A Ditadura Envergonhada

A Ditadura Envergonhada Elio Gaspari

Resenhas - A Ditadura Envergonhada

1 | 2 | 3 | 4

João Luiz 31/08/2018

Elio Gaspari fez um grande trabalho sobre este período. Rico em detalhes, com depoimentos de dezenas de pessoas, faz um raio x sobre como e o que levou os militares ao poder em 1964. Como foi o governo do general Castello Branco. Excelente livro para quem deseja aprofundar neste período brasileiro.

Edmar.Candeia 24/12/2018

Repensando.....
Li há muito tempo. Hoje organizando meus livros me deu vontade de reler! Por sinal, havia lido toda a série.

Paulo Silas 16/04/2019

Com uma narrativa envolvente, passando por diversos fatos que antecederam e resultaram no desfecho do golpe de 1964, Elio Gaspari elenca uma quantidade enorme de informação que é relatada ao leitor com um primor próprio, o que torna a leitura agradável e interessante do início ao fim. Não obstante a temática do livro, que desperta a atenção por is só, a obra traz a reconstituição histórica do período num estilo de escrita de prosa jornalística que a elenca como uma obra-prima. Para além da riqueza de informações, de detalhes, de relatos, de minúcias e de análises sobre os variados episódios que compõem o período e o âmbito pesquisado, "A Ditadura Envergonhada" possibilita uma maior compreensão sobre a lógica estruturante do sistema que ensejou na tomada do poder pelos militares e os diversos desdobramentos decorrentes desse fato.

Como aponta o autor na sua introdução, "o o objetivo desta obra é contar por que e como Geisel e Golbery, dois militares que estiveram na origem da conspiração de 1964 e no centro do primeiro governo constituído após sua vitória, retornaram ao poder dez anos depois, com o propósito de desmontar a ditadura". A obra, porém, não se resume a "A Ditadura Envergonhada", sendo esse, na realidade, o primeiro de uma série de livros que pesquisam e relatam o período da ditadura militar no Brasil. O que se tem nesse primeiro livro da série abrange os meandros do governo de Jango em seus últimos instantes, abarcando-se como e de que modo se deu o golpe militar, até a reunião (o episódio da missa negra) de 1968, sob o comando do então presidente Costa e Silva, na qual se instaurou de fato o Ato Institucional n.º 5. Transições estabelecidas (ordenadas ou combinadas), a dinâmica das relações dos militares com a sociedade, os embates nas ruas, o âmbito político a polvorosa e muito mais é o que o livro fornece acerca do período sobre o qual se debruça, tratando-se uma verdadeira obra-prima.

Em nota explicativa, Elio Gaspari diz que não foi sua intenção escrever uma história da ditadura - "o que eu queria contar era a história do estrategema que marcou suas vidas. Fizeram a ditadura e acabaram com ela". Seja como for, o que se tem é um relato salutar sobre o período e os diversos desdobramentos existentes, os quais são reunidos na obra mediante uma síntese louvável. O cenário político, acadêmico e cultural estão presentes na narrativa do livro, permitindo ao leitor ter contato com diversas fontes que formaram aquilo que embasa, justifica e dá corpo à obra. A razão do título da obra? Bastam algumas páginas lidas para que se tenha a justificativa. Um livro excelente que vale, e muito, a leitura.

Emanuel Xampy Fontinhas 20/03/2021

...
Primeiro de uma série de volumes que tratam sobre um período nebuloso de nossa história. Leitura fácil, muito fluída, uma riqueza de detalhes, pesquisa primorosa de diversas fontes primárias e secundárias, entrevistas com personagens da época, uma vasta lista de referências e contextualizações, em suma, uma grande obra de investigação jornalística. Fundamental para conhecer sobre a ditadura militar.

1 | 2 | 3 | 4