Eu, robô Isaac Asimov

Resenhas - Eu, Robô

CLAUDIA 26/04/2024

Eu, robô
9 histórias interligadas desde as primeiras máquinas que não falam até os robôs super inteligentes
As 3 leis da robótica:
1. Um robô não pode ferir um humano
2. Um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos
3. Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a 1a ou com a 2a lei

maltchik/ 26/04/2024

Nenhum ser pode criar outro ser superior a si mesmo?
Apostei em Asimov pra sair da maré de livros ruins que eu estava e foi a escolha certa.
Meu melhor livro de contos até o momento. Nenhum ruim ou chato q distoe durante a leitura, todos tem um bom nível.
Destaque para:
? Robbie
? Razão
? Mentiroso
? Evasão
Esses são sensacionais!

Já no primeiro conto é inevitável q vc n tenha empatia com os robôs. Me impressionanei com isso, me importei mais com os robôs deste livro do que muitos outros personagens humanos q já li. Asimov quis mudar toda uma percepção sombria sobre robôs que tinha na época e conseguiu isso perfeitamente.
Ulisses San 26/04/2024minha estante
O que mais me espanta no Asimov é que ele escreveu este livro na década de 50, quando lemos suas obras parece que foi alguém do futuro quem as escreveu.

maltchik/ 26/04/2024minha estante
Ulisses San sim, o cara é fora da curva demais. Cada livro q leio dele tenho essa impressão.

Marcos.Leste 26/04/2024minha estante
ASIMOV é simplesmente fantástico....

Junior Melo 26/04/2024

Segundo livro do Asimov que leio, e o primeiro do universo dos Robôs. Nessa coletânea, o autor tenta esmiuçar as leis da robótica, criadas por ele mesmo, em cada conto com uma temática diferente.

Achei confuso inicialmente, demorei a engatar a leitura, Asimov é tão descritivo como Tolkien por vezes, mas seus diálogos e debates são muito bons e acabam deixando a história mais leve.

Eduardo1865 25/04/2024

Anacrônico na prática, mas assertivo socialmente.
É incrível como uma história do passado consegue prever algumas coisas do presente. Os robôs da obra são conscientes e tem corpos, diferentes dos de hoje, que são apenas inteligências artificiais. Mas o autor acertou bastante no impacto que isso causaria na sociedade e talvez acerte mais na medida que a tecnologia evolui.

Fernando.Subra 24/04/2024

Eu, robô
Um clássico da ficção científica, Eu, robô nos leva a um mundo onde as máquinas evoluem até se tornarem autônomas.
O livro é um conjunto de contos que se conectam e em todos eles a lei que norteia os robôs é mesma: "1ª Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal. 2ª Lei: Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei."
O que aconteceria se essas leis fossem suprimidas? As diversas histórias interconectadas do livro aborda essa questão.

Lucas.Teles 23/04/2024

Bom livro
Apresenta diversos contos interligados, com o tema de ficção científica, especialmente inteligências artificiais e os impactos das 3 leis da robótica.

Renata.Orlando 23/04/2024

Uma ficção distópica?
Adorei. Quero ler tudo de Asimov.
Eu estava resistente ao inicio dessa leitura porque achava que a linguagem ia ser muito densa e que ia ficar desencorajada mas achei muito mais leve e agradável do que esperado.
A história é sobre o nascimento da inteligência artificial e sobre o iminente domínio robótico sobre a humanidade.
Barreto31 23/04/2024minha estante
A saga de Fundação tem diálogos bem densos, apesar da história ser algo fantástico!! Recomendo!!

Paulinha 22/04/2024

Na contramão...
Esse livro vai na contramão de tudo que já vi sobre robôs, comecei a ler totalmente "cega" não tinha nenhuma informação prévia sobre ele, e a cada conto fui sendo surpreendida.
Aqui o autor aborda o tema da robótica de uma outra perspectiva, ele prevê várias invenções do nosso tempo como, por exemplo, as chamadas por vídeo dos smartphones.
A leitura é fluida, rápida e viciante, não queria parar de ler!

Natalia Santis 21/04/2024

Leitura leve e contagiante.
Trabalho com tecnologia e fico simplesmente sem palavras de saber que isso foi escrito em 50. Surreal!

Beca 21/04/2024

Um ótimo livro para entrar no mundo da ficção científica
Quando li o primeiro livro de Fundação, gostei bastante da escrita e da criatividade do Azimov. Porém, não continuei Fundação nem iniciei qualquer outra obra de ficção científica.

Então, resolvi tentar voltar pra esse gênero com "Eu, Robô" e fiquei completamente viciada em cada um dos contos. São todos muito interessantes e com um certo nível de humor que deixa tudo divertido. Recomendo demais para quem deseja começar a ler mais ficção científica.

Jéssica 18/04/2024

Eu,Robô
Eu amei esse livro,todos os contos são ótimos e tem até um senso de humor.
Isaac mostrou brilhantemente como as 3 leis da robótica funcionam,com exemplos através de contos simples de fácil entendimento mas super divertidos.
Meu contos preferidos foram:

Razão
Robozinho sumido
Evasão
Evidência
Andando em círculos.

Bianca 18/04/2024

Eu, Robô
"Eu, Robô" é um dos meus livros desde o quinto ano e continua sendo até hoje, adorei reler ele.
Meus contos favoritos são Robbie, Círculo Vicioso e Prova.
É um livro muito legal e que eu tenho muito carinho, principalmente porque foi o livro que me apresentou o universo de ficção científica.

Fabiana 18/04/2024

Muito legal
O livro inicia apresentando as três leis da robótica. E se desenrola a partir de uma entrevista com a psicóloga de robô Susan Calvin.
São nove contos, em todos eles são apresentado algum ?distúrbio/erro? ocorrido com um robô. Em cada caso, ela teve participação na identificação de tal problema, junto a matemáticos e operadores das máquinas.
Cada conto foi muito interessante, tendo em vista o quanto as leis da robóticas eram essenciais. E que muitos dos efeitos rebotes das máquinas eram causadas por conta da própria obediência às três leis embora houvesse inserção de dados errados.
O interessante é que em cada conto apresenta uma crítica à alguns distúrbios muito presentes atualmente. Críticas à política, religiosidade, a solidão. Enfim, escrito em 1950 com estórias até 2082. Realmente Asimov estava muito à frente de seu tempo. E nos faz pensar em o quanto os problemas da humanidade são cíclicos. E como podemos aprender com os erros e acertos do passado.

Vale a leitura!

Bmmp013 17/04/2024

Sensacional, incrível, Simplesmente maravilhoso. Que obra prima eu na vejo a hora de ler mais do autor, ficção científica se tornou meu gênero literário favorito

Abduzindolivros 16/04/2024

Só me arrependi de não ter lido antes, pqp que livro boooooom!!!

Prestes a se aposentar, a psicóloga roboticista Susan Calvin concede uma entrevista contando nove casos icônicos que presenciou na sua carreira dentro da U.S. Robots, retratando a evolução da robótica ao longo dos anos.

Um conto melhor do que o outro! A primeira história, ?Robbie?, é simples, bonita, e marca o início das interações de humanos com robôs, e o lobby feito para banir o uso de autômatos na Terra exceto para fins de pesquisa científica. No segundo conto, ?Andando em círculos?, são apresentadas as famosas Leis da Robótica, e as histórias seguem até o final levantando questões sobre o avanço das máquinas e o papel da humanidade diante delas.

É surreal saber que a primeira publicação de ?Eu, Robô? foi em 1950. Naquela época, Asimov já escreveu sobre discussões que são importantíssimas hoje em dia. Nos deparamos com dilemas como a substituição da mão-de-obra humana pelas Inteligências Artificiais, e hoje também vemos o quanto a ciência de dados tem se tornado uma área cada vez mais essencial para as empresas. E o Asimov já falava sobre isso há mais de setenta anos!

Os dilemas abordados em cada conto vão progredindo de acordo com o avanço da tecnologia e o aumento da complexidade entre as relações de humanos e robôs. Os enredos foram criados em torno de alguma quebra nas Leis da Robótica, e é muito divertido acompanhar a lógica por trás das soluções dos problemas.

Sim, apesar de trazer reflexões muito importantes e que ressoam com os dias atuais, os contos têm uma surpreendente pegada cômica que me amarrou na leitura!! Em especial, os episódios em que apareciam os especialistas Donovan e Powell, me arrancaram boas risadas.

Os dilemas que envolvem a Primeira Lei ? nenhum robô pode ferir um ser humano ou permitir que seja ferido por inação ? foram os que mais me chamaram a atenção e me fizeram pensar. É nítido que, em todos os aspectos, os robôs são superiores aos humanos. Tudo o que os impede de dominar os humanos é a programação da Primeira Lei em seus cérebros positrônicos, ou será que eles seriam capazes de genuinamente serem leais?

Se quisermos, podemos ir além, e substituir os cérebros positrônicos pelas Inteligências Artificiais, e continuarmos os questionamentos. Seriam capazes de compreender emoções e sentimentos? Podemos aferir comportamentos tipicamente humanos às máquinas inteligentes? São capazes de raciocinar e questionar suas próprias existências? Conseguiriam governar com justiça?

O que aconteceria com a humanidade se nosso destino fosse entregue nas mãos (e mentes) artificiais?

Cara, é de explodir a cabeça.

A linguagem é muito fluida, acessível, sério, é um livro que não consegui largar. Ainda fiquei meio incomodada com o modo como o Asimov descreveu a genial Susan Calvin ? parece que mulheres inteligentes não podem ser atraentes, mas, enfim ?, só que foi um incômodo menor que o sentido em alguns momentos na leitura de ?O fim da eternidade?.

Falando nele, foi muito bom tê-lo lido antes de ler ?Eu, Robô?, pois parece-me que a sociedade existente aqui nos contos é uma consequência dos eventos desencadeados no ?O fim da eternidade?. Ambos livros também mencionam a formação de um Império Galático (estou ansiosa para acompanhar esse desenrolar). Mas, para quem quiser começar Asimov para conhecer a escrita, ?Eu, Robô? é um excelente começo! Leve, divertido, e com poder de maravilhar pela genialidade e visões de mundo do Asimov, nada ultrapassadas.

Acho que o Bom Doutor teve permissão da Eternidade para vislumbrar o futuro e escrever sobre ele, não é possível!!

Recomendo fortemente.