Contato

Contato Carl Sagan

Resenhas - Contato

Luana Alcântara 16/07/2017

Um Deleite!!!!!!!
Para amantes de Ficção Científica, nada como ler algo com um tom "realístico". Carl Sagan que já nos presenteou com a maravilhosa série Cosmos e livros como O mundo assombrado pelos demônios. Nos deixou de presente um romance que explora a dualidade entre fé e ciência, a busca por respostas as nossas infinitas perguntas: de onde viemos e para onde vamos....Um romance que apresenta tanto questões científicas desconhecidas do grande público, mas que aborda também questões profundamente filosóficas sobre a natureza humana. Muito obrigada Carl Sagan.

Marieliton M. B. 26/06/2017

E se um "Oi sumida" viesse do espaço?
Eleanor (Ellie) Arroway é uma astrônoma que trabalha, junto a um grande radiotelescópio, buscando sinais de vida inteligente no espaço. A vida e, porque não, as crenças de todo o mundo, e da própria Ellie, sofrem um reviravolta enorme quando ela capta uma Mensagem vinda da distante estrela Vega. E a partir disso, ciência, religião e ceticismo serão determinantes na compreensão desse contato.

Livro escrito por Carl Sagan, famoso cientista, astrônomo, astrofísico e cosmólogo, que usou de sua bagagem científica para narrar uma ficção, até que bastante crível, sobre um possível contato extraterrestre e como que isso afetaria a vida, principalmente, dos cientistas envolvidos nesse contato.

Para dar credibilidade ao tema da estória, Sagan usa e abusa de termos científicos para descrever as ações no livro. Por um lado isso é bom pra dar maior riqueza de detalhes pra estória, porém, em alguns momentos, torna chata a leitura.

Pra mim que sou formado na área de exatas, era fácil entender termos e explicações que envolviam física, matemática e sinais eletromagnéticos, e não vejo com maus olhos o fato de Sagan querer explicar as coisas pra o leitor leigo no assunto. Porém o problema tá no exagero com ele tenta explicar as coisas. São parágrafos e mais parágrafos de explicação que no fim das contas não contribuem com o andamento da estória.

Uma coisa que gostei no livro foi a visão entre os religiosos e agnósticos/ateus sobre um possível contato extraterrestre. Os religiosos vendo como algo divino ou apocalíptico enquanto que os céticos viam como algo natural e bastante “real” por assim dizer.

Enfim, o livro é uma ficção científica bastante interessante e conta com personagens bem escritos (Obs: Se bem que o final dado pra Ellie não tenha sido lá muito interessante a meu ver).

Sandro.Zacarias 13/06/2017

Contato, Carl Sagan.
Livro excelente. Com certeza meu xodó.

16/05/2017

Ellen, a personagem principal, sempre foi muito curiosa. Desde pequena desmontava os rádios para saber como funcionavam e essa curiosidade permaneceu com ela durante toda a sua vida, sempre questionando tudo.

Quando adulta passou a trabalhar no Projeto Argus, que tem como objetivo buscar sinais extraterrestres através de radiotelescópios. Esse tipo de estudo é visto como banal entre a comunidade científica e chegam a cogitar cortar os fundos do projeto, só que para surpresa de todos, num belo dia chega um sinal. Uma série de números primos vindos da estrela Vega, que fica a 26 anos-luz da Terra. Dentro desses códigos há a primeira imagem televisionada da história, a de Adolf Hitler no discurso de abertura das Olímpiadas de 1936. Ou seja, os extraterrestres aparentemente retransmitiram a mensagem. Por quê? Seria uma forma de contato?

Mais para frente descobrem que essas mensagens são uma espécie de páginas de um livro, e que precisam esperar a transmissão da última página para recomeçar desde a primeira e assim conseguirem analisar a mensagem desde o começo. Quando isso acontece, descobrem que o tal livro é um manual de instruções para a construção de uma máquina. Uma máquina que possui cinco assentos. O convite está claro.

Quem conhece um pouco de Carl Sagan sabe que ele não se limitaria a ciência. Ele fala bastante de religião – através das conversas entre a Ellen que é agnóstica e um pastor - inserindo uma discussão relevante e extremamente interessante sobre Deus, o nosso papel no universo e outras questões filosóficas. Essas passagens são de longe as minhas favoritas.

Ele também vai detalhar não só o funcionamento da máquina como todos os trâmites diplomáticos. Temos um vislumbre de como cada país se comportaria e toda a burocracia envolvida. Como o livro é de 1985, a questão EUA x URSS ainda estava em alta e é bastante abordada no livro.

Assim como detalhar como cada país reagirá a tal mensagem, ele também vai mostrar como cada religião encarará a mensagem. Muitos consideram uma mensagem do Diabo e outros acham que chegou a hora do juízo final e sai doando todos os bens. Consigo imaginar essas coisas acontecendo claramente se a gente recebesse sinais extraterrestres.

O final do livro é de uma ironia sem tamanho. Spoiler: após a volta da jornada incrível pelo espaço, os cinco tripulantes a bordo descobrem que a nave nem saiu do lugar e que todas as fitas que usaram para gravar a experiência, se apagaram. Ela que sempre criticou as experiências religiosas, acaba vivendo algo parecido.

Mas acho que o que mais ficou gravado em mim nessa leitura foi um personagem que possibilita tudo isso, o Hadden, um bilionário que não sabe mais o que fazer com tanto dinheiro e vai financiando esses projetos. Um cara poderoso assim tem como maior ambição a imortalidade, deixando para trás seus legados. Para Hadden não bastava todos esses projetos e empresas, ele queria um “sarcófago voador”, na qual ele mesmo seria a cobaia. Pensou que seria incrível poder viajar no espaço o máximo possível e quando morresse ficaria vagando infinitamente. Sozinho. Achei essa ideia tão claustrofóbica que me deu até uma coisa ruim enquanto lia.

É um livro que gostaria de reler futuramente pra ver se passo a entender as passagens sobre a física que nesta primeira leitura entendi bulhufas. É inclusive por causa dessas passagens que não consigo dar cinco estrelas, porque já que não estava entendendo muita coisa, acabava ficando tedioso e cansativo. Mas no geral, que jornada!

Juliana 05/04/2017

Deparando-se com a imensidão do universo e olhando para nós mesmos
Primeiro livro lido em 2017. Confesso que a leitura foi um pouco demorada, mas no final me senti recompensada.
Esse livro é um romance de ficção, a história gira em torno da personagem Ellie, uma cientista especialista em radioastronomia, que um dia se depara com sinais vindos do planeta Vega. com o que parece ser uma mensagem extraterrestre, algo que causaria grande impacto em toda a humanidade, tal mensagem é o argumento que segura a história e atiça a curiosidade do leitor, porém, a temática do livro não é voltada necessariamente para a resolução dessa questão, o que pode causar algum desapontamento em um leitor despreparado. Na verdade, a questão da mensagem e da possibilidade de vida extraterreste, acaba por voltar a história para reflexões sobre o comportamento, fé e a religião. O livro traz uma séries de diálogos sensacionais, em alguns, senti que era o próprio Carl Sagan, utilizando a história para argumentar sobre suas próprias opiniões e questionamentos.
Após terminar a leitura, fiquei refletindo sobre os assuntos levantados por ela durante algum tempo, considero portanto um livro sensacional e pretendo ler os outros livros do Carl Sagan brevemente.

Isadora 23/03/2017

Quando o Universo fala, nós paramos para ouvir
"A Terra nunca foi convidada para um banquete. Seria descortês recusar."

Acompanhamos a história da cientista Ellie desde a sua infância. Vemos seu fascínio pelo conhecimento, sua postura questionadora, sua personalidade independente.

Trabalhando no campo da pesquisa científica, em busca de mensagens vindas do espaço, Ellie leva uma vida reclusa e entendiante. Apesar de sempre estar atenta aos possíveis sinais do universo, ela se questiona se realmente isso um dia irá acontecer. Será que dá para acreditar em algo tão distante da realidade?

Um dia, Ellie recebe um sinal; algo realmente físico. Parece impossível acreditar, mas comprovadamente uma mensagem veio do espaço!

Ellie decifra a Mensagem?

O que o mundo tem a dizer sobre isso?

Melhor ainda: o mundo será capaz de aceitar as verdades que não compreende?

O livro irá tratar de questões bem filosóficas. Ellie busca incessantemente um sinal do mundo exterior, mas foge de estar com sua família. Ela deseja desvendar todos os mistérios da Mensagem, mas não tem interesse em quem ela diz amar.

Por mais que ela busque conhecimento mundano, a maior verdade sobre si lhe é desconhecida.

E esse livro irá nos mostrar essa jornada de uma cientista interessada no exterior e não no interior.

Achei muito interessante, apesar de ser difícil compreender as várias divagações científicas e técnicas da trama.

A mensagem principal é mais filosófica do que explicativa.

Laís 12/01/2017

Literalmente uma viagem!
O romance de Carl Sagan, Contato, irá contar pra gente a história de Ellie e sua busca pelo conhecimento extraterrestre.

Ela é diretora do Projeto Argus, o qual visa buscar sinais de rádio vindos do espaço com o auxílio de poderosíssimos radiotelescópios. Certo dia, sua equipe detecta um sinal fortíssimo, vindo de uma estrela muito distante de nome Vega. O sinal mostra uma sequência enorme de números primos que, em suas camadas, esconde uma mensagem. Para a surpresa de todos, quando essa tal mensagem é descoberta, encontram nada mais nada menos do que uma imagem de Hitler e instruções para a construção de uma máquina - o que ela irá fazer, ninguém se nem se atreve a confirmar.

Muitos questionamentos surgem!

Será que essa mensagem foi enviada por seres de vida inteligente?

Será que querem a destruição da Terra?

A mensagem foi enviada por Deus?

Ou será que quem mandou foi o Diabo?

E aí que chegamos a melhor parte do livro, na minha opinião: as calorosas discussões entre políticos, cientistas e religiosos, aonde cada um busca, radicalmente, defender seu ponto de vista e suas crenças. Achei muito cativante essa mistura de conhecimentos e novas informações que o livro trouxe pra minha vida, além de também ter achado interessantíssimo o relacionamento político entre os países diante de uma possível ameaça extraterrestre. Vale ressaltar que o livro foi escrito durante a Guerra Fria, o que torna o aspecto político mais significativo ainda.

Resumindo: Contato foi uma verdadeira viagem pra mim! Eu achei denso, porque possui bastante informação científica, então em determinamos momentos a leitura ficou um pouco cansativa. Mas esse texto se faz necessário, porque o tema exige mesmo muita base teórica, né?

Quanto as reflexões.. Gente, que incrível. Fiz várias marcações e fiquei me questionando sobre como reagiríamos se algo parecido acontecesse hoje em dia.

Eu acredito que muito embora o livro se trate de vida extraterrestre, a maior lição dele é sobre nossa passagem na Terra. Achei incrível, intenso e verdadeiramente inspirador tudo que Sagan pensou. O texto dele é surpreendente de tão envolvente! Eu realmente me senti presa e curiosa com a trama.

Favoritei!
Carol Espicalsky 26/01/2017minha estante
Preciso desse livro ? meu namorado vai gostar kkk

Filino 03/10/2016

Maravilhosa (e didática) experiência
O autor dispensa apresentações. Carl Sagan é nome por demais conhecido de todos aqueles que se interessam por ciência e sentem o impulso de se aproximar de algo que pode parecer bastante intimidador - a Astronomia e saberes correlatos. Ainda que se trate de ficção, o livro desperta no leitor importantes reflexões acerca de sua própria condição de habitante do planeta Terra, bem como apresenta informações/curiosidades do campo da física, matemática e história de uma maneira bastante agradável. No fim das contas, ficamos com a pulga atrás da orelha: não seria mesmo possível acontecer o que é relatado no livro?

Aroldo Comune 23/08/2016

Muito melhor que o filme
Um romance espetacular do astrônomo, escritor e divulgador científico Carl Sagan, que envolve astronomia, ufologia, filosofia e disputa entre religião e ciência. Sem dar informações que estraguem a experiência de quem ainda não leu, mas que possa ter visto o filme, vale dizer que a versão cinematográfica, como de praxe, deixa muita a desejar em relação ao livro.
Muitos personagens de menos, personagens do filme que desempenham funções de dois personagens diferentes no livro, menos diálogos e reflexões sobre o conflito entre ciência e religião, trechos da história absolutamente suprimidos e outros podados (em determinado evento no romance que envolveu 5 personagens, no filme só envolveu 1). E, ainda pior (sem spoiler), o filme não tem a parte final do livro, que traz um fechamento sensacional à história da personagem principal.
Enfim, leia Carl Sagan!
antonio aguiar 07/10/2016minha estante
De fato, em que pese o filme ser ótimo, fico contente de ter assistido antes de ler o livro. O desfecho escrito é mais satisfatório, além de surpreendente.

Suicide Blonde 08/07/2016

Perfeição
Carl Sagan mostra que não é apenas um grande cientista, mas também um excepcional romancista, nesta ficção repleta de filosofia, fascínio e estranhamento. Não estamos sós, e o contato é mais elaborado do que o leitor poderia imaginar! Não deixe de ler!

Marques 24/05/2016

Nesse livro Carl Sagan conseguiu criar um mundo onde a ficção-científica e a Ciência andam de mãos dadas, talvez esse seja o espirito necessário a todos os cientistas: o caráter imaginativo para extrapolar a realidade e inspirar a concretização da ideia.
Nesse mundo facilmente crível e com regras bem estabelecidas (afinal é o nosso próprio), Carl Sagan traz a tona repercussões e questionamentos profundos dignos de autores conceituadíssimos da categoria, como Philip K. Dick e Isaac Asimov.

Recomendo a todos que se interessam pelo assunto de ufologia e astronomia, pois há uma simbiose perfeita nessa obra, mesmo esse não sendo o cerne do livro.
Isadora 23/03/2017minha estante
undefined

Carmem.Toledo 20/04/2016

Contatos, simplesmente...
Carl Sagan foi um dos maiores cientistas do século XX. Nesta obra, o astrônomo surpreende o leitor várias vezes, fugindo do clichê das histórias de ficção científica sobre comunicação com extraterrestres. Trata-se de um belíssimo livro, extremamente inteligente e sensível, que faz com que questionemos muitas ideias e atitudes (científicas, religiosas e pessoais) que não costumam receber a devida atenção. O final surpreende! É um texto que todos deveriam ler - e reler.

Airechu0 02/04/2016

A Mensagem, a Máquina, a Galáxia e a PIET levada a sério!
Puxando muito pela memória talvez a primeira vez que eu tenha ouvido falar em Carl Sagan tenha sido numa revista Superinteressante. Carl Sagan é mundialmente reconhecido pelo seu trabalho de divulgação científica e pela aclamada série Cosmos: A Personal Voyage na década de 1980, sendo responsável por inspirar uma geração inteira de novos cientistas e entusiastas da Ciência. Ele era orador versátil e sabia transmitir como poucos o que sabia, despertando a atenção e a curiosidade de sua platéia ao falar de temas que variavam da pesquisa espacial, da origem da vida e evolução até as questões climáticas e o armamentismo nuclear de forma esclarecida e articulada com um tom que beirava a poesia. Isso é perceptível ao longo de toda a série Cosmos, nos seus muitos livros sobre divulgação científica e também na sua única incursão como escritor num romance, Contato.

Contato narra a história da pequena Eleanor "Ellie" Arroway. Uma criança que como quase todas, é curiosa e fascinada pelo mundo e as coisas que a cercam. Desde cedo ela demonstra uma aptidão natural para a ciência, sendo capaz de desmontar e montar equipamentos eletrônicos, chegando até mesmo a construir sua própria máquina de criptografia, e têm na figura paterna o seu maior incentivador.

Num dos eventos da sua adolescência, ao ouvir uma aula sobre o número pi, ela questiona o professor sobre o porquê deste número continuar infinitamente e ele, irritado com a pergunta, não lhe dá uma resposta adequada. Intrigada com o tal número, ela vai até uma biblioteca de uma universidade onde pesquisa e descobre que pi faz parte de uma classe especial de números e o que o faz ser irracional e se prolongar ad infinitum. Esse evento, além de mostrar muito da personalidade da protagonista, ainda reserva uma importante conexão a ser feita com o final do livro.

Seguimos acompanhando seu crescimento, vem o primeiro grande trauma com a perda precoce do pai e a chegada de um padrasto tão diferente dele. Toda essa primeira parte foca muito na construção da personagem e é fundamental para entendermos o seu comportamento e pontos de vista na fase adulta e no decorrer da história. É algo que Carl fez maravilhosamente e não é difícil notar o quanto autor e sua personagem se parecem.

Após obter seu doutorado em rádio astronomia no Caltech, Ellie passa a trabalhar com pesquisa de inteligência extraterrestre, usando poderosos radiotelescópios para ouvir os céus em busca de sinais de rádio possivelmente emitidos por civilizações extraterrestres com um grau tecnológico semelhante ou superior ao nosso. Nem tudo são flores, além de problemas com financiamento em sua pesquisa, ela ainda enfrenta problemas por sua presença feminina num ambiente predominantemente machista e antigos dilemas familiares com sua mãe.

A grande guinada na história e na carreira da protagonista acontece quando finalmente um sinal peculiar, composto por uma sequência específica de números, os primos, vindo de Vega, uma estrela a cerca de 25 anos-luz da Terra, é captado pela equipe de Ellie. Rapidamente a notícia se espalha. Outras redes de radiotelescópios de outros países também passam a captar e a monitorar o sinal. Ao analisá-lo eles descobrem haver uma mensagem cifrada escondida entre as intermináveis sequências de números primos. Governos inteiros e diversos setores da sociedade se mobilizam. A medida que a mensagem é completada, as análises dos dados prosseguem, e os cientistas descobrem que a ela contém uma espécie de manual de fabricação de uma Máquina e um consórcio internacional é formado para contruí-la.

Conforme tudo isto vai acontecendo temos discussões muito pertinentes ao longo do livro: devemos confiar nesta mensagem extraterrestre? Quais garantias temos de que eles sejam bem intencionados e de que a Máquina funcionará? Aliás o que a Máquina faz afinal? O esforço cooperativo internacional é grandioso, a própria existência da Máquina passa a influenciar a economia, o progresso científico, as artes, a cultura e as religiões. O livro toca em todas estas nuances e Carl insere ao longo do texto conteúdo diverso dos vários saberes humanos de modo que a história cresce em complexidade e abrangência em cada uma das três partes: A Mensagem, A Máquina e A Galáxia.

É dificil não sentir empatia por Ellie Arroway e ela é uma das personagens femininas mais interessantes e bem construídas que tive o prazer de conhecer. Em sua pele vivenciamos a transformação provocada por sua descoberta na sociedade, o despertar de um amor até então inimaginável para ela, os conflitos entre razão e fé em debates acalorados com outros cientistas, líderes religiosos e políticos e é por meio dela que vamos aos poucos desvendar o segredo por trás dos autores da mensagem. Um outro personagem notável é S. R. Hadden, um empresário multibilionário que a priori parece bem mesquinho mas se mostra a vanguarda em pessoa. O desfecho para ambos é espetacular, me surpreendeu e não há dúvidas de que o fará pensar na grandiosidade das descobertas e decisões que eles tomaram.

Talvez o único ponto que não tenha me cativado tenha sido a forte presença russa na narrativa. Mas há de se levar em conta que o livro fora escrito em plena Guerra Fria, na década de 1980. A edição que possuo da Cia de Bolso tem alguns erros de digitação, o símbolo do número pi (representado pela letra grega ), está ausente em algumas partes e em seu lugar temos apenas um quadrado em branco. Mas estes são detalhes menores e que não comprometem de forma alguma a experiência da leitura.

Se assim como eu você se interessa por ficção científica, astronomia, a questão da vida extraterrestre ou por pesquisa vai se deliciar com este livro! Mas já aviso que ele é muito mais do que isto! Os temas centrais são em sua maior parte humanos, giram em torno do embate entre a fé e a razão e de como ambas podem ser meios através dos quais podemos experimentar um fascínio transcendental e até divino pelo Universo, um conceito conhecido como numinoso. A própria transformação social narrada ao longo do livro é um ótimo exercício de imaginação caso algum dia venhamos a fazer contato. O livro é mais uma prova da genialidade de Sagan, que além de um exímio cientista também foi um romancista brilhante.

site: http://www.multiversox.com.br/2015/09/contato.html

Thiago 18/02/2016

Quem criou o universo!
É incrível como Carl Sagan consegue ser imparcial quanto a questão final do livro sobre quem criou o universo, ele deixa aquela interrogação sobre esse contexto. Abordando questões sobre o cosmos, que me fazia ir em busca de mais conhecimento tanto sobre astronomia, como matemática. Ele consegue tratar desses assuntos de uma forma que não se torna nem um pouco chato ou tedioso. Muitas discussões estão presentes no livro, entre elas religião, política e astrofísica.
Em muitas horas o livro me fez pensar sobre o universo, sua criação e também sobre toda a vida que me cerca, me fazendo imaginar quão grande são os mundos que estão a cima de nós. Com certeza lerei novamente.

Lucas 17/10/2015

Contato, por Carl Sagan
Há alguns meses assisti a nova versão da séries Cosmos, apresentada pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson, nesta nova versão existem referências constantes sobre Carl Sagan - afinal, foi o responsável por apresentar a primeira versão da série -, além disso já havia escutado muito o Alexandre Ottoni (vulgo Jovem Nerd) comentar sobre Sagan. Juntando tudo isso acabei encontrando o livro do cientista, astrobiólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico estadunidense.
O livro conta a história de Ellie Arroway, que desde criança teve afinidade pela ciência e conhecimento em geral. Como dizem todas as crianças são pequenas cientistas, explorando e criando experimentos com o que encontra ao seu redor. A personagem construída por Sagan segue esta definição, porém diferente da maioria da população ela continua com este espírito explorador de criança.
Já adulta, Ellie se torna a diretora do projeto Argus, projeto que busca vida extraterrestre inteligente através de radiotelescópios. São grandes as chances de existir vida extraterrestre, mas vida extraterrestre inteligente é algo mais difícil, pegue como exemplo a Terra, um planeta com aproximadamente 8,7 milhões de espécies* quando somente aparentemente uma espécie é de fato inteligente - isto é, após os ratos e golfinhos, que todos sabem que são os seres mais inteligentes deste planeta azul** -, entendeu a proporção? Passam-se anos até finalmente encontrarem um sinal de vida extraterrestre, mas como reagir? Como a funcionará a comunicação entre as espécies? Estamos atrasados tecnologicamente a ponto de não conseguir decifrar A Mensagem? Se conseguirmos decifrar, o que fazer depois?
Com todo seu conhecimento científico Sagan constrói um livro de fácil entendimento ao leitor leigo - porém, para uma leitura mais fluida é recomendado uma noção básica de Astronomia, por que não assistir Cosmos? -, além de saber contar os problemas que os profissionais da área sofrem ou podem sofrer em meio de uma busca dessas. É apresentado o machismo em meio a sociedade, especialmente em meio a comunidade científica, além de explorar interessantes passagens sobre a situação em que as religiões podem ficar com um sinal vindo de outro mundo.
Contato é o tipo de livro que fará suas concepções sobre a vida e mundo mudarem.

site: http://quadro42.blogspot.com.br/2015/09/contato-por-carl-sagan.html