O Homem do Castelo Alto

O Homem do Castelo Alto Philip K. Dick

Resenhas - O Homem do Castelo Alto

Pablito 07/03/2023

Uma leitura tranquila
Um livro agradável de ler, com um final foi bem "morno", quase não percebi que havia acabado. Lembrou um pouco o Admirável Mundo Novo, no sentido de que "nada" acontece, mas faz um bom serviço em apresentar o mundo. É como se fosse uma novela televisiva: via de regra, se estabelece o panorama geral do mundo, e vamos interagindo com pessoas de diversos núcleos sociais, pra entendermos na prática como a realidade funciona, mas não existe uma grande mudança no status do mundo. Existe um grande acontecimento sim, para gerar agitação nas pessoas, e faz isso bem, mas de modo geral o mundo continua como estabelecido.

Recomendo apenas que seja lido com regularidade: não pude ler diariamente, mas sempre com intervalos de 3 ou 5 dias, e devido à mudança de foco na narrativa as vezes demorava pra reconhecer alguns personagens que haviam sido citados anteriormente no livro.

Ju * 03/03/2023

É bom, mas eu esperava um enredo diferente
Como seria o mundo se a Alemanha nazist* tivesse ganhado a Segunda Guerra?

O mundo seria beeeem diferente, com certeza. E esse livro apresenta uma ideia de como poderia ter sido.

Confesso que eu esperava mais. Acjo que eu pensei que o livro falaria algo mais da geopolítica da época, como o mundo estaria dividido etc.

Mas ele foca em pessoas, até porque o autor pensou no período que escreveu, na década de 1960. Então, os leitores saberiam melhor como era o mundo naquela época.

Isso, de modo nenhum, diminui a qualidade do livro. São várias histórias, mas que nem sempre se entrelaçam.

Porém, em algum momento, o livro fictício O Gafanhoto Torna-se Pesado passa pelas histórias.

Esse livro conta uma realidade dentro dessa realidade: como seria o mundo se os nazist*s tivessem perdido a guerra.

Em resumo, é uma crítica ao mundo daquela época, mas muita coisa ainda se aplica ao nosso momento agora.

Vale a leitura, como uma distopia clássica.

"A tecnologia não é a medida de uma grande civilização."

Thiago Franci Souza 01/03/2023

Esperava mais
Sempre fiquei curioso em ler esse livro, depois de começar a assistir a série da Amazon fiquei mais instigado ainda, porque a série era muito morosa, porém o que descobri com a leitura é que a série apenas se baseou no livro e levou a história para uma direção muito mais interessante. O autor, ao meu ver, não conseguiu expressar o que aparentemente queria, incluiu algumas estórias desnecessárias e perdidas no texto, sem o desfecho de algumas delas. Finalizou a história rapidamente nas últimas páginas.
Katia Rodrigues 01/03/2023minha estante
O livro podia ser tão melhor. É uma pena q o autor não conseguiu explorar todo o potencial ?

Leticia 26/02/2023

Vei
A escrita me deixou confusa ate quase a metade, mas o livro em si me surpreendeu porque eu nao sabia onde ele iria chegar ou concluir.
Foi legal, mas um tanto cansativo pela escrita, ver os pontos se conectando
E sobre o final: MINHA GENTE???????

Isabela 23/02/2023

QUE LOUCURA! A premissa do livro é muito interessante, mas o livro é escrito de uma forma cansativa. Tem uma quantidade excessiva de detalhes e eu ficava perdida em meio às história dos personagens

luizfsricardo 21/02/2023

Sei nem o que dizer
O livro é um pouco confuso, o autor da umas viajadas mas existem algumas cenas interessantes. Poderia ser mais curto.

Mas o final deixou a desejar. Não recomendo. Só se você tiver muita curiosidade.

Ari 20/02/2023

Uma leitura um pouco difícil, tive que ler algumas partes de novo, mas tirando isso gostei bastante, achei bem interessante a ideia geral do livro.
Sinceramente, o final muito aberto não me satisfaz tanto, me deixou muitas perguntas, com certeza leria uma continuação do livro, mas o final aberto sempre tem seu charme.
Recomendo para todos, e agora pretendo ver a série!
OBS: o livro não é nada do que eu achei, me surpreendeu positivamente.

Romeu Felix 19/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "O Homem do Castelo Alto", escrito por Philip K. Dick e publicado originalmente em 1962, é uma obra de ficção científica que apresenta uma realidade alternativa na qual os Estados Unidos foram derrotados na Segunda Guerra Mundial e agora são ocupados por duas potências: os alemães e os japoneses.

A trama se passa no início da década de 1960 e segue a vida de diversas personagens que habitam essa nova realidade, como Juliana Frink, uma mulher que vive na parte ocidental dos EUA dominada pelos japoneses e que começa a questionar sua existência após assistir a uma apresentação de um show que se baseia em um livro chamado "The Grasshopper Lies Heavy", que descreve um mundo em que os Aliados venceram a guerra. Outra personagem central é Frank Frink, ex-marido de Juliana, um artista que se envolve com um grupo de rebeldes que produz falsificações.

A obra explora temas como a natureza da realidade, a percepção subjetiva e as implicações políticas e sociais da vitória do Eixo. Através de personagens complexas e bem desenvolvidas, Dick apresenta uma reflexão sobre as consequências de uma história alternativa e como isso afetaria a vida de indivíduos comuns.

Publicado pela editora Aleph em 2019, esta edição conta com tradução de Fábio Fernandes e inclui uma introdução do autor contemporâneo Neil Gaiman. "O Homem do Castelo Alto" é uma obra aclamada pela crítica e é considerada uma das mais importantes da carreira de Philip K. Dick, tendo inspirado a série de televisão homônima produzida pela Amazon.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Romeu Felix 19/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "O Homem do Castelo Alto" é uma obra de ficção científica e romance alternativo escrita por Philip K. Dick. A história se passa em uma realidade alternativa na qual a Alemanha Nazista e o Império Japonês saíram vitoriosos da Segunda Guerra Mundial e dividiram o mundo em duas esferas de influência. Na América do Norte, a maior parte do território se tornou uma colônia japonesa, enquanto o restante é controlado pelos nazistas.

A trama principal do livro gira em torno de Juliana Frink, uma jovem americana que, após o assassinato de seu marido, passa a investigar uma obra literária intitulada "The Grasshopper Lies Heavy", que apresenta um mundo no qual as potências do Eixo perderam a guerra. A busca por respostas acerca dessa obra literária a leva a conhecer novos personagens e a questionar as verdades absolutas que o regime nazista impõe a todos os seus cidadãos.

Fazendo uso de elementos de realidades alternativas, o autor apresenta ao leitor uma reflexão sobre o poder do discurso e sobre como as narrativas podem ser usadas para manipular e controlar as massas.

Fichamento:

O livro "O Homem do Castelo Alto" é uma obra de ficção científica e romance alternativo escrita por Philip K. Dick. Publicado originalmente em 1962, o livro se passa em uma realidade alternativa na qual a Alemanha Nazista e o Império Japonês saíram vitoriosos da Segunda Guerra Mundial e dividiram o mundo em duas esferas de influência. Na América do Norte, a maior parte do território se tornou uma colônia japonesa, enquanto o restante é controlado pelos nazistas.

A história apresenta uma trama complexa, com diversos personagens e linhas narrativas que se entrelaçam. Uma das personagens principais é Juliana Frink, uma jovem americana que, após o assassinato de seu marido, passa a investigar uma obra literária intitulada "The Grasshopper Lies Heavy", que apresenta um mundo no qual as potências do Eixo perderam a guerra. A busca por respostas acerca dessa obra literária a leva a conhecer novos personagens e a questionar as verdades absolutas que o regime nazista impõe a todos os seus cidadãos.

O autor utiliza elementos de realidades alternativas para apresentar ao leitor uma reflexão sobre o poder do discurso e sobre como as narrativas podem ser usadas para manipular e controlar as massas. A obra também aborda temas como a liberdade individual, a censura e o controle do Estado sobre a vida dos cidadãos.

"O Homem do Castelo Alto" é uma obra densa e complexa, que exige atenção e dedicação do leitor para ser completamente compreendida.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Beatrice 13/02/2023

Meio triste ver aqui que a galera tá resumindo esse livro a uma bad trip de drogas. Não gostei muito do final, mas achei esse livro muito, muito bom, descrever uma realidade alternativa dessas no pequeno detalhe das coisas, como as pessoas colecionam arte e como elas entendem historicidade. Enfim, um livro muito bom pra pensa em questões de raça e orientalismo na realidade em que a Alemanha e o Japão NÃO ganharam a guerra
Agnaldo Alexandre 08/03/2023minha estante
O problema é que a editora insistem em expor que o PKD usava lisérgicos, que casou 5 vezes, tinha paranóias sociais, etc, etc. Isso já deixa o/a leitor/leitora com uma imagem de que, ele é confuso é sem sentido. Confesso, esse vou começar amanhã, mas já li muitos livros e contos só Dick para saber que ele escreve muito bem, mas não é ortodoxo e nem segue regras.

Alan Furiati 11/02/2023

K. Dick constrói suas histórias em cima dos personagens. O enredo são eles, ou ao menos ele sempre parte deles, de quem eles são para desenvolver tudo ao redor deles e não o contrário, como muitos autores fazem que é ter um enredo e aí ir povoando com personagens que com o tempo adquirem nuances. Aqui parece que as variações de temperamento, as necessidades do personagem é que constroem a narrativa. É sempre uma viagem sobre o EU do autor refletido nos personagens. Existem buracos no texto que dão a ele, talvez de forma involuntária, contornos, uma sensação de realidade ainda mais quando você conhece mais sobre a vida pessoal do autor.

Maria 08/02/2023

Duplo
O final deixou o meio bastante interessante, porém não deixa de ser um livro maçante de ler, com personagens onde você pouco se conecta com eles. Esperava mais sentimentalismo por imaginar um mundo tomado pelo nazismo e o preconceito, entretanto o foco se dá em questões políticas mesmo, com um toque de, obviamente, ficção científica, ao revelar a possível existência de mundo paralelos.

Mari 01/02/2023

O poder das drogas
O livro é um pouco confuso, com muitas divagações e reflexões que não adicionam muito ao enredo. Mesmo assim, fiquei interessada do início ao fim na história, mais para descobrir mais sobre os personagens (que são muito bem construídos) do que em relação à história.

O mundo criado é muito interessante, apesar de não ser tão bem aproveitado pelo autor (pelas divagações e falta de reviravoltas/acontecimentos marcantes). Acredito que seja o mundo fictício e a escrita agradável de ler que contribuiu para o seu sucesso.

A explicação ao final do livro sobre a biografia do autor salva muito, já que muitos pontos "decepcionantes" foram mais compreendidos -drogas estiveram envolvidas e isso explica muito.