A gente ama, a gente sonha

A gente ama, a gente sonha Fabiane Ribeiro

Resenhas - A gente ama, a gente sonha

Lucas 09/10/2012

A gente ama, A gente sonha
Sabe aquela leitura que te transporta para os mais puros sentimentos? Aquela leitura que faz você repensar alguns valores? É exatamente isso que aconteceu comigo em "A gente ama, A gente sonha" - de autoria de Fabiane Ribeiro, parceira do blog.

O tempo agora é outro, não existe mais o azul do céu e do mar; sua profissão e a pessoa com quem deve namorar é decidido pelo Maquinário (governo); o ar está contaminado; as refeições não são feitas de forma normal e a clonagem virou coisa dos antigos. As classes estão dividas entre M (miseráveis) e P (pobres), R ( ricos) e E (extremamente ricos), onde beneficios, como ar puro, só é privilégio de classes R e E, enquanto as outras duas depende de postos respiratórios para sobreviver.

Essa agora é a realidade do planeta e é na Cidade que Nunca Dorme que conhecemos Vanessa, uma jovem de classe R, que mora com os dois irmãos, Dominique e Junior, e trabalha como geradora no Hospital de Embriões, uma função muito importante e você entenderá porque. Vanessa vem tido problemas com sua máquina de sonhos - sim, até seus sonhos são controlados. Com isso tem sonhando com um rapaz, por quem seu coração batia mais rápido e os locais do sonho sempre era um lugar de céu revestido por azul.

Se o maquinário descobrisse seus sonhos, ela correria um grande perigo. Porém, Vanessa para de se importar após ler uma mensagem vinda do ano de 2012, que prometia uma grande reinvenção. É após ler essa mensagem que nossa heroína vai desafiar as leis do Maquinário para um mundo melhor.

É um livro* encantador que vai te mostrar como tem sido escravo da tecnologia e ver que o caminho para qual estamos indo é do apresentado no livro. Fabiane Ribeiro escreveu com doçura, de forma simples que é impossível não se emocionar. Há tempo que um livro não me comovia, que não fazia me refletir tanto. Que além da leitura fácil, é escrito em terceira pessoa e conta com uma personagem principal super carismática.

Muita gente pode achar que estou rasgando elogios a Fabiane, por causa de parceira, jamais faria isso com os leitores do blog. Não tem como dar outra nota, a não ser excelente para essa obra da Fabi, que eu posso descrever em uma palavra avassalador. E mesmo assim faltou palavras para descrever tamanha preciosidade.

Lucas / Era uma vez
livrosecontos.blogspot.com

Mimi 11/09/2023

Eu achei a história interessante principalmente porque passa no futuro distante em que a humanidade é completamente diferente daquela que conhecemos.

Recomendo a leitura foi uma bela surpresa.

Gaby 07/09/2023

O começo parecia interessante, mas a história acabou se perdendo. Ou acontecia muita coisa de uma vez, ou não acontecia nada. Entediante, chato e sem sentido.

Refúgio Literário 28/11/2012

A Saga de Um Mulher Em Buscas Dos seus Sonhos
Acesse: www.saotantas.blogspot.com

Será que não estamos pensando muito no progresso tecnológico e esquecendo-se do que devia ser o mais importante? Nossos Sentimentos? É essa a reflexão do encantador livro de Fabiane Ribeiro, “A Gente Ama, A Gente Sonha”. Vanessa vive em um futuro distante do nosso, onde o céu não é mais azul e onde os sentimentos foram extintos. Porém ela passa a lutar contra aquilo, pois não quer mais viver em um mundo mecanizado. Ela quer sentir, chorar, amar, mesmo que isso seja contra as leis do Maquinário (Classe que governa todo mundo). Através dos seus sonhos ela conhece o amor e a força de viver.
Quando iniciei a leitura do livro, pensei que seria mais um livro chato que viajaria no tempo mostrando a destruição da humanidade, percebi a medida que adentrava na historia que estava completamente enganado. Fabiane nos mostra um futuro que pode estar perto de acontecer, onde a natureza estará extinta, onde os sentimentos não terão mais valor e onde as pessoas perderam o sentido de lutar pela vida. A autora nos faz refletir o quanto o amor, a fé e a amizade estão perdendo seu valor nos últimos tempos, e que se não preservarmos esses sentimentos poderá chegar um dia que as gerações futuras não saberão mais o que são.
A cada momento da historia, conhecemos Vanessa ao fundo, conhecemos que ela não é apenas uma personagem do livro, mas sim representa cada um de nós. O enredo demonstra o quanto o amor tem sido desvalorizado, deixado de lado e que muitas não têm mais a coragem de dizer o quanto amam seus familiares, amigos ou até mesmo as pessoas com quem namoram ou são casados. Estamos vivendo em mundo em quê o que importa é a condição financeira, a beleza e não os sentimentos de alguém.
Vanessa terá que lutar com todas suas forças, para poder sonhar com um mundo diferente do que vive, onde o mar já não existe, onde o céu perdeu sua cor verdadeira, onde o ar foi extinto. Como mudar tudo aquilo? Como enfrentar o governo que impede que as pessoas tenham seus próprios sonhos e seus próprios sentimentos? Essa será a historia, de uma mulher forte e valente, capaz de tudo para conseguir realizar todos os seus desejos...

Trecho em destaque:
‎"...Eu olho ao meu redor e tudo o que vejo é um mundo que perde o brilho, dia após dia.
Um mundo em que a ganância vale mais que a vida. Em que a corrupção não é punida, e em que as pessoas são medidas pela quantidade de bens que possuem.
Hoje, os relacionamentos verdadeiros não mais existem. Predominam as distâncias.
Um povo que diz ter encurtado distâncias com o advento da tecnologia, tornou-se, justamente, distante .
Abraço, hoje em dia, é artigo luxo. Amar é artigo banal..."

Danielle 04/08/2013

Resenha – A gente ama, a gente sonha – Fabiane Ribeiro

A gente ama, a gente sonha de Fabiane Ribeiro, é uma distopia e o terceiro livro da autora.
O livro é distópico e futurista,com um mundo destruído pelos seres humanos, o céu e o mar não são mais azuis, o ar é tão poluído que as pessoas que ficam expostas a ele (os pobres) vivem até os 30 em média. Os ricos vivem em redomas e os pobres a mercê deles quase que escravos, a sociedade foi separada por castas P: Pobres M: Miseráveis R: Ricos e E: Extremamente ricos.
Sentimentos não existem mais, um mundo cruel controlado pelo Maquinário (Governo), robôs fazem parte desse novo mundo e até os sonhos são controlados. Vanessa a protagonista descobre no mar uma garrafa com uma mensagem dos antigos do ano de 2012 que deixa Vanessa intrigada sobre como era o antigo mundo.
Vanessa é uma jovem da classe Rica que perdeu os pais de uma forma estranha, vive com seus dois irmãos Júnior e Dominique.
Fabiane mais uma vez me emocionou, um livro que nos manda uma linda mensagem, encanta e emociona.
Recomendo a todos que gostem de distopias, romances e ficção cientifica.

site: www.facebook.com/minhasresenhasdp

Mary - @mundo_literario.mary 15/10/2022

Uma leitura envolvente
O livro conta a história de Vanessa, uma jovem que vive na Cidade que Nunca Dorme. Ela mora com os seus irmãos Junior, de 9 anos e Dominique, de 13. Nessa cidade os bebês são criados por máquinas até o seu nascimento, os sonhos de todos são controlados por máquinas, é uma cidade em que humanos e máquinas estão sempre juntos. Tudo é controlado, e os cidadãos tem seus passos acompanhados por robôs que os impedem eles de se rebelar, e com isso fazer coisas que são proibidas, como sonhar por conta propria ou ter sentimentos por exemplo.
📚
Lá as pessoas são divididas por classes sociais, e é algo extremamente rigido, e até o tempo de vida que elas possuem é proposital a classe que elas habitam. No entanto, Vanessa é diferente, ela pertence a uma classe alta, ela perdeu seus pais e precisa cuidar dos seus irmãos. Aos poucos ela vai descobrindo a existência de sentimentos que começam a surgir, principalmente depois que ela acha uma garrafa com uma carta dos Antigos. Ela também descobre os sonhos, já que sua máquina de controlar sonhos está com um problema. Nesses sonhos ela avista um homem sem rosto, misterioso, mas que ela tem a certeza de que o ama. E começa a procura-lo na vida real.
📚
Vanessa trabalha na maternidade da cidade, um dia ela conhece uma mãe que acabou de ter seu bebê, essa mulher acaba morrendo e seu filho agora tem um futuro incerto. Porém, Vanessa se sente tocada pelo desespero da mãe do bebê e resolve intervir antes que o pior aconteça. Essa sua decisão mudará a sua vida.
📚
A autora nos leva a um futuro distante, embora não pareça tão distante do que vivemos hoje. Sempre pensei "Será que isso um dia pode acontecer de verdade?" "Será que passaremos por coisas parecidas?" um livro bem construido, que nós mostra que talvez possamos chegar àquilo que ela mostra no livro. Recomendo bastante, pois nos faz pensar.

Beca 16/07/2016

COMO FAZ PRA LER????
Quero ler, mais não conseguido????!!!

IDL @irmasdelivros 12/12/2019

A história desse livro, se passa no futuro, onde o mundo é comandado pelo maquinário, onde não se pode respirar sem ser em cápsulas ou capacetes, porque o ar é extremamente poluído, onde não se pode sair na rua sem roupas especiais, porque os raios solares estão fortes de mais, e podem ferir sua pele. É apenas as classes R’s e E’s tem direitos a esses benefícios, os M’s e P’s sofrem tanto que a estimativa de vida é de apenas 26 anos.
A principal da história é Vanessa, uma jovem da classe R’s que trabalha no hospital, na parte de gerar Bebês, ela cuida dos seus dois irmão mais novos, com a ajuda dos seus robôs.
Vanessa fez o que era inaceitável pelo maquinário, ter sentimentos. O livro te prende, você precisa saber quem é o verdadeiro amor de Vanessa, ela o encontra em seus sonhos (algo proibido pelo maquinário) mas ela não consegue ver o rosto do amado, isso é um mistério para ela e para o leitor, o que vai acontecer com Vanessa? O que está reservado para ela? Você vai se emocionar nesse livro, de tão bom que é.
Motivo de não ter dado 5⭐️, é pelo fato de que o começo do livro é um pouco chato, não faz muito sentido, apesar de que no meio do livro você entende o início. Mas o livro é ótimo e eu recomendo! Esse me fez refletir sobre como pode ser o nosso possível futuro e como nossas ações afetam o meio ambiente e a vida das pessoas ao nosso redor.