O Homem do Castelo Alto Philip K. Dick

Resenhas - O Homem do Castelo Alto

Bruno 02/08/2023

O Homem do Castelo Alto é a entrega cruel de um resultado muito aquém do prometido.
Dick constrói uma ambientação sensacional em um tema recorrente no imaginário de muita gente. A qualidade criativa do autor não pode ser questionada.
O ponto fraco da obra, mantido na adaptação para a série, é um plot principal pouco envolvente. O autor passa muitas páginas preparando o leitor para uma história que, no fim das contas, não entrega.
Poderia ser uma série de livros de sucesso, uma vez que material não faltaria. Em vez disso, um livro muito mais famoso pelo próprio autor que pelo mérito da obra.
Max 03/08/2023minha estante
Ótima resenha, Bruno!

Matheus842 22/07/2023

Realidade ou Ficção?
"O homem do castelo alto" se propõe a imaginar qual seria a condição global da humanidade e do mundo natural algum tempo após a Segunda Guerra Mundial adotando por hipótese a vitória dos regimes totalitaristas nesse grande conflito. As histórias narradas transcorrem na América do Norte, região sob domínio do império sediado nas Ilhas Nipônicas, o qual compartilha e divide o território mundial com o Reich Alemão. Os personagens dessas histórias interconectadas, cotidianamente, são confrontados pelas dicotomias e pelas contradições de um mundo em que o racismo, o preconceito, o imperialismo e a ambição são constantes. O autor explora das perspectivas psicológica e filosófica esses conflitos entre os indivíduos (das mais variadas classes) e as ideologias vigentes nessa realidade autoritária. Há três temáticas em torno da qual a obra gravita: o comércio de artigos históricos americanos, que são adquiridos pelas camadas dominantes; atividades de espionagem contra o Reich e seu mais megalomaníaco projeto; a divulgação de um livro que foi banido do território de influência alemã. Cada uma dessas linhas narrativas conduz o leitor a questionar os tênues limites entre a realidade e a ficção, a consciência e o delírio, a certeza e a dúvida, o valor e a futilidade. Tal como outras obras obras de Philip K. Dick, essa é uma tentativa de investigar a essência humana e o tecido da própria realidade.

Biel 09/07/2023

O Homem do Castelo Alto
Não sei muito o que falar sobre a leitura desse aqui. A ideia é boa e os núcleos de cada personagem também, mas acho que pra o grande tema que o livro aborda muita coisa a mais poderia ser explorada. Eu meio que senti como se o livro simplesmente tivesse jogado uns pontos aqui e ali e não tivesse se aprofundado realmente em tudo. Mesmo assim, a ideia continua sendo boa e a forma como o autor imaginou o mundo consumido pelo pós-nazismo é muito bem apresentado.

Le 28/06/2023

Genial...
Como grande fã do filme Blade Runner do Ridley Scott ao qual assisti na minha adolescência e nem sabia que se tratava de uma adaptação, fui com muita sede ao pote e ao ler Andróides sonham com ovelhas elétricas, confesso que me decepcionei. Não pela história ser ruim, mas por não ser o que eu esperava. Então comecei a pesquisar sobre Phillip K. Dickens e ao fazer isso tenho que deixar um alerta: É a toca do coelho, a pílula vermelha e ao entrar você corre os sério risco de não sair mais. A escrita de Dickens não é fácil mas em O homem do castelo alto apesar da imensa complexidade que envolve o texto se se pensar mais a fundo, eu diria que é bem fluído e gostoso de se ler. Devo uma releitura urgente ao Andróides sonham, pois com certeza hoje vou apreciar e compreender muito mais do que quando buscava apenas a história da adaptação.

Lorrany 16/06/2023

Acho que não sou inteligente o suficiente pra esse livro? Gostei no geral mas me senti um pouco decepcionada no geral. É um livro bom mas diferente do que eu esperava. Eu esperava ver mais do mundo e como as coisas funcionavam, e apesar de realmente ser possível ver um pouco disso, o livro se concentra muita mais em questões filosóficas o que não era o que eu estava esperando.

Tawan.Cesar 14/06/2023

Primeiro livro do PKD que eu li, gostei bastante, todo o cenário criado considerando Alemanha/Japão como vencedores da segunda guerra foi muito bem elaborado, o final fica bastante aberto a interpretações que vai deixar o leitor intrigado por um bom tempo.

ferbrito__ 10/06/2023

É um livro sensacional que prende muito o leitor. O começo foi meio ruim porque eu não estava entendendo nada, ele só começava a história sem explicar nada e foi meio confuso, mais depois fui entendendo e ficou cada vez melhor.

Márcia 10/06/2023

O homem do Castelo Alto
Fui instigada pelo grupo de leitura @leitoresanonimosba para ler O homem do castelo alto, porque ele está relacionado com a segunda guerra mundial e amo estudar as duas guerras. Quando fui pesquisar a temática, me apaixonei: e se o Eixo ? Alemanha, Japão e Itália ? tivesse ganhado a guerra? Como seria o mundo sob o domínio dos nazifascistas. Além disso, Philip K. Dick, o autor, também havia escrito Blade Runner e Minority Report. Parecia promissor.

Dick escreveu O homem do Castelo alto em 1962. Vale lembrar que a segunda guerra termina em 194; uma diferença de apenas 17 anos. Na distopia criada por Dick, o mundo é dividido entre Alemanha e Japão, ambos vivendo quase que uma guerra fria. A Itália não tinha tanto poder. A história se passa nos Estados Unidos, que foi dividido entre os dois lados do mundo: o Japão domina a costa leste e a Alemanha a oeste e um pouco do centro. Há ainda uma zona neutra, também ao centro. Esse mundo é revelado por meio de alguns personagens que se entrelaçam de alguma maneira: um artista judeu que precisa se esconder; sua ex-mulher, professora de judô, que vive na zona neutra e se envolve com um italiano; um sueco que tem um segredo e informações políticas; um americano vendedor de antiguidades, que eram relíquias dos Estados Unidos de antes da guerra (essa parte é muita hilária). Imagine o Mickey se tornando uma relíquia?

Mas a grande sacada do livro é um livro que circula clandestinamente entre alguns desses personagens: O gafanhoto torna-se pesado, no qual o autor faz o trabalho inverso, ou seja, e se os aliados tivessem vencido a guerra, mas nesse outro mundo em que o Eixo domina? Uma distopia dentro da distopia. Outra coisa interessante é o uso constante do I Ching, um oráculo chinês, que funciona como uma espécie de livro da sabedoria a ser consultado no dia a dia. Algo como um horóscopo. O autor, na vida real, era usuário do I ching e comenta-se que o usou para escrever esse livro, inclusive para decidir como seria o final.

Se gostei? Não. Esperava muito mais do livro, pela genialidade da ideia e acho que meu erro foi ir com muita sede ao pote. Demos nota 4 ao final da discussão no clube o livro.

Denise.Marreiros 10/06/2023

Uma excelente ideia, péssima execução.
Em história não existe o "e se...", mas se fosse possível essa certamente seria a recriação mais pensada entre todas as nações. O poder de reescrever a história não nos foi dado e nem a Philip K. Dick.

Letícia Rodrigues 10/06/2023

Inês Brasil falando " tá "
Quando a gente vê a premissa do livro a cabeça explode e dá vontade de começar a ler na hora mas aí nada faz sentido, o oráculo não é explicado como funciona, MUITO promissor mas q o autor só parece q quis correr pra acabar pq tava de saco cheio e infelizmente, eu fiquei assim. Não recomendo bjs amo vcs

crepaldi1 07/06/2023

O Homem do Castelo Alto
Sinceramente, me decepcionei bastante com esse livro

a sensação é de que os personagens não tem emoção NENHUMA, chega a ser bizarro

não foi explicado o que aconteceu com as joias, nem foi aprofundado o caso do Frank

tem umas informações aleatórias jogadas no meio da história, sem qualquer explicação ou desfecho. muitas coisas simplesmente não fazem o menor sentido e isso é muito frustrante.

queria que o autor desse livro se lascasse, é isso.

2 estrelas porque o final me pegou de surpresa, mas em geral, bem meia boca ??

Cartola de Bigode 07/06/2023

Bem doido e muito bom
Gostei bastante desse livro pela forma que ele aborda esse universo paralelo, os protagonistas são interessantes e é empolgante ver a forma que esse mundo funciona e como as pessoas interagem com ele. Não sei se foi uma doidera minha, mas depois que terminei de ler senti que não estava pegando o que o livro queria dizer, depois de umas semanas acabei associando a ideia de sentidos de Descartes com a história do livro, que os sentidos enganam e nos levam a uma realidade falsa, meio complicado de elaborar aqui, mas que fez certo sentido pra mim.
Em geral é uma leitura divertida, algumas vezes meio lenta por ficar a sensação de que as coisas estão se arrastando um pouco devagar demais, contudo ainda é uma leitura bastante recomendada quando o assunto é Philip K Dick.