O Diário Secreto de Laura Palmer

O Diário Secreto de Laura Palmer Jennifer Lynch

Resenhas - O diário secreto de Laura Palmer

Tamirez | @resenhandosonhos 29/08/2018

O Diário Secreto de Laura Palmer
Esse é um livro perturbador em vários aspectos e vou tentar passar pra vocês todas as minhas sensações na hora da leitura. Primeiro foi interessante e infantil ver Laura ganhando seu diário e começando a compartilhar seus pensamentos. Depois, vimos ela ter seu primeiro período menstrual e as dúvidas sobre o que aquilo representava pra ela enquanto menina. Logo após, as curiosidades sobre o corpo e sexualidade, coisas que ela desconhecia ou não pensava sobre.

Até aqui eu estava me identificando bastante com a personagem e pensando que aquilo é provavelmente o que todas nós, jovens adolescentes passamos: um período de dúvidas que se empilham em nossa mente. Mas ai algo em Laura mudou, foi quase como se um gatilho tivesse sido ativado. De uma entrada para outra ela muda completamente e descobrimos que ela é atormentada por algo muito maior do que a menina da primeira confidência revelou.

“Às vezes, quando estou sonhando, sinto-me presa em uma armadilha e com muito medo. Mas agora quando olho para o que acabei de escrever, já não sinto tanto medo. Talvez eu escreva todos os meus sonhos de agora em diante para não ter mais medo deles.”

A princípio pensei que o abuso era real e que aquele que a visitava a noite era alguém de verdade, que se aproveitava da ingenuidade da criança para se mascarar como sonho. Porém, ele toma espaço no diário e Laura escreve como se fosse ele, mostrando um viés de caos psicológico que não tinha se apresentado antes. Bob a atormenta e faz coisas com ela, coisas essas que ela parte em busca de conhecer na vida real e verdadeiramente vivenciar.

A partir daí a vida dela entra num rumo completamente diferente. Ela se afasta da melhor amiga e começa a ter experiências com drogas, sexo, orgias, abuso e até prostituição. A Laura Palmer que começa o diário desapareceu e o que temos agora é somente a confusão que essa garota se transformou.

“Esses dias tenho pensando na Morte como uma companheira que desejo encontrar.”

Algo que me chamou muito a atenção é que por ela ser criada em uma cidade pequena e dentro de uma família convencional, por vários momentos vemos ela se auto analisando e vendo o quão ruim está sua vida. Ela se sente suja, má. Ela não quer ser uma “menina má”, voltando quase a ter comportamentos infantis quando entra nesse mérito. Parece que Laura tem várias personalidades e ela não tem mais controle sobre qual delas está em comando.

A partir de um certo momento vemos que não há mais volta, ela se perdeu. E nos últimos relatos, poucas semanas e dias antes de sua morte, ela está desesperada. Alguém violou seu diário, páginas foram arrancadas, sentenças ficam sem ser terminadas. Mas será que foi alguém estranho ou foi a própria Laura que agora não se lembra mais do que fez pois não estava em controle? E então, um dia, ela faz sua última confissão e é encontrada morta. Não sabemos o que aconteceu com ela ou quem a matou, e se não tivéssemos o conhecimento da série, nem saberíamos que ela tinha morrido. O fim é abrupto e inesperado, bem como a vida de quem escreveu aquele diário.

“Não há cocaína. Ela desapareceu. Odeio o modo como me sinto… como se estivesse num vácuo, meu corpo tem sido violado, meus pensamento, meus sonhos, a imagem que tenho de minha mãe e de meu pai são agora de figuras terríveis e deprimentes, as quais não consigo deixar de ver… Ah, se ela soubesse das coisas que têm acontecido.”

A leitura foi um mar de sentimentos, da identificação ao espanto. Eu iniciei essa leitura sem muitas expectativas, apenas acreditando que iria gostar porque sempre me dou bem com tramas que trazem diários ou cartas, mas não imaginei que iria ficar tão abalada com a leitura. As páginas voaram e como são separadas pelos dias que ela escreve, flui super bem por serem capítulos curtos e com bom espaçamento entre eles.

Um curiosidade interessante é que ele se tornou leitura de várias escolas americanas, apesar de ser bastante pesado, pra exemplificar essas questões de adolescência para os jovens, o que fez muitos acreditarem que Laura Palmer fosse uma jovem real. Mas não, ela é uma personagem ficcional e teve o diário escrito e publicado depois do sucesso da série como um complemento para os fãs ou para os curiosos, que assim como eu, encaram a história sem ter assistido nenhum episódio.

Não sei o que esperar da terceira temporada ou de como ela se vinculará com a história principal, mas com toda certeza vou conferir quando estrear pra descobrir mais sobre Laura Palmer e o que realmente aconteceu com ela.

site: http://resenhandosonhos.com/o-diario-secreto-de-laura-palmer/
Alanna. 30/08/2018minha estante
A terceira temporada de Twin Peaks já saiu, mas você vai achar melhores explicações sobre a Laura no filme "Os últimos dias de Laura Palmer" (embora esse seja bem controverso e com algumas incoerências com as temporadas da série).
Mas acho bom destacar que se você apenas ler o livro você chega a uma conclusão completamente diferente da que chegaria assistindo as 3 temporadas e vendo ao filme.

Jackeline 19/07/2021minha estante
Saberia me dizer onde consigo ver ou baixar a série e o filme? E qual seria o nome do filme. Por favor ??

Joao.Dias 23/07/2021minha estante
Sim. A série se chama Twin Peaks. Não deve ser difícil achar um link para baixar.

Jackeline 24/07/2021minha estante
Obrigada João ?

Mari 10/06/2022

Não leia antes de ver a série e o fime

O livro complementa bem a história da Laura e Twin Peaks, ao longo dos capítulos a gente percebe que ela está cada vez mais perturbada e ninguém percebe!!!! e como válvula de escape acabou se entregando as drogas e prostituição. Foi uma leitura muito rápida e fluída, já quero ver Twin Peaks de novo.
mary_pt 15/11/2022minha estante

Rosi C. Caleffi 26/02/2019

Não recomendo para quem não assistiu a série
Na década de 1990, o seriado Twin Peaks tornava-se um fenômeno de audiência. Todo mundo queria saber quem matou Laura Paulmer.

A adolescente perfeita, linda, loira, boa filha, querida por todos na cidade, generosa....essa e Laura, que em seu aniversário de 12 anos ganhou um diário e passa a registrar sua rotina.

Através das passagens escritas, podemos ver a espiral que a transforma de uma garota esperançosa em uma adolescente desiludida e transtornada pelo rumo da própria vida. O diário é uma narrativa consistente contando sobre o abuso sexual que Laura vem sofrendo nas mãos de BOB, um homem que ela não sabe quem é, mas que a atormenta desde muito jovem, e sua constante luta para ser uma boa menina e fazer com que ele desapareça da sua vida. Ainda temos retratados seu vício em cocaína, o primeiro contato com cigarro e álcool, as claras indicações de seu desequilíbrio mental, os momentos de prostituição e todo o conteúdo graficamente sexual.

Me senti meio perdida, já que não assisti a série. Quando iniciei a leitura, acreditei que fosse possível compreender a história, porém fui obrigada a procurar por um resumo do seriado na internet, principalmente para descobrir quem era o assassino de Laura (pois é, o livro não revela).

A narrativa é rápida, mas o final é decepcionante.....termina de forma abrupta. Infelizmente, não pude deixar de comparar ao livro Eu, Christiane F, 13 anos, drogada e prostituída. Definitivamente, não recomendo para quem não assistiu a série. 2,5 estrelas (2,5/5).

Lira 24/06/2020

Sombrio
O Diário Secreto de Laura Palmer é um pesadelo desenfreado. Para quem é fã de Twin Peaks, o livro é um acréscimo muito palpável para entender a mente fragmentada da Laura. Sinistro demais.

17.

Duda 05/07/2013

Louco!

Quando li o livro eu tinha uns 14 anos, eu não sabia da existência dessa série (que pretendo ver agora), por isso achei o livro muito confuso e perturbador sim, cheguei a pensar que Laura Palmer era uma menina esquizofrênica depois, por que afinal, não entendia quem era Bob, se ele era real ou não... idéias?

Junior Berbert 23/02/2012

Intrigante
É o que posso dizer sobre o livro. A história realmente toma sua atenção de uma tal forma que eu cheguei a ler 150 páginas direto, sem parar... show de bola!!

Lucy 22/10/2022

Um dos meus livros favoritos
É um livro pesadão e que traz a ideia da luta entre o bem e o mal, questões entre religião cristã e indígena, e vai se consolidade no filme Fire Walk With Me, poréms, se ainda não assistiu twin peaks, recomendo que vá para a primeira temporada antes do filme, pra não ter revelações indesejadas.
O livro faz parte do universo de twin peaks, uma cidade que está no vórtice de disputa entre o bem e o mal, e Laura precisa vencer Bob para salvar a cidade. No cerne geral, sabemos que o sacrifício de Laura é como o de Jesus. Serve para limpar os males e pecados.
Porém a dualidade contante e os dolpgangers são extremamente propícios para trabalhar as questões gerais.
Recomendo que leia o livro com um olhar ficcional no qual a devassidão e todo o resto está para construir
um micro universo da humanidade, com o black lodge e o withe lodge trabalhando em prol dessa luta dentro dotenpo que é fora do que a gente está acostumado.
Não julgue a Laura, Deus quer que ela não sinta culpa, então você deveria dar a ela o que é merecido: status de heroína.

Lu 23/12/2010

Twin Peaks
Eu adorava o seriado Twin Peaks, que para quem não lembra, começa com a morte da Laura Palmer. Então, saber o que se passou com ela antes de sua morte é muito legal. Eu tinha até a trilha sonora do seriado, não perdia um episódio e o livro só vem a complementar. Muito bom!

Amanda Taísa 30/05/2010

Não é um livro!
"Não sei se é certo chama-lo de livro porque na verdade não é um livro mais um diário de uma garota mentalmente perturbada (não no sentido de louca!), que se sente sozinha e é perseguida por um estranho que ninguém pode ver ou ouvir a não ser ela.
Uma personagem incrivelmente atraente, por fora uma garota como qualquer outra mais por dentro lidamos com uma mulher confusa e perdida que não sabe que caminho tomar.
Sinceramente em certos momentos me identifiquei com a personagem e devo admitir que isso me assustou. Algumas vezes fiquei irritada com ela, até achei que ela fosse uma fraca por não conseguir enfrentar seus problemas de frente, mais quem sou eu pra julgar.
É difícil dar uma opinião formada porque, como já disse, não se trata exatamente de uma história e sim de um relato da personagem principal sobre sua vida e suas atitudes."