O Diário Secreto de Laura Palmer

O Diário Secreto de Laura Palmer Jennifer Lynch

Resenhas - O diário secreto de Laura Palmer

Gabs 05/12/2020

Impactante!
Livro razoavelmente curto. Lembro que o li todo num só dia e fiquei algumas semanas fissurada nesse universo, quando reli mais uma ou duas vezes. Certamente foi a minha completa ignorância quanto aos acontecimentos que me fisgou.
Isso já faz alguns anos e não pretendo reler. Nesse caso em específico, gosto da lembrança da surpresa (específico porque geralmente sou amante da nostalgia). Talvez a maturidade me faça ter uma experiência muito diferente... não vou arriscar. Mas pra quem não conhece, recomendo muito.

Felipe 26/04/2020

Muito potencial e muito mal feito
O diário secreto de Laura Palmer é um suspense sobrenatural, sendo um prequel da séria de muito sucesso dos anos 90 Twin Peaks, o livro é escrito por Jennifer Lynch, filha do criador da série David Lynch, porém essa resenha é baseada apenas no livro já que eu não assisti a série, e como de costume essa resenha tem alguns spoilers.
É 22 de Julho de 1984 e uma menina se apresenta em um diário, seu nome é Laura Palmer e ela está completando doze anos. Laura vive com seus pais em Twin Peaks uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos, na fronteira com o Canada. E isso deixa a história mais difícil de “engolir”.
Laura é uma menina “perfeita”, com uma vida “perfeita”, tem boas notas, foi eleita a rainha do baile, é amada pelos pais e pelo namorado, o capitão do time de futebol da escola. Mas como alguns sabem as aparências podem esconder muitos monstros e demônios. E assim é com Laura, por trás de toda essa perfeição tem uma garotinha que é constantemente abusada por Bob, mas quem ou o que é Bob? Uma substituição infantil para um abusador do mundo real? Uma entidade demoníaca que sente prazer em abusar da menina? Uma alucinação de uma mente destruída? Nós não sabemos, apenas sabemos que ele aparece nos sonhos de Laura e a abusa.
Laura vai crescendo e os abusos vão aumentando, não apenas sexuais, mas de todas as formas, Bob bombardeia a mente dela com ideias de que ela é uma pessoa má, que ela gosta dos abusos, que ela é um lixo. Ela tenta lutar contra todos esses pensamentos, e vemos que nem ela sabe o que o Bob é, ou se ele é real, mas de toda forma Laura entra em uma espiral negativa, e vemos ela se destruir a cada nova anotação no diário, a cada dia ela se afunda em drogas, sexo, prostituição e até um aborto e por fim a morte assassinada.

No começo desta resenha eu disse que um dos motivos desta história ser difícil de “engolir” é o fato de se passar em uma cidadezinha, em alguns momentos do livro Laura escreve que todos acreditam que ela seja a jovem perfeita, foi até eleita a rainha do baile, enquanto se droga e participa de orgias na floresta… realmente não “desce” que Laura tenha feito tudo o que fez e tenha passado despercebido para a cidade inteira (só faria sentido se a cidade fosse o próprio mal, como em It a coisa, e não há nenhum indicio disto), ainda mais que a todo o momento ela faz uso de cocaína e novamente, não acredito que ninguém perceberia. Isso foi algo que me incomodou bastante nesse livro.
A história toda é escrita em forma de diário e do ponto de vista da Laura (Já que o diário é dela :P), talvez por esse motivo todos os personagens sejam rasos e nada cativantes, praticamente não sabemos nada dos pais dela, a melhor amiga quase nem aparece e o namorado é só um cara apaixonado que gosta de se drogar e depois vira traficante, sinceramente não achei nenhum personagem cativante nessa história.
Jennifer Lynch tentou criar um livro denso e profundo que trata de vários temas realmente importantes, como transtornos mentais e abusos sexuais, físicos e psicológicos, mas infelizmente não foi bem executado, me pareceu que ela mais quis chocar os leitores com cenas explicitas do que realmente tratar desses assuntos e das consequências que transtornos e abusos podem causar. Só fica claro que abusos de todas as formas podem destruir uma pessoa, mas isso não foi bem executado, parece que a Laura realmente gosta de afundar na lama as vezes, sim, isso por vezes acontece na vida real, mas o péssimo desenvolvimento dos motivos de suas escolhas, junto com a dúvida de saber se os abusos são reais ou se estão apenas na cabeça dela, faz com que os sentimentos dela escritos no diário não pareçam reais.

Comecei esse livro com uma certa expectativa, um livro diferente do que estou acostumado a ler, algo que não está no meu radar e acredito que todo mundo gosta de um bom suspense, o que infelizmente não foi o caso, para mim foi um amontoado de boas ideias mal executadas. Talvez e experiência seja diferente para quem é fã da séria, mas acredito que para aqueles que como eu não assistiram não seja uma boa leitura.

site: https://eddamiddangeard.blogspot.com/2020/04/o-diario-secreto-de-laura-palmer.html

Marselle Urman 29/08/2013

Como gostei muito da série, resolvi experimentar esse livreto.
Conta de uma forma muito confusa a trajetória de decadência de Laura. No começo ela é só uma garota safadinha, um pouco além da média de uma menina de 12 anos com sua educação. Depois a coisa rola ladeira abaixo, de uma maneira patética e totalmente previsível.

É bobo e incoerente, não complementa nada da história do seriado e fica devendo muito, mas muito para o "Trainspotting".

Maria Carolina 04/09/2023

Se não for fã da série, fuja.
O livro cumpre com o que propõe: ser um diário secreto da Laura, desde seus 12 anos, até ela entrega-lo ao seu amigo botânico. Achei importante por expandir a história e explicar o início do relacionamento dela com vários personagens. Só não dou cinco estrelas porque não está registrada a primeira aparição do Bob.
É uma narrativa pesada, especialmente se quem estiver lendo for mulher.

tefix 24/11/2021

Ainda estou ? com esse livro. Coisas que assistindo a série jamais imaginamos que teriam acontecido. Incrível. Ler a vida de Laura Palmer desde seus 12 anos e como ela começou a mudar desde então fez com que tudo tivesse um novo sentido.

Shirley.Peixe 29/12/2020

Leitura essencial pra quem acompanha a série...
Já terminei de ler há algum tempo, mas não dei meu depoimento. Achei, sinceramente, melhor do que a série.
Acho o universo de Twin Peaks bacana, mas sendo bem sincera, essa dispersão chamada David Lynch me desagrada bastante. Ele foca em um monte de coisa sem propósito ao invés de aprofundar mais a história e não é o meu estilo. Por este motivo, o livro me agradou bem mais, pois abordou todas as questões internas da Laura, sem perder tempo com inutilidades e tratou de assuntos pesados, causando tensão.
Além disso, livros sempre nos permitem conhecer melhor os personagens e isso beneficiou minha visão de tudo.
Enfim, de tudo o que eu vi de Twin Peaks, o livro e os filmes foram as coisas que deram certo, na minha opinião.

Re 22/07/2009

Lembro de achar esse livro na casa da minha madrinha e terminar de lê-lo escondida, pq só tinha doze anos e a leitura não era muito apropriada. A princípio, só ia dar uma olhada na primeira página, mas o suspense criado é tão grande que te faz não largar até terminar tudo.
Acho muito intrigante tentar descobrir como pessoas que aparentemente têm tudo na vida, terminam dessa maneira. O livro é excelente!

Isabela 09/04/2013

Perturbante
Com certeza o objetivo do autor era escrever a trajetória da personagem de forma que o leitor se sentisse perturbado. De fato ele conseguiu.
É perturbador ver a trajetória dessa menina que é tratada por uma grande maioria como "garota modelo" sendo que na realidade ela é uma pervertida e "fraca das idéias".
O que deixa a desejar são os detalhes, o livro traz muitas passagens confusas em que eu fiquei sem saber se "aquilo" realmente estava acontecendo ou era mais um devaneio da protagonista.
Apesar de eu ter lido várias resenhas antes de ler o livro, eu não esperava que o livro fosse acabar tão "do nada" e sem mistério algum sobre o dia em que ela morre.
O livro realmente não soluciona e nem dá pistas sobre o dia da morte dela, mas ajuda a compreender o psicológico da personagem.
Acho interessante a leitura para aqueles que forem assistir ou já assistiram a série Twin Peaks. Do contrário não recomendo.

Angela R. 17/09/2012

Eu já li... O Diário Secreto de Laura Palmer
Arrumando coisas e mexendo em algumas caixas achei este livro, que era meu no colegial, na verdade o li no meu 1º ano do ensino médio. Enfim, na época me chamou a atenção por ter uma menina afogada na capa e os textos começarem como um diário, o que na verdade é, mais como eu também escrevia em diários até como um meio de desabafo, comecei a ler, e me surpreendi.

O Diário Secreto de Laura Palmer conta a historia de uma jovem que ganha seu primeiro diário como presente de aniversario, nele ela relata coisas comuns de uma adolescente descobrindo o mundo, mais só até certo ponto, ela se envolve com pessoas estranhas e se mostra não ser tão pura e inocente quanto parece, mais algo a perturba. Laura é misteriosamente assassinada e algumas paginas do seu “diário” foram arrancadas quando isso aconteceu, esse fato desperta uma curiosidade maior ainda para quem lê, sobre o mistério “Quem matou Laura Palmer?”.

Este livro é baseado no seriado Twin Peaks que foi exibido em 1990 e 1991 com 30 episódios, infelizmente ainda não tive a oportunidade de assistir, mais assim que tiver comentarei aqui!

A historia do livro te prende de tal forma que enquanto você não termina não sossega. Quem já leu sabe do que estou falando...
Trecho do livro pra vocês:

“20 de Novembro de 1985

Querido Diário, Acabei de ter um sonho que me fez acreditar que não vou dormir esta noite. Eu estava no quarto. Estava completamente vazio, e eu me sentia mal por isso. Era como se a culpa fosse minha por não ter nada nele. Eu estava encolhida a um canto do quarto, olhando para aquele ponto na outra extremidade, porque sabia que alguma coisa iria aparecer, logo, logo. Pouco depois comecei a sentir muito frio. Achei que tinha visto alguma coisa, mas desapareceu. Então olhei adianta porque estava tentando encontrar a porta que dava para o outro quarto, porque queria ver se havia móveis lá. Eu me sentia muito mal por alguma coisa e queria entender, para que eu pudesse parar de me sentir tão... culpada. Acho que era isso o que eu sentia: culpa...”
Regi 07/09/2017minha estante
Bizarro esse trecho.

Regi 07/09/2017minha estante
Começo a pensar que ela sabia que ia morrer.

Laro 11/01/2017

Provavelmente a coisa mais perturbadora que eu já li em toda minha vida, acho que nenhum livro jamais conseguirá me assustar como esse. Uma obra incrível apesar de alguns problemas e apesar da tradução que ficou preguiçosa a partir da metade do livro. Ainda estou sem palavras. O fogo caminha comigo.
Victor Alencar 14/05/2017minha estante
Notou também esses incômodos com a tradução? Pensei que tinha sido somente eu rs

Taci 23/08/2019minha estante
Leia Morrer em Praga ate o final

PandaLoveBooks 22/09/2021

Laura e suas duas personalidades
Vamos começar a resenha dizendo que comecei a ordem errada das coisas. Primeiro tinha que ver as duas temporadas da série Twin Peaks, depois ler o diário, depois outro livro com a história secreta de twin Peaks, ver um filme e no final a terceira temporada (Sim o direito esperou 25 anos para concluir a história toda).

Mas, vamos falar sobre o diário agora.

Primeiro que nunca esperei de Laura tudo oq eu li, juro que não imagina tudo oq ela fez ou falou.

Laura só tinha 12 anos quando começou tudo isso, ela fez coisas que nem adulto fez ainda e no final levou ela para um fim trágico.

Ela tentou muito fugir do Bob, mas no final foi pegar por ele. Ele fez ela enlouquece ao ponto de fica sozinha com as maluquices dela.

Laura tinha duas personalizadas, um que todo mundo gosta e outra que só alguns pessoas sabiam. Ninguém sabia como era realmente Laura Palmer, quero muito sabe oq aconteceu com ela e aonde estão as páginas rasgadas do seu diário
xoxoanalu 22/09/2021minha estante
esse livro era o meu conforto quando tinha uns 14 anos! lia toda noite antes de dormir ?

bia | @biatalendo 07/01/2023

Caminhe no fogo comigo.
Antes de entrar mais nas minúcias e comentar sobre a trama, caso você esteja aqui se perguntando quando ler esse material extra de Twin Peaks, deixo a minha ordem que acho que pode ser melhor para se assistir e ler o livro:
- Primeira temporada
- Segunda temporada
- Fire Walk With Me
- The Missing Pieces
- O Diário secreto de Laura Palmer

Eu faço uma súplica aos fãs de Twin Peaks de lerem isso daqui. É um material riquíssimo principalmente após terminar Fire Walk With Me e The Missing Pieces. Se entende aqui toda a mente de Laura que não vimos na primeira e segunda temporada, nos deparamos nos dois filmes com um pouco dela, mas aqui, a angústia é absurda e é parte da alma da personagem. Recomendo também que você leia em inglês, se possível. A tradução é péssima, além de que tenho 90% de certeza que que traduziu NÃO assistiu Twin Peaks, ou sequer leu um dossiê sobre a série, o que piora todo o contexto traduzido.
Eu tive o erro terrível de em menos de três dias, ver os cinco últimos episódios da segunda temporada, FWWM e TMP, e agora, finalizei o diário. É muita, muita coisa, muita coisa pesada para se assistir e ler.

CONTÉM SPOILERS SOBRE A TRAMA.

Acredito que mulheres em geral vão ter mais apego à Laura, e esse material vai só aumentar isso. Finalizando a trama, eu passo a não ter mais pena da Laura pela morte dela, e sim agradecer, porque eu não aguentava mais ler, assistir tanta tragédia.
Toda a vida da Laura desde a infância foi completamente embebida em horror, na maneira mais literal possível. Fire Walk With Me é a frase chave da trama e só consigo pensar nela como "Caminhe no fogo comigo" que foi sempre o que BOB tentou atrair Laura, e ele conseguiu.
Laura caminhava no fogo e chamava os outros com ela, e o mais dolorido disso é que ela ainda sim, estava sozinha nessa, sempre esteve. As descrições dos abusos, da prostituição, da dependência química, são pavorosos, meu coração apertou lendo tudo isso, e saber que é ela não teve um final feliz - Me despedacei com ela falando para uma criança vir para ela quando ela não fosse mais criança - ou talvez, a morte tenha sido o melhor para ela.

Sem dúvidas, na ficção, Laura é para mim uma das personagens mais sofridas nas mãos dos seus criadores. Não houve limites para as tragédias que aconteceram com ela.
O que me alivia um pouco - para ver o meu nível de apego com ela -, é a cena final de Fire Walk With Me, com o Copper com a mão no ombro dela, a confortando, o anjo da guarda, ela rindo, finalmente em paz. Talvez ali tenha sido o ponto alto da vida dela, mesmo que tenha acontecido na sua morte.

Jackeline 19/07/2021minha estante
Saberia me dizer onde consigo ver ou baixar a série e o filme? E qual seria o nome do filme. Por favor ??

Joao.Dias 23/07/2021minha estante
Sim. A série se chama Twin Peaks. Não deve ser difícil achar um link para baixar.

Jackeline 24/07/2021minha estante
Obrigada João ?

Lu 23/12/2010

Twin Peaks
Eu adorava o seriado Twin Peaks, que para quem não lembra, começa com a morte da Laura Palmer. Então, saber o que se passou com ela antes de sua morte é muito legal. Eu tinha até a trilha sonora do seriado, não perdia um episódio e o livro só vem a complementar. Muito bom!

Regiane.Nogueira 17/01/2021

Sobre o livro...
Algumas partes até gostei do livro, outras achei bem confusas. Mais como li em várias resenhas esse livro é baseado numa série, como não assisti a série, deve ser por isso que achei várias pontas soltas no livro.