A Ditadura Envergonhada

A Ditadura Envergonhada Elio Gaspari

Resenhas - A Ditadura Envergonhada

1 | 2 | 3 | 4

urielmarx 07/11/2017minha estante
"spoiler" em livro de história não se vê todo dia kkkk

Rodrigo Secolin 22/04/2022

Um livro indispensável
A ditadura envergonhada, de Elio Gaspari, é o primeiro de uma série de três livros os quais cobre o período da ditadura no Brasil, de 1964 a 1985. Neste livro, Gaspari mostra os fatos que levaram ao início da ditadura no país até a promulgação do Ato Institucional nº 5, com uma imensa riqueza de detalhes que somente um jornalismo investigativo do nível do autor pode revelar.
Acima de uma obra literária, A Ditadura Envergonhada é um documento histórico, indispensável no entendimento da ditadura no país.

Italo Ruan 13/01/2022

Supreendentemente uma leitura fácil, o autor consegue trazer os fatos que levaram à ditadura nos seus primeiros anos sem cansar, apesar dos diversos generais, capitães, etc. que complicam um pouco pela quantidade. Enfim, uma leitura importantíssima para ajudar a entender um pouco o que aconteceu ali nos primeiros anos da ditadura.

Paulo Silas 16/04/2019

Com uma narrativa envolvente, passando por diversos fatos que antecederam e resultaram no desfecho do golpe de 1964, Elio Gaspari elenca uma quantidade enorme de informação que é relatada ao leitor com um primor próprio, o que torna a leitura agradável e interessante do início ao fim. Não obstante a temática do livro, que desperta a atenção por is só, a obra traz a reconstituição histórica do período num estilo de escrita de prosa jornalística que a elenca como uma obra-prima. Para além da riqueza de informações, de detalhes, de relatos, de minúcias e de análises sobre os variados episódios que compõem o período e o âmbito pesquisado, "A Ditadura Envergonhada" possibilita uma maior compreensão sobre a lógica estruturante do sistema que ensejou na tomada do poder pelos militares e os diversos desdobramentos decorrentes desse fato.

Como aponta o autor na sua introdução, "o o objetivo desta obra é contar por que e como Geisel e Golbery, dois militares que estiveram na origem da conspiração de 1964 e no centro do primeiro governo constituído após sua vitória, retornaram ao poder dez anos depois, com o propósito de desmontar a ditadura". A obra, porém, não se resume a "A Ditadura Envergonhada", sendo esse, na realidade, o primeiro de uma série de livros que pesquisam e relatam o período da ditadura militar no Brasil. O que se tem nesse primeiro livro da série abrange os meandros do governo de Jango em seus últimos instantes, abarcando-se como e de que modo se deu o golpe militar, até a reunião (o episódio da missa negra) de 1968, sob o comando do então presidente Costa e Silva, na qual se instaurou de fato o Ato Institucional n.º 5. Transições estabelecidas (ordenadas ou combinadas), a dinâmica das relações dos militares com a sociedade, os embates nas ruas, o âmbito político a polvorosa e muito mais é o que o livro fornece acerca do período sobre o qual se debruça, tratando-se uma verdadeira obra-prima.

Em nota explicativa, Elio Gaspari diz que não foi sua intenção escrever uma história da ditadura - "o que eu queria contar era a história do estrategema que marcou suas vidas. Fizeram a ditadura e acabaram com ela". Seja como for, o que se tem é um relato salutar sobre o período e os diversos desdobramentos existentes, os quais são reunidos na obra mediante uma síntese louvável. O cenário político, acadêmico e cultural estão presentes na narrativa do livro, permitindo ao leitor ter contato com diversas fontes que formaram aquilo que embasa, justifica e dá corpo à obra. A razão do título da obra? Bastam algumas páginas lidas para que se tenha a justificativa. Um livro excelente que vale, e muito, a leitura.

Tauan 15/10/2015

Uma coleção que deveria ser incluída na aulas de história de toda escola. Com pesquisa farta, linguagem rica e argumentos desapaixonados, o autor mostra os paradoxos dos 21 anos de ditadura militar no Brasil.
É importante pois vemos uma ditadura que não se parece nem com o circo de horrores ignóbil que a esquerda pinta, nem com o mar de rosas que a direita tenta inventar.

Pra mim o mais chocante é a o aparato de censura, nas palavras do próprio autor:

"Três meses depois da edição do AI-5, estabeleceu-se que os encarregados de inquéritos politicos podiam prender quaisquer cidadãos por sessenta dias, dez dos quais em regime de incomunicabilidade. Em termos práticos, esses prazos destinavam-se a favorecer o trabalho dos torturadores".

"As emissoras de televisão, as rádios e as redações de jornais foram ocupadas por censores recrutados na polícia e na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais"
elson.mauricio.1 10/12/2017minha estante
Vou começar a ler hoje o primeiro volume.

Volnei 11/01/2016

A ditadura Envergonhada
Este primeiro livro que trata dos anos negros da ditadura no Brasil nos mostra com detalhes nuances do golpe de 1964 com seus lances de acasos e improvisos , a luta pelo poder nos primeiros anos do governo militar , a criação do SNI e os bastidores da elaboração dos primeiros atos institucionais , até a edição do ato institucional nº5, em dezembro de 1968 e a famosa aula de tortura de outubro de 1969, dada por um tenente do quartel da vila militar do RJ. , quando a ditadura deixa de se envergonhar de si mesma.

site: https://twitter.com/volneicampos http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

vortexcultural 07/08/2016

Por Thiago Augusto Corrêa
m 1984, o ítalo-brasileiro Elio Gaspari, agraciado com uma bolsa de estudos na Wilson Center for International Scholars, desenvolvia um artigo sobre a ditadura brasileira, destacando a atuação dos generais Ernesto Geisel e Golbery do Couto e Silva no processo; um ensaio cuja estimativa era alcançar a média máxima de 100 páginas. Conforme avançava nas pesquisas, percebeu que seria impossível manter tal número e imaginou um texto de maior fôlego, inicialmente, dividido em duas partes. Em 2002, o fruto de sua pesquisa chegava às livrarias em dois volumes lançados pela Companhia das Letras de um total de quatro que seriam lançados posteriormente.

Relançada pela Editora Intrínseca, As Ilusões Armadas e O Sacerdote e o Feiticeiro, uma quadrilogia formada por estes pares de nomes distintos (As Ilusões Armadas: A Ditadura Envergonhada e A Ditadura Escancarada, respectivamente volume 01 e 02 e O Sacerdote e o Feiticeiro: A Ditadura Derrotada e A Ditadura Encurralada, volume 03 e 04), é um denso e precioso documento narrativo que exibe em qualidade impecável boa parte dos 21 anos os quais o Brasil esteve sob regime da ditadura. Os quatro volumes formam um panorama geral desde os dias que antecederam o golpe, até 1977 e a demissão do general Sylvio Frota, ministro do Exército durante o governo Geisel. Os quatro volumes foram revistos pelo autor contendo um novo prefácio, fotos inéditas, eventuais correções da edição anterior e novos documentos revelados recentemente pelo Arquivo Nacional, como uma ata de julho de 1968 que apontava a intenção de decretar estado de sítio cinco meses antes do AI-5 e gravações que comprovavam que John F. Kennedy discutiu a possibilidade de uma ação militar no país contra o comunismo.

Utilizando o ensaio como narrativa, Gaspari mantém entrelaçado o desenvolvimento histórico ao mesmo tempo em que desenvolve uma voz literária para apresentar nossa história. A fluidez pela qual pontua os acontecimentos é pautada em sutilizas narrativas que fazem do texto um objeto além de um mero registro historiográfico, produzindo um ritmo fluído que nunca perde a fidelidade história e a voz autoral. Fundamentado por Michel de Montaigne e Francis Bacon, o ensaio é considerado a forma mais livre da literatura, pela ausência de formalidades obrigatórias para sua execução. Um espaço que permite o desenvolvimento de certa lírica ou narrativa sem que se perca a fidelidade da informação em seu conteúdo.

A pesquisa do autor é intensa, apoiando-se em uma literatura anterior de grandes livros sobre o tema, tanto de estudiosos, com biografias de homens que viveram sob o golpe, quanto de documentos oficiais do país, além de notas e diários íntimos que formam um panorama concreto destes acontecimentos, focando diversos polos diferentes. Além disso, o escritor desenvolveu uma pesquisa direta promovendo entrevistas com personagens centrais, como o general Geisel. Todo este longevo trabalho de pesquisa e fidelidade aos fatos resultou em um excelente livro de não-ficção que intenta ser uma voz definitiva de parte de nosso passado histórico.

Leia a crítica completa no Vortex Cultural.

site: http://www.vortexcultural.com.br/literatura/resenha-as-ilusoes-armadas-a-ditadura-envergonhada-elio-gaspari/

Lucio 03/09/2016

Diatura
O primeiro livro da célebre série de Elio Gaspari sobre a Ditadura estava sentado na minha estante há bastante tempo. Talvez pelo tamanho, talvez pelo assunto, eu tenha evitado ler a obra até agora. Continuando com o mês de resenhas sobre a Ditadura, decidi que já era hora de colocar Gaspari em atividade. Lendo a Introdução, percebi rapidamente que havia feito a escolha certa. Em essência, essa frase diz muito sobre o que o leitor encontrará nas páginas:

“O objetivo desta obra é contar por que e como Geisel e Golbery, dois militares que estiveram na origem da conspiração de 1964 e no centro do primeiro governo constituído após sua vitória, retornaram ao poder dez anos depois, com o propósito de desmontar a ditadura.”

Leandro.Santana 07/09/2016

Discutindo detalhes e despertando paixões
A ditatura brasileira, que durou 21 anos, é amplamente discutida e, nos dias de hoje, ainda gera uma série de discussões e desperta paixões de ambos os lados. A “Ditadura Envergonhada”, primeiro livro de cinco escritos primorosamente por Elio Gaspari, contextualiza o “golpe de 1964” (ou revolução, como queiram) e descreve seus desdobramentos iniciais, governos Castello Branco e Costa e Silva.
A narrativa é rica em detalhes e, além das tradicionais fontes históricas, o livro se baseia nos pontos de vista e relatos do personagens-chave desse período: Ernesto Geisel e Golbery de Couto e Silva.
A profundidade com que o assunto é abordado e a forma como o autor descreve os fatos podem tornar a leitura um pouco cansativa, mas, como não tinha domínio do tema, a cada capítulo ficava com um gostinho de quero mais e li o livro e um fim de semana e já encomendei o box com o restante da coleção.

Henrique_ 13/02/2017

Apesar de ser um livro muito detalhista, o que torna a leitura um tanto cansativa em determinados pontos, é uma obra muito boa. Baseada em farto e variado suporte documental, o autor restaura os momentos pré e pós-golpe militar de 31 de março de 1964. Além disso, expõe a intricada e complexa trama que se estabeleceu até 1968, quando, finalmente, foi reconhecida pelos militares a existência da ditadura no Brasil, até então negada. Também considerei muito interessante a tentativa do autor de apresentar os avanços e recuos não só dos militares, mas daqueles que lutavam pela resistência ao novo regime. Isso deixou evidenciado a existência de múltiplas forças que se impunham ou tentavam se impor no jogo de poder. Refém de tudo isso estavam a democracia e o povo, despidos e ultrajados. Recomendo a leitura a todos que queiram conhecer um pouco das tramas e tramoias políticas de um período histórico brasileiro sumamente importante que repercute em nossas instituições até hoje.

Magno.Macedo 07/04/2017

Ótimo livro
Ótimo livro que explica os 4 primeiro anos dá Ditadura militar, esse livroconta com riqueza de detalhes desde os fatores que culminaram no golpe até a criação do AI5

João Luiz 31/08/2018

Elio Gaspari fez um grande trabalho sobre este período. Rico em detalhes, com depoimentos de dezenas de pessoas, faz um raio x sobre como e o que levou os militares ao poder em 1964. Como foi o governo do general Castello Branco. Excelente livro para quem deseja aprofundar neste período brasileiro.

1 | 2 | 3 | 4