O Diário Secreto de Laura Palmer

O Diário Secreto de Laura Palmer Jennifer Lynch

Resenhas - O diário secreto de Laura Palmer

Ynara 06/02/2012

um livro perturbador!
sendo adolescente, impregnada pela série Twin Peaks que passava na Globo, fui cair na asneira de ler esse livro. não é asneira no mau sentido, mas o livro me impressionou tanto, perturbou minha mente de "adolescente em formação", o clima opressivo, a menina perfeita que vivia uma vida totalmente mentirosa, falsa, cheia de pensamentos e ações perturbadoras...confesso que não me fez bem na época. me pegava pensando no livro e naquela aura sufocante o tempo todo. marcante, de uma maneira boa e ruim ao mesmo tempo. adolescente é um negócio muito influenciável mesmo.
Ynara 03/07/2013minha estante
tem informações aqui, Taci
dá até pra assistir online hoje em dia

Line 19/07/2013minha estante
Oi Ynara,
Quando li também me senti assim. Eu devia ter uns 12 anos e até hoje tenho lembranças assustadoras. =(

Ynara 19/07/2013minha estante
hahahaha, pelo menos agora sei que não estou sozinha, Line!

Ynara 24/07/2013minha estante
hoje com certeza eu também leria esse livro com outros olhos, com mais distanciamento.

Renata 08/11/2014minha estante
Nossa! Me senti da mesma forma. Também era adolescente na época.

Célia 01/01/2016minha estante
Acho q todas pensamos da mesma forma. Hoje fico pensando como fui ler um livro desses quando estava na quinta série do ginásio (eu tinha uns 11 anos por ai...) e ainda peguei o livro na biblioteca da escola. Os tempos eram bem outros...

Josi 17/01/2016minha estante
Tive a mesma sensação. Tenho vontade de relê-lo para verificar qual a sensação que teria agora, mais madura.

naldho 01/03/2016minha estante
Olá Ynara! Li esse livro agora,já adulto. O livro conta a história de uma pessoa com surtos esquizofrênicos, prova disso é o tal BOB,do qual ela tem tanto medo e ódio. Pode-se tirar dessa narrativa uma lição, que é a "distração" dos pais quanto à vida dos filhos adolescentes. Agora o que mais me chamou a atenção foi a média de idade dos leitores,ou melhor,das leitoras desse livro.Por isso provavelmente,ser tão impressionável,considerando a época em que foi lançado.

Jose.Igor 12/07/2016minha estante
Tu sabe dizer onde posso encontrar a dublagem brasileira que fizeram?

Theo.c 22/05/2020minha estante
Eu li esse ano, com 31 anos e digo que a sensação não é tão diferente da de vocês que leram com 12... Eu achei que fosse algo real e quando pesquisei, não resisti e comecei a assistir e tô amando... Tem na Netflix o que seria a terceira temporada, mas tô assistindo a primeira e a segunda de 1990 pra entender melhor. Depois de ler o diário, a série parece fazer mais sentido.

Marina.Caetano 11/08/2020minha estante
O mesmo aqui! Infelizmente encontrei este livro no deposito de tranqueiras dos meus pais quando eu tinha 12 anos (talvez menos) e as coisas que li foram perturbadoras para mim na epoca.
Eu nem entendi direito a estoria pq claramente não era feito pra minha idade. Meus pais descobriram eu tomei um bronca e eles queimaram o exemplar, mas já era tarde.

Ynara 16/08/2020minha estante
Eita que acho que preciso reler esse livro um dia desses pra poder provar pra mim mesma que ele não me afeta mais agora que sou "crescida ".
A teoria da esquizofrenia é boa.

Andreia.Castilhos 15/11/2020minha estante
Fico feliz por não ser a única que passou por isso, li aos doze anos, fiquei perturbada com a história, e na minha inocência também achava q era uma história verídica, nunca esqueci esse livro, partiu ler novamente aos 34 anos e provar que não tenho mais medo hahaha.

Andreia.Castilhos 28/11/2020minha estante
Li... e fiquei com medo novamente ?

Aline.Silva 22/03/2021minha estante
Pq que eu não consigo abrir sequer o livro p ler? Não sei se estou fazendo alguma coisa errada mas não consigo abrir p ler, alguem pode me ajudar?

Ynara 19/04/2021minha estante
Eu acho que tem que estar bem emocionalmente para ler esse livro pois ele possui uma aura opressiva. Li ele adolescente e hoje no auge dos meus 40 e poucos anos fico na dúvida em relê-lo. Acho que veria o livro de outro modo, mas ainda não estou pronta eu acho. Se vc não está confortável para ler esse livro agora não force sua barra, aguarde mais um pouco. Abraços.

Theo.c 19/04/2021minha estante
É que esse livro é um diário que aparece no final da primeira pra segunda temporada da série. Onde tudo acontece em torno do mistério na morte dela. É muito forte e a série é bem bizarra mas eu confesso que tive vontade de assistir uma segunda vez a serie toda, incluindo o filme que lançaram na época. É extremamente intrigante

Maria.Regina 24/11/2021minha estante
Algo me despertou como uma adolescente de 13 anos, entorpecida.

Priscila700 04/03/2024minha estante
E eu que comecei a ler aos 23 e abandonei porque achei absurdamente perturbador. Definitivamente não é meu tipo de livro

Jackeline 19/07/2021minha estante
Saberia me dizer onde consigo ver ou baixar a série e o filme? E qual seria o nome do filme. Por favor ??

Joao.Dias 23/07/2021minha estante
Sim. A série se chama Twin Peaks. Não deve ser difícil achar um link para baixar.

Jackeline 24/07/2021minha estante
Obrigada João ?

Laro 11/01/2017

Provavelmente a coisa mais perturbadora que eu já li em toda minha vida, acho que nenhum livro jamais conseguirá me assustar como esse. Uma obra incrível apesar de alguns problemas e apesar da tradução que ficou preguiçosa a partir da metade do livro. Ainda estou sem palavras. O fogo caminha comigo.
Victor Alencar 14/05/2017minha estante
Notou também esses incômodos com a tradução? Pensei que tinha sido somente eu rs

Taci 23/08/2019minha estante
Leia Morrer em Praga ate o final

Angela R. 17/09/2012

Eu já li... O Diário Secreto de Laura Palmer
Arrumando coisas e mexendo em algumas caixas achei este livro, que era meu no colegial, na verdade o li no meu 1º ano do ensino médio. Enfim, na época me chamou a atenção por ter uma menina afogada na capa e os textos começarem como um diário, o que na verdade é, mais como eu também escrevia em diários até como um meio de desabafo, comecei a ler, e me surpreendi.

O Diário Secreto de Laura Palmer conta a historia de uma jovem que ganha seu primeiro diário como presente de aniversario, nele ela relata coisas comuns de uma adolescente descobrindo o mundo, mais só até certo ponto, ela se envolve com pessoas estranhas e se mostra não ser tão pura e inocente quanto parece, mais algo a perturba. Laura é misteriosamente assassinada e algumas paginas do seu “diário” foram arrancadas quando isso aconteceu, esse fato desperta uma curiosidade maior ainda para quem lê, sobre o mistério “Quem matou Laura Palmer?”.

Este livro é baseado no seriado Twin Peaks que foi exibido em 1990 e 1991 com 30 episódios, infelizmente ainda não tive a oportunidade de assistir, mais assim que tiver comentarei aqui!

A historia do livro te prende de tal forma que enquanto você não termina não sossega. Quem já leu sabe do que estou falando...
Trecho do livro pra vocês:

“20 de Novembro de 1985

Querido Diário, Acabei de ter um sonho que me fez acreditar que não vou dormir esta noite. Eu estava no quarto. Estava completamente vazio, e eu me sentia mal por isso. Era como se a culpa fosse minha por não ter nada nele. Eu estava encolhida a um canto do quarto, olhando para aquele ponto na outra extremidade, porque sabia que alguma coisa iria aparecer, logo, logo. Pouco depois comecei a sentir muito frio. Achei que tinha visto alguma coisa, mas desapareceu. Então olhei adianta porque estava tentando encontrar a porta que dava para o outro quarto, porque queria ver se havia móveis lá. Eu me sentia muito mal por alguma coisa e queria entender, para que eu pudesse parar de me sentir tão... culpada. Acho que era isso o que eu sentia: culpa...”
Regi 07/09/2017minha estante
Bizarro esse trecho.

Regi 07/09/2017minha estante
Começo a pensar que ela sabia que ia morrer.

Lorena 13/09/2023

Ok
Achei a leitura mega fluida e só.
Acreditei que ao chegar ao final entenderia tuudo, mas não foi assim, simplesmente ficou em aberto.
Quero assistir a série para entender o hipe do livro, por que sinceramente... não fez sentido para mim. Em fim.. é isso !
catcherintherye 23/10/2023minha estante
pior que o livro só faz "sentido" mesmo depois que vc assiste a série

Patricia Peres 09/01/2009

Que menina mais doidinha essa Laura Palmer! Suas loucuras me surpreenderam, porém ao final da leitura ficou aquela grande interrogação: "Ué?! Já acabou?". Para quem espera encontrar respostas ou pelo menos dicas sobre a morte de Laura Palmer pode ir tirando o cavalinho da chuva! Neste livro encontramos exatamente o que o título diz: o diário secreto de Laura Palmer. Ou seja, suas dúvidas, medos, sonhos, etc. Como o livro é curto, recomendo para uma leitura rápida.
naldho 01/03/2016minha estante
Oi,Patricia. Realmente como você diz...menina doidinha. Mas fica claro que Laura Palmer tem graves surtos de esquizofrenia. O estranho BOB que ela cita o tempo todo prova isso. è um livro interessante,pois mostra que muitas vezes os pais não atentam para a adolescência e crescimentos dos filhos.

Paulascrap 12/02/2020

Leitura indicada somente para fãs da série!..
"Estes dias tenho pensado na Morte como uma companheira que desejo encontrar "pág 219. ...... 09/100 📕Uma leitura que só interessa aos fãs da série Twin Peaks 📕A autora filha de David Linch nos traz uma visão da protagonista assassinada por meio de um diário. 📕Laura Palmer ganha um diário em seu aniversário de 12 anos , e primeiro escreve paginas em um falso para despistar os curiosos e após sua morte e descoberto esse secreto, no qual muitas revelações estão anotadas. 📕A leitura é bem chata e juvenil mesmo para quem se envolveu no mistério da série e pra quem não a conhece totalmente desnecessária. 📕Nessas paginas ela nos apresenta BoB seu amigo imaginário , que a atormenta e nas mãos de quem sobre os abusos, e ficamos com a dúvida durante a leitura se isso seria realmente imaginação ou não. 📕Acompanhamos o seu crescimento, seu afastamento da melhor amiga Dona, o envolvimento com drogas, a descoberta do sexo avançando para as orgias e por fim prostituição. 📕Uma menina de família estruturada que destrói a própria vida , no entanto mantém a vida perfeita para os demais moradores da cidade, sua vida secreta somente será descoberta pelas paginas desse diário descoberto. 📕As paginas arrancadas durante a leitura que deveriam dar um ar de mistério só deixam mais vazia a história sem acrescentar nada, possíveis revelações que sumiram. 📕O final é aberto, ou seja você mergulha numa história que não chega a lugar nenhum , as dúvidas sobre a morte de Laura Palmer continuam nos acompanhando. 📕Mas pelo menos temos a visualização de como Bob agiria, talvez seja uma boa leitura para alguns amantes da série ✌️️.
Laura 26/04/2020minha estante
O pai dela é o Bob, isso é descoberto na série

Nat 18/08/2018

Laura Palmer tem uma vida perfeita. Ou pelo menos é assim que todos que a conhecem imaginam, na cidade fronteiriça de Twin Peaks. Laura namora o capitão do time de futebol da escola, sempre tia nota A e é a rainha do baile. Mas isso é só na superfície. Ao completar 12 anos de idade, ela ganha o diário e é através de suas palavras que se percebe o quanto a garota esperançosa se transformou em uma adolescente desiludida e transtornada. O diário se torna o maior confidente de Laura pelos próximos anos de sua vida, até seu cadáver ser encontrado enrolado em plástico no rio.

Eu nunca assisti Twin Peaks, nunca nem sabia que o livro era derivado de uma série de sucesso até ler este livro. Também não corri atrás para ver, nem da série original da década de 90 nem da continuação que saiu em 2015. Só posso dizer que o livro realmente me aterrorizou um pouco, o abuso que a protagonista sofre é uma coisa completamente absurda e enojante. O fato de ser um diário foi uma das coisas que me levou a este livro, mas acho que no meio do caminho acabei me arrependendo por causa do tom sórdido da história. Não é um livro que eu indico para crianças e adolescentes, e também não para pessoas que tenham problemas com abusos sexuais. E sim, terminei sem saber (ou perceber) quem matou Laura Palmer.

site: https://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2018/08/o-diario-secreto-de-laura-palmer.html
RoseOliver 19/08/2018minha estante
Quero reler esse livro!

Evelini.Monte 28/04/2024

Adolescência
Esse é um dos livros da minha adolescência. Assim como muitas meninas da década de 90 e anos 2000, eu era alucinada nesse livro. A leitura é rápida, fácil. Mas o conteúdo é extremamente perturbador. As vezes eu não dormia de noite pq tinha lido ele logo antes. Nunca assisti a série, mas recomendo demais o Diário.
Brenda.Freire 28/04/2024minha estante
Eu amo!

Tamirez | @resenhandosonhos 29/08/2018

O Diário Secreto de Laura Palmer
Esse é um livro perturbador em vários aspectos e vou tentar passar pra vocês todas as minhas sensações na hora da leitura. Primeiro foi interessante e infantil ver Laura ganhando seu diário e começando a compartilhar seus pensamentos. Depois, vimos ela ter seu primeiro período menstrual e as dúvidas sobre o que aquilo representava pra ela enquanto menina. Logo após, as curiosidades sobre o corpo e sexualidade, coisas que ela desconhecia ou não pensava sobre.

Até aqui eu estava me identificando bastante com a personagem e pensando que aquilo é provavelmente o que todas nós, jovens adolescentes passamos: um período de dúvidas que se empilham em nossa mente. Mas ai algo em Laura mudou, foi quase como se um gatilho tivesse sido ativado. De uma entrada para outra ela muda completamente e descobrimos que ela é atormentada por algo muito maior do que a menina da primeira confidência revelou.

“Às vezes, quando estou sonhando, sinto-me presa em uma armadilha e com muito medo. Mas agora quando olho para o que acabei de escrever, já não sinto tanto medo. Talvez eu escreva todos os meus sonhos de agora em diante para não ter mais medo deles.”

A princípio pensei que o abuso era real e que aquele que a visitava a noite era alguém de verdade, que se aproveitava da ingenuidade da criança para se mascarar como sonho. Porém, ele toma espaço no diário e Laura escreve como se fosse ele, mostrando um viés de caos psicológico que não tinha se apresentado antes. Bob a atormenta e faz coisas com ela, coisas essas que ela parte em busca de conhecer na vida real e verdadeiramente vivenciar.

A partir daí a vida dela entra num rumo completamente diferente. Ela se afasta da melhor amiga e começa a ter experiências com drogas, sexo, orgias, abuso e até prostituição. A Laura Palmer que começa o diário desapareceu e o que temos agora é somente a confusão que essa garota se transformou.

“Esses dias tenho pensando na Morte como uma companheira que desejo encontrar.”

Algo que me chamou muito a atenção é que por ela ser criada em uma cidade pequena e dentro de uma família convencional, por vários momentos vemos ela se auto analisando e vendo o quão ruim está sua vida. Ela se sente suja, má. Ela não quer ser uma “menina má”, voltando quase a ter comportamentos infantis quando entra nesse mérito. Parece que Laura tem várias personalidades e ela não tem mais controle sobre qual delas está em comando.

A partir de um certo momento vemos que não há mais volta, ela se perdeu. E nos últimos relatos, poucas semanas e dias antes de sua morte, ela está desesperada. Alguém violou seu diário, páginas foram arrancadas, sentenças ficam sem ser terminadas. Mas será que foi alguém estranho ou foi a própria Laura que agora não se lembra mais do que fez pois não estava em controle? E então, um dia, ela faz sua última confissão e é encontrada morta. Não sabemos o que aconteceu com ela ou quem a matou, e se não tivéssemos o conhecimento da série, nem saberíamos que ela tinha morrido. O fim é abrupto e inesperado, bem como a vida de quem escreveu aquele diário.

“Não há cocaína. Ela desapareceu. Odeio o modo como me sinto… como se estivesse num vácuo, meu corpo tem sido violado, meus pensamento, meus sonhos, a imagem que tenho de minha mãe e de meu pai são agora de figuras terríveis e deprimentes, as quais não consigo deixar de ver… Ah, se ela soubesse das coisas que têm acontecido.”

A leitura foi um mar de sentimentos, da identificação ao espanto. Eu iniciei essa leitura sem muitas expectativas, apenas acreditando que iria gostar porque sempre me dou bem com tramas que trazem diários ou cartas, mas não imaginei que iria ficar tão abalada com a leitura. As páginas voaram e como são separadas pelos dias que ela escreve, flui super bem por serem capítulos curtos e com bom espaçamento entre eles.

Um curiosidade interessante é que ele se tornou leitura de várias escolas americanas, apesar de ser bastante pesado, pra exemplificar essas questões de adolescência para os jovens, o que fez muitos acreditarem que Laura Palmer fosse uma jovem real. Mas não, ela é uma personagem ficcional e teve o diário escrito e publicado depois do sucesso da série como um complemento para os fãs ou para os curiosos, que assim como eu, encaram a história sem ter assistido nenhum episódio.

Não sei o que esperar da terceira temporada ou de como ela se vinculará com a história principal, mas com toda certeza vou conferir quando estrear pra descobrir mais sobre Laura Palmer e o que realmente aconteceu com ela.

site: http://resenhandosonhos.com/o-diario-secreto-de-laura-palmer/
Alanna. 30/08/2018minha estante
A terceira temporada de Twin Peaks já saiu, mas você vai achar melhores explicações sobre a Laura no filme "Os últimos dias de Laura Palmer" (embora esse seja bem controverso e com algumas incoerências com as temporadas da série).
Mas acho bom destacar que se você apenas ler o livro você chega a uma conclusão completamente diferente da que chegaria assistindo as 3 temporadas e vendo ao filme.

Mari 10/06/2022

Não leia antes de ver a série e o fime

O livro complementa bem a história da Laura e Twin Peaks, ao longo dos capítulos a gente percebe que ela está cada vez mais perturbada e ninguém percebe!!!! e como válvula de escape acabou se entregando as drogas e prostituição. Foi uma leitura muito rápida e fluída, já quero ver Twin Peaks de novo.
mary_pt 15/11/2022minha estante

PandaLoveBooks 22/09/2021

Laura e suas duas personalidades
Vamos começar a resenha dizendo que comecei a ordem errada das coisas. Primeiro tinha que ver as duas temporadas da série Twin Peaks, depois ler o diário, depois outro livro com a história secreta de twin Peaks, ver um filme e no final a terceira temporada (Sim o direito esperou 25 anos para concluir a história toda).

Mas, vamos falar sobre o diário agora.

Primeiro que nunca esperei de Laura tudo oq eu li, juro que não imagina tudo oq ela fez ou falou.

Laura só tinha 12 anos quando começou tudo isso, ela fez coisas que nem adulto fez ainda e no final levou ela para um fim trágico.

Ela tentou muito fugir do Bob, mas no final foi pegar por ele. Ele fez ela enlouquece ao ponto de fica sozinha com as maluquices dela.

Laura tinha duas personalizadas, um que todo mundo gosta e outra que só alguns pessoas sabiam. Ninguém sabia como era realmente Laura Palmer, quero muito sabe oq aconteceu com ela e aonde estão as páginas rasgadas do seu diário
xoxoanalu 22/09/2021minha estante
esse livro era o meu conforto quando tinha uns 14 anos! lia toda noite antes de dormir ?

Bárbara 10/09/2012

É livro muito intrigante chama totalmente o interesse do leitor porém é um pouco confuso....mas eu indico muito...esse livro é um dos meus favoritos.
12/09/2012minha estante
Ele é um pouco confuso por que ela era uma pessoa um tanto confusa, tem muitas partes que foram encontradas arrancadas, e a história é muito intrigante, porque quando li tentava desvendar que poderia ter sido o assassino de Laura. E pra mim ela era uma pessoas de muitas personalidades. Não dá pra julgar o livro, porque não é ficção, é uma auto biografia que surgiu a partir do descobrimento de seu diário. Muito bom o livro.

buffy 01/04/2009

Louco
Adoro suspense, esse livro é ótimo porque leva o leitor a uma verdadeira navegação com a histíria, ele te envolve totalmente, tu queres desvendar o mistério, te questiona os porquês q ela (Laura) agia daquela forma, o que a levou a fazer o que fazia, quem eh bob... ai muito louco mesmo. pra quem gosta de suspense eu recomendo mesmo!
ps: naw precisa ter conhecimento do seriado, o qual o livro foi baseado. jah que o livro foi uma adaptação do seriado e quem escreveu foi a filha do diretor da série. mas eh lógico que nunca eh demais saber, entaw vc tendo conhecimento e se melhor tiveres oportunidade de assistir a série, que hj as temporadas estão disponiveis em sites de vendas de DVD's.... perfeito!

Bruno Pereira 04/05/2010

Decepcionante.
O livro é bem complicado de se entender apesar de a história ser bem envolvente. Fatos inexplicáveis continuaram sem solução ao final do enredo, o que tornou a leitura do livro uma enorme perda de tempo.