Contato

Contato Carl Sagan

Resenhas - Contato

Gustavo Carnelós 06/03/2023

Contato com uma nova visão
Todo nove de novembro um grande público celebra o “Carl Sagan’s Day”, dia do aniversário deste renomado cientista, famoso por seu ativismo na divulgação da ciência de forma acessível a todos. Carl Sagan (EUA, 1934-1996) ficou mais conhecido pela atuação na Astronomia, onde foi autor de centenas de publicações, entre elas, o romance de ficção “Contato”, um dos meus livros preferidos da vida, e que é o objeto desta singela homenagem.

“Contato” pode parecer denso, mas logo nas primeiras páginas se mostra envolvente e cativante, pois quem não se deslumbra ao olhar para o céu estrelado e pensar sobre o que vê? É nessa paixão que acompanhamos a determinada Ellie Arroway, cientista do SETI (sigla em inglês para Pesquisa por Inteligência Extraterrestre). A aventura começa quando seu incansável trabalho é finalmente recompensado: a captação de um sinal incomum vindo do espaço, e que logo se traduz num manual de instruções para a construção de uma máquina – a porta para o encontro com seres de outro mundo. Mas não se iluda: aqui, ele acontece numa das formas mais realistas possíveis (até onde nossa ciência alcança), sem a fantasia de discos voadores, mas ainda assim surpreendente. Pois o antes, o durante e o depois dessa viagem são repletos de reflexões sobre a natureza do ser humano e seu lugar no universo, o entrelaçamento entre ciência e espiritualidade, razão e fé.

“Quando digo que sou agnóstica, quero apenas dizer que não disponho de provas. Não existem provas contundentes da existência de Deus... pelo menos da sua espécie de deus... como também não existem provas convincentes de sua inexistência”, diz Ellie num dos diálogos. Mal sabe ela o quanto será transformada com essa experiência, assim como o leitor! Não, não se pretende converter ninguém para lado oposto (seja cético ou religioso), e sim, convidar a uma forma de ver a grandiosidade do cosmos com os olhos do espírito humano.

E não deixe de ver a belíssima adaptação para o cinema, no filme de mesmo nome (1997, direção: Robert Zemeckis).

Alexandre Modesto 27/02/2023

A necessidade de se comunicar
Carl Sagan tem uma escrita muito gostosa de ler.

O livro acompanha Ellie, uma astrônoma, que dedica sua vida academia a procurar algum sinal de vida fora do Terra. Até que um dia isso de fato acontece, e essa Mensagem se trata de instruções para a construção de uma Máquina.

De forma geral achei muito intrigante, a situação de receber um sinal extraterrestre e de como seria necessário um esforço global para captar esse sinal e traduzir sua linguagem.

Ironicamente, o livro aborda a dificuldade da Ellie em estabelecer contato com a própria mãe, com outras pessoas e crenças.

Tem alguns pontos no livro que achei desnecessário, teria sido melhor se a história fosse mais objetiva. Queria muito que Sagan desenvolvesse mais as outras aplicações, além da construção da Máquina, e consequências que a Mensagem teve para a humanidade.

Cams 19/02/2023

O que estamos procurando?
O romance publicado em 1985 é a história de uma astrofísica, desde a sua infância até a vida adulta. É dividido em três partes e tem como ponto central o contato entre a humanidade e seres de outros planetas. Mas além disso, ao meu ver, é um livro muito mais sobre relações humanas, o pensamento cético e religioso, dificuldades sociais e conflitos de Estados. No período que foi escrito, a Guerra Fria era uma grande preocupação e que foi muito retratada ao longo da história.
A escrita desse autor é muito detalhada, ele mistura momentos subjetivos com a realidade social, descreve questões da físicas e matemática, entra dentro das particularidades da personagem principal. Tudo parece estar muito bem encaminhado, mesmo isso tornando a leitura mais lenta, acho muito interessante. Muitas vezes nos deparamos com personagens femininas, que são escritas por homens, sendo superficiais e inconsistentes, mas aqui encontrei uma mulher com sentimentos reais e racionalidade ao mesmo tempo. Consegui me identificar com a personagem, com os seus desejos e suas angústias. Me emocionei muitas vezes ao decorrer da leitura.
Como Carl consegue falar conosco mesmo depois de tanto tempo? Ele era uma pessoa que vivia a realidade, conseguia descrevê-la e transcrever em formato de livros. Como humanidade claramente nossos objetivos não mudaram, por isso tudo que ele escreveu parece tão atual. Ele analisava o problema e tentava enxergar soluções para os conflitos que temos. Isso é consolador e animador, nos traz esperança. Recomendo muito esse livro. Eu sendo uma romântica incurável gostei muito dessa parte : "Como muitas outras pessoas, Drumlin a havia chamado de romântica incurável. E Ellie se viu imaginando, outra vez, por que tantas pessoas julgavam isso um terrível defeito. Seu romantismo tinha sido uma força propulsora em sua vida, uma fonte de prazeres. Defensora e praticante do Romance, ela estava de partida para ver a Magia." Ellie achou o que estava procurando, e eu também pretendo.

Clarissa 13/02/2023

A responsabilidade com que o Sagan trata a questão da vida extraterrestre e o amor que ele tem pela ciência são o que mais me cativa nesse livro. Veio dele a minha paixão pela astronomia e a minha curiosidade científica como um todo. A Ellie está entre as minhas maiores heroínas da literatura e penso nela em muitos momentos da minha vida. Marcou demais.

Eliane Sousa 12/02/2023

Pra mim, livro é excelente até a metade. Depois achei que foi um pouco complexo. Mas a finalização do acompanhamento da trajetória da Ellie foi triste e emocionante.

Gabrielle199 29/01/2023

ficção científica de primeira e crises existenciais
"Para criaturas pequenas como nós, a vastidão só é suportável através do amor". A leitura foi um pouco lenta no começo; o autor faz questão de nos apresentar bem à protagonista da história e de construir bem o cenário à sua volta, tanto em relação às suas relações com outros personagens quanto à questão da mensagem, da máquina e toda a política em volta. Os último capítulos do livro foram os meus favoritos, devorei eles de uma forma que nem vi o tempo passar e depois fiquei pensando sobre por horas. É o tipo de livro que do nada volta à sua cabeça e você se pega pensando nele aleatoriamente!!! A parte de ficção científica é maravilhosa, mas as discussões sobre ciência, religião e fé pra mim foram a cereja do bolo.

Gabriel Farias Martins 09/01/2023

Primeira leitura do ano
Não poderia ter começado melhor
Esse com certeza é um dos meus favoritos do Sagan, apesar de ser uma obra ficcional, é carregada de reflexões profundas sobre nossa existência, nossas contradições e desejos
Contato é mais do que um livro, é um sonho

Beatriz3345 08/01/2023

Carl Sagan é um dos melhores filósofos de astronomia e esse livro em específico é contemporâneo e atual, entrega uma narrativa maravilhosa com uma história impecável e sem defeitos. Eu amei cada detalhe.

Cecília 06/01/2023

Pi
Eu procurava um livro sobre astronomia ou puramente sobre o espaço. Esse livro foi uma enorme jornada. Estive em muitas dimensões e sua experiência ultrapassa os limites de toda a luz.

gegege 02/01/2023

?Contato ????????
?Não precisas deixar teu planeta para encontrá-lo. Na trama do espaço, como na natureza da matéria, e ainda numa grande obra de arte, lá está ela, em letras pequenas, a assinatura do artista. Sobrepondo-se aos homens, aos deuses e aos demônios, englobando Zeladores e Construtores de Túneis, HÁ UMA INTELIGÊNCIA QUE ANTECEDE O UNIVERSO.?

li a passos de formiga mas terminei essa obra de arte. E QUE. LIVRO. SENSACIONAL

Carl Sagan comprova, em todas as linhas do livro, sua genialidade. sério, eu não tenho palavras.

o livro envolve a religião, o ceticismo, e principalmente, o amor. muda completamente nossa concepção sobre o termo ?extraterrestres? e além de uma história linda, em cada capítulo tem informações relevantes sobre tudo - desde matemática e astronomia até biologia e geografia/história. todo capítulo também é introduzido por trechos de livros, deixando mais claro ainda o quão inteligente Sagan é.

vai demorar para algum livro superar esse daqui. quanto conhecimento, cara! quanta coisa linda! a literatura mais meiga e o conhecimento mais elevado possível.

obrigado Carl Sagan, quanta vontade ainda poder ter você entre a gente

Rodrigo 24/11/2022

Leitura interessante
Neste romance de Carl Sagan, astrônomo famoso pelo seu esforço em popularizar a ciência, ele trata de uma comunicação que chega até a Terra, vinda da distante estrela Vega e que é um convite a conhecer o universo. O que eu achei interessante no livro, e que foge totalmente do que se está acostumado ao ler-se histórias de contato com extraterrestres, é que ele foca não no contato em si, mas nos efeitos que isto causam em todo o planeta, aproveitando para tecer reflexões sobre o papel da ciência, da religião, das mulheres na sociedade, na forma como os seres humanos vêem-se mutuamente, como a política e a religião podem ser, ao mesmo tempo, benéficas e prejudiciais na construção do conhecimento e por aí vai. Um livro que fazia tempo que eu gostaria de ler e que, apesar de denso, proporcionou-me muito prazer por estas diferentes facetas apresentadas. Creio que valha a leitura.

Regis 12/11/2022

Será que há vida inteligente na terra???
Aqui é travado um grande debate entre fé e ciência, uma discussão sobre a cooperação das nações e sobre o que há lá fora. Estamos realmente sozinhos?
Carl Sagan demonstra em Contado toda a mobilização que os seres humanos fariam contra e a favor de responder a mensagem vinda de uma estrela distante.

O livro mostra tudo isso, faz valer a prerrogativa científica e nos coloca em debate com nossas próprias noções atuais da existência, ou não, de vida alienígena e de como reagiríamos diante de tal descoberta.

O autor consegue nos fazer adorar acompanhar a vida de Ellie, a protagonista, e toda sua jornada da infância até a vida adulta onde trabalha em um radiotelescópio buscando por vestígios de vida inteligente além do nosso planeta.

A leitura se desenvolve em três partes: a primeira mostrando a vida de Ellie desde a infância até a descoberta do sinal de Vega, a Segunda mostrando a construção da máquina e a terceira a viagem pela galáxia.

Junto com tudo isso vem a opinião da população mundial onde temos: fanatismo religioso, medo, incredulidade, terrorismo, nazismo, arroubos sobre o fim do mundo e tudo mais que sabemos que a humanidade é capaz de produzir.

A leitura é cheia de interferências filosóficas e didatismo que torna o livro um pouco lento, mas que julgo necessário para que a imersão na proposta.

Outros personagens que foram introduzidos são bons coadjuvantes, antagonistas e amigos. Gosto especialmente de Vaygay, o cientista russo amigo de Ellie e da Devi, uma cientista indiana. E tem ainda Hadden o engenheiro que despertava curiosidade (adoraria saber mais sobre seu destino final) e Drumlin, um ex-professor da Ellie, personagem odiavelmente narcisista que na segunda parte do livro tem um desfecho com o qual eu concordei muito.

Senti ânsias de vômito com o interrogatório e as mentiras no final do livro ministrados pelo novo secretário de defesa dos Estados Unidos, Michael Kitz.
Esse desfecho teve um gosto agridoce, mas entendi o propósito do autor. Apesar de achar que uma ou duas coisas poderiam ser diferentes, a proposta foi maravilhosamente concisa.

Após tudo, infelizmente a única questão que continua em aberto é a existência de vida inteligente na terra.

?Este planeta é dirigido por loucos. Lembre-se do que eles tiveram de fazer para chegar aonde estão. As perspectivas deles são tão estreitas, tão... breves. Alguns poucos anos. Nos melhores casos, algumas décadas. Eles só se importam com o tempo em que se acham no poder.?

Verdade incontestável, tanto no livro quanto na nossa realidade.

Uma ótima e aliciante leitura que ajuda a revelar o que há de melhor e pior na humanidade. Recomendo.
Caio 12/11/2022minha estante
Que resenha! Parabéns.

Max 12/11/2022minha estante
Régis, somando com você... há sim vida inteligente na terra! Rsrs?

Regis 13/11/2022minha estante
Obrigada, Caio! ?

Regis 13/11/2022minha estante
Muito obrigada, Max! Isso foi bem lisonjeiro. ?????

Cleber 13/11/2022minha estante

Obrigada, Foxback. ?

Regis 15/11/2022minha estante
Valeu, Cleber! ?

HenryClerval 17/11/2022minha estante
Suas resenhas sempre me encantam, Regina. ? ?????

Pedro Medeiros 22/02/2023minha estante
Sagan é uma figura pela qual nutro profundo carinho, ele foi muito importante para minha iniciação científica.

Ailton 25/10/2022

Eu já havia assistido o filme, mas ler o livro foi uma experiência completamente gratificante e inspiradora, um excelente exercício de humildade para a humanidade sobre nosso lugar no universo, e sobre nós mesmos. Apesar de ser uma uma ficção científica, Carl Sagan sempre teve os pés no chão sobre esses assuntos, acredito que se um dia tivermos contato com alguma civilização alienígena, se daria da forma como o livro descreve, com sinais de rádio, e a matemática sendo utilizada como linguagem universal.

Wesley Matheus 14/10/2022

Não sei pq demorei para ler esse livro

A discussões filosóficas na trama é coisa de outro mundo ??? literalmente de outro mundo