Serena

Resenhas - Serena

1 | 2 | 3 | 4

otxjunior 10/08/2012

Serena, Ian McEwan
Um leitor atento da obra de McEwan pode perceber antes do tempo que este livro é estruturado sobre um truque metalinguístico, tal qual foi com seu romance de maior sucesso, Reparação. Várias pistas antecipam o twist final. Porém seria injusto se esse ponto "negativo" refletisse na minha avaliação, pois o autor consegue, ainda assim, surpreender com seu talento em confundir e maravilhar o leitor.
Serena Frome, a bela filha de um bispo anglicano, tem um breve romance com um homem mais velho durante seu último ano na Universidade de Cambridge, e encontra-se sendo preparada para o Serviço de Inteligência Britânico. Em 1972, a Inglaterra passava por um período nebuloso de sua História recente. Enfrentava uma crise econômica e ameaças do grupo terrorista IRA. A Guerra Fria ainda era uma realidade, especialmente na esfera cultural. E por isso mesmo, cabe a nossa heroína, devoradora de livros, desempenhar um papel em um projeto de propaganda cultural, que consiste em acompanhar e financiar a carreira de um escritor jovem e promissor. Mas quando Serena se apaixona pelo prodígio da literatura, vai ficando cada vez mais difícil manter a ficção de sua vida secreta.
Apesar desse tom de romance de espionagem, Serena se enquadraria melhor no gênero de aventura romântica. Foi divertido torcer pela protagonista mesquinha, orgulhosa e romântica, que mesmo vivendo em um lugar decadente, em meio a imundície e caos, só é capaz de se concentrar em seus problemas de relacionamento e vida pessoal, em geral, sem qualquer senso coletivo. Ainda com a preocupação de apontar o papel prático que os romancistas desempenham no mundo, Ian McEwan conclui sua obra com um Happy Ending dos mais criativos e originais que já li.

JefersonBarbosa 15/08/2016

O autor não é seu escravo.

Mais uma experiência encantadora com Ian McEwan. Foram 384 páginas nas quais sorri, fui enganado, fui magoado, fui retribuído e me emocionei. Uma obra muito legal que utiliza de um pano principal para abordar temas muito mais interessantes, não se prenda as aparências. Precisamos ser leitores melhores, e entender que o bom autor deve trabalhar com todos os sentimentos, criar personagens que funcionem na historia, te agradando ou não, sendo cativantes ou extremamente chatos. O autor não é seu escravo para criar a obra que você quer ler, é você que deve aprender a ser leitor do universo do outro. A qualidade de uma obra não pode ser medida por se encaixar ou não no seu gosto de leitura ou nas suas escolhas para a trama, o que você estará avaliando, sendo um leitor mesquinho, é, no máximo, a experiência de leitura e como a obra seria se você fosse o autor.

Grace @arteaoseuredor 23/05/2021

?Serena, de Ian McEwan.
?Outro escritor que figura entre meus favoritos.
?No livro temos a história de Serena, criada na classe média, filha de Bispo anglicano, por influência da mãe faz faculdade de matemática em Cambridge, mesmo gostando de Letras e sendo apaixonada por livros.
Logo após a faculdade ingressa no MI5, Serviço de Inteligência britânico, em sua primeira missão ela precisa recrutar o escritor Tom Healy, sem que ele saiba que fará parte de uma operação da agência. O livro se passa nos anos 70, momento de crise econômica na Inglaterra, muitas greves, o IRA muito presente e a Guerra Fria.
?O livro chega a ser um pouco cansativo no início, Serena tem algumas atitudes que gostaria que fossem diferentes, sua vida parece ser guiada pelos homens que se relaciona, e demora a saber o que realmente quer. Shirley uma amiga de Serena na organização é bem interessante, representa a liberação da época. O MI5 não levava as mulheres a sério. Mais não é um livro de espionagem e sim sobre espiões. O final é muito bom e surpreende. Além de ter dentro do livro os contos de Tom Healy que adorei. Conhecemos o personagem através deles. Gostei.

Zé Pedro 10/10/2012

Sereno
Ian McEwan é capaz de me surpreender a cada livro. Sem dúvida um dos melhores e mais criativos escritores da atualidade. Um mestre das palavras. Por vezes, me lembra Garcia Marquez, que sabia lapidar a palavra como ninguém. Mas o Sr. McEwan também o faz, e o faz com muita agudeza e simplicidade, algo que me faz pensar o quão simples é escrever. E tão difícil. Prá poucos.
Aqui temos a estória de Serena, pequena funcionária do serviço secreto britânico, que se vê numa teia de espionagem e amor com um certo escritor que o serviço secreto vai financiar. Achei a estória pouco importante.
Ao final, o que se vê é que o escritor nos manipula a todos. Algo como já havia feito em “Reparação”.
Um belo livro, de um escritor fora de série.
Renata CCS 25/10/2013minha estante
Gostei da proposta deste livro. Vou colocar na lista de futuras leituras!

Marcelo.Castro 28/10/2022

Decepcionante
A "protagonista" do livro é absolutamente insuportável, e isso, por si só, praticamente anula as qualidades que esse livro poderia ter. O período histórico é interessante, e a ideia em si poderia render um excelente livro. Mas da forma como foi construído, simplesmente ficou praticamente intragável. Não fosse o "plot twist" do final, não valia nem as duas estrelas que levou. Leia por seu próprio risco.

Juliana 02/03/2022

Segundo livro de Ian McEwan, já quero ler todos! Serena é uma jovem matemática amante da literatura, que se vê recrutada pelo serviço secreto britânico para trabalhar como espiã em plena guerra fria. Sim, uau! Mas quem gosta de um thriller rápido, tenso e a la James Bond não vai gostar. É uma história para ler devagar, digerindo aos poucos. Por momentos achei arrastado, um pouco entediante, mas chegando perto do terço final, a história tem um desenrolar inebriante, até que, na última página, me conquistou completamente.

Vanessa 15/05/2023

Não curti muito esse livro, pois achei a Selena muito chata. A história não é muito interessante e é bem entediante, mas eu gostei da escrita dele

GilbertoOrtegaJr 08/09/2015

Serena – Ian McEwan
Eu não acho que a metáfora mais apropriada para quem escreve ou leia livros seja o fato de sermos espiões, justamente por um espião ser recrutado para obter informações e se necessário envolver-se em algum caso para ter papel determinante no seu fim. Ao contrário disso o leitor é um observador passivo e sem influência na trama, cabendo a ele gostar ou não e buscar compreender um livro e a partir daí julgar aquilo que leu.

Estas comparações de que ler ficção é ser um tipo próximo ao espião surge da necessidade, por parte da editora, de criar uma ligação entre o leitor e o livro que se tem em mãos que trata justamente de espionagem e criação literária. Serena conta a história de Serena Frome, uma jovem de Cambridge, que acabou se formar em matemática, ela é uma leitora compulsiva, que acaba sendo recrutada para trabalhar no MI5 – o serviço secreto britânico- tendo como pano de fundo o começo dos anos de 1970, onde a Inglaterra se encontra em crise política e econômica e combatendo o terrorismo irlandês.

Serena que se vê envolvida no serviço secreto graças a seu amante, alguns anos mais velho que ela, acaba por ter misturada juntamente com seu trabalho alguns casos de amor, como é o caso da história mal resolvida entre ela e Max Greatorex, que a vigia de forma insistente, mesmo já tendo sido rechaçado por ela. Porém de todas a relações de amor que a personagem tem o mais emblemático será a sua ligação com Tom Haley. Eles se conhecem quando Serena, que é conhecida por ser uma leitora ávida, será recrutada para a operação tentação que se baseia no MI5 financiar de forma secreta jovens autores, para que estes autores influencie a cultura com seus livros. Só que ela acaba se envolvendo com Tom Haley de forma que ficam perdidamente apaixonados um pelo outro.

É neste jogo de vigiar quem que o autor brinca de forma magistral, Tom é vigiado por Serena, que por sua vez é vigiada por Max, que por sua vez é vigiado pelo MI5, que por sua vez é vigiado pelo leitor. Ao mesmo tempo em que a personagem deveria ser uma observadora que passa despercebida dentro da trama ela também é o núcleo que faz com que toda esta história deva ser observada de forma atenta. Enquanto Serena tenta influenciar a criação de Tom, ela é influenciada pela mão invisível do autor, e por ai vai a trama, mostrando que ninguém passa despercebido, e que muitas vezes o observador também é observado, criando um ciclo imenso.

Mas o que para mim determina que este livro é realmente bom, não é somente a capacidade do autor de criar este jogo narrativo impressionante, é justamente o contrário, o fato de que tudo isso está ao alcance que qualquer leitor de forma muito divertida e atrativa, tanto é que eu li uma média de 150 páginas na primeira sentada que dei com o livro em mãos. Ou seja o leitor tanto pode ter em mãos uma obra de arte, quanto um entretenimento de alto nível, sem que uma opção anule a outra, é este o grande triunfo de Ian McEwan ao longo das 382 páginas que compõe Serena.

site: https://lerateaexaustao.wordpress.com/2015/09/08/serena-ian-mcewan/
Nanci 08/09/2015minha estante
Surpreendente, né? Li com alguns leitores do Skoob e rendeu ótimas discussões.

GilbertoOrtegaJr 08/09/2015minha estante
Sim, eu gostei muito, pq tinha acabado de ler um outro bem chato, e pq este é bem viciante.

Helder 29/09/2012

Um livro bastante surpreendente. Conta a história de Serena, uma inglesa que cresce no interior de seu país e por uma série de acasos acaba entrando no serviço secreto nacional. A leitura agradável e fluente acaba por despreparar o leitor para os grandes méritos do livro; suas reviravoltas muito bem arquitetadas pelo autor. Sugiro um leitura minuciosa e atenta aos detalhes de cada página do romance, pois nesse livro nada é dito por acaso. Assim fatalmente terá um leitura muito prazerosa.

Rodrigo 21/09/2012

Ligeira decepção
A sinopse do livro é chamativa. Um ambiente de espionagem, relações proibidas, traições, deixa o leitor na expectativa por um livro emocionante, cheio de surpresas.

A narrativa é fluida, a leitura é fácil, gostosa, mas só. Não há momentos empolgantes, que te fazem mudar de posição na poltrona. A protagonista não cativa. É apenas aquela eterna adolescente romântica, ávida por aprovação, sem ambições na vida. O autor não deixa os personagens brilharem. A única que parece ter potencial pra "esquentar" um pouco as coisas, a contestadora e impulsiva Shirley Shilling some durante quase todo o romance. Nada no livro é difícil, nada dá muito trabalho, as coisas simplesmente vão acontecendo, vão se ajeitando. Até os momentos de "romance" entre os personagens é chato. Nada de calor humano, beijos tórridos, noites intermináveis. No máximo uma rapidinha na praia.

O final do livro, tão aclamado é um tanto quanto criativo, mas não chega a ser surpreendente. No fim das contas, todos eram exatamente o que pareciam ser: a espiã de modos pueris, o escritor prestes a escrever sua obra-prima, a hippiezinha maconheira, a esquentadinha que toma rumo. Personagens sem nenhuma densidade, de quem certamente o leitor vai se esquecer no momento em que fechar o livro.

Ju_Araujo 31/01/2013

Uma história interessante, uma escrita não tão cativante, um final esplêndido.
O livro conta a história da Serena, desde, resumidamente, a época de faculdade até, finalmente, a parte principal da vida dela, que é seu relacionamento com Tony que acaba a leva-la para ser agente do MI5. Ela acaba sendo escalada para uma missão, a operação Tentação que acaba fazendo-a conhecer outro dos personagens principais, Tom, com o qual vai desenvolver certo relacionamento.
O desenvolvimento do livro não é exatamente interessante, intrigante e não desperta a curiosidade do leitor porém, o final do livro vale cada minuto gasto na parte menos interessante do livro. O final, na minha opinião, nos leva a repensar em todo o livro. Cada parte, desde o começo. Acredito que tenha sido um dos melhores desfechos para um romance que já li.

Cristiano.Goes 31/10/2021

SERENA
Serena foi escrita pelo inglês Ian McEwan, um dos ficcionistas mais geniais da atualidade. Já li "A balada de Adam Henry" do mesmo autor, livro que considero imperdível. As páginas mergulham no mundo de Serena Frome, viajando pela Inglaterra na época da Guerra Fria. Uma história de amor, contada através do olhar de uma mulher bonita, que começa a trabalhar em um mundo dominado pelos homens. Recomendo.

Larissa.Carvalho 07/07/2020

Serena - Ian McEwan
"Serena" foi um livro que me surpreendeu de muitas formas, tanto para o bem quanto para o mal.

Primeiramente, embora seja um livro que envolva espionagem do serviço secreto britânico em plena Guerra Fria, a história foge completamente do clichê de filmes de suspense/ação de agentes secretos: a personagem principal é uma funcionária praticamente irrelevante do MI5, e a maior parte do que é relatado é simplesmente sua rotina de atividades burocráticas e episódios da sua vida pessoal. Aliado a isso, a constante inserção de acontecimentos históricos dá credibilidade ao romance e torna relativamente fácil acreditar no que Ian McEwan conta.

O tom meio arrastado e despretensioso da história, porém, acabou por criar uma expectativa de que algo a mais acontecesse, me mantendo sempre à espera de um clímax que parecia nunca chegar. Foi somente nas últimas páginas que pude entender e apreciar a escolha do autor por uma narrativa cotidiana: o elemento metalinguístico inesperado insere muito mais brilho a uma história anteriormente opaca. Além de demonstrar muita habilidade na manipulação do leitor durante a construção dessa reviravolta, Ian McEwan compartilha conosco um pouco do que é o trabalho de romancista, e assim, finaliza sua história com um inevitável sentimento de sintonia e identificação com quem o lê.

A escrita do livro, porém, foi algo que me "decepcionou" um pouco. A abundância de adjetivos, bem como apostos e orações muito compridos, dificultaram muito minha leitura no início. Após algumas páginas, porém, acabei me acostumando a esse estilo de escrita às vezes um tanto caótico, e foi mais fácil mergulhar no resto da narrativa. E quanto a isso, é preciso dizer que os diálogos e a descrição das situações facilitaram muito o trabalho de abstração.

Outra coisa que me incomodou um pouco foi a própria personagem principal. Além das opiniões monótonas e da falta de profundidade, a vida de Serena gira, principalmente, em torno dos homens com quem se relaciona, já que os grandes "momentos de virada" em sua vida são motivados quase exclusivamente por eles. Ao chegar ao final do livro, porém, me perguntei se isso não foi na realidade uma crítica metalinguística muito bem feita...

Dessa forma, Serena é um livro que vale a leitura pela sua ousadia e por dar um tom pessoal e imersivo a um "romance histórico", mas que nem por isso deixa de ser um pouco cansativo. Ainda assim, penso (e espero) que as outras obras de McEwan justifiquem melhor o seu prestígio atual.

1 | 2 | 3 | 4