O Homem do Castelo Alto

O Homem do Castelo Alto Philip K. Dick

Resenhas - O Homem do Castelo Alto

OzLotch 10/10/2023

Um mundo onde a Alemanha e o Japão "não fedem nem cheiram"
Se eu pudesse resumir esse livro em uma palavra seria "morno". Não tem altos nem baixos, é extremamente raso em tudo que se propõe e ainda brada a bandeira "do que é real? e do que é ser humano?" com louvor quando na verdade apresenta uma realidade monótona e personagens com falta de aprofundamento, acontecimentos medíocres e detalhamento de situações geopolíticas extremamente cansativas e extensas em demasia... não esperava ter tamanha decepção com uma obra de Philip K. Dick... O livro tem duas ou três passagens breves que você se anima um pouco e acredita que dali em diante virá um plot twist ou a história irá engatar e se desenvolver... Só que não. Tudo cai no mormaço cotidiano da vida dos "protagonistas" (se é que eles merecem esse título) e a esperança de uma leitura prazerosa cheia de intrigas, suspense, ação e um desfecho elaborado fica só na mente mesmo. O livro acaba como começa: como uma promessa, que infelizmente se perdeu ao longo da jornada.

Ketlin 02/10/2023

Premissa interessante, resultado nem tanto
Desde que soube da série baseada nesse livro do PKD, me interessei pela leitura, já que sempre gosto de ler os livros antes de assistir às adaptações.

O livro começa muito bem, vamos entrando aos poucos na atmosfera dessa sociedade imersa em uma realidade diferente da que conhecemos e vivenciamos hoje. Mas será que ela é mesmo tão diferente assim?

Gostei das perspectivas que temos acompanhando cada um dos personagens: Childan, um comerciante americano que aprendeu a se adaptar à nova realidade e a se comportar de acordo com a necessidade; Tagomi, que apesar da posição de poder, não deixa de ser assombrado pela própria moral; Baynes, um sujeito que não abre mão daquilo em que acredita, mesmo que isso signifique a morte... entre outros.

Mas o enredo da Juliana é completamente sem pé nem cabeça. Não ficou claro pra mim como ela e o Frank se separaram, nem como ela foi parar na zona neutra, e MUITO MENOS o porque ela simplesmente aceitou que o Joe, um completo estranho, entrasse e tomasse o rumo da vida dela, sem mais nem menos.

Daí pra frente é só ladeira abaixo... tudo gira em torno do I Ching e eu simplesmente não gostei disso, achei viajado. O final parece que foi improvisado e feito às pressas, muito mal explorado.

Como esse é meu segundo livro do autor (o primeiro foi Blade Runner, que eu adorei) acho que eu leria um terceiro pra desempatar e decidir se eu amo ou odeio suas obras ?

celiny 13/09/2023

Boa distopia
Gostei do livro e das descrições interessantíssimas sobre um mundo o qual não vivemos, achei um pouco parado e confuso em certas partes, mas é um bom livro, gostei.

Nicolas 11/09/2023

Maluco
Faz uns bons meses que li já e mesmo assim esses me peguei pensando no final desse livro e refletindo se realmente entendi o que aconteceu

Gostei também de que a parte mas importante não é fim ou o plot, mas sim o decorrer de toda a história

JenniferIRSouza 06/09/2023

Como seria o mundo se o resultado da Segunda Guerra Mundial tivesse sido diferente? Será que a Lua, Marte e até mesmo Vênus seriam colonizados pela Alemanha Nazist@? E como estaria a Terra nesse cenário?

Letícia.Forte 03/09/2023

?Reichssicherheitschauptarnt?
Não? eu não bati de cabeça no teclado. Essa é só uma das palavras em alemão que não vem com tradução alguma no livro?.

Diversos termos e associações com a cultura chinesa/asiática e alemã que simplesmente são jogados no livro na expectativa que entendamos sem explicação alguma do que possa ser.

Sem contar os diversos personagens muito mal explorados. Assim que eu estava criando uma conexão com eles, o capitulo acabava, e entrava em uma ?nova história?. E a única que realmente tem alguma coisa a ver com O Homem do Castelo alto, é a Juliana.

Nunca avaliei um livro como muito ruim no skoob, mas esse aqui tá de parabens. Um parto pra terminar a leitura, porque foi completamente desinteressante ? levei fckn 4 meses arrastadíssimos pro ?orgulho? de terminá-lo, quase que na esperança de que em algum momento tudo faria algum sentido = só que nao.
Emilly Fernandes 13/09/2023minha estante
Você me representou tanto agora, que livro confuso

@tigloko 01/09/2023

PKD entregando um cenário sombrio e assustador
Imagine um cenário em que o Eixo venceu a Segunda Guerra Mundial. Os judeus foram caçados e exterminados e os poucos que ainda vivem se escondem. O continente Africano foi dizimado. E os Aliados derrotados tiveram seus territórios tomados e repartidos entre Alemanha e Japão. Esta é a história assustadora apresentada em O Homem do Castelo Alto.

Achei um livro bem imersivo pela quantidade de personagens e como suas histórias se conectam à medida que a trama avançava. É interessante acompanhar eles tomando decisões a partir do I CHING, livro real de filosofia chinesa. Combinou com o caráter filosófico e a incerteza que a maioria dos personagens apresentam, já que pode ser considerado também um oráculo na tradição antiga.

O livro foi uma ótima mistura de vários temas, como espionagem, briga corporativa, drama, geopolítica(uma pitada de ficção histórica, por que não?). O grande ?E se?? construído no livro me deixou assustado, muito devido ao olhar pessimista e sombrio na humanidade que o autor apresenta em suas obras. E é sempre efetivo em causar esse efeito claustrofóbico em mim. Porém senti falta de um olhar para outras partes do mundo, em alguns momentos não tive a sensação de escala global que o autor quis passar.

?O que não compreendem é a impotência do homem. Eu sou fraco, pequeno, sem a menor importância diante do universo. Não sou notado dentro dele; vivo sem ser visto. Mas por que isso é ruim? Não é melhor assim? Os deuses destroem quem atrai a atenção deles. Seja pequeno... e escape à inveja dos grandes.?

Outra temática recorrente nos livros do autor, a percepção do que é realidade, está presente. Não é uma surpresa mas confesso que bugou minha mente pela forma como foi usada no livro. Se foi o objetivo, foi conquistado com sucesso.

Ainda que tenha problemas com o desenvolvimento final da história, eu gostei muito do livro no geral.

Andreas.Caycedo 31/08/2023

Uma distopia diferenciada
É como se fizessem uma versão mais "artsy" de um 1984 da vida, misturando vários fatos da nossa realidade, da realidade do livro, e a realidade do livro dentro do livro

polly.telles 30/08/2023

Eu gostei dessa história e como ela abordou a possibilidade de outro desfecho da Segunda Guerra Mundial.
O livro é extremamente descritivo, para realmente nos colocar em imersão no ambiente dessa possibilidade. Entretanto, em alguns momentos, essa imersão se torna densa e cansativa.
A história gira em torno de possibilidades e, para mim, foi impactante ler o pensamento nazista tão descarado assim. Particularmente nunca tinha lido nada assim antes.
No final, a sensação que tive foi que não estamos tão longe dessa realidade fictícia, no quesito comportamentos. Independente de quem ganhou, qual realidade domina, o ser humano no fundo, é o mesmo em essência e por isso caminhamos para o mesmo "fim". O que muda são os personagens e protagonistas das realidades.

Juliana.Barbosa 29/08/2023

Leia o livro antes de ver a série
Pra mim a leitura desse livro foi um pouco difícil, e culpo o fato de eu ter assistido a série inspirada nele antes. É um livro relativamente pequeno e eu ficava o tempo todo tentando remeter a acontecimentos da série (que tem 5 temporadas) então sempre tinha a impressão de estar faltando algo. Ainda assim, recomendo bastante pois as histórias de PKD sempre são surreais.

Ricardo.Estevez 28/08/2023

O livro apresenta um universo/realidade muito bem criado, todo conceito e personagens no livro. Mas de fato é somente a superfície de tudo, a história começa no meio e termina no meio, parece que somos observadores de uma outra realidade vendo por alguns instantes o que acontece

Mands 16/08/2023

O homem do castelo alto.
Meu primeiro contato com o autor. Veja bem, a escrita dele é muito boa e a ideia de uma realidade onde os alemães e japoneses ganharam a segunda guerra mundial é muito interessante. Mas livro não cumpre com o prometido, não tem um plot e eu acho que ele poderia ter desenvolvido mais essa realidade. Um livro que fica só na promessa, infelizmente .

Júlio César 15/08/2023

Confesso que a temática do livro me saltou aos olhos. Fui com altas expectativas, mas fiquei decepcionado
Brenda Santos 18/08/2023minha estante
tentei ver essa série desisti no 2º capítulo chatona