O Homem do Castelo Alto

O Homem do Castelo Alto Philip K. Dick

Resenhas - O Homem do Castelo Alto

Mi Rubin 06/06/2023

Acho que entendi melhor tudo, quando no final, li sobre o autor.

Não é uma narrativa ruim, só meio "dura" e que não fluí tão bem.

Acho que ele queria nos passar que há vários outros finais possíveis dentro de uma mesma realidade.
Vai depender daquela escolha que fará, mesmo que seja à frente de um oráculo.

Leitura interessante e que recomendo.
Nem que seja para conhecer a escrita do autor.

Rafael1153 03/06/2023

USUARIO DE DROGAS
Eu acho q o Phillip tava muito maluco quando escreveu isso, o livro é interessante, mas eu n entendi nada, acho que preciso reler novamente no futuro e ver se entendo numa segunda leitura...

Gabriel.Sansigolo 25/05/2023

Uma ficção científica primorosa
O Homem do Castelo Alto de Philip K. Dick é uma perfeita mistura de ficção científica com romance histórico. O mundo, criado pelo autor, para obra é primoroso, a construção de um E SE a Alemanha e Japão tivessem ganhando a segunda-guerra mundial é extremamente bem escrito. Deixo como destaque a narrativa com múltiplos protagonista.

Allison 24/05/2023

Um universo paralelo sob a ótica filosófica de P.K. Dick
Gosto e desgosto deste livro numa mesma proporção, ao mesmo tempo em que acho incrível a capacidade do autor de explorar de uma forma bem definida e sob um prisma ao qual é pouco apresentado, o livro aborda de modo bem claro como seriam as relações politicas e sociais, com ênfase nos Estados Unidos (onde se passa a historia), caso os países do eixo tivessem ganhado a segunda guerra mundial, ao mesmo tempo essa base é usada para reflexões filosóficas sobre o que é a realidade e sobre a importância da historia (seja ela a contada ou a que se encontra em objetos), até aqui no que tange ao que já falei são só elogios, meu problema com o livro é a quantidade absurda de personagens que são jogados na narrativa, onde a grande maioria só serve para que as tais reflexões existam, não tendo (ou tendo pouquíssima) relevância para o que seria a narrativa principal (o tal livro escrito pelo homem do castelo alto do titulo). Não é um dos meus preferidos do autor, porém é impossível sair de um livro do P.K. Dick, sem ao menos se sentir desafiado a, ao menos, tentar entender a filosofia proposta pelo mesmo.

graziiffraga 19/05/2023

E se?
é difícil falar sobre os 'e se' da história porque são tantas variáveis que definir. eu criei expectativas com esse livro por causa da série, mas elas n foram supridas. achei o livro meio viajado na maioria dos capítulos e principalmente no final. pra mim, parecia que as histórias não terminavam direito e o autor já pulava pra uma outra realidade.

guimpinheiro 14/05/2023

Viagem interessante
Interessante como Philip K Dick abordou uma história sobre a vitória da segunda guerra mundial pela Alemanha e Japão. Um pouco viajado em alguns aspectos, especialmente o final e o começo até se situar, mas ainda assim, uma história bacana de se ler.

Dan 14/05/2023

Ok, vamos por partes.
Não sabia exatamente o que esperar desse livro, só sabia da premissa principal e tinha lido o blurb na contra capa. "A aterrorizante história de como teria sido". Sinceramente, aterrorizante? A gente tem relatos de um pequeno espaço-tempo, pouquíssima dimensão das tragédias e massacres que teoricamente aconteceram para a história chegar aonde chegou. O aterrorizante ficou só a cargo da imaginação do leitor, e isso a gente consegue fazer sem precisar ler.
O livro tem um ritmo até legal, os enredos de alguns personagens são até interessantes, uns menos que os outros. Achei que seria uma leitura complicadíssima, mas foi bem tranquila.
E eu gostei bastante do final, por incrível que pareça. É a reclamação mais constante aqui nas resenhas, mas fiquei completamente satisfeito em encerrar a história ali. Talvez por que eu não ligo pra maioria dos personagens.
Gostei muito da possibilidade que ele deixa no final de que os personagens tenham entendido que não existem, ou que estão vivendo em uma realidade montada, que o oráculo tenha revelado pra eles que na verdade, eles que estão em um livro e a Alemanha realmente perdeu a guerra.
O livro cumpre bem seu papel de deixar a reflexão e realmente parece que teria sido bem pior se os rumos fossem diferentes, mas eu não acho que é uma leitura essencial pra entender isso, basta olhar pro presente e pro dano que governos totalitários ou que flertam com o autoritarismo podem causar.

Kauã 08/05/2023

Me lembrou 1984
Diferentemente das outras resenhas feitas aqui e nao tive essa decepcao toda que duzem ter, mas isso nao torna o livro de todo o bom.
O livro tem uma narrativa interessante e pontos de vistas, debates e discussões muito importantes mas tem tambem capítulos de pura divagação complicadissimos de se entender mas mesmo assim e bom
Vale ressaltar que o ponto de foco nao e exatamente retratar o mundo caso a alemanha nazista tivesse ganhando mas sim a vida de personagens que vivem nessa realidade

Senti falta de um último capitulo explorando mais essa resolucao e conclusão final pois ainda teria muita pauta para debates

Marina.Duarte 07/05/2023

A ideia de imaginar o que poderia ser se a história tivesse sido diferente sempre fascinou as pessoas. Esse livro imagina um EUA que perdeu a 2° guerra e foi dividido entre japoneses e alemães. E como é a vida nesse novo sistema

Betinho.Sales 07/05/2023

Se você não criar expectativas vai ser bem melhor
"O Homem do Castelo Alto" é um livro de ficção científica escrito por Philip K. Dick. A história se passa em um mundo alternativo onde os Aliados perderam a Segunda Guerra Mundial e os EUA foram divididos entre a Alemanha Nazista e o Império do Japão. O livro segue a vida de vários personagens, incluindo um negociante de antiguidades americano, um oficial nazista e um escritor que está escrevendo uma história alternativa em que os Aliados venceram a guerra. O livro levanta questões sobre a realidade, a ficção e a verdade. É uma leitura interessante e empolgante para quem gosta de ficção científica.

Você tem que levar em consideração algumas coisas, como por exemplo que o livro ele não é uma retratação literalmente de como seria o mundo se a Alemanha tivesse ganhado a guerra e sim de personagens que vivem nessa realidade onde a Alemanha ganhou a guerra. Devo dizer que gostaria da outra ótica mas ele optou pelo outro meio. Um fato disparado que nem todos os personagens são interessantes ao meu ver logo de início mas ao decorrer do livro eles se tornam interessante, principalmente na minha opinião a Julia Frink que me despertou mais entusiasmo de acompanhar a história dela e desenrolar de tudo.

JwithT 06/05/2023

Resenha curta e pretensiosa, tal como este livro. Um tanto decepcionante, culpa minha de criar expectativas.

Matheuzices 05/05/2023

O livro "O Homem do Castelo Alto", de Philip K. Dick, é uma obra distópica que apresenta uma realidade alternativa na qual os Aliados perderam a Segunda Guerra Mundial e o mundo foi dividido entre os japoneses e os nazistas.

Na história, o personagem principal, Juliana Frink, é uma mulher que busca encontrar o autor do livro "O Gafanhoto se torna Pesado", um livro que relata uma realidade alternativa onde os Aliados venceram a Segunda Guerra Mundial. Enquanto isso, conhecemos outros personagens, como Frank Frink, ex-marido de Juliana, que busca vender suas peças de artesanato para sobreviver, e Robert Childan, um negociante de antiguidades que tenta se adaptar à nova ordem mundial.

O livro é um estudo sobre o poder e a manipulação ideológica, onde o leitor se depara com um mundo em que a verdade é constantemente distorcida e a realidade é moldada pelos vencedores da guerra. Além disso, é uma reflexão sobre a identidade nacional e a cultura, mostrando como a dominação de um país pode afetar profundamente sua cultura.

Com sua prosa envolvente, Philip K. Dick cria um universo complexo e intrigante, cheio de reviravoltas e mistérios. "O Homem do Castelo Alto" é uma obra que instiga o leitor a refletir sobre a natureza da realidade e a manipulação da informação. Um livro que, apesar de ter sido escrito há mais de 50 anos, continua atual e fascinante.

Arlindo.Ramos 30/04/2023

O Homem do Castelo Alto
Que livro ótimo. Em História não existe "se", mais na literatura tudo é possível. Esse livro faz pensar, e se os Alemães tivessem ganhado, como seria o mundo hoje?

AndradeFS.Ju 28/04/2023

Eu tinha altas expectativas. Imaginava profundidade e ação, mas recebi dúvida e decepção. Erro meu em achar que tudo ia se cruzar mais adiante. E o tal do Dente de Leão? E as joias? Vai ter atentado? O velho chega no Japão? O alemão tá caindo numa cilada? Eles estão na Matrix? Não sabemos.
Kacnique 10/05/2023minha estante
Fiquei exatamente assim kkkkk

alissont 27/04/2023

Uma trama mal-acabada
De todas as leituras que fiz até aqui em 2023, essa certamente foi a que iniciei com mais expectativas, não sendo elas, infelizmente, supridas. Motivado pela série de mesmo nome produzida pela Amazon, talvez eu tenha elevado demais o sarrafo para analisar o livro.

"O homem do castelo alto" não é de todo uma decepção, pelo contrário, possui uma boa escrita e histórias interessantes fundamentadas em uma ótima premissa. Todavia, no meu ponto de vista, tais histórias poderiam ser mais desenvolvidas e os personagens mais bem aproveitados. Ao terminar, a sensação é que o livro seria muito melhor se possuísse mais algumas centenas de páginas, o que o leva a parecer uma obra incompleta, inacabada e desprovida de um "closure" que interligue os arcos da trama.