Além do Planeta Silencioso

Além do Planeta Silencioso C. S. Lewis

Resenhas - Além do Planeta Silencioso

Alane.Sthefany 21/04/2022

Além do Planeta Silencioso - C. S. Lewis
Eu nem sei o que dizer desse livro, Além do Planeta Silencioso, é o primeiro livro de uma Trilogia, chamada Trilogia Cósmica, eu não gostei do primeiro livro, dito isso, não irei continuar lendo os restantes dos livros.

O plot foi o melhor do livro até então.
Mas foi uma leitura chata, não foi arrastada, porém foi chata, nem consigo explicar direito, até porque geralmente quando um livro é chato, ele tem tendência de ser também arrastado, mas esse eu consegui ter um bom ritmo de leitura, eu só não estava gostando do desenvolvimento do enredo, muita narração, detalhes desnecessários, sem muitos eventos para prender o leitor, diversos nomes de bichos/animais/criaturas do outro planeta, que era difícil até mesmo se habituar e entrar nesse mundo criado pelo autor.

Ou seja, não foi nada edificante ou que me agregou em alguma coisa. Não gostei.

Entretanto, quem sabe um dia eu pegue para reler ele novamente, e a minha experiência de leitura mude; já que o livro tem várias alegorias, enigmas e metáforas filosóficas e teológicas que eu não consegui captar muito bem, podendo ser esse o motivo de não ter gostado.

No entanto, por enquanto prefiro não dá continuidade a Trilogia, não estou no momento certo.
Jhaze 22/04/2022minha estante
Do Lewis só lhe recomendo duas obras: As Crônicas de Narnia e Cartas de uma Diabo ao seu Aprendiz...a trilogia cósmica deixa pra quando vc chegar ao fim da terceira década de existência...vc é jovem rsrsrs

Alane.Sthefany 23/04/2022minha estante
Eu já li as Cartas de Um Diabo ao Seu Aprendiz.

Estudo Teologia, e um pouco de filosofia, e não vi nenhuma analogia nesse livro.

Achei só uma leitura chata. E criei uma expectativa com pessoas dizendo que essa Trilogia era maravilhosa, já li livros de ficção científica e amei, mas esse aqui ...

Decepção.

Jhaze 23/04/2022minha estante
Vc foi mais longe do que eu...terminou o livro. Eu abandonei...

Alane.Sthefany 23/04/2022minha estante
Jhaze,

Está esperando chegar aos 40 anos ? ???

Pretendo ler outros dele, como: Cristianismo puro e simples, A abolição do homem; O peso da glória, Os quatro amores; Deus no banco dos réus, A última noite do mundo; ...

Eu gostei do livro Cartas de Um Diabo ao Seu Aprendiz, e fiquei até ansiosa para ler outros livros dele, porém essa Trilogia Cósmica me desanimou, muito decepcionante.

Jhaze 24/04/2022minha estante
Tentei ler o Cristianismo Puro e Simples e tbm abandonei. Dê uma olhada e tire sua conclusão. As Crônicas de Nárnia volume único cheguei na metade em 2020 mas por falta de tempo tive q parar. Espero pegar de volta em breve. Tenho certeza que lerei tbm A Última Noite do Mundo.

Vladi 24/04/2022minha estante
Os livros do Lewis não são de fácil leitura mesmo, ainda não li nenhum dessa trilogia cósmica, mas tive uma sensação parecida com a leitura de Até Que Tenhamos Rostos, foi arrastado pra mim e não funcionou, tirando este as demais leituras dele foram excelentes.

Jhaze,
Eu vou tentar ler ele. Vi alguns livros, fazendo menção a ele, e até onde eu vi, ele parece ser bom, ao menos pelas citações.

Mas quando eu pegar para ler, tirarei minhas conclusões, espero que eu goste ??

Vladi,

???

Já ouvi falar desse livro. Já que vc gosta dos livros dele, seria interessante dá uma conferida nessa Trilogia (Cósmica), muitos gostaram, quem sabe, você não seja outro que venha gostar também.

Jhaze 25/04/2022minha estante
Lannêh, eu vou até reolhar ele. Meu pai tem ele, abandonou tbm. Vou aproveitar que vim pra casa dele uns dias e vou folhear ele...

Alane.Sthefany 25/04/2022minha estante
Até seu pai abandonou, kakakakakaka ???
Espero que dessa vez consiga ??

Jhaze 25/04/2022minha estante
Kkkk? tenho certeza que tbm não vou durar muito tempo com ele nas mãos rsrs

Vou até acompanhar ???

Jhaze 26/04/2022minha estante
Aí Lannêh não vou nem acrescentar na meta de leitura de 2022...iria para o abandono mesmo rsrs

Gutenberg Carlos 29/01/2023minha estante
Estou lendo nesse momento e tenho exatamente essa sensação. Talvez porque As Crônicas de Nárnia sejam fantásticas demais em comparação a esse.
Mas, é isso mesmo, não agrega nada além da leitura, nenhum insight...
Esperava mais...

Lucas 27/02/2023minha estante
Quem mandou não saber ler linguagens coloquiais?

Gutenberg Carlos 14/05/2023minha estante
Terminei o livro, e de fato, o plot é a melhor parte do livro.
Cheguei ao final, e fiquei com vontade de continuar a trilogia, mas concordo com o que você falou, o enredo é de fato arrastado e a descrição do planeta e suas criaturas confusas.

Wellyddna0 19/12/2023minha estante
Também não me animei pra ler os outros dois. Me decepcionei pq achei que seria muito bom, como As Crônicas e As cartas de um diabo. Ainda pensando se vale a pena gastar tempo lendo os outros dois ou se muda alguma coisa e ficam bons rsrs

Andreia Santana 15/01/2011

Alegoria extraterrestre sobre a intolerância
O escritor C.S.Lewis é mundialmente conhecido graças ao sucesso no cinema das adaptações de seus contos infanto-juvenis As crônicas de Nárnia. Mas, o autor, antes de publicar, nos anos 50, as famosas Crônicas, criou uma pequena obra-prima, lírica e filosófica, que revela poesia desde o título: Além do planeta silencioso (Ed. Martins Fontes, 2010).

Primeiro livro da Trilogia Cósmica, Além do planeta silencioso é de 1938 e funciona como metáfora para o período tenso pré II Guerra Mundial, quando na Europa proliferavam os governos totalitários. É também uma alegoria religiosa, com foco nas crenças cristãs, mas com uma base solidamente fincada nas mitologias celta e nórdica.

Nessa fábula mais adulta, o autor discute a intolerância, preconceito, opressão; o avanço da tecnologia bélica e até cria metáforas que tanto servem para descrever o anjo caído Lúcifer, que teria “entortado o mundo”, quanto Hitler, que teria “entortado a Europa”.

O livro conta a história do filólogo Elwin Ransom, um pacato professor universitário que tem como passatempo fazer longas viagens a pé pelo interior da Inglaterra. Por uma sucessão de fatos, Ransom é seqüestrado por dois homens: o cientista Weston e o magnata Devine, e embarcado numa nave espacial para o planeta Malacandra (Marte).

Nessa primeira parte da trilogia, C.S.Lewis não perde tempo descrevendo batalhas espaciais ou engenhocas tecnológicas dignas de Júlio Verne e H.G.Wells, autores que povoaram sua infância. O interesse do autor é utilizar esse mundo desconhecido e que se extingue, com paisagens exóticas e desoladas, para mostrar a evolução espiritual do protagonista e levá-lo através de alegorias, a questionar, analisar e, finalmente, aceitar a existência de uma grande força espiritual em regência ao universo.

Supremacia racial - A estranheza que os habitantes de Malacandra causam em Ransom, que num primeiro impulso considera os nativos como selvagens aculturados, é o grande discurso moralizante da obra de Lewis e sua bandeira contra os ideais racistas do nazi-fascismo. Weston e Devine, inclusive, personificam dois males da civilização moderna: a ganância que quer extrair todas as riquezas dos mais fracos (capitalismo predatório e selvagem); e o conquistador que quer dominar e extinguir os considerados inferiores (como o arianismo proposto por Hitler). Weston, que é o cientista que desenvolveu a nave especial para "conquistar" Malacandra, seria ainda um avatar de mente brilhante colocada a serviço do mal.

A necessidade de Ransom em racionalizar tudo o que vê nas paragens “estrangeiras”, traçando paralelos com a cultura da Terra (leia-se a cultura ocidental), mostram que o objetivo do autor é usar a obra também como alerta contra o preconceito e as ideias de superioridade e pureza racial que proliferavam na Europa no período entre guerras.

Em algumas passagens, abertamente critica os ideais colonialistas e suas crenças “no fardo do homem branco”; ou seja, “o peso da civilização” e as “obrigações dos povos culturalmente superiores para com os inferiores”, o que fatalmente leva a dominação e extinção dos últimos.

Ransom, que não pode evitar ser fruto do seu meio, embora comece a amadurecer durante a experiência extraterrestre, aprende que em Malacandra, as raças diferentes convivem numa harmonia que transcende as diferenças físicas ou culturais, dando a ideia de um “paraíso bíblico”. Ele percebe também que uma raça não precisa dominar ou mesmo diluir a outra e que não existe uma hierarquia que divide os povos entre superiores e inferiores.

Viajante involuntário, mas depois admirador dos habitantes de Malacandra na mesma proporção em que percebe que o inferior é na verdade o animal humano e suas políticas de exclusão, Ransom entende porque, para a civilização malacandriana, a Terra é conhecida como o “planeta silencioso”. E aqui, alguns trechos da obra se assemelham a história de Nárnia, pois o “mal” (seja na figura de demônios ou na do nazismo), ao invadir a Terra, isolou-a e apartou-a da grande harmonia celestial que manteria a ordem no cosmos.

A narrativa do escritor mescla o lirismo e a retórica. O tom dos textos, principalmente nas passagens de maior peso religioso, lembra uma pregação, mas não do tipo enfadonha. Antes, utiliza-se de encadeamentos lógicos e deduções inteligentes para seduzir o leitor e convidá-lo ao livre-pensamento. Mesmo quando abertamente fala do Deus cristão, chamado “Maleldil” na história, o autor convida mais a uma reflexão filosófica sobre religiosidade do que para uma conversão propriamente dita.

Considerada uma das obras-primas da literatura inglesa, Além do planeta silencioso pode não encantar tanto aos leitores mais afeitos a aventura pela aventura quanto as fábulas protagonizadas pelo leão Aslam, mas cria uma boa expectativa em relação ao restante da Trilogia Cósmica e oferece outra perspectiva da fantasiosa imaginação de C.S.Lewis. As questões morais, marca registrada dos livros dele, prevalecem, mas num tom menos profético e mais humano.
Sikewiecz 04/03/2011minha estante
Parabéns pela resenha. Apenas uma ressalva: é um absurdo dizer que C.S. Lewis é conhecido graças ao sucesso no cinema das adaptações de Narnia. Ele é conhecido pelos seus excelentes livros!

Andreia Santana 04/03/2011minha estante
Olá, obrigada pela visita e pelo comentário, mas acho que você não entendeu o que eu quis dizer. C.S.Lewis é conhecido por sua espetacular obra no meio literário e entre os bibliófilos, como parte dos adeptos da rede Skoob, embora por aqui também haja toda uma rede de neófitos em literatura. Ainda assim, nesses nossos tempos de cultura massificada e triturada ao nível do descartável, é inegável o fato de que as adaptações para o cinema de As crônicas de Nárnia popularizou o autor entre os não leitores clássicos, digamos assim, que graças ao interesse despertado pelos filmes, correu às livrarias em busca de suas obras. Do contrário, a obra de Lewis não estaria sendo relançada por aqui, não é? A indústria literária não é ingênua. Trata-se de uma constatação jornalística e por mais que os bibliófilos e intelectuais queiram negar, Lewis se popularizou entre os não iniciados graças ao cinema :) Não creio que o adjetivo "absurdo" se encaixe na hora que julgamos um texto tão subjetivo quanto uma resenha. Pessoalmente, não considero a opinião de ninguém absurda, nem a sua! Abraços

Andreia Santana 15/07/2011minha estante
Acredito que você vai gostar do livro, Bruna. Boa leitura!

moli 01/05/2013minha estante
ótima resenha! comprei a trilogia, nao li ainda. mas pelo jeito vou viajar!

Lorhayne.Scalioni 28/03/2017minha estante
Amei sua resenha, entra para o hall dos desejados com certeza

lasthours 03/08/2021

Malacandra
Sinceramente, até 70% do livro eu estava (?)
Começa que a nave leva um mês da Terra até outro planeta, sendo que a viagem até o planeta mais próximo leva um ano.

Então, todo o desenvolvimento é sobre Ransom, aprendendo a viver com os malacandrianos, um pouco (pouco mesmo kkk) da cultura, da língua, costumes e tudo que ele pudesse absorver, e ficamos, ok, mas qual o propósito? Mas ainda assim, somos instigados a querer o saber o que vem a seguir.

Então chegamos na parte (o final) em que as coisas realmente ficam interessantes, essa 'entidade' seja qual for o significado que vamos dar a ela, muda tudo.

Comecei essa trilogia porque foi descrita como 'trilogia cósmica' uma 'viagens a outros mundos' a que muito me interesso, mas na real, pelo menos este primeiro livro, é mais sobre nós, a humanidade, como evoluímos, quais são nossos propósitos, por que tememos a morte? E por que, aos poucos, estamos não só acabando uns com os outros mas também com nossa casa, e não contentes, vamos buscar outras para fazer o mesmo? Qual será a nossa reação diante de outra vida inteligente? O que consideramos 'vida inteligente"?

O genial sobre este livro está no 'pós escrito' onde somos levados a acreditar que alguém narrou a estória para o C.S Lewis, e além de ficção, este livro é um alerta, da um acontecimento verídico, do que aconteceu, e do que está por vir, para a humanidade e todo o universo.

E quem pode provar que é mentira?
bru. 04/08/2021minha estante
parece muito interessante, gostei

lasthours 04/08/2021minha estante
Eu gostei bastante e me surpreendi, pra quem gosta de ficção científica e fantasia vale a pena.

Lenas 05/08/2021minha estante
Caraca, 70% do livro foi uma incognita e ainda assim quase 5 estrelas!

Rebeca_Moledo 17/04/2020

null
A narrativa me prendeu de uma forma que fazia tempo que não ocorria. C.S. Lewis sempre consegue deixar suas histórias mágicas. Estou até agora tentando imaginar como é o planeta de Malacandra, e suas criaturas. O final me trouxe profundas reflexões sobre a vida.

Joabe.Gileade 03/06/2021

O "extraterrestre" Dr. Ransom
Eu suspeito que Lewis queria dizer coisas mais profundas por trás da ficção de Além do Planeta Silencioso. Fiquei convencido disso principalmente após o final do livro. O final é muito interessante! Lewis que conta a história, entra na história. O Dr Ransom (personagem inspirado em Tolkien) escreve uma carta a Lewis e nela de forma majestosa conta resumidamente o seu ponto de vista das coisas que viu e ouviu em Malacandra. Alguns desses pensamentos...eu gostaria muito que fossem "traduzidos" em uma linguagem mais fácil, da mesma forma que Ransom traduziu a língua dos malacandrianos para o Weston.
O início e o fim do livro na minha opinião foram excelentes! (Aliás quem sou eu para emitir um julgamento sobre um clássico! como diz o Pondé, quando julgamos negativamente um clássico o problema pode está em quem está criticando, pois um clássico é um clássico porque sobreviveu a muitos críticos fortes). O meio do livro pode ser cansativo, não por falta de criatividade do autor, mas porque é realmente longe do nosso contexto.

Marcos de Mello 23/03/2022

Trata-se de uma história onde Ranson encontra um ex colega de faculdade em uma de suas viagens.
Ao encontrar este amigo ele acha toda movimentação muito estranha.
Ranson é sequestrado e quando se dá conta está em uma nave espacial rumo a um destino desconhecido.
Nosso protagonista descobre que está sendo levado como oferenda aos moradores deste planeta.
E a história se desenrola...

As escritas do C. S. Lewis sempre me remetem a relacionar a história com algo bíblico e neste primeiro livro da trilogia não foi diferente.
Achei legal este tema e como se desenrolou.
Pronto para a segunda parte.

Niájera 03/11/2020

Detalhista e reflexivo
Primeira experiência com o tão aclamado C.S.Lewis e gostei muito, achei que em alguns momentos ele poderia ter sido menos detalhista, mas percebi que realmente o intuito era nos fazer viver 100% a realidade do tal planeta. Os diálogos são riquíssimos, altamente reflexivos, como eu já esperava e só me fez querer conhecer mais obras do autor.

brunadlm 31/03/2024

Dificilmente encontrarei algo tão criativo quanto este livro; é surpreendente, fascinante. Pude conhecer um planeta novo e relembrar aspectos da velha raça humana, retratada de forma crua e muito real por um autor fora da curva. Lewis é brilhante, e eu não perderei a chance de dizer para quem for: leia Além do planeta silencioso ainda hoje! E se restar dúvidas, saiba que: "O quarto onde estava era silencioso, vazio, quase escuro. Ele estava se preparando para dormir de novo quando uma voz alta e aguda bem ao seu lado disse: Oyarsa mandou chamá-lo."

Báh~ 29/06/2020

Primeiro livro do autor: de Thulcandra a Malacandra
Foi bem lenta a construção da história, mas valeu a pena a leitura.

O físico Weston e Devine raptam e levam o filósofo Ransom com eles em um viagem de nave até o planeta Malacandra. Tinha o propósito de entregá-lo aos habitantes. Queriam o ouro do planeta.

No planeta desconhecido, ao fugir dos seus raptores, Ransom entra em contato com as três espécies existentes (krossa, séroni e pfifltriggi), a cultura e fé. Foi um interação bem interessante.
No livro é feita diversas análises e comparações do planeta e as condutas dos seus habitantes em relação a Terra e os homens.

Um personagem que cativa bastante é Hyoi. Vale ressaltar a interação harmônica entre as espécies, racionais, que tanto impressionou Ransom. Ransom mostrou muito respeito por todos, diferente de Weston e Devine.

Alguns pontos do planeta: Maleldil é o criador. Oyarsa é como um governante no planeta. Hnau é como se fosse todos os seres vivos. Quando chamavam de Torto, pessoas ou outras coisas, era como se fosse ruins ou estranhas.

Canteli Marcio 26/05/2022

Início da trilogia clássica
Ler esse livro me deixou com vontade de ler toda a trilogia
Saber que foi escrito no contexto de guerra ajuda a compreender o respeito pelo ser humano que esse livro trás
O tempo todo você fica com a sensação de que ele está dizendo algo a mais do que diz, característica própria de CS Lewis
As descrições são gostosas de acompanhar
Bora pra Perelandra agora (segundo livro de trilogia)

RobertoGPI 24/06/2021

Maravilhoso!
Sou suspeito a falar pois amo uma ficção científica, mas essa de Lewis é ótima! Adorei tudo, o final me faz querer continuar.

Tiego 04/03/2012

Fui até a última página do livro maravilhado. O C S Lewis sabe descrever cenários, personagens e ações de forma incrível.

Jessé 19/03/2020

Mundo torto
Lewis consegue transmitir ideias e conceitos complicadíssimos de forma muito simples. Através dessa história de ficção científica, ele nos apresenta princípios e valores da fé cristã de forma lúdica e muito criativa. Eu costumo dizer que essa obra fez eu perder o medo de olhar pro céu... O mainstream de histórias espaciais mostra o universo como um lugar hostil, cheio de perigos e indiferente ao ser humano, mas aqui, através de uma perspectiva cristã, somos convidados a imaginar um espaço sideral tão belo e organizado quanto qualquer uma das belas criações de Deus.

A imaginação de Lewis está impecável neste livro. O professor Ransom, inspirado em Tolkien (sim, o escritor de O Senhor dos Anéis!), cumpre o papel de nos guiar por um planeta tão diferente do nosso. Um planeta que não se entortou e, por isso, tem em suas criaturas a pureza e a benignidade dada por Deus de forma intacta.

Apesar disso, ele mesmo carrega em si a sua 'tortidão'. Como um ser torto, apesar das tentativas de andar em retidão, encararia um mundo perfeito? Esse foi um questionamento que me acompanhou durante toda a leitura, e devo dizer que a forma que o livro aborda essa e todas as questões que pretende discutir é ímpar e muito bem trabalhada. Embarque na sua nave espacial e venha desbravar esse universo totalmente diferente do que você já tenha visto em histórias de ficção científica. Permita-se viajar pela genialidade desse mestre da literatura.

Simone 13/07/2020

Você se sente de fato em Malacandra devido a riqueza de detalhes em que CS Lewis descreve a paisagem do planeta visitado por Ransom.