O Rosto que Precede o Sonho Maurício Gomyde

Resenhas - O Rosto que Precede o Sonho

Lu 04/02/2013

Banana Pirata, resenha...
Oi, gente!

Confiram a resenha lá no blog!

Bjs, lu

Eri Guimarães 04/02/2013

Não é Apenas Mais "Uma" e sim "A" História de Amor
Eu estava muito, mas muito MESMO ansiosa para ler esse livro. Quem já teve oportunidade de ler algum dos livros do Gomyde sabe muito bem do que estou falando. Tive a oportunidade de resenhar Ainda não te disse nada e fiquei encantada com sua narrativa. O autor escreve maravilhosamente bem, isso é incontestável. Em O Rosto que Precede o Sonho ele se supera.
Nesse livro conhecemos o músico Tomas Ventura. Tomas é conhecido por compor lindas trilhas sonoras para filmes. Apesar de todo reconhecimento que cerca a vida profissional de Tomas, ele não vislumbra ser um cara rico e famoso. Pelo contrário, o que Tomas realmente deseja é encontrar "A" mulher para viver um grande amor. A bordo de seu veleiro e na companhia do violão e dos clássicos discos de vinil, Tomas passa grande parte do seu tempo compondo e admirando a natureza que o cerca, sempre com um senso de humor de causar inveja.
Sempre focado em seu trabalho Tomas não tem muito tempo para se dedicar aos seus relacionamentos e por isso acaba sendo traído e abandonado por sua atual namorada. Depois disso e com o aniversário de morte de seus pais se aproximando nada melhor que a companhia de Benjamim, seu melhor amigo para desafogar as mágoas. Mas Tomas não ficará triste por muito tempo. Um encontro inesperado e corriqueiro acontece e Tomas conhece "A" mulher: Aurora.
O primeiro encontro do casal ocorre no café de Benjamim e após uma hilária disputa por discos clássicos de rock que estão à venda no bar os dois se separam. Daí por diante Tomas não consegue esquecer mais Aurora e fará de tudo para encontrá-la.
A música está presente durante toda a narrativa. Fãs de rock vão se esbaldar com tantas referências e citações utilizadas pelo autor para compor o universo de Tomas Ventura. Gomyde também é músico e utilizou de todo seu conhecimento musical para compor o personagem.
Entre tantas mensagens o livro fala sobre a força que o destino exerce sobre cada um. Nada do que ocorre em nossas vidas trata-se de mera coincidência. E Mauricio soube transmitir isso naturalmente. Outro ponto forte da história são as inúmeras colocações sobre o que desejar da vida, de como aproveitá-la, como desfrutar cada momento ao lado da pessoa que amamos. Ao ler não tem como não parar um pouco e pensar se realmente estamos vivendo intensamente cada momento, se realmente estamos aproveitando nosso tempo como devemos.
A linguagem do livro é de fácil compreensão assim como nos demais livros do autor. A leitura flui naturalmente e sem complexidades. Os diálogos são bem construídos e estruturados.
Algo que pude reparar na narrativa de Maurício no seu livro anterior e que constatei nesse é que sua escrita é mais leve e mais cômica quando se baseia na visão de um protagonista homem. Quando se trata de uma protagonista, a escrita se torna mais delicada, mais doce. Dessa maneira, O Rosto Que Precede O Sonho, ainda que seja narrado em terceira pessoa, apresenta a visão de Tomas através de uma linguagem leve e divertida, mas, nem por isso, menos sensível.
Aliás, diria que "sensibilidade" é uma característica recorrente das obras de Maurício. Essa, em especial, é sensível desde o início, principalmente por conta dos detalhes e sutilezas inseridos estrategicamente pelo enredo. Ainda, uma história fundamentada em trilhas sonoras só poderia resultar em algo terno. Cada palavra, aqui, funciona como um acorde em uma música; cada uma contribui para dar o ritmo, a fluidez e a melodia ao enredo.
Não posso, também, deixar de falar da habilidade de Maurício em criar uma história envolvente e verossímil independentemente do número de páginas. O livro é curto, os acontecimentos são rápidos, porém totalmente críveis. Talvez o final tenha tendido ao clichê; mas acredito que, dessa maneira, tornou tudo ainda mais intenso.
E falando nisso, o final do livro é de dilacerar qualquer coração. O livro é lindo. Do início ao fim. E como o próprio Mauricio havia me alertado eu chorei muito, a ponto de soluçar, tudo bem que já sou uma “manteiga derretida”, mas me fazer soluçar é pra poucos. Recomendo não só a leitura do livro em questão como indico todos os demais livros do autor.

Critérios de Avaliação
a) Arte da Capa:
A capa é linda. Tem todos os elementos importantes para a história. Lillen Vater é a modelo da capa e é linda. Essa capa foi escolhida pelos leitores numa votação que o Mauricio fez em seu blog.

b) Trama:
A trama é bem elaborada, abusando de detalhes sutis para construir seu clímax. Tem um lado dramático bem equilibrado com o toque cômico. E o romance acontece de forma natural. Consegue prender bem o leitor.

c) Caracterização das Personagens:
Os personagens são marcantes e extremamente cativantes, com seus diálogos inteligentes mostram suas personalidades. São simples, mas não superficiais.

d) Qualidade do Livro (papel, letra, erros, etc.):
A diagramação é muito boa, o papel é o amarelado e as letras são médias, o que facilita a leitura. A revisão é muito boa.

e) Comparação com outras obras do gênero:
O Rosto que Precede o Sonho é um romance sensível e com um toque de drama, bem estilo Nicholas Sparks.

Você pode ver e comentar essa resenha no blog: http://edensaga.blogspot.com.br/2013/02/resenha-o-rosto-que-precede-o-sonho.html#more

@leitoraincomum 01/02/2013

Resenha postada no blog Leitora Incomum, não reproduzir sem autorização ou os devidos créditos

Eu já tinha tido sido privilegiada com a oportunidade ler outra obra do Mauricio, Ainda não te disse nada - resenha aqui, quando fizemos uma promoção em parceria e particularmente gostei muito da escrita dele e decidi não parar nesse. Já estava decidida a compra esse pois estava curiosa para saber o que o autor me reservava.
O livro conta a estória de Tomas Ventura um homem que acredita ter tudo que precisa: é um músico de sucesso, porém vive longe do glamour cercado por amigos e curte morar em um barco, ou seja, uma casa flutuante. Em um dia que poderia ser considerado um dos piores de sua vida pois sua namorada Helena acaba de lhe dar um grande pé na bunda e ele decidiu dizer não a um convite que pode ser considerado a proposta de sua vida que é compor uma parte da trilha sonora de um filme de Hollywood, ele conhece uma linda garota dos olhos cor de mel que faz a sua vida mudar, fazendo com que ele acredite em todos os sentimentos que ele achavam ser ilusões.

- Não existe a palavra "tarde" quando algo tem que acontecer. Se for pra acontecer, pode acreditar que vai.
Página 27

Uma coisa que eu amo em livros é quando eles tem trilha sonora. No caso desse, foi escolhida a dedo porque o protagonista é apaixonado por um bom rock'n roll com bandas como Beatles, Queen e Green Day - me peguei durante a leitura lembrando do livro da Leila Kruger, Reencontro que também é repleto de boas músicas - já romance entre Tomas e Aurora é cheio de citações de músicas, simplesmente eles são o casal literário exatamente como eu gosto que sabem tirar de cada momento uma grande experiência e dizer ao outro a coisa certa sempre sem serem melosos ao extremo. Enfim, cada momento que eles vivem é muito especial e enriquecedor para ambos.

- Ih, já vi que vou ter que me controlar quando estiver na sua frente.
- Por quê? Eu te deixo nervoso?
- O normal para um cara sem atrativos e que fica diante de uma mulher que nem você.
Página 67

Com uma narrativa leve e em terceira pessoa, Mauricio nos faz divagar entre os laços de amizade e amor do protagonista, sua forma simples de ser feliz e a doçura de Aurora: uma fotógrafa que ama o que faz. Com um final com boas reflexões sobre o amor e que dividiu opiniões, eu me emocionei muito com a sensibilidade do momento e adoraria saber de onde saiu a inspiração para essa perfeita lição de vida. Uma leitura leve e rápida que se você tiver tempo, não gasta mais de um dia pra concluir. Na parte da diagramação, não há o que reclamar pois ficou perfeita uma capa simples - escolhida pelo público -, páginas amarelas com fonte agradável para leitura e na contra-capa frases de resenhas de alguns blogs, entre eles Pausa Para um Café e Contando Livros, isso deixa claro a relação bonita que o Maurício tem com os blogueiros sem você precisar nem ler os agradecimentos.
Me arrisco a dizer que é um livro que todos deveriam ler para rever a sua forma de amar o próximo e das barreiras que o amor pode romper. Recomendo sem dúvidas.

Ju 24/01/2013

O Rosto que Precede o Sonho
Eu gostaria MUITO que a primeira página desse livro não existisse. Porque, assim, eu teria me entregado à história. Mas aquelas poucas linhas fizeram com que eu decidisse não deixar isso acontecer, mesmo inconscientemente. Sabia como tudo ia terminar, e não queria sofrer.

Ou seja, pela primeira vez, senti que não faltou nada no livro; pelo contrário, sobrou. Por mim, ninguém leria esse primeiro capítulo. Mas eu não sou a autora, e respeito muito o trabalho do Maurício, que inclusive é parceiro aqui do blog.

Então, só lamento por mim, que talvez tenha percebido algo que não devia ou, talvez, apenas não tenha tido a capacidade de compreender como esse capítulo é importante para a história. Que, por sinal, é linda - mesmo que eu não tenha me envolvido com ela. A história de como um amor deveria ser.

"A gente diz tanta bobagem por aí, e na hora do mais importante ficamos com vergonha? Não devemos ter medo de expor os sentimentos, lembre-se sempre disso."

"- Ela mexe comigo de um jeito que ninguém jamais mexeu. Me deixa meio bobo, infantil, ao mesmo tempo corajoso, esperto, com vontade de viver. Há um ditado que diz: "Ponha tuas máscaras para eu te conhecer melhor". Mas com ela é diferente. Posso largar sem medo todas as máscaras que tenho e, ainda assim, ser totalmente eu."

Duas pessoas que se encontram e se tornam essenciais uma para a outra, e que dividem seus mundos, suas vidas. Duas pessoas que não têm medo da felicidade. Que decidem se arriscar e ver o que a vida lhes reserva.

"- Todo mundo tem suas inseguranças, mas alguns tentam escondê-las. E não percebem que é ali onde ficam as melhores partes.
- Nas inseguranças?
- Aham - ele balançou a cabeça.
- É uma teoria... e por que motivo acha que devem ser reveladas?
- Porque é só assim que se conhece a pessoa que está na frente."

Tomas Ventura é um músico, um compositor de trilhas sonoras. Aurora, uma fotógrafa. Se conhecem em uma loja de discos (é mais que isso o lugar, mas a parte dos discos é que é importante para a história). Em uma luta pelos melhores LPs, acaba por surgir um amor que não tem como ser ignorado.

"Num passe de mágica, o destino muda a direção."

O livro me arrebatou nas páginas finais. Passado o fato que eu tentava evitar, não consegui mais me manter forte. Chorei, chorei e chorei de novo. O Maurício acabou comigo. Só fico triste por isso não ter acontecido desde a primeira linha.

"- Mas me deixa falar das borboletas. Elas têm uma história muito bonita, quer ouvir?
- Claro!
- É que, em muitas culturas, elas são a representação da alma humana. O sentido de reencarnação, metamorfose, passagem de um estágio a outro, evolução, crescimento. E têm as duas etapas: primeiro a da lagarta, presa, contida, feiosa, fundamental para a seguinte, em que vira o mais belo inseto e ganha o mundo ao alcançar a liberdade e cumprir seu destino."

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/01/resenha-o-rosto-que-precede-o-sonho.html
Kelry 03/02/2013minha estante
A resenha é bem interessante, a historia é bem comovente e emocionante.

Jhelp 03/02/2013minha estante
Eu quero tanto ler esse livro, eu não li nada do autor ainda, mas tenho a maior vontade. Pela sua resenha esse é o tipo de história que eu gosto, espero poder ler em breve.

Michela.Delgado 04/02/2013minha estante
Não li ainda nenhuma obra do autor, mas simplesmente me apaixonei por esse livro.
Um leitura emocionante.
Vou lê-lo com certeza

Paula Zawatski | @paulazawatski 06/02/2013minha estante
Cara, parece ser mt romantico, tipo na parte da loja deve ter sido comico.
Quero ler pq qr saber o pq de: O Mauricio acabou comigo.
hahah, mas deve ser mt bom

Michelle Ladisl 08/02/2013minha estante
Há um certo tempo estou lendo várias resenhas do autor =)
A cada resenha me apaixono por seus livros =)
Obrigada por mais uma resenha tão gratificante =)

Thaís 10/02/2013minha estante
Nossa parece que esse livro é lindo, pena q parece q o inicio n é tao bom... :/ Axo q vou ler!

Lua 11/02/2013minha estante
Adorei a resenha! a dica desse livro é ignorar o 1º capitulo posso fazer isso, eu achei ele muito lindo, pelo o que você descreveu. =D

Ana Paula 17/03/2013minha estante
Adorei a resenha e achei esse livro maravilhoso....Tudo começa pela capa, que é linda; o título também é instigante, e o conteúdo, nem se fala!!!! Foi uma leitura envolvente e emocionante....

Thamara S. 19/03/2013minha estante
Amei a história, com certeza eu choraria...
O casal é simplesmente perfeito, assim como a capa que é linda adorei as borboletas em volta do barco e amei o trecho final da resenha, já fiquei tocada pela história...

Adriane Rod 29/03/2013minha estante
Eita, se te fez chorar eu quero ler o livro e essa capa me conquistou.
Amo livros com finais tristes, são os meus favoritos.

Baah 11/04/2013minha estante
quando li esse livro me emocionei demais, fiquei comovida .. é emocionante!

Dani 13/04/2013minha estante
Eu já li esse livro e gostei bastante da história, achei o autor super talentoso e a história original, embora não tenha me apaixonado... e no fundo, senti o tempo todo que o autor montou o personagem principal super baseado em si mesmo.

Anna Laitano 18/01/2013

Surpresa agradabílissima
Entre os livros já publicados do autor Maurício Gomyde, este foi o que escolhi para começar a conhecê-lo. Pela curiosidade, passeie este livro na frente de vários outros da minha lista, fazendo dele a minha o primeiro livro que li neste ano. Contudo, confesso que foi uma surpresa revigorante e muito boa tê-lo escolhido. Dificilmente eu teria feito uma escolha mais acertada para ser minha primeira leitura do ano. Motivo pelo qual a escolha foi tão acertada? Cada vez mais acredito no talento dos autores nacionais.

Os personagens que o autor criou são divertidos, interessantes e críveis. É bom ver personagens que poderiam ser qualquer pessoa, para variar. E, mesmo assim, eles nos cativam, emocionam e nos fazem torcer por eles. Além disso, os cenários são bastante agradáveis e diferentes. Do lugar onde Tomas mora, até os passeios, tudo é bastante original ou pouco visto anteriormente, o que é algo que faz falta atualmente.

No quesito romance, achei tudo satisfatório. Não é nada muito forçado, mas também não fiquei particularmente apaixonada pelo casal. Em contrapartida, gosto da forma como eles se relacionam e das brincadeiras particulares deles, como o “te chamo”.

A narração é leve, fácil e por vezes me fez dar algumas boas risadas. O enredo é muito bem construído, de forma que no clímax você se surpreende ao perceber o cuidado que o autor teve em construir toda a história com atenção para que tudo levasse àquele lugar. Não há como terminar o livro sem admirar Gomyde. Especialmente, a forma como a música é essencial em sua história e conecta tudo.

A diagramação é bem feita, as páginas são de cor creme e o espaçamento e fontes não são nada cansativos. Pelo que me recordo, encontrei um ou dois erros, no máximo. Além disso, alguns capítulos ficaram com a numeração do lado interno da folha e às vezes eu achava que tinha pulado ou que estava faltando algum capítulo, por não percebê-los, mas fora isso, nenhum problema. Na verdade, nem esses foram nada demais, apenas uma observação mesmo.

Houve apenas uma coisa que não me deixou tão empolgada: O uso bastante presente de gírias. Sei que isso torna os personagens mais reais, porque ninguém no mundo real fala coisas como “falar-se-ia”, ou coisas do gênero. Porém, não acho que colocar “estou” ao invés de “to”, constituiria um grande problema para a caracterização deles, tampouco. Ainda assim, nada que tire o valor da história em si, claro.

Maurício criou uma história doce e divertida, sem personagens extremamente idealizados, com uma trilha sonora que agradará até aos mais exigentes, um enredo surpreendente e muito bem construído, e um romance adorável. Com certeza, recomendo e muito!

Para mais resenhas, acesse: www.queridaprateleira.com.br

ricardo_22 11/01/2013

Resenha para o blog Over Shock
O Rosto que Precede o Sonho, Maurício Gomyde, 1ª edição, Brasília-DF: Porto 71, 2012, 176 páginas.

Autor dos livros O Mundo de Vidro (Resenha) e Ainda Não Te Disse Nada (Resenha), Maurício Gomyde tem conquistado fãs a cada novo trabalho literário e provando seu talento para os leitores que já estão encantados com a sua escrita.
Seu mais recente trabalho é o livro O Rosto que Precede o Sonho, que conta a história de Tomas Ventura, um rapaz que levava uma vida perfeita e conquistou relativo sucesso ao criar a trilha sonora de um filme. O sucesso foi tanto que Tomas foi convidado para participar da produção de um filme de Hollywood, uma oportunidade única e irrecusável. Mas ele recusou e apenas uma mulher pode mudar a decisão de Tomas: a encantadora Aurora.

“- Opa! - Tomas concordou e levantou a cerveja. - E... cara, uma mulher como essa aí que veio hoje me faz acreditar que, realmente, o sexo feminino está num patamar acima do nosso - deu um gole. - É o momento em que as duas teorias, evolucionismo e criacionismo, fazem sentido ao mesmo tempo: homens descendentes dos macacos; mulheres, criadas por Deus” (pág. 28).

Faltam palavras para descrever mais uma obra do autor e sendo assim, fica difícil definir qual dos três livros é o melhor. A única certeza é de que, definitivamente, Maurício Gomyde se tornou um dos autores favoritos; o tipo de autor que torcemos por novas obras, já que sabemos que independente do que encontrar, vamos nos emocionar e ficar encantados com uma história simples, porém muito bela.
Assim como os livros anteriores, O Rosto que Precede o Sonho deixa o leitor sorrindo, mas esse sorriso pode logo desaparecer, dando lugar a lágrimas nos olhos ou até mesmo um aperto no coração. Com apenas 176 páginas, o livro consegue misturar todos os tipos de sentimentos, mas acima de tudo mostrar sobre o verdadeiro amor e os sinais frequentes em nosso dia-a-dia. Sinais esses que podem dizer muita coisa.
Aparentemente, muita coisa do que acontece nessa obra não tem relação nenhuma e pode ser considerada apenas uma forma de completar o cenário, por exemplo. Mas aos poucos vamos percebendo que nem tudo é tão simples como parece e por fim entendemos o significado das músicas usadas e até mesmo das borboletas, tão importantes – seja para dar um clima diferente ou não -, ou dos próprios sonhos.

“- Relaxa. Tem cada vez mais mulher no mundo. Dizem que tem mais mulheres do que homens, até. Li que só aqui na cidade tem um vírgula dois mulheres pra cada homem.
- Então tem alguém desfilando com três vírgula seis mulheres por aí, porque eu e você estamos sozinhos - Tomas se abriu de rir” (pág. 53).

Com diálogos bem desenvolvidos e engraçados, o autor procura deixar o livro o mais real possível e para isso faz uso de palavras “bestas” – no bom sentido, que fique claro - e frequentemente usadas por todos nós, principalmente em uma relação de amizade verdadeira. A história em si também é muito real, tanto que fatos reais se misturam com a ficção de uma forma muito bem pensada, resultando assim em um final apropriado. E quando você pensa que tudo vai se perder, eis que Maurício Gomyde te surpreende positivamente.
Ainda nas primeiras páginas, percebemos a importância da música para o desenrolar da história. Como músico, em todos os seus livros o autor faz referência a trechos e bandas/cantores, mas em nenhum dos livros anteriores essa arte ficou tão envolvida – talvez pela profissão do protagonista. O Rosto que Precede o Sonho não seria nada sem a trilha sonora e esse detalhe se tornou ainda mais essencial quando percebemos a importância da música para a história em si. No fim, Maurício mostrou que a própria vida só tem sentido com a presença de uma boa música.

Mais em: http://www.blogovershock.com.br/2013/01/resenha-128-o-rosto-que-precede-o-sonho.html

Vanessa Vieira 03/01/2013

O Rosto que Precede o Sonho_Maurício Gomyde
O livro O Rosto que Precede o Sonho, de Maurício Gomyde, nos conta a história do compositor de trilhas sonoras Tomas Ventura. A vida de Tomas poderia ser definida como quase perfeita, já que ele possui um emprego dos sonhos, é cercado de muitos amigos, além de ter uma vasta coleção de discos de rock n' roll e uma casa flutuante.

Há alguns anos atrás, seus pais faleceram em um acidente de avião e ele se culpa pelo ocorrido. No dia da tragédia ele recebeu alguns sinais, mas acabou não colocando muito crédito e acredita que se tivesse refletido a respeito poderia ter poupado a vida dos seus entes queridos. Desde então, ele espera pelo dia em que os sinais voltariam.

No momento, ele se encontra muito desiludido e magoado, já que sua namorada, Helena, colocou um ponto final no relacionamento dos dois, e está nos braços de um novo amor. Tal rompimento mexe muito com Tomas e o deixa transtornado.

Tomas recebe a proposta dos seus sonhos: compor a trilha sonora de um famoso filme de Hollywood. Mas por incrível que pareça, ele diz não. Porém, em uma de suas idas ao sebo de seu amigo Benjamim, ele conhece uma bela garota de profundos olhos cor de mel, Aurora, e recebe mais um sinal impactante do destino, de que a vida continua...

O que posso dizer sobre O Rosto que Precede o Sonho? Bem, começo dizendo que Maurício Gomyde é um excelente escritor e se supera a cada obra lançada. Em O Mundo de Vidro me diverti com um protagonista "sem nome" e suas presepadas ao lado do papagaio Horácio; em sua segunda obra, Ainda Não Te Disse Nada, fui tocada por tanta sensibilidade e sutileza de cartas trocadas em pleno boom da era virtual e, em O Rosto que Precede o Sonho, fui às lágrimas, ao ponto de soluçar com a história incrivelmente romântica e retratada de Tomas Ventura.

Narrado em terceira pessoa, acompanhamos a trajetória de um rapaz talentoso de Brasília, que sofreu muito com a morte dos pais e com a traição da namorada, amante da natureza e claro, do bom e velho rock n'roll, e que carrega em seu peito a alma de um poeta. Tomas Ventura é tudo isso e um pouco mais, se destacando por seu romantismo e sua bela forma de enxergar a vida. Resumidamente, é um personagem cativante, apaixonante!

A trilha sonora do livro, que passa por The Beatles, Lynyrd Skynyrd, Queen, Legião Urbana, entre outros, é impecável, e cada trecho descrito foi muito bem centralizado e empregado na trama. A diagramação está excelente, sem quaisquer erros, e a capa é muito bonita e retrata bem o teor da história. Um fato que vale a pena ressaltar é que a mesma foi escolhida pelos leitores do autor durante uma votação em seu blog, dentre outros modelos. Afirmo que O Rosto que Precede o Sonho foi o melhor trabalho de Gomyde até o momento, resultando em um enredo marcante, apaixonante e levemente sutil. Me emocionei demais com a intensidade e arrebatamento da trama, e recomendo, com certeza!

Rafa 09/12/2012

Resenha - O Rosto que Precede o Sonho - Maurício Gomyde
Confesso que foi uma das leituras mais gostosas que tive no ano até agora, uma mistura de emoção e mistérios, eu virava uma página e pedia mais, era tudo muito rápido, muito nítido.

O Rosto que Precede o Sonho conta sobre a vida de Tomas Ventura, um jovem compositor de sucesso, sua última trilha sonora tinha feito do filme um sucesso mega estrondoso no Brasil todo, ele tinha muitos amigos, e somente um sabia tudo sobre ele, Benjamin (BJ), o cara que sempre estava disposto a ajudá-lo em qualquer momento. Quando seus pais morreram num acidente de avião se isolou por meses em mar aberto, começou a refletir sobre o sinal da noite anterior que precedeu o seu sonho...

Depois de uma decepção amorosa, decidiu não mais se aventurar nas paqueras e nem mais compor para nenhuma trilha sonora de filme, até que tudo muda, seu mundo não é mais o mesmo desde que passou a conhecer a menina dos olhos cor de mel, a menina no qual tornou sua vida completamente, mais alegre e mais divertida, ela é uma jovem de 25 anos, estava no Brasil fotografando e desvendando as borboletas... Tanto Tomas quanto a menina costumava citar pedaços de letras das músicas, eles aproveitavam cada momento especial que tinham, o sol ia embora, mas se iria voltar amanhã isso já não sabiam... Tomas tinha acabado de receber uma proposta que poderia mudar sua vida, fazer uma trilha sonora de um filme internacional não seria nada fácil, mas não impossível, ele tinha o dom, só precisava achar a inspiração certa, talvez seja um sinal, talvez não... Ele vai aceitar?

O que mais achei interessante no livro foi a forma como o autor descrevia a história, um toque suave e simples, não enrolando o leitor com o próximo capítulo, assim evitando detalhes supérfluos. Mas o ponto negativo que achei relevante destacar aqui, foi a falta de mais, não sei se seria mais detalhes, mais páginas, mais acontecimentos, mais... Poderia ser os supérfluos mesmo, só sei que percebi até o findar da leitura que o autor disparou rápido demais nos acontecimentos, até poderia crer que estava diante de um resumo, mas não, e eu queria aproveitar cada página, cada diálogo dos personagens fofos que adorei. Um pena que acabou tudo tão rápido.

Todos nós, leitores e fãs do autor sabemos que o mesmo é fera na escrita, a revisão está muito boa, só vi um erro de digitação, olhe lá... A diagramação está perfeita, os detalhes nem se fala, o autor se preocupou bastante com o fechamento desta edição do livro, dá pra notar pelo belo trabalho da capa.

O Rosto que Precede o Sonho vai te fazer chorar, rir e sentir raiva ao mesmo tempo. Eu senti muita raiva do Tomas, algumas atitudes dele que eu não concordava, porém deixava passar, mas em relação à garota dos olhos cor de mel, que não revelarei o nome, achei-a muito sem graça, falava sempre o que Tomas gostaria de ouvir, parecia um sonho aos meus olhos, quer dizer aos olhos dele...

Posso indicar a leitura pra todo mundo, destaque para o livro: o autor tem um bom repertório musical, soube usar bem a ordem cronológica dos fatos, talvez nesse livro você encontre a trilha sonora da sua vida, assim como já estou tentando criar a minha.
Virgínia 09/12/2012minha estante
Tenho esse livro que ganhei em uma promoção que o autor vez mas não tive tempo de ler por causa da faculdade, mas agora que estou de férias com certeza irei.

Gladys 09/12/2012minha estante
Li várias resenhas mas ainda não me decidi em relação a leitura.

Esse livro dividiu as opiniões mesmo, rs.

09/12/2012minha estante

Li apenas um livro deste autor, O Mundo de Vidro, e gostei muito! É uma leitura gostosa e que flui facilmente. Parece que acontece o mesmo com este aqui. Não sei se neste há o toque irreverente e divertido que encontrei no outro livro. Espero que sim. Vou ficar na expectativa para ler ^^

Bjs
@Tibiux

Manuella_3 10/12/2012minha estante
Ainda não li nenhum livro do autor. Gostei da sinceridade da sua resenha. Mas, se a leitura é rapidinha e a gente fica com vontade de mais, é boa pra ler entre duas leituras mais exigentes. Essa fica como um respiro, um sonho gostoso que prepara para um próximo livro.

Ju 12/12/2012minha estante
Eu não gosto nem um pouco quando fico com essa sensação de que faltou alguma coisa sem saber exatamente o que... rs... Só li O Mundo de Vidro do Maurício, mas tenho os outros dois livros e estou louca pra lê-los!! Acho que os três têm estilos bem diferentes, apesar de parecer que têm em comum a música, que é uma das paixões do autor.

Jayme 18/12/2012minha estante
Eu recebi o ebook desse livro direto do Mauricio Gomyde e logo logo vou ver se consigo ler.
Adorei a sua resenha, e em muitos livros que eu leio, eu também sinto essa mistura de sensações, e é mais engraçado quando elas vêm ao mesmo tempo!
Abraço

luzuanon.appromances 06/12/2012

LEIA MAIS: http://www.apaixonadaporromances.com.br/2012/11/li-postei-o-rosto-que-precede-o-sonho.html

Amandinha 03/12/2012

O livro mais gostoso que eu já li. Ponto final.

Gabi 03/12/2012

Poucos livros me emocionaram tanto quanto este. Achava o Maurício uma grande promessa da nova literatura brasileira, e agora acho que essa impressão foi consolidada.
A história de Tomas e Aurora é linda demais da conta. Singela, simples, como deve ser o amor. O final é tão brilhante que é impossível não se emocionar.
Amei.

Ceile.Dutra 03/12/2012

Juro que desta vez não foi culpa da expectativa. Eu só fiquei com a sensação de que ele já fez e pode fazer melhor.

Tomas Ventura perdeu os pais no acidente aéreo – real – que chocou todo o país: eles estavam no avião que caiu no Mato Grosso após ser atingido por um jatinho. Ele se sente culpado por não ter falado dos “sinais” que percebeu e que poderia ter evitado com que eles embarcassem. Depois da morte dos pais, ele decidiu viver do jeito que mais amava: em seu barco, acompanhado de seu violão e seus discos. Sua maior paixão é a música e é dela que ele vive, fazendo trilhas sonoras para filmes e comerciais.

Enquanto desabafa sobre ter sido traído e trocado pela ex-namorada com seu amigo BJ, eis que entra no bar aquela que vai mudar sua vida: uma mulher com olhos cor de mel que entrou ali para comprar alguns discos e ambos acabam em uma disputa para saber quem fica com determinado disco. Depois de uma “batalha musical” e um empate técnico, a tal mulher vai embora e Tomas não fica sabendo nem o nome dela, fica apenas com a imagem de seu lindo rosto. Em meio a segredos, encontros, passeios, música, inspiração e muita intensidade, Tomas e a garota dos olhos cor de mel descobrem um novo mundo, que nada mais é que a junção de ambos.

Depois do magnífico e ao mesmo tempo simples Ainda Não Te Disse Nada, Maurício Gomyde escreveu um livro com um pano de fundo bem conhecido para ele: a música. Eles nos apresenta um romance enigmático, com um cenário bacaninha de uma vida um pouco alternativa com suas ótimas pinceladas de humor negro. Porém, inúmeras coisas me mantiveram distante desta história: a realidade dos personagens, a personalidade de Tomas, o jeitinho misterioso ao mesmo tempo em que fácil de Aurora, as conversas filosóficas... Mas tudo isso seria resolvido com uma boa narrativa e aí está a grande falha do livro, na minha opinião: faltou desenvolvimento. O livro peca no excesso de diálogos e pouca visão do todo. Quando Tomas falou que estava apaixonado, eu voltei algumas páginas para ver se tinha perdido alguma coisa, já que não acompanhei o crescimento desta paixão. E assim todas as coisas do livro, foi pouco citado, pouco trabalhado. Talvez se o livro fosse escrito em primeira pessoa, sob a visão de Tomas, eu teria mais noção do que ele estava pensando, já que a narrativa não me proporcionou isto. Assim como boa parte dos diálogos poderia ficar no pensamento, já que achei surreais as conversas entre um homem e uma mulher que estão se conquistando.

Sim, o final do livro foi lindo e emocionante e aí sim enxerguei uma boa desenvoltura, uma boa descrição, algo mais palpável. Chorei muito porque o momento foi delicado, mas, infelizmente, a narrativa não me permitiu me envolver tanto com os personagens e sua história, de forma que achei tudo muito raso. Uma boa ideia, mas que ficou quase vazio.

Jeniffer Viana 01/12/2012

O rosto que precede o sonho - Resenha originalmente publicada em meu blog, Doce Sabor dos Livros
Quer conferir as minhas impressões sobre esse livro?
Acesse o link abaixo! É rapidinho e você não vai se arrepender.

site: http://docesabordoslivros.blogspot.com.br/2012/12/resenha-o-rosto-que-precede-o-sonho_1.html

Zilda Peixoto 27/11/2012

O Rosto que Precede o Sonho
Acompanho o trabalho do Mauricio já faz algum tempo e assim que tive conhecimento de que ele estava produzindo um novo livro simplesmente enlouqueci. Quem já teve oportunidade de ler algum de seus livros sabe muito bem do que estou falando. Tive a oportunidade de resenhar Ainda não te disse nada e fiquei encantada com sua narrativa. Mauricio é um mestre. Escreve maravilhosamente bem, isso é incontestável. Em O Rosto que Precede o Sonho ele se supera. Rompe todas as barreiras da perfeição. Sei que pode parecer muita tietagem da minha parte, mas é que nada que eu escreva será o suficiente para mensurar a qualidade do seu último trabalho.

Em O Rosto que Precede o Sonho conhecemos o músico Tomas Ventura. Tomas é conhecido por compor lindas trilhas sonoras para filmes. Apesar de todo reconhecimento e glamour que cerca a vida profissional de Tomas, ele não vislumbra ser um cara rico e famoso. Pelo contrário, o que Tomas realmente deseja é encontrar "A" mulher para viver um grande amor. A bordo de seu barco e na companhia do violão e dos clássicos discos de vinil, Tomas passa grande parte do seu tempo compondo e admirando a natureza que o cerca.

Sempre focado em seu trabalho Tomas não tem muito tempo para se dedicar aos seus relacionamentos, por isso, a probabilidade de ser trocado por alguém é inevitável. É exatamente isso que acontece. Após ser traído e abandonado por sua atual namorada, nada melhor que a companhia de Benjamim, seu melhor amigo para desafogar as mágoas. Mas Tomas não ficará triste por muito tempo. Um encontro inesperado e corriqueiro acontece e Tomas conhece "A" mulher: Aurora.

O primeiro encontro do casal ocorre no café de Benjamim e após uma disputa por discos de rock que estão à venda no bar o destino se encarrega de separá-los. Daí por diante Tomas não consegue esquecer mais Aurora e fará de tudo para encontrá-la. Até o momento você pode imaginar que nada de diferente possa acontecer. Não se engane! É neste momento que Mauricio começa a desenrolar uma comovente história de amor.

A música está presente durante toda a narrativa. Fãs de rock vão se esbaldar com tantas referências e citações utilizadas pelo autor para compor o universo de Tomas Ventura. Mauricio também é músico e utilizou de todo seu conhecimento musical para compor o personagem.

Entre tantas mensagens o livro fala sobre a força que o destino exerce sobre cada um. Nada do que ocorre em nossas vidas trata-se de mera coincidência. E Mauricio soube transmitir isso naturalmente. Outro ponto forte da história são as inúmeras colocações sobre o que desejar da vida, de como aproveitá-la, como desfrutar cada momento ao lado da pessoa que amamos. O que realmente importa? O Rosto que Precede o Sonho é um livro emocionante. A leitura é tão gostosa que por diversos momentos me peguei soletrando as palavras para adiar o fim da leitura.

O Rosto que Precede o Sonho é sem sombra de dúvidas o melhor livro do Mauricio. Ele soube construir uma história fascinante onde todos os sentimentos foram inseridos na medida certa. Sem exagerar no dramalhão, Mauricio emociona o leitor e desbanca Tio Sparks facilmente. É isso mesmo, meu povo! Deixa o tiozinho no chinelo. Nada de previsibilidade e morte anunciada. Mauricio desenvolve uma história que articula humor e drama na medida certa. A maneira como ele descreve cada um de seus personagens com tanta sensibilidade é comovente. Não há como não se apaixonar.

Em relação ao trabalho gráfico não tenho nem o que dizer. Não sei o motivo pelo qual Mauricio ainda continua publicando seus livros de forma independente. Apesar de seus livros serem independentes todos são muito bem diagramados, revisados e possuem um belíssimo trabalho gráfico. Mais uma prova do talento e compromisso do autor com cada um de seus leitores.

O final do livro é de dilacerar qualquer coração. O livro é lindo. Do início ao fim. Recomendo não só a leitura do livro em questão como indico todos os demais livros do autor. E preparem-se! Mauricio anunciou durante a semana em sua página no facebook que teve “O” insight. Mais uma obra-prima começa a ser desenvolvida. Ano que vem os leitores poderão continuar a se emocionar com mais uma de suas lindas histórias. Começo a contar a partir de agora os instantes para conhecer o seu novo projeto.

Leia O Rosto que Precede o Sonho e simplesmente, apaixone-se!
Mauricio Gomyde é o cara!

Gabi Lima 26/11/2012

Tomas é um compositor que vive em um barco e leva uma vida tranquila . Seu último trabalho foi a criação da trilha sonora de um filme nacional que está cotado para o Oscar, ou seja, um grande sucesso.

No dia que 30 de Agosto de 2013, quando o livro começa, sua namorada dá um fora nele e diz que já estava saindo com um outro cara há dois meses. Para “afogar suas mágoas”, Tomas vai ao sebo-café do seu amigo Benjamin e lá encontra uma mulher linda com os olhos cor de mel que começa a disputar com ele para ver quem vai ficar com os melhores LPs da loja. Essa mulher é Aurora que deixou Tomas totalmente encantado mesmo sem saber o nome dela.

Os dias passam e Tomas não consegue deixar de pensar nela. De repente eles se encontram novamente e começam a se conhecer melhor e ai começa a história dos dois cheia de sinais, como Tomas acreditava. Mas nem tudo são flores (ou melhor borboletas. rsrs Só lendo pra entender), pois Tomas tem algum segredo que só é revelado no final do livro.

Confira o resto da resenha em: http://livrofilmeecia.blogspot.com.br/2012/11/resenha-o-rosto-que-precede-o-sonho.html