Cidade do Fogo Celestial

Cidade do Fogo Celestial Cassandra Clare

Resenhas - Cidade do Fogo Celestial

Matheus 12/06/2023

Um adeus? ou quase
A saga dos instrumentos mortais se encerra com seu sexto livro. E, comumente, sempre no final de alguma saga surgem questionamentos relacionados ao pós fim, tais como: ?a história realmente se encerrou?? ou ?haverão mais contos desse universo por aí??. Preocupada mais em responder esses questionamentos do que finalizar a própria história em si, a autora entrega um final um tanto quanto decepcionante e medíocre.
É de conhecimento comum que uma narrativa adequada e cativante não necessariamente precisa ser extensa. Sendo esse um fato que a autora ainda não consegue superar em seus contos e sempre procura entregar algo intoleravelmente extenso e de qualidade extraordinária. Porém, consegue fornecer aos seus leitores, infelizmente, apenas o primeiro.
Há inúmeros capítulos que são totalmente desnecessários para a história ou carregados de informações e detalhes que não contribuem pro enredo final. E já há outros que foram escritos em sua maioria apenas para girarem a engrenagem de outras histórias a serem lançadas. Tornando-se assim um livro extremamente extenso, com o conflito principal resolvido de forma breve e simples, e com a constante sensação de que a função dessa coletânea é alimentar outras.
Um outro aspecto negativo da autora é o extremo apego aos seus personagens. Já presenciado em outra saga do mesmo universo, a autora instala um drama, uma separação ou uma possível morte de um dos personagens e o aparta da história por um breve momento. Reinserindo-o no encerramento da narração, momento no qual já se está acostumado a sua ausência, com aspectos deturpadas de sua versão original. Não há peso emotivo nas despedidas e muito menos um fechamento definitivo e conclusivo para alguns personagens. E pelo visto somente será possível compreendê-los nos próximos livros.

Ps.: A aparição de Tessa e James no final foi o que me fez dar uma avaliação um pouco maior do que realmente merecia.

Rosana.Montenegro 12/06/2023

Cidade do Fogo Celestial
Os Crepusculares estão atacando os Institutos, matando ou transformando os Caçadores de Sombras.
Todos foram convocados a Idris, e os líderes do submundo foram sequestrados.
Nesta confusão, Jace, Clary, Alec, Izzi e Simon vão até Edom, local onde Sebastian mantém Luke, Magnus, Raphael e Jocelyn presos.
Eles ganham a batalha, mas ao destruir o Cálice Imortal, todos os Crepusculares morrem.
Sebastian fechou a passagem entre os mundos. E o preço para voltarem a Idris é muito alto...

skuser02844 11/06/2023

Ainda bem que é um esquema de pirâmide
Eu tinha tanto receio de começar essa série (sou apaixonada em peças e em últimas horas, mas nunca tive vontade de ler instrumentos em si) e aqui estou eu esparramada no sofá 2:00 chorando porque acabou?

essa série tem sim seus defeitos mas de verdade isso foi tão legal de ler, tão gostosin, esses personagens vão fazer muita falta ?

maah_carvalho 05/06/2023

Pra mim esse foi um livro cansativo que de início não me prendeu fazendo eu adiar a continuação da leitura dele, mas depois pareceu como uma bomba explodindo, com muitos acontecimentos e conseguiu me prender. Nesse último livro deu pra perceber a grande evolução dos personagens, que era algo que já aparecia um pouco nos livros anteriores, mas que estava bem mais aparente agora.

Esse livro foi intenso por muitas coisas acontecerem, personagens novos que são de outras sagas da autora, mas no mesmo universo desse livro. A autora com certeza fez um esquema de pirâmide com os livros.

Eu assisti a série, mas não gostei de vários pontos dela, então recorri aos livros para saber como realmente poderia ter sido a série. Por já gostar e ler livros embarquei na leitura dessa saga, e posso dizer que não me arrependo. A saga teve um final incrível, abriu portas para outros livros que estão interligados entre si. Personagens novos que já cativaram em pequenas partes que apareceram, já que esse livro não estava focado neles.

Enfim, gostei bastante do livro, mas que não do 5 estrelas pelo começo ter sido cansativo para mim.

JAssika2 03/06/2023

Belo encerramento!
Inicialmente, o livro não me prendeu muito. Até chegar lá no meio, achei um pouco arrastado. E então, tudo explodiu. Foram tantas informações difíceis de digerir.

O que rolou com o Simon me deixou bem surpresa. E partiu ainda mais meu coração ver a reação da Izzy com tudo o que rolou.

Depois de tantas emoções, todas as perguntas foram resolvidas e conseguiram dar um encerramento muito bonito.

Torcendo os dedos para que as histórias descontinuadas de alguns personagens sejam resolvidas e terminem com um final feliz.
Bianca 03/06/2023minha estante
Eu amo muito essa série.
Já li As peças infernais e hoje comecei o primeiro de os artifícios das trevas.

fran_yyxy 03/06/2023

Livremente servimos
ESTOU MUITO TRISTE Q TERMINEI OS INSTRUMENTOS MORTAIS??? MAS ESSA LIVRO É SIMPLESMENTE PERFEITOOOOO
Eu surtei com tudo que acontecia nesse livro, foram várias coisas chocantes e malucas q foram acontecendo nele e eu ia ficando "?????"
Perfeito, incrível demais cassandra clare eu te amo

Valner.Wasilewski 03/06/2023

Erchomai
Devo dizer que foi um final digno. Eu gostei, não senti que houve muitos pontos que me desgostaram muito. Acredito que um 4 representa bem uma finalização boa, com chaves para próximas, e também conhecendo o que sei do restante dos livros da Clare, deu link para essas outras histórias que se passam em outros pontos da linha do tempo.

Gostei muito das crianças de Los Angeles, os Blackthorn e a Cairstairs. Eu gosto bastante quando eles aprofundam a história de outras famílias. Estou bem curioso para ler os outros livros do universo de Instrumentos Mortais e saber o que Cassandra preparaou.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Legal
Os livros são legais mas cansativos, a série é mais do que perfeita ainda mais quando aparece o lindo do dominic eita homem lindo

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Gisele.s 29/05/2023

É muito bom terminar de acompanhar essa saga, mesmo com alguns aspectos eu gostei muito de como tudo se encerrou.

Bianca1748 28/05/2023

Esse é o último livro dos Instrumentos Mortais, e com ele se deu pra perceber MUITO a evolução dos personagens (algo que foi perceptível nos outros livros, mas mais ainda nesse).

Na minha opinião, esse é o livro mais intenso dessa saga, tendo muitas coisas acontecendo, sejam elas boas ou ruins. Também teve personagens novos apresentados que me cativaram muito, e outros voltando que eu percebi até que estava com saudades. Teve algumas coisas que me irritaram nesse livro, por isso não dou 5 estrelas, mas achei um ótimo livro.

Uma coisa que percebi é que mesmo que meu ódio pela relação que a Clary e o Jace tem tenha diminuído, eu ainda acho eles meio irritantes, oq acabou me atrapalhando um pouco nessa leitura. Eu sinceramente acho qualquer casal secundário melhor que eles (com exceção da Maia e do Jordan), mas isso vai de cada um.

Então, por mais que eu tenha gostado dessa saga, não acho que a lerei novamente e também vou dar um tempo desse universo. Ainda vou continuar lendo, mas vou dar uns meses de folga dos livros da Cassandra, pois estou com medo de ter mais uma ressaca literária por causa dos livros dela.

Nanda 23/05/2023

Perfeito!???
" Lembro de uma vez que você me contou - disse ela -, que amou duas pessoas mais que tudo no mundo. Tessa foi uma delas?
- Ela é uma delas - respondeu ele em tom de concordância, meneando os ombros para vestir o casaco. - Não deixei de amá-la, nem a meu parabatai; o amor não acaba quando alguém morre."

Priscila 18/05/2023

Esperava mais
A série ao todo é muito boa, amo os personagens, porém esperava mais na derrota contra Sebastian, deveria ter sofrido mto mais