Cinquenta Tons Mais Escuros

Cinquenta Tons Mais Escuros E.L. James

Resenhas - Cinquenta Tons Mais Escuros

Zileide.Brito 11/07/2022

Fanfic De Luxo
Uma fanficona. É compreensível o sucesso que foi na época essa trilogia. A ousadia eminente ainda mais por ter sido escrita por uma mulher. Fora que a proposta é realmente diferente do que já se havia visto até então. Tem seus méritos.
Mas como disse: uma fanfic.
A experiência provavelmente é bem melhor quando se está no clima do livro. Mas se vc busca algo mais... uhm... sei não. Acho que dá pra vc ler alguma outra coisa antes.

Lalaura 08/07/2022

Que relacionamento rápido
Acho que não tem nem um mês e eles já vai casar, isso que é um casal rápido Kkkk
O livro continua bom, Ana e o Grey evoluíram no relacionamento e conseguiram amadurecer em alguns pontos, mas acho que ainda falta muito para terem um relacionamento saudável kk

Karoline356 04/07/2022

MINHA humilde opinião.
E. L. James nos proporciona drama. O principal problema de Cinquenta Tons Mais Escuros é realmente a falta de desenvolvimento. Enfim, esse livro serve para nos mostrar a ansiedade da autora em expor ideias. Tudo aqui é importante, tudo é urgente e tudo serve para gerar tensão e expectativa no leitor. Porém essas ideias na sua maioria, cansam e atrapalham a história.

Cris 03/07/2022

Segredos, novelão e paixão

“ - É o meu corpo, - eu resmungo irritada por ele não ter me consultado.
É meu também, - ele sussurra.”

Acho que a maioria já deve ter lido ou visto pelo menos um dos filmes desta série de livros. O fato é que eu tinha lido o primeiro livro em 2013 (!) e resolvi pegar a sequência pra ler agora, quase dez anos depois pra cumprir um desafio.

Anastasia Steele neste livro, já não é mais a virgem inocente do primeiro livro, mas ela resolveu dar um fim no seu relacionamento com Christian após perceber que as tendências dele para BDSM eram demais para ela.

Quando eu li o primeiro livro, e soube que ele tinha uma inspiração em Crepúsculo, eu não tinha conseguido enxergar a semelhança, já neste volume, não teve como não lembrar de muitas passagens da saga de vampiros que eu amo, por sinal.

Impossível não lembrar de Bella em "Lua Nova" quando vemos o sofrimento da Anna depois de uma semana de fim de namoro.

Temos neste livro personagens novos, e várias tentativas de vilões pra atrapalhar esta grande história de amor (blé). Não sei quem foi o pior: a Leila, a Mrs. Robinson ou o chefe da Anna.

Muita coisa mesmo me irrita na história: a possessividade do Christian, Anna ser desejada por todo mundo e não se ligar nisso, o passado do Christian que não me emocionou, o fato de a autora falar o tempo todo da riqueza do cara, e a maldita deusa interior! Isso sem contar os diálogos vergonha alheia, personagens rasos e algumas cenas que eram pra ser românticas, mas que eu achei muito breguinhas.

E afinal, o que se salva? Pra mim, as cenas hot mesmo hehehehe. Vejo gente que fala que lê estes livros pulando as cenas de sexo, mas gente, sério, é a unica parte interessante, porque fora isso, a série nem tem uma história que dê pra se importar.

Talvez um dia eu finalize a série, daqui a uns dez anos, talvez.
“Há uma linha tênue entre o prazer e a dor, Anastásia (...)”

site: https://www.instagram.com/li_numlivro/

Lari 01/07/2022

Perfeito!!
Meu filme favorito da saga é o terceiro, por isso não tinha muita expectativa no segundo. Mas me surpreendi com o tanto que eu amei esse livro. O amor conturbado de Ana e Christian é tão envolvente, que simplesmente não consegui parar de ler, passei horas e horas lendo e nem vi o tempo passar. Realmente foi maravilhoso! Vou ler o terceiro agora?

Rayara.Agaada 22/06/2022

Do início ao fim, a leitura flui e surpreende.

Como sempre, o livro trás muita informação que a adaptação omite.

Um romance de tirar o fôlego

LALA LITERARIOS 15/06/2022

O começo tava tão igual o primeiro livro, só hot e mesmas brigas, questionamentos, problemas deu tanta canseira que eu abandonei, mas esse mês fiz a escolha certa e voltei a ler, do meio pro final ficou tão bom, não dava pra parar de ler, altas revelações, muito momentos de surtos e com um final maravilhoso, além de um trecho tenso que me fez querer ler pra ontem o terceiro livro, só digo que vale muito a pena a leitura??

Camila.Suares 12/06/2022

Não sei se tá valendo o sofrimento não...
Olha, tá complicado ler.
os personagens não me cativaram, as tramas muito menos, nem o hot que o povo fala, eu acho bom.
Ficarei por ele mesmo por enquanto, quem sabe... em um futuro, eu complete a série, só pelo desafio mesmo.

Mandy 10/06/2022

Isso é muito, muito, muito parecido com crepúsculo, tem até frases idênticas mano kkkkkkkk sério. Bom, a autora se baseou em crepúsculo né?
Samara279 28/06/2022minha estante
pelo que eu lembre ela se baseou

Ray ® 06/06/2022

uau?
bom, assim como o primeiro livro, eu gostei. recomendaria pra alguém? provavelmente não, mas eu gostei. é bem mais tenso que o primeiro livro, tem suas cenas de sexo, afinal é 50 tons né, mas tbm tem suas problemáticas e resoluções. é muito lindinho ver a forma como o Grey evoluiu desde o primeiro livro, a forma como ele passou a confiar nela e tals. confesso que houve momentos que eu até chorei ksksksks, enfim, adorei.

Camila.Scaranaro 02/06/2022

Uau! Acho que nada define melhor.
O livro é sem dúvidas de tirar o fôlego. Me prendeu desde o começo até o fim. Sr. Grey é um mix de emoções, a trama é totalmente envolvente, causa tantos sentimentos que fica difícil explicar. Eu nunca pensei que choraria lendo Fifty Shades, mas tem um certo capítulo que me fez ficar genuinamente apreensiva, derrubei algumas lágrimas e uau... o livro me prendeu do começo ao fim.
Não vou ler o spoiler do final, porque quero começar o terceiro livro totalmente no escuro.
Fifty Shades passou a ser facilmente meu livro favorito, me arrependo de não ter lido antes.
@_paralivreando_ 01/09/2022minha estante
Eu ainda não li essa trilogia, mas tem um nacional que eu li e o pessoal diz que é tão bom quanto esse. É uma duologia, Universo Obscuro e Um Outro Unviverso

Camila.Scaranaro 01/09/2022minha estante
Que show! Esses eu não conhecia ainda, mas irei procurar com certeza. Obrigada pela indicação.?

@_paralivreando_ 01/09/2022minha estante
??

Beatriz2371 28/05/2022

???
O primeiro livro não minto que a leitura foi mais arrastada.

Mas esse me surpreendeu total. A transformação de Cristian, a força do amor que o transforma e de uma certa maneira o cura.
Mariane 29/05/2022minha estante
Faz comparação entre o livro é o filme. Eu gosto do filme, porém sei que os livros são infinitamente mais grandiosos.

Beatriz2371 29/05/2022minha estante
Sim .. esse livro é perfeito na minha concepção acompanhando o desenvolvimento dos personagens.

Nicole 25/05/2022

Passei muita raiva
Depois de alguns anos de ter lido seu precursor, volto pra essa saga por puro TOC e curiosidade mórbida.

Eu já lembrava de não ter gostado do primeiro livro com exceção de algumas poucas cenas de sexo que eu havia achado interessantes na época que eu li - mas não lembrava de ser tão ruim e mal escrito. São diversas páginas de diálogos inúteis e troca de emails que não agregam nada na história, só mostram como ambos os personagens são vazios e imaturos, não consigo gostar de nenhum dos dois. A Ana é basicamente uma pré-adolescente, ingênua, boba e praticamente não tem qualidade alguma e fica difícil entender a obsessão do Christian por ela - o que em determinado momento do enredo é explicado em partes mas acaba piorando MUITO mais, porque é um motivo muito forçado. Já o Christian, apesar de ser construído pra ser um personagem “perfeito” (milionário, bonito, autoconfiante) tem sua personalidade muito mal construída pois nada embasa todas essas características. Sua riqueza, por exemplo, mal é explicada e o leitor simplesmente tem que aceitar que um cara que veio de uma pobreza extrema se tornou tão rico com a idade de 27 anos, meramente porque ele é incrível.

Outro péssimo ponto do livro é a romantização do controle e abuso dele. A Ana não é totalmente vítima pois ela se espelha nele em muitas dessas atitudes como o ciúme possessivo então faz sentido que ela não problematize tanto suas ações, apesar de ela demonstrar um leve incômodo em alguns momentos. É insuportável a quantidade de momentos que ele trata ela como inválida, não deixando ela dirigir o próprio carro, se locomover, fazer escolhas e fica presenteando ela com coisas que ela estritamente diz que não quer.

Que esse livro é machista acho que nem preciso comentar, mas uma questão que me incomodou muito nesse tópico é como o livro constrói a ideia de que ele é o mocinho problemático, e ela, a salvadora - a mulher vem como a heroína pra resgatar ele de todo o mal e seus traumas e fazer ele ser uma pessoa melhor. Ele objetifica a Ana o tempo inteiro, não tem um minuto que ele não olha pra ela ou trata ela como um pedaço de carne. Inclusive, em diversos momentos nos quais ela tenta ter uma conversa séria com ele, é recorrente dele mudar de assunto e começar a provocá-la, trazendo o sexo como fuga e distração do que ela gostaria de dialogar.

A representação do BDSM no livro também não é acurada, e uma ilustração muito crítica disso é a forma que o Christian descreve que “preciso bater, é quem eu sou, preciso me aliviar”. O BDSM não é terapia, não se usa as práticas como forma de escape, os seus problemas psicológicos você resolve FORA da relação, carregá-los juntos é não só tóxico como extremamente perigoso e irresponsável.

No geral, o livro não tem grandes acontecimentos, são cenas e mais cenas de sexo que chegam a se tornar cansativas de tão repetitivas porque são praticamente as únicas interações que os personagens tem, até mesmo em diálogos o sexo é trazido o tempo todo e nunca fica fora de questão. O livro tem muitas páginas e praticamente não acontece nada, teve 3 ou 4 acontecimentos relevantes fora todo o erotismo, dentre eles um pedido de casamento aleatório num momento bizarro que me causou um ataque de riso.

A única explicação plausível que consigo encontrar para esse livro ter ficado tão famoso, é a falta imensa que temos de romances eróticos escritos para mulheres. O mundo é recheado de objetificação feminina em tanta propaganda, pornô feito pra homens, que uma história erótica que tenha um quê de romantismo e um pouco de foco no prazer da mulher não precisa de muito para se destacar.

Infelizmente, acredito que vou querer ler o resto da saga num futuro distante, mas preciso de um tempo pra me recuperar de todo esse ódio que passei.
Daniela 25/05/2022minha estante
Nunca li esse livro mas aplaudo de pé essa sua resenha ????

Cris 30/06/2022minha estante
Nossa, amei demais sua resenha. Terminei de ler este segundo livro depois de quase dez anos que li o primeiro e concordei com muito do que você escreveu. Livro mal escrito pra caramba, cruzes.

Priscila 21/05/2022

A superação
Essa trilogia deixou o maior caso de ressaca literária da história. Dificilmente algum homem irá superar o Christian.

Tanisa.Helena 15/05/2022

Espetacular
O legal desse livro é que há muito mais do que apenas sexo, há uma história envolvente, empolgante e que ficamos loucos para saber o desfecho. Indo para o terceiro da trilogia...