Resenhas - O Amor nos Tempos do Blog

Vivi 06/04/2021

Eu comecei mas parei para ler Harry Potter. Eu preciso ler ele até amanhã mas como ele é curtinho vou ler inteiro amanhã. Espero que seja legal como as minhas amigas falam.

lly 16/01/2023

Apenas fofo
Achei muito fofo o desenrolar da história, gostei de como foi apresentado, não acho que faltou coisas sobre a comunidade surda, pelo contrário gostei de como o personagem não se resume apenas a sua surdez.
maria 16/01/2023minha estante
EU AMO ESSE LIVRO e d vdd concordo com tudo q tu falou!!!!!

Nadyelle.AraAjo 18/04/2023minha estante
Onde lê o livro

lly 18/04/2023minha estante
Eu peguei esse em uma biblioteca escolar, não sei por onde achar na internet

LetAcias 06/04/2022

Muito fofo
Gostei bastante, uma leitura leve e romântica que nos faz querer ter um amor assim, mas contém partes previsíveis.

alannasousaa01 04/02/2024

O amor nos tempos do blog
Eu ganhei este livro quando estava no 7° ano, a dois anos atrás, li ele e depois li vários outros livros.

agora em 2024, no 9 ano (que começará amanhã,por sinal) estou relendo ele, pois estava querendo reler um livro curto no último dia das minhas férias.

ele é um livro muito bom que fala sobre a história da luz, Cinderela virtual, e sobre o Bernardo, Ariza em silêncio.

essa história teve uma inclusão muito importante e interessante, pois a maioria das pessoas tem muito preconceitos com as pessoas, como por exemplo, autismo, síndrome de down, surdez, mudo etc e gostei bastante por causa disso!

tbm amei pq eles têm a minha idade e tive uma sensação bem legal lendo, como se fosse eles.

e foi isso, irei favoritar esta releitura e irei dar 5 estrelas!! :)

Dudaah3 03/10/2023

Achei esse livro mto bommmmmmm?????
É mto fofo
Só achei um pouco Brega a parte deles juntos
Recomendo bastante!

tiagoodesouza 12/06/2012

O amor nos tempos do blog | @blogocapitulo
Há tempos eu não leio uma história jovem e de amor que me emociona logo nas primeiras páginas. Na verdade, acho que liguei algum botão em mim que está me fazendo gostar mais de histórias de amor ultimamente. Não que eu não considere o amor um sentimento bonito, mas quando a gente tem algumas decepções (em qualquer vertente que essa palavra possa se encaixar), meio que desacreditamos um pouco.

“Silêncio é costume, necessidade, maneira de viver. Eu não escolhi o silêncio, mas o aceitei e gosto dele. O silêncio está longe de ser algo horrível, pelo menos para mim. O silêncio só me incomoda quando aparece para substituir alguma coisa que deveria estar lá.”
Ariza em Silêncio, pág. 17

Quantas vezes na vida a gente se apaixona e quantas vezes temos a coragem de chegar para a pessoa e dizer o que sentimos? Quando somos adolescentes, amar pode ser algo bem confuso se estamos apenas tentando entender nosso lugar no mundo. Às vezes escrevemos cartas que nunca serão entregues ou apenas amamos "a distância", observando a pessoa como se ela fosse inalcançável - eu mesmo já passei por isso lá na pré-histórica sétima série, com meus 13 anos. Mas no mundo de hoje, onde a tecnologia se faz mais presente que nunca, o modo de se comunicar mudou bastante.

“Ler é como uma viagem, e se viajamos duas, três, quatro vezes ao mesmo lugar vamos descobrindo ruazinhas, paisagens virgens e outros lugares que antes não tínhamos visto.”
Ciderela Virtual, pág. 56.

Ariza, pseudônimo de nosso jovem apaixonado, se encanta por uma garota que ele vê na biblioteca. Então, ele começa a escrever sobre seus dias num blog, o Ariza em Silêncio. Acreditando que ninguém o lê, pois ele não divulgou para ninguém o endereço do blog, suas postagens começam a receber comentários de uma pessoa identificada como "Cinderela Virtual" e uma amizade virtual começa a surgir a partir daí. A Cinderela fica preocupada com a ausência de postagens de Ariza e torce muito para que a história que ele conta tenha um final feliz. Mas parece que a felicidade alheia é um incômodo para algumas pessoas, e Ariza, bem... tem uma pedra no caminho da sua felicidade.

A narrativa do livro é composta por postagens em blogs, pelo ponto de vista de Ariza, da Cinderela Virtual, uma garota que acredita muito no amor, e da Deusa Cibernética, uma garota completamente arrogante que se considera uma diva. Os blogs conversam entre si e temos uma visão holística bem interessante sobre a história e os sentimentos, tanto para o bem quanto para o mal, dos personagens envolvidos. É uma leitura rápida e bem simples, afinal são adolescentes contando uma história, mas com momentos de sabedoria que nos cativam imediatamente.

“Acho que o que mais me dói é pensar que talvez os amores verdadeiros e que são para toda a vida, como o amor de Ariza e Fermina em O amor nos tempos do cólera, só existam nos livros. Mas não vou perder minhas esperanças, afinal o que mais quero é poder viver um amor de verdade.”
Ariza em Silêncio, pág. 18.

Esse livro foi uma grande surpresa em todos os sentidos, para mim. Eu não esperava recebê-lo, pois a Diana, a responsável pela parceria com a Companhia das Letras, não costuma enviar livros que não solicitamos. Depois, a diagramação me conquistou e olha que eu não gosto de histórias narradas por meio de diários, e-mails etc. E a história em si... Vinícius conta a história de um amor puro, inocente, que fará você sentir vontade de ser um adolescente novamente e viver uma história tão bonita quanto a de Ariza. Mesmo que seu coração seja duro como pedra.

Alguém ainda quer saber se eu recomendo a leitura desse livro?
Clóvis Marcelo 12/06/2012minha estante
Pela sua empolagação, até eu já estou ansioso para ler o livro, rsrs. Parece ser interessante.

Maria.Teixeira 23/05/2018minha estante
Preciso de ajuda para um trabalho pois não encontrei o livro para ler.E tenho que responder a pergunta.
O que acontece logo depois de Ariza entregar o bilhete?
Por favor me ajudem!
Grata

Bel 24/08/2021

parece uma fanfic escrita por uma criança
achei a história bem bléh
esse livro é tipo:
- vc é bonito
- vc é bonita
*alguma coisa ruim acontece*
- te odeio
*eles resolvem o mal entendido*
- te amo

gi 24/08/2021minha estante
mds q péssimo

Kyara46 05/02/2023

Fofinho
É um romance bem levinho e fofinho ? Gostei do desenrolar da história... Sla, 5 estrelas pq eu sinceramente não vi defeito, é um um livro fofinho é talvez clichê (não, com ctz clichê)

É bom, e é.. Leiam? Acho que vale a pena, é bem curtinho, ent sim, leiam

Alice Souza 23/04/2022

Achei meio fraco
Pode se dizer que esse livro é a personificação perfeita da tal frase de Isabela Boscov "eu queria gostar mt dele, mas eu percebi que estava me esforçando e não estava obtendo nenhum resultado"
O final do livro até que é fofo mas o restante é bem meia boca.
Kayra 24/04/2022minha estante
Li esse para a escola, não gostei não ?

yasminkfouri 18/10/2023

Fofo
Achei bem legal, a história é leve e saudável, fácil e rápido de ler! Li em um dia, mas gostei, porque é bem fofo, mas meio parado.

mari 27/09/2021

Adorei
Li o livro por causa da escola e gostei bastante.
Apenas achei que a história aconteceu muito rápido e os personagens não têm tanto desenvolvimento. Fiquei bem surpresa com o "segredo" de Ariza.

Yasmin 17/06/2012

Criativo e Encantador

Desde que a editora anunciou o lançamento desse livro fiquei curiosa. A ideia era interessante. Desenvolver um amor através de blogs. Lembrando um pouco o formato epistolar. Por isso quando a editora enviou um exemplar autografado para todos os blogueiros fiquei feliz. É um livro curto devido ao formato. O autor consegue em 96 páginas contar uma história de amor jovem, atual e que encanta.

Tudo começa com a criação de um blog. Ariza, pseudônimo que usa na internet está começando em um colégio novo e suas expectativas são muitas. No blog ele começa contando suas experiências e seu dia a dia e é no blog que desabafa sobre a linda garota que encontrou na biblioteca do colégio. Ele acredita que ninguém acompanha o blog e por isso fica surpreso quando uma garota começa a comentar em suas postagens. A Cinderela Virtual comenta e dá conselhos, acompanha a paixão a distância de Ariza e os desabafos sobre a vida em casa. Surge uma espécie de amizade entre eles. E a partir daí uma trama cativante vai se desenrolando apenas através de postagens de blog e comentários.

A narrativa é leve e conseguiu captar todas as sutilezas da idade dos personagens. Quem nunca se apaixonou enquanto estava no colégio? Quem nunca passou horas no pátio observando a tal pessoa e jurando que ia ter coragem de falar alguma coisa? Nem que seja um mísero "oi"? Através das postagens acompanhamos Ariza na difícil tarefa de falar com a garota misteriosa. Mas nem tudo é fácil para que ele descubra se esse sentimento tem alguma chance. Interligando três blogs o autor desenvolve a história de Ariza e da garota misteriosa. Através de postagens construímos todo o cenário da história e conhecemos os personagens. O autor conseguiu usar uma linguagem dinâmica que tem a ver com a blogosfera sem soar forçado. Até os intervalos entre as postagens foram pensados para casar com o momento da história. Surpreendi-me na parte final e nem me toquei que o nome do blog de Ariza era uma dica clara dessa surpresa.

Falando em nome o livro faz diversas referências ao livro "O Amor em Tempos de Cólera" do autor Gabriel García Márquez. Sendo Ariza o nome do protagonista do livro de Márquez. Eu ainda não li o livro, mas estou curiosa para ler e poder entender melhor a ligação do personagem com esse livro. Outro ponto que vale citar é o fato de o livro ter sido lançado em espanhol primeiro, na Argentina e em outros países da América latina sendo traduzido para o português pelo próprio autor.

Uma leitura rápida e gostosa. A edição da Companhia das Letras está perfeita. É um livro bonito e agradável por dentro. A diagramação ficou ótima, adorei as cores e a mudança das fontes de blog para blog. Fiquei muito curiosa para saber por que escolheram a capa que escolheram. Gostaria de ver a história adaptada para o cinema. Nada mais atual do que um amor que nasce na vida real e se mistura com o virtual. Bem original a ideia. Enfim. O livro é juvenil e recomendo para todos. Um modo diferente de falar de amor. Aquele amor jovem e diferente de tudo. Você vai se encantar com o blog de Ariza e companhia. Até mais!

Leia outras resenhas em: http://cultivandoaleitura.blogspot.com.br/

Julinha 05/03/2023

Fofo
Confesso que achei que eu iria odiar, mas não. O livro é bem curtinho e levinho, coisa pra ler em um dia. As reviravoltas são interessantes e narrativa é bem legal. É bastante clichê, o único ponto que eu não gostei muito, mas o resto é muito legal.