato” São Paulo. Companhia das Letras. 2008. 434 páginas

Li 14/06/2012

DESAFIO LITERÁRIO 2012 - JUNHO - VIAGEM NO TEMPO *OFICIAL*
Sinopse: Contato com extraterrestres não é sinônimo de homenzinhos verdes desembarcando de um disco voador. É muito mais: sinais captados num radiotelescópio podem conter mensagens capazes de nos fazer repensar toda a nossa concepção da vida e do universo.
Esse é o ponto de partida de Carl Sagan, que, aliando as tensões da melhor literatura ao conhecimento científico mais avançado, compõe um romance que pode provocar em nós todas as reações - menos a indiferença. Em Contato, o que está em jogo é o mundo tal como o conhecemos. Como quem faz uma aposta, Sagan nos convida a uma viagem assustadoramente fascinante pelo buraco negro que é a inteligência humana.

Mais um livro que vou ler porque vi o filme e gostei. Na verdade, quando era mais nova tinha vontade de ser astrônoma, lidar com o Espaço, até hoje tenho ainda esta fascinação, principalmente pela questão de vida extraterrestre inteligente, coisa em que acredito piamente, acho muita pretensão humana achar que no universo gigantesco em que vivemos só existir a nossa racinha... Enfim.

O livro é bom. Sagan conseguiu, através do tema da existência de vida alienígena inteligente, abordar de questões religiosas a políticas... E umas bem humanas, como o “são Tometismo”. E o livro é bem diferente do filme, muito mesmo.
O contexto é bem interessante. O fato do que deveríamos esperar se seres nos contatassem e simplesmente preferissem não sair de casa nos instruindo através de uma mensagem à construção de uma máquina que nos permitisse visitá-los, e não aquela besteirada hollywoodiana de invasão e genocídio, para nos dar uma lição sobre o fim de civilizações muito belicosas, como a nossa (ou pelo menos assim entendi eu), ou como eles se referem, "civilizações de planetas emergentes" ou seja, vocês são um monte de vândalos, mas nós ainda temos esperança de que vão se ajeitar! O mais interessante é ver que esses seres são realmente muito superiores, mas que além deles existem outros ainda mais:
“Ela pensou no pai... no simulacro do pai... e nos Zeladores, com sua rede de túneis através da galáxia. Haviam testemunhado e talvez influenciado a origem e o desenvolvimento da vida em milhões de mundos. (...) Podiam realizar ao menos uma forma limitada de viagem no tempo. Eram deuses, além da piedosa imaginação de quase todas as religiões – pelo menos de todas as religiões ocidentais. No entanto, mesmo eles tinham suas limitações.”

O livro é meio complicadinho de ler em determinados momentos pela linguagem meio técnica. Mesmo que Sagan tenha simplificado certas coisas, ele era cientista e astrônomo, e eu ainda lendo correndo e em doses homeopáticas dificultou ainda mais meu entendimento...
Como sempre, não gostei do final! O penúltimo capítulo eu não gostei mesmo e o último eu simplesmente não entendi! Então, vai ser mais um livro que precisarei ler novamente mais tarde.

Viquinha 29/06/2012minha estante
Fiquei super interessada, Li. Apesar de ser lenta para entender a temática, gosto de ler sobre ela.

Yussif 17/05/2012

Do ilustríssimo astrônomo, escritor e apresentador Carl Sagan, o livro conta a história da radioastrônoma Ellie e sua incessante busca por vida fora da Terra. Depois de muita luta e dedicação pessoal ela consegue descobrir uma transmissão vinda da estrela Vega que entre outras informações, instruções para construção de uma máquina de transporte espacial.

Rafael 28/04/2012

Um ótimo romance
Carl Sagan, conhecido pela sua famosa série de TV "Cosmos", mostra nesse livro seu amor pela ciência e seu ceticismo. Mas atenção para não me interpretarem mal quanto à palavra ceticismo. Isso quer dizer apenas que ele valoriza aquilo que pode ser comprovado experimentalmente ou pelo menos aceito como possível dentro do conhecimento científico da humanidade.
Ele também revela a grande angústia da comunidade científica: os limites impostos pela física à nossa exploração do universo. Quem é fã de ficção científica sonha com a possibilidade de explorar galáxias e viajar pelo espaço como um Spock ou um Luke Skywalker, conhecer mundos e espécies alienígenas, como elas se desenvolveram num ambiente diferente, se seguem os mesmos princípios químicos de nosso mundo, se possuem DNA ou têm uma forma diferente de codificar suas características, se são inteligentes ou irracionais, que atmosfera respiram...
Com a tecnologia de que dispomos hoje parece impossível sair de nosso sistema solar e alcançar até mesmo a estrela mais próxima. Então só podemos esperar que alguma raça alienígena, num nível tecnológico que só alcançaremos em milênios, venha nos buscar ou ensinar a vencer a barreira das distâncias. E é isso que Sagan faz nesse livro.
Ele também nos apresenta de maneira bem didática o método científico e o contrapõe à fé religiosa. Ele não a critica, apenas mostra que Deus não pode ser explicado ou aceito pelo método científico e que devemos respeitar qualquer forma de credo, inclusive a fé na inexistência de Deus.
Para quem gosta do gênero afirmo que é um dos melhores livros de FC que já li.

Carina 11/12/2011

O divino através da ciência
Carl Sagan é um cientista escrevendo um romance sobre ciência. Mas, ao contrário de contrapor - como fazem muitos cientistas - a ciência à espiritualidade, a trama de "Contato", lançado originalmente em 1985, termina por mostrar que essas duas pontas estão, na verdade, unidas, como o símbolo matemático do infinito.

O romance narra a vida da astrônoma Ellie Arroway, que se dedica a um estudo não muito bem visto pelos cientistas da sua área: a procura por sinais de vida inteligente em outros planetas. E, apesar da descrença de seus colegas, Ellie eventualmente descobre que suas desconfianças tinham fundamento, quando os computadores do laboratório começam a captar uma mensagem vinda da estrela Vega.

Em meio à agitação causada pela descoberta, começam a surgir discussões sobre as implicações religiosas do novo fato, que acabam levando a diversos questionamentos tanto acerca da ciência quanto a respeito de Deus.

Dizem que as religiões primitivas eram as formas que os povos antigos usavam para explicar o mundo, na falta de um conhecimento científico acerca dele - conhecimento que, diz-se, possuímos hoje. Carl Sagan mostra que, na verdade, tanto a religião quanto a ciência são, da mesma forma, maneiras de explicar o mundo e com ele se relacionar. Mais ainda, "Contato" nos leva a perceber que é possível "conciliar os dois mundos", já que, de fato, sua essência é a mesma, e que é possível, como acontece no enredo do cientista, encontrar o divino através da ciência.

Fabricio Souza 19/10/2011

Página 136: À medida que crescia seu fervor, dedicava-se a vituperar outras formas aberrantes de fundamentalismo cristão, entre as quais os pretensos herpetólogos que testavam sua fé afagando cobras, em obediência à afirmação bíblica de que os puros de coração não devem temer o veneno das serpentes. Num sermão que viria a ser muito citado, parafraseou Voltaire. Nunca havia imaginado, disse, que haveria de encontrar clérigos venais a ponto de prestarem apoio aos blasfemos que ensinavam que o primeiro sacerdote fora o primeiro patife que conheceu o primeiro tolo. Tais religiões estavam prejudicando a religião, disse com o dedo triste.

Flavio Assunção 13/08/2011

O contato com seres do espaço sempre foi um assunto presente, instigante e até hoje encanta a maioria das pessoas, que imaginam o dia em que isso acontecerá, se é que acontecerá. A partir disso, Carl Sagan traz em "Contato", seu único romance, uma ideia do que aconteceria caso esse "desejo" venha a se concretizar.

O livro foca basicamente a história de Ellie Arroway, rádioastrônoma e diretora do Programa de Inteligência Extra-Terrestre dos EUA, que busca, através de frequência de rádios, estabelecer contatos com seres do espaço. E é quando um dos radiotelescópios do programa se voltam para a constelação de Vega, que uma mensagem é captadada. Uma mensagem que poderá mudar para sempre a vida do planeta Terra.

Ao contrário do que se pensa, o livro aborda inicialmente as reações da população em torno da mensagem, desde seitas religiosas e dos governos de diversos países, até pessoas comuns. Depois, quando descobrem do que se trata a mensagem, na relação entre os diversos países para se chegar em um consenso de bem comum.

A premissa é até interessante, se o autor não houvesse focado tanto na línguagem técnica. Na minha visão de leigo, a maioria só é de entendimento de quem já conhece do assunto - ciência, astrologia, física, matemática etc. Ou seja, os leigos poderão se perder completamente. Foram várias as ocasiões em que não consegui acompanhar o raciocínio dos personagens, me fazendo até ter vontade de abandonar o livro.

De qualquer forma, é uma obra interessante. Não chegou a me animar como outros do gênero, como "O Fim da Infância", mas ainda assim pode dar uma ideia interessante de como o universo funciona. Indico principalmente para quem gosta MESMO do assunto e de preferência para quem já entenda boa parte do que é exposto. Como já disse, para os leigos pode se tornar apenas mais um livro maçante.

marfigueira 23/03/2011

Livros que inspiram.
Existem livros que inspiram, e esse é um deles. Li esse livro faz uns 2 anos atrás. Na época nem sabia que existia um filme relativo ao mesmo. Pois bem, vi o filme, e posso dizer que não chega a ser 30% do livro.
É o tipo de leitura que vale a pena.

danielgdo 07/01/2011

Carl Sagan foi um dos maiores divulgadores científicos que existiu. Neste livro ele viaja em sua imaginação especulativa de como seria um encontro com vida inteligente fora da Terra. A história se apóia numa verossimilhança com a física e a astronomia até então conhecida, e divaga através das possíveis descobertas futuras. A questão religiosa está presente e o embate ceticismo x religião da um gosto a mais na história.O conhecimento científico do autor ajuda a dar um toque de realismo ao livro.

Félix 15/10/2010

Este livro foi uma surpresa para mim, pois esperava uma estória voltada só para a exploração espacial. Ledo engano. O livro se desenrola a partir da certeza da existência de extraterrestres (os Veganos). Quais a implicações de tal fato para a humanidade, principalmente no que se refere às convicções religiosas. Com diálogos que versam sobre história da ciência, astronomia, mitologia e filosofia, Carl Sagan constrói uma narrativa primorosa. O livro tem uma linguagem bem técnica, às vezes ficava perdido com as inúmeras teorias que são apresentadas. Mas, estamos falando desse autor, que é hábil em escrever para leigos. O que mais gostei nesse livro foi a personagem Ellie Arroway, porque, simplesmente, me identifiquei com os pensamentos dela em relação a religião. O livro tem um final surpreendente e, sem dúvidas, é uma obra escrita por alguém que conseguia explicar o universo de uma forma simples e clara.