O Diário Secreto de Laura Palmer

O Diário Secreto de Laura Palmer Jennifer Lynch

Resenhas - O diário secreto de Laura Palmer

Ynara 06/02/2012

um livro perturbador!
sendo adolescente, impregnada pela série Twin Peaks que passava na Globo, fui cair na asneira de ler esse livro. não é asneira no mau sentido, mas o livro me impressionou tanto, perturbou minha mente de "adolescente em formação", o clima opressivo, a menina perfeita que vivia uma vida totalmente mentirosa, falsa, cheia de pensamentos e ações perturbadoras...confesso que não me fez bem na época. me pegava pensando no livro e naquela aura sufocante o tempo todo. marcante, de uma maneira boa e ruim ao mesmo tempo. adolescente é um negócio muito influenciável mesmo.
Ynara 03/07/2013minha estante
tem informações aqui, Taci
dá até pra assistir online hoje em dia

Line 19/07/2013minha estante
Oi Ynara,
Quando li também me senti assim. Eu devia ter uns 12 anos e até hoje tenho lembranças assustadoras. =(

Ynara 19/07/2013minha estante
hahahaha, pelo menos agora sei que não estou sozinha, Line!

Ynara 24/07/2013minha estante
hoje com certeza eu também leria esse livro com outros olhos, com mais distanciamento.

Renata 08/11/2014minha estante
Nossa! Me senti da mesma forma. Também era adolescente na época.

Célia 01/01/2016minha estante
Acho q todas pensamos da mesma forma. Hoje fico pensando como fui ler um livro desses quando estava na quinta série do ginásio (eu tinha uns 11 anos por ai...) e ainda peguei o livro na biblioteca da escola. Os tempos eram bem outros...

Josi 17/01/2016minha estante
Tive a mesma sensação. Tenho vontade de relê-lo para verificar qual a sensação que teria agora, mais madura.

naldho 01/03/2016minha estante
Olá Ynara! Li esse livro agora,já adulto. O livro conta a história de uma pessoa com surtos esquizofrênicos, prova disso é o tal BOB,do qual ela tem tanto medo e ódio. Pode-se tirar dessa narrativa uma lição, que é a "distração" dos pais quanto à vida dos filhos adolescentes. Agora o que mais me chamou a atenção foi a média de idade dos leitores,ou melhor,das leitoras desse livro.Por isso provavelmente,ser tão impressionável,considerando a época em que foi lançado.

Jose.Igor 12/07/2016minha estante
Tu sabe dizer onde posso encontrar a dublagem brasileira que fizeram?

Theo.c 22/05/2020minha estante
Eu li esse ano, com 31 anos e digo que a sensação não é tão diferente da de vocês que leram com 12... Eu achei que fosse algo real e quando pesquisei, não resisti e comecei a assistir e tô amando... Tem na Netflix o que seria a terceira temporada, mas tô assistindo a primeira e a segunda de 1990 pra entender melhor. Depois de ler o diário, a série parece fazer mais sentido.

Marina.Caetano 11/08/2020minha estante
O mesmo aqui! Infelizmente encontrei este livro no deposito de tranqueiras dos meus pais quando eu tinha 12 anos (talvez menos) e as coisas que li foram perturbadoras para mim na epoca.
Eu nem entendi direito a estoria pq claramente não era feito pra minha idade. Meus pais descobriram eu tomei um bronca e eles queimaram o exemplar, mas já era tarde.

Ynara 16/08/2020minha estante
Eita que acho que preciso reler esse livro um dia desses pra poder provar pra mim mesma que ele não me afeta mais agora que sou "crescida ".
A teoria da esquizofrenia é boa.

Andreia.Castilhos 15/11/2020minha estante
Fico feliz por não ser a única que passou por isso, li aos doze anos, fiquei perturbada com a história, e na minha inocência também achava q era uma história verídica, nunca esqueci esse livro, partiu ler novamente aos 34 anos e provar que não tenho mais medo hahaha.

Andreia.Castilhos 28/11/2020minha estante
Li... e fiquei com medo novamente ?

Aline.Silva 22/03/2021minha estante
Pq que eu não consigo abrir sequer o livro p ler? Não sei se estou fazendo alguma coisa errada mas não consigo abrir p ler, alguem pode me ajudar?

Ynara 19/04/2021minha estante
Eu acho que tem que estar bem emocionalmente para ler esse livro pois ele possui uma aura opressiva. Li ele adolescente e hoje no auge dos meus 40 e poucos anos fico na dúvida em relê-lo. Acho que veria o livro de outro modo, mas ainda não estou pronta eu acho. Se vc não está confortável para ler esse livro agora não force sua barra, aguarde mais um pouco. Abraços.

Theo.c 19/04/2021minha estante
É que esse livro é um diário que aparece no final da primeira pra segunda temporada da série. Onde tudo acontece em torno do mistério na morte dela. É muito forte e a série é bem bizarra mas eu confesso que tive vontade de assistir uma segunda vez a serie toda, incluindo o filme que lançaram na época. É extremamente intrigante

Maria.Regina 24/11/2021minha estante
Algo me despertou como uma adolescente de 13 anos, entorpecida.

Priscila700 04/03/2024minha estante
E eu que comecei a ler aos 23 e abandonei porque achei absurdamente perturbador. Definitivamente não é meu tipo de livro

LanNa 31/03/2021

Muito gelo e dois dedos d'água
Chocada. Se o intuito do autor era deixar o leitor perplexo ele conseguiu demais.
Me incomodou bastante essa leitura, oq Laura passou, o que ela pensava, tudo q ela escreveu ao serviu pra me deixar bastante incomodada e eu não via a hora de terminar. Não achei o final bom pq só deixou a história mais aberta.

alinenotalien 08/10/2021

Quem matou Laura Palmer?
O Diário Secreto de Laura Palmer é um derivado da série Twin Peaks, e meus amigos, dizer que esse livro é perturbador é um eufemismo. Passa MUITO longe das bizarrices que a gente vê ao longo da série.

Laura Palmer é a garota perfeita. Ao menos é o que toda a cidadezinha de Twin Peaks acredita. Na superfície, Palmer é uma aluna nota A, rainha do baile e namora o capitão do time de futebol. Interiormente, Laura está lidando com coisas muito mais pesadas.

O livro se inicia logo que Laura recebe seu diário, aos 12 anos. Dessa forma, o diário torna-se seu maior confidente ao longo de 5 anos, quando é encontrada morta em um lago de Twin Peaks.

Através dos pensamentos escritos por Palmer, vemos ela passar de uma adolescente sonhadora e esperançosa a uma garota temerosa, desiludida com a vida e transtornada com o rumo de sua própria vida. Temos passagens de abusos sexuais sofridas pela Laura, pelas mãos de BOB, um homem que ela não sabe quem é e a atormenta desde sempre. O diário mostra sua constante luta para manter BOB fora de sua vida pra sempre.

"Quer saber qual parte que mais me assusta? A única coisa que as pessoas acham de mim agora é que estou atravessando a adolescência! Todo mundo ainda vê a risonha Laura Palmer. A garota com ótimas notas, um cabelo lindo e mãozinhas perfeitas, que querem, às vezes, no meio da noite, entrar dentro do espelho e estrangular a garota sonhadora e problemática que vejo refletida!"

O livro, escrito por Jennifer Lynch, é muito bem escrito, desenvolvido e consistente com os acontecimentos da série Twin Peaks. Pra quem viu a série, é muito esclarecedor ver a Laura que a cidade considerava como ?a garota perfeita? tornando-se a adolescente que mantem uma vida dupla, com poucos moradores da cidade sabendo sobre isso.

?Esses dias tenho pensado na Morte como uma companheira que desejo encontrar.?

Recomendo a leitura d'O Diário Secreto de Laura Palmer apenas para aqueles que já assistiram Twin Peaks, do contrário, o leitor se encontrará perdido com o tanto de personagens apresentados e que não tem um grande desenvolvimento aqui como ocorre na série.

Ju Honorio 09/04/2022

Ótimo complemento.
NÃO LEIA ESSE LIVRO SE VOCÊ NÃO ASSISTIU TWIN PEAKS.

Twin Peaks é uma das minhas séries favoritas. É, sim, muito difícil de entender o que está acontecendo naquela cidadezinha, e acho que isso é o que tanto me atrai nela.

Sobre o livro, ele é simplesmente incrível. Sua leitura não é necessária para entender nada do que se passa na série e no filme e vice e versa, mas é um complemento maravilhoso. Inclusive recomendo que a leitura seja feita após a série (e o filme Fir Walk With Me) terem sido assistidos.

Não adianta você ler o livro sem conhecer o universo de Twin Peaks e as pessoas do círculo de Laura Palmer. É ESSENCIAL que você dê rosto e história a cada um dos personagens citados nesse livro, e você só é capaz de fazê-lo assistindo.

Eu amei, devorei a segunda metade do livro em uma sentada só, e já quero reassistir Twin Peaks.

Lice 22/07/2021

Pobre Laura!
Como fã de Twin Peaks, eu tava doida para ler O Diário Secreto de Laura Palmer, protagonista da série que abalou os anos 90. Ao longo da leitura, senti muita pena e empatia pela personagem; Laura era a menina perfeita da cidade ou, pelo menos, aparentava ser. É possível notar, no livro, a mudança drástica de uma menina inocente que, em pouco tempo, tornou-se uma adulta muito sozinha e com a vida muito sofrida. Recomendo a todos os fãs de Twin Peaks!

Se você ainda não assistiu, corra para ver!

buffy 01/04/2009

Louco
Adoro suspense, esse livro é ótimo porque leva o leitor a uma verdadeira navegação com a histíria, ele te envolve totalmente, tu queres desvendar o mistério, te questiona os porquês q ela (Laura) agia daquela forma, o que a levou a fazer o que fazia, quem eh bob... ai muito louco mesmo. pra quem gosta de suspense eu recomendo mesmo!
ps: naw precisa ter conhecimento do seriado, o qual o livro foi baseado. jah que o livro foi uma adaptação do seriado e quem escreveu foi a filha do diretor da série. mas eh lógico que nunca eh demais saber, entaw vc tendo conhecimento e se melhor tiveres oportunidade de assistir a série, que hj as temporadas estão disponiveis em sites de vendas de DVD's.... perfeito!

Lorena1036 04/09/2020

É bem angustiante ver a Laura entrando cada vez mais em um mundo em que ela não vai conseguir sair. Extremamente real. Quero muito ver a série Twin Peaks sei que se passa no mesmo universo e é bem elogiada

Queria Estar Lendo 30/05/2017

Resenha: O Diário Secreto de Laura Palmer
A resenha de hoje é do livro O Diário Secreto de Laura Palmer, derivado da série de televisão Twin Peaks -- que está retornando esse ano, depois de 26 anos do final da segunda temporada -- e nos foi cedido em parceria com a editora Globo Alt.

Laura Palmer é a garota perfeita. Ao menos é o que todos acreditam na pequena cidade de Twin Peaks, na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá. Laura é a rainha do baile, namora o capitão do time de futebol e é uma aluna nota A. Mas isso é na superfície, porque no interior ela está lidando com coisas pesadas.

O livro começa no dia em que Laura ganha o diário, o seu aniversário de 12 anos, e a partir daí, se torna seu maior confidente pelos próximos cinco anos, quando é encontrada morta, enrolada em plástico, no rio de Twin Peaks.

Através das passagens escritas por ela, podemos ver a espiral que a transforma de uma garota esperançosa e temorosa em uma adolescente desiludida e transtornada pelo rumo da própria vida. O diário é uma narrativa consistente contando sobre o abuso sexual que Laura vem sofrendo nas mãos de BOB, um homem que ela não sabe quem é, mas que a atormenta desde muito jovem, e sua constante luta para ser uma boa menina e fazer com que BOB desapareça da sua vida.

"Esses dias tenho pensando na Morte como uma companheira que desejo encontrar."

O livro é muito bom em delimitar o desenvolvimento da Laura, a menina de doze anos que espera que, se for boa o suficiente, vai conseguir se livrar de BOB e ter a vida que quer, seguindo até a garota desesperada, cheia de raiva e tristeza e angustia, que acredita merecer tudo o que lhe acontece. É consistente e soa bastante real, foi até difícil ler algumas passagens que envolviam BOB.

O livro é muito bem escrito, muito bem desenvolvido e bastante consistente. Os personagens são reais, suas reações as situações apresentadas. Eles se mesclam em áreas cinzas e, mesmo que se trate de uma história narrada pelo ponto de vista da Laura, fica bem claro isso. Não existe preto no branco, o mocinho e o vilão -- tirando o BOB, claro.

Mas me senti meio perdida, já que não assisti a série. Quando eu solicitei ele, acreditei que fosse possível compreender a história sem o background da série, porém lá pelas tantas fui obrigada a por o livro de lado e procurar por um resumo de Twin Peaks no google porque não estava entendendo muito bem o que seria a história -- foi só assim, também, que e entendi o elemento sobrenatural dela.

"Acabei de ler o que escrevi ontem à noite e de repente senti uma imensa vergonha de estar viva. A garota que ganhou esse diário em seu décimo segundo aniversário morreu já faz anos, e quem tomou seu lugar nada fez além de caçoar de seus sonhos."

Dito isso, é um leitura que eu recomendo para os fãs da série e para quem tem o desejo de conhecê-la. O Diário Secreto de Laura Palmer é muito um companion e cair de paraquedas no meio dele não é algo que eu recomende.

Patricia Peres 09/01/2009

Que menina mais doidinha essa Laura Palmer! Suas loucuras me surpreenderam, porém ao final da leitura ficou aquela grande interrogação: "Ué?! Já acabou?". Para quem espera encontrar respostas ou pelo menos dicas sobre a morte de Laura Palmer pode ir tirando o cavalinho da chuva! Neste livro encontramos exatamente o que o título diz: o diário secreto de Laura Palmer. Ou seja, suas dúvidas, medos, sonhos, etc. Como o livro é curto, recomendo para uma leitura rápida.
naldho 01/03/2016minha estante
Oi,Patricia. Realmente como você diz...menina doidinha. Mas fica claro que Laura Palmer tem graves surtos de esquizofrenia. O estranho BOB que ela cita o tempo todo prova isso. è um livro interessante,pois mostra que muitas vezes os pais não atentam para a adolescência e crescimentos dos filhos.

Donatto 09/08/2021

Minha Visão Sobre o Livro "O Diário Secreto de Laura Palmer"
Esse foi um livro que de uma forma inusitada cruzou minha vida. Tive a chance recentemente de comprá-lo e o ler. Terminei ele hoje e o que tenho a dizer sobre esta leitura é que, eu esperava muito mais sobre o mistério de quem matou Laura Palmer. O título do livro me levou a se questionar como seria abordado o fato da morte da jovem sendo o livro se tratar do diário dela. Mas isso no final é explicado. Ao longa da história, criei uma certa crítica, talvez pelo fato de eu já ter lido MUITOS livros de mistérios e suspenses, esse acabou sendo bem adolescente e enrolado. Entretanto, é o livro que mais soube definir e expressar em palavras o sentimento de depressão, angústia, medo, ódio e morte de uma pessoa. A forma como a Laura Palmer enxergava sua vida desprezível, foi muito bem contada e deixa claro que ela precisava de ajuda, mas não sabia como pedir. Criei interesse em assistir a série na qual este livro foi inspirado. Por fim, considero "O Diário Secreto de Laura Palmer" como um livro MUITO BOM.

Sassá 22/08/2009

Forte
Li quando estava no 1º colegial. Livro forte, com grande detalhamento de fatos e vivências, assim como a ausência e falta dos pais, orgias sexuais e as drogas. Indico.

Lorena 13/09/2023

Ok
Achei a leitura mega fluida e só.
Acreditei que ao chegar ao final entenderia tuudo, mas não foi assim, simplesmente ficou em aberto.
Quero assistir a série para entender o hipe do livro, por que sinceramente... não fez sentido para mim. Em fim.. é isso !
catcherintherye 23/10/2023minha estante
pior que o livro só faz "sentido" mesmo depois que vc assiste a série

Regina 24/09/2023

Incômodo
Li este livro quando estava no Ensino Médio e não me lembrava de praticamente nada da história, somente que me incomodou bastante. Fiz questão de ler novamente, tantos anos depois, pelas lentes de uma pessoa já adulta e experiente em termos de leitura e confesso que me incomodou do mesmo jeito! A narrativa é bem fluida, mas em vários momentos fiquei confusa (se o que Laura vivia era real ou fruto de sua mente perturbada) principalmente sua relação com BOB (que nervos! Foi o que mais me intrigou em todo tempo! O fim não esclarece as dúvidas que foram surgindo (isto porque não li a série, não vi filme, fui mesmo direto para o livro). Vi depois vários comentários que sugerem só ler depois de ter se apropriado da história e seus detalhes através da série... Acabei por fazer o inverso, agora vou tentar ver a série para buscar as respostas que não encontrei no livro...

Marselle Urman 29/08/2013

Como gostei muito da série, resolvi experimentar esse livreto.
Conta de uma forma muito confusa a trajetória de decadência de Laura. No começo ela é só uma garota safadinha, um pouco além da média de uma menina de 12 anos com sua educação. Depois a coisa rola ladeira abaixo, de uma maneira patética e totalmente previsível.

É bobo e incoerente, não complementa nada da história do seriado e fica devendo muito, mas muito para o "Trainspotting".