O Homem do Castelo Alto

O Homem do Castelo Alto Philip K. Dick

Resenhas - O Homem do Castelo Alto

Matheuzices 05/05/2023

O livro "O Homem do Castelo Alto", de Philip K. Dick, é uma obra distópica que apresenta uma realidade alternativa na qual os Aliados perderam a Segunda Guerra Mundial e o mundo foi dividido entre os japoneses e os nazistas.

Na história, o personagem principal, Juliana Frink, é uma mulher que busca encontrar o autor do livro "O Gafanhoto se torna Pesado", um livro que relata uma realidade alternativa onde os Aliados venceram a Segunda Guerra Mundial. Enquanto isso, conhecemos outros personagens, como Frank Frink, ex-marido de Juliana, que busca vender suas peças de artesanato para sobreviver, e Robert Childan, um negociante de antiguidades que tenta se adaptar à nova ordem mundial.

O livro é um estudo sobre o poder e a manipulação ideológica, onde o leitor se depara com um mundo em que a verdade é constantemente distorcida e a realidade é moldada pelos vencedores da guerra. Além disso, é uma reflexão sobre a identidade nacional e a cultura, mostrando como a dominação de um país pode afetar profundamente sua cultura.

Com sua prosa envolvente, Philip K. Dick cria um universo complexo e intrigante, cheio de reviravoltas e mistérios. "O Homem do Castelo Alto" é uma obra que instiga o leitor a refletir sobre a natureza da realidade e a manipulação da informação. Um livro que, apesar de ter sido escrito há mais de 50 anos, continua atual e fascinante.

Arlindo.Ramos 30/04/2023

O Homem do Castelo Alto
Que livro ótimo. Em História não existe "se", mais na literatura tudo é possível. Esse livro faz pensar, e se os Alemães tivessem ganhado, como seria o mundo hoje?

AndradeFS.Ju 28/04/2023

Eu tinha altas expectativas. Imaginava profundidade e ação, mas recebi dúvida e decepção. Erro meu em achar que tudo ia se cruzar mais adiante. E o tal do Dente de Leão? E as joias? Vai ter atentado? O velho chega no Japão? O alemão tá caindo numa cilada? Eles estão na Matrix? Não sabemos.
Kacnique 10/05/2023minha estante
Fiquei exatamente assim kkkkk

alissont 27/04/2023

Uma trama mal-acabada
De todas as leituras que fiz até aqui em 2023, essa certamente foi a que iniciei com mais expectativas, não sendo elas, infelizmente, supridas. Motivado pela série de mesmo nome produzida pela Amazon, talvez eu tenha elevado demais o sarrafo para analisar o livro.

"O homem do castelo alto" não é de todo uma decepção, pelo contrário, possui uma boa escrita e histórias interessantes fundamentadas em uma ótima premissa. Todavia, no meu ponto de vista, tais histórias poderiam ser mais desenvolvidas e os personagens mais bem aproveitados. Ao terminar, a sensação é que o livro seria muito melhor se possuísse mais algumas centenas de páginas, o que o leva a parecer uma obra incompleta, inacabada e desprovida de um "closure" que interligue os arcos da trama.

Diego Miúdo 24/04/2023

"O Homem do Castelo Alto": uma reflexão inteligente sobre a realidade e a história.
"O Homem do Castelo Alto" é uma obra inovadora que desafia a compreensão do leitor sobre a realidade e a história. O livro se passa em uma realidade alternativa onde as potências do Eixo venceram a Segunda Guerra Mundial e governam o mundo, criando um cenário político e social complexo e repleto de tensões.

A trama principal gira em torno de um livro intitulado "O Gafanhoto Torna-se Pesado", que apresenta uma história ainda mais alternativa onde os Aliados saíram vitoriosos da guerra. Esse livro é tão importante e controverso que começa a afetar as vidas de diversas pessoas, que vão desde um dono de loja até um oficial do governo japonês.

A narrativa é construída em torno de uma série de personagens que se entrelaçam de maneiras inesperadas, cada um lutando com suas próprias questões e conflitos internos. A abordagem de Dick para a construção de personagens é fascinante, pois ele oferece uma visão sutil das motivações de cada personagem, sem nunca impor sua própria perspectiva.

O livro é uma reflexão sobre a natureza da realidade e a importância da história na nossa compreensão do mundo ao nosso redor. "O Homem do Castelo Alto" é uma obra inteligente e desafiadora, que convida o leitor a questionar suas próprias crenças e perspectivas sobre a vida e a sociedade. Com sua narrativa complexa e cheia de nuances, é um livro que deve ser lido por todos os fãs de ficção científica e de obras que exploram os limites da nossa compreensão do mundo.

Emerson Meira 16/04/2023minha estante
Baita resenha meu amigo! ???????? Preciso criar vergonha na cara pra ler logo, pelo jeito vale muito a pena!

Valeu, Emerson!!!! ?

Jeferson 16/04/2023minha estante
Ainda quero ler esse livro, até hoje nunca li nada do Philip K. Dick (tô com o Blade Runner me esperando aqui), eu assisti a série é gostei, mas um pessoal que leu o livro, falou que era diferente e não curtiram.

Jak Diniz 16/04/2023minha estante
Que resenha!!... Começamos a série e lendo agora a resenha, vejo que não faz justiça a complexidade e imaginação distopica dedicada do Dick.
Obrigada por nos fazer mergulhar nessa possível sandice com essa detalhada e dedicada resenha. Vc arraza demais

Brujo 16/04/2023minha estante
Começa pelo Blade Runner mesmo, Jeferson, é uma ótima porta de entrada !!

Brujo 16/04/2023minha estante
Ahhhh, obrigado Jaque!!! ??
Precisamos terminar a série!!

GiSB 17/04/2023minha estante
Sidney, gostei da resenha, bastante. Estava vendo a série televisiva, realmente arrastada. Nem lembre em que parte deixei de ver. Mas o livro, pelo que você contou, é sensacional. K. Dick é um pessimista de carteira, mas a despeito disso, tem uma esperança de caráter esotérico, místico, transcendental, afinal baseada no i-ching, uma realidade alternativa se permeia em um fundo sombrio e caótico. Antes de mais nada, K Dick era um visionário e profeta do futuro nebuloso, mas eu gosto da escrita do cara, aliás sou fã. Poucos escritores são sombrios sem serem amargos, ele é exceção. O homem do castelo alto é um alerta do que poderia ter acontecido e quase aconteceu, mas também é alerta quanto a um possível futuro tenebroso, pois o cerne do problema não está nos alemães, nem na alemanha nazista, está sim no que o ser humano em desespero pode fazer, bem como uma fé fanática e cega em líderes carismáticos e oportunistas tem a capacidade de criar. Distopia com um pezinho na realidade... Grande K Dick!

Brujo 17/04/2023minha estante
Perfeito, Giovani, concordo com tudo o que disse. O PKD em determinado ponto de sua vida literalmente se tornou alguém que crê em Deus, claro que não a entidade que as religiões tradicionais defendem, mas a visão dele própria de Deus. Mas ao mesmo tempo o grande "vilão" de suas histórias e das próprias crenças era a nossa realidade, que não é verdadeira e que é uma prisão obscura, muito próximo do conceito budista de ciclo do carma e de como você tem que superar esse ciclo para atingir o Nirvana. Ou Deus, no caso do K. Dick...

sakura 16/04/2023

Bom livro, mas cansativo
ótimo livro, acho importante pra compreender o nazifascismo. acho uma distopia boa, mas é um pouco cansativo.

TomAs19 11/04/2023

Um ótimo livro que merece mais reconhecimento
O Homem do Castelo Alto fala de um tema que muita gente já deve ter parado para pensar: E se os nazistas tivessem ganhado a guerra?

Ele pega muito na parte humana, como as pessoas lidam com a realidade que estão. Preconceito de muitas partes e até mesmo pessoas se sentindo inferiores às outras.

Para quem tem vontade de ler esperando grandes explicações geopolítica e econômica da realidade, sinto que não se sentirá saciado. Mas ainda receberá algumas informações interessantes.

Com certeza é um livro que irá agradar todo tipo de leitor, vale a pena a leitura.

Paiva 10/04/2023

Quando descobri esse livro minhas expectativas foram a mil, utopia maravilhosa sobre o fim da 2° guerra, assunto q jamais imaginei.
Porém, grande foi minha decepção... a leitura não trás profundidade de como realmente seria o mundo com Alemanha e Japão no comando, personagens fúteis aos quais vc não se apega, não torce e até esquece a importância dele no enredo. Realmente muito ruim?
Joao.Vitor.P 10/04/2023minha estante
Nossa, muito ruim mas um 3 de 5 hahaha

Larissa V 31/03/2023

A premissa é muito boa, ambientado em um mundo onde a Alemanha nazista venceu a Segunda Guerra Mundial, mas a execução é um marasmo? Eu esperava um relato mais detalhado do caos que seria o mundo nessas condições, mas o livro só relatou os acontecimentos de um modo bem confuso, arrastado e tedioso.
Recomendo não.

Juan Bahia 29/03/2023

Não é uma Distopia mas é
Na mesma linha de 1984, admirável mundo novo entre outros, o livro traz um mundo onde eventos históricos terminaram de forma diferente.

Quando você lê algum dos livros citados acima você chega a sentir repulsa, estranheza e a dor dos personagens pela sua vida.

Em o homem do castelo alto isto não é totalmente verdade, o que é mais surpreendente no livro.

Ele traz a história e os personagens de forma branda, continua e calma. As vezes não parece tratar de algo diferente da realidade.

Pessoalmente a leitura de outros do gênero foi muito mais empolgante, divertida mas a história como um todo não deixa a desejar em nenhum ponto.

Danielle.Almeida 27/03/2023

Prometeu muito
E entregou quase nada. A premissa desse livro é incrível, como seria se a Alemanha nazista tivesse vencido a Guerra? Aqui vemos uma América dividida entre os estados do Pacífico, dominados pelo Japão e o Grande Reich da América, a nação nazista dominada pela Alemanha. Mas fora isso nada nos faz acreditar que isso aconteceu pois muito pouco é falado sobre as consequências da vitória do Eixo. Conhecemos alguns personagens que parecem ser importantes para a história mas em momento nenhum consegui me afeiçoar ou de fato me importar com eles, os acontecimentos não tinham nenhuma relevância pra mim como leitora e em alguns diálogos e divagações se tornava muito chato. Houve pouquíssimas cenas realmente empolgantes e o final ou eu sou muito burra ou ele simplesmente foi cuspido no livro. Tinha muita expectativa nesse livro por ser o meu primeiro do Philip K Dick, mad ficou muito aquém do que eu imaginava.

Tiago.Salles 22/03/2023

Esperava mais
O homem do castelo alto é um livro que conta o cotidiano de vários personagens, mostrando a realidade onde japão e nazistas tivessem ganhado a guerra, dividindo o USA em dois. O livro não tem a missão de explicar sobre os acontecimentos sócio políticos ou geográficos, é mais como uma novela com vários personagens e acontecimentos, com certos questionamentos, pensamentos raciais e intrigas.

shuhua 12/03/2023

"E era agradável ser carregado por outro ser humano. Ser puxado em vez de precisar puxar. E ocupar, mesmo que por um momento, uma posição mais elevada."
"Talvez, se soubermos que somos loucos, então não sejamos loucos. Ou estamos, finalmente, deixando de ser loucos."
"Não sabem o que fazem aos outros, desconhecem a destruição que causaram e estão causando."

Eu não entendi nada, ao mesmo tempo que é super confuso também é interessante, pensar num cenário onde o Eixo ganhou a segunda guerra mundial é assustador, mas parando pra pensar, é algo que há muitos anos atrás não estava tão distante assim, como seria?
Através de diversos personagens, o autor apresenta o mundo e como sua política e socioeconomia funcionam. Americanos são minorias, judeus precisam de identidades falsas e vivem uma vida inteira tentando não serem descobertos, e por aí vai.
Confesso que achei a escrita confusa, por muitas vezes o autor se perdia em detalhes que não tinha necessidade, além deu ter achado os personagens bem chatinhos. É uma leitura difícil, mas até que vale a pena.

Marcus Oliver 10/03/2023

Um ?e se?? bem instigante
A literatura sabe utilizar, como ninguém, a ideia de ?e se??, neste caso, há ?e se o Eixo ganhasse a Segunda Guerra Mundial??.
É nesta história que se acompanha uma realidade paralela.
Os EUA é dividido em dois grande estados, do Pacífico, controlado pelo Império japonês, e um por um estado fantoche, controlado pelo Reich nazista.
Os brancos norte-americanos são tratados como as minorias atuais, oprimida em diversos pontos e tolerados em certos círculos da sociedade japonesa.
O lado norte-americano do Reich não é apresentados, é mais citado por meio de notícias e opiniões dos personagens, sendo a mesma história para o resto do mapa geopolítico desse mundo ficcional. Essa estratégia serve para fugir do modelo básico de livros de fantasia e ficção-científica, ter um ou dois capítulos apenas descrevendo este mundo e seu funcionamento.
A trama principal em si não é o foco desta história, mas trazer uma realidade totalmente plausível com a mudança histórica de um evento e como isso poderia afetar diretamente a vida particular dos indivíduos e a relação entre as dias potências (Japão e Alemanha).