Cinquenta Tons de Liberdade

Resenhas - Cinquenta Tons de Liberdade

Bruna Britti 23/10/2012

www.supremeromance.blogspot.com

***

Após minha resenha de Cinquenta Tons Mais Escuros, fiquei ansiosa pela continuação. Depois de certa decepção com relação ao primeiro livro, a autora conseguiu me fisgar em sua continuação, e mergulhei de cabeça na história entre o bilionário Christian Grey, adepto ao BDSM, e a jovem Anastasia Steele.

Em Cinquenta Tons de Liberdade, Ana e Christian Grey começam de fato a viver como um casal. Pelo menos a primeira parte do livro se resume a um mundo cor de rosa, cheio de nuvenzinhas de algodão onde Ana está vivendo com seu marido (sim, ela agora é Anastasia Grey). Ainda que tenha uma ou outra briguinha por ciúmes, Ana tem sua lua de mel perfeita, com o homem perfeito. A narração se divide entre o presente e alguns de seus flashbacks, como o momento do casamento e cenas de amor.

Claro que nem tudo seriam flores. Assim como seu antecessor, em Cinquenta Tons de Liberdade, não temos uma grande trama central que move toda a história. O que de fato acompanhamos é as crônicas cotidianas do casal, e como tal, há ainda mais brigas do que no segundo livro. Por mais surpreendente que seja, onde 11 em cada 10 leitoras odeiam Ana, foi Christian quem me irritou dessa vez. Seu ares possessivo aumentam a ponto de sufocar a relação. O casamento parece beirar por um fio quando Christian consegue superar todos os mocinhos brutos e ogros em uma cena de doer no coração.

E por falar em doer o coração, E. L. James continua apostando no drama e na superação do casal. Por mais rótulos que o livro ganhe, e isso vai do “pornô para mamães”, literatura erótica, blá, blá, ainda penso que o foco do livro não é tratar de um casal que faz sexo BDSM (sempre achei esse marketing em cima do livro uma furada), mas sim na redenção de Christian, na tentativa de um homem em curar suas feridas, um homem que – como ela conseguiu passar, – é realmente atormentado e precisava de ajuda. Também acredito que a ideia aqui é mostrar até uma pessoa apaixonada pode se doar por alguém e tentar compreendê-lo como a Ana fez. (porque se fosse comigo, eu já teria abandonado o Christian 5 minutos depois do casamento :P.)

Por ter gostado muito do segundo livro, estava esperando algo ainda melhor no terceiro, mas acho que fiquei um tantinho decepcionada. Ainda existem pontos negativos na escrita e o tão misterioso passado de Christian – também revelado no livro –, poderia ter sido mais desenvolvido. Em alguns pontos, senti que estava lendo mais do mesmo do que encontrei no segundo. Em outros, a leitura fluiu bem, me vi envolvida no carinho e brigas do casal e uma cena digna de arrancar lágrimas. Para os que gostam de ação e tensão, há alguns momentos para se deleitar. A última parte consegue fechar o livro com chave de ouro.

Confesso que vou sentir saudade de ler o Christian (mesmo com todos os seus defeitos), mas, ao mesmo tempo, espero que a E.L James fique mesmo apenas em três livros. Essa moda de estender a trilogia só pra lucrar mais acaba frustrando e, na minha opinião, sempre faz com que a o enredo perca um pouco a qualidade. Não é uma trilogia que revolucionou o que entendemos por literatura erótica (embora tenha revolucionado em outros aspectos e abriu muitas portas pra esse meio). Foi uma trilogia gostosa de ler, onde torci pelos personagens, me irritei com eles, me vi pensando no casal e por fim, me despedi, como final de toda trilogia. Agora é ficar no aguardo pelo filme e esperar. ;)
Letícia Santos 05/11/2012minha estante
Ainda não li o terceiro estou esperando ele sair para tê-lo em mãos... E Confesso que com a sua resenha só me deu mais vontade de ler (:

Bruna Britti 25/11/2012minha estante
Obrigada Letícia! :) Eu amei esse livro ^^ Sou mto fã do Grey hehehe

Erika Oliveira 11/06/2013

Adorei ler os três livros achei este mais fraco do que os anteriores mas ainda sim é um dos meus preferidos.E que lua de mel apimentada, meu deus!

LAcia5 27/12/2020

PERFEITO!
Ao contrário que todos pensam, que é um livro HOT e tals. Tem muito mais além disso, o que dizer sobre as sensações que senti lendo esse livro: fiquei emocionada, com raiva hahaha, sorrisos bobos. Esse livro foi muito mais do que eu esperava! Christian e Anastácia mais maduros, o romance entre eles, Christian se abrindo mais com a família/com a Anastácia, isso foi tão fantástico esse livro me fez escapar algumas lágrimas. Não sei o que falar mais, só sei que esse livro me fez sentir sensações que eu não sei explicar só sei dizer uma coisa QUE LIVRO MARAVILHOSO vai muito além de hot. O final do livro aaaa me deixou com o coração tão quentinho!!

Karine 12/12/2012

Emocionante, arrebatador, surpreendente e inesquecível.
Se você não é fã da Trilogia Cinquenta Tons, recomendo que não continue lendo essa resenha. Mas se você não conhece muito bem a história, fique e leia o que achei da trilogia.
Eu me apaixonei pela trilogia em seu primeiro capítulo, no primeiro livro: Cinquenta Tons de Cinza. O primeiro livro achei um pouco ruim e mau escrito, SIM. Mas a história me arrebatou. O segundo livro, Cinquenta Tons Mais Escuros, foi melhorzinho, um pouco melhor na descrição e houve um roteiro ( uma história com início, meio e fim).
Mas o último, Cinquenta Tons de Liberdade... o último.. esse me surpreendeu.
E L James, nossa querida autora, aprendeu um pouco sobre o que é escrever uma história e finalizou a trilogia com um livro melhor na escrita, narração e descrição. (É claro que não pode nem um pouco se comparar com Lauren Kate, J.K. Rowling, Sthephenie Meyer, entre outros)... Mas ainda assim o livro é melhor escrito.
A história da trilogia é a seguinte:
Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seu próprios termos.
Pronto, vc se apaixona por Christian Grey e nunca mais quer abandonar o livro, até você ler os três e ficar deprimida por ter acabado a trilogia.
É claaaaaro que o gênero erótico é novo no mercado, mas já houveram diversos lançamentos, como Toda Sua, seguido de Profundamente Sua e Algemas de Seda; além da trilogia de Anne Rice.
Cinquenta Tons não é a melhor série do gênero, mas é a estreante, e ninguém tira o lugar do primeiro.
EU AMO FIFTY SHADES. E espero que você se apaixone também =)
Aline 31/03/2013minha estante
Gostei mais do Cinquenta tons mais escuros, achei o Cinquenta tons de liberdade muito romantico. O que achei ruim na trilogia foi o romantismo, afinal o livro aborda o S&M.

liviamarianasantos 07/06/2021

Perdi a conta de quantas vezes a Ana falou ?meu 50 tons?
Achei esse o pior livro da trilogia. Ele foi extremamente maçante por ser muito repetitivo. As cenas explícitas, algumas brigas, e até mesmo frases são repetidas várias vezes durante a narrativa. Li de forma muito arrastada, quase desistindo.
Esse livro não tem grandes acontecimentos, não tem um enredo cativante. O único plot mais envolvente acontece no final do livro, mas dura apenas alguns capítulos, então não compensa as partes ruins que antecedem.
Odeio comparar o livro ao filme, mas o que fizeram no terceiro filme de 50 tons foi quase um milagre considerando que o livro é mais do mesmo.

Tais127 19/04/2020

Mesmo com tantas dificuldades e pessoas tentando derrubar o relacionamento dos dois, eles conseguem superar isso e se libertam para, finalmente, serem felizes.

Keila Gonçalves 05/01/2014

Se encerra um dos maiores fenômenos editoriais dos últimos tempos...

Enquanto o primeiro foca o início da relação BDSM do casal e o segundo concentra nas obscuridades de Grey, temos na terceira história uma espécie de adequação à nova vida. Sim, Christian e Anastasia agora estão casados.

Os primeiros capítulos foram fantásticos com um tom leve, fofo, e bem focado no casal...Com altas dose de romance, toques, olhares e palavras apaixonantes - Amo.

O romance continua lindo, fofo e ainda temos ação e suspense. Além dos conflitos entre os dois, temos também a perseguição obsessiva de Jack pela família Grey, mulherada aparecendo na área, sequestros, tiro e por aí vai.

Mais do que uma história erótica, é uma história onde conhecemos a fundo os dois personagens e suas mudanças, entendemos as suas angústias e medos, sofremos com eles e queremos o seu bem.

A história é realmente bonita, super sexy, erótica, romântica e encantadora. Sentirei saudades de Ana e Christian.

Eu ameeeeei muito ter lido essa trilogia!

Aline 03/12/2012

Graças a Deus acabei de ler!
Aff...

Claudia Cordeiro 12/11/2012

Fraco
Perto dos dois primeiros, é fraquinho, a autora errou a mão...

Jo 13/07/2014

Poderia ser resumido - aos fãs, minhas desculpas, não gostei.
Foi arrastando correntes que levei mais de dois anos para conseguir terminar a trilogia "50 TONS DE CINZA", mas eis que, depois de 3 dias de "tortura" com o último volume, dei cabo do assunto.

Resumo da ópera: ainda não entendi porque tanto estardalhaço com o tal Mr. Grey (aliás, Christian Gray era marca de perfume, quando eu ainda era um criança ingênua) e porque foram necessários 3 volumes para contar algo que se resumiria bem em um único livro. Se o mote da narrativa eram as cenas eróticas entre as personagens, bastava compilar. Um único volume já levaria ao deleite todos os fãs da série.

Aí me perguntam: se não gostou, porque leu? E eu respondo: porque sou teimosa e detesto deixar livros pela metade. Uma vez que a autora se propôs a contar a estória da personagem, que parecia ser uma grande surpresa, tentei "engolir" tudo e ir em frente. Por isso demorei tanto tempo, protelei ao máximo, pois temia que não haveria qualquer grande surpresa.

O primeiro volume foi interessante porque era algo diferente na literatura atual (mas não uma novidade). Contudo, a novidade acabou ali. Os outros dois volumes foram simplesmente um repeteco do primeiro, apenas com a mudança de locais escolhidos pelo casal para terem uma nova e excitante experiência sexual.

As cenas eróticas são excitantes, é claro, o livro foi escrito exatamente para colocar as fantasias dos leitores à prova. Mas só. Aposto que além da tiragem milionária da obra, sex shops de todo o mundo também triplicaram a venda de algemas e chicotes. Pena que na mesma proporção não houve aumento de milionários, lindos e carentes, loucos de vontade de distribuir sua riqueza entre pobres moças sonhadoras.

Por isso mesmo, 50 Tons não deixa de ser um marco: as meninas já não sonham em ser Cinderelas e encontrar um príncipe encantado, mas sonham em ser Anastasia Steele e tornarem-se, não princesas, mas a "sub"(missa) de algum milionário sadô (lobo mau com cara de príncipe).

Como sempre digo: minha opinião! Gosto não se discute e cada um tem o seu. Pudesse eu escolher, meu "fifty" seria um "fifty mesmo ou muito provavelmente, um sixty.

mariiendes 07/03/2022

Gostei, mas..
Sem dúvidas podia ser melhor, tem romance, tem ação (na minha opinião), tem intriga mas deixou a desejar em comparação com o segundo, e o final, poderia ter sido diferente.

Mey 22/08/2013

Pra quê Meu Deus?! Pra quê?!
Tinha grandes expectativas com “Cinquenta tons de Liberdade”, porque achei que a autora cresceu muito no livro anterior, que por sinal é o meu preferido da série, e pensei que o último i fechar com chave de ouro. Infelizmente, eu não poderia estar mais enganada, o que foi esse livro?! Eu comecei a ler o livro e comecei a me apaixonar pelo Mr. Grey (Diferente das outras leitoras eu não me apaixonei por ele nos outros livros, achava ele muito perturbado), no início ele me encantou, mas com o decorrer do livro a minha paixonite foi pelo ralo e eu só pensava “Pra quê Meu Deus?! Pra quê que essa mulher escreveu um terceiro livro?!”, o livro não acrescentou nada a série, os personagens não cresceram, não teve nada significativamente importante e além de todos esses defeitos o livro conseguiu ultrapassar todas as barreiras existentes no mundo das fanfics, eu passei o livro todo pensando em como que a E.L. James podia copiar Crepúsculo tão descaradamente, as únicas coisas empolgantes que aconteceram na estória eram muito parecidas com os acontecimentos da saga de Stephanie Meyer. Essa leitura foi decepcionante.
Algumas pessoas acharam o livro maravilhoso, mas pelamordedeus, como que não percebem que o livro foi fraco. A autora parecia estar com preguiça de escrever, ela não dava continuidade ao assunto do capítulo, cortava a estória para que a Anastasia tivesse suas lembranças, e isso tornou o livro um saco (com o perdão da palavra). O relacionamento Grey e Anastasia também foi uma porcaria, era sempre assim: briga, sexo, declaração de amor; que relacionamento sobrevive assim?! Tá que é um livro, mas custava ser mais realista?!
Outra coisa que me decepcionou muito foi que coisas que tinha nos outros livros que eu considerava o ponto forte da escrita de James, desapareceram nesse livro. Os e-mails e a trilha sonora simplesmente sumiram, dando lugar a uma chatice de Sr. Grey e Sra. Grey. Nem as descrições das cenas de sexo continuaram as mesmas, era tudo muito corrido.

Quer um conselho, se você está lendo a série e achando maravilhoso continue, mas se você pensa que a escrita é falha, aconselho que pare no segundo livro, porque senão você vai ficar com a mesma sensação que eu fiquei, de que esse livro só foi uma procrastinação desnecessária.

site: http://agoraqueeusoucritica.blogspot.com.br/2012/11/cinquenta-tons-de-liberdade.html
padawan 29/08/2013minha estante
na verdade deveria se chamar 50 tons de caça niqueis, afinal o que ele acrescenta além do óbvio?

Aline 15/01/2014minha estante
Nunca gostei da personagem Anastacia, e me apaixonei pelo misterio que envolvia o passado do Sr. Grey, mais confesso que foi 'broxante' o final.

Thay Rosa 19/12/2022

Na mão de um bom autor, seria uma história interessante...
Este terceiro livro é muito parecido com os outros dois. A história demora pra acontecer, tem diálogos mais ou menos e cenas de sexo em EXAGERO. Se torna muito cansativo. Mas, se tratando de história, melhora um pouco do meio pra frente e é interessante o desenrolar dos conflitos de Christian. O final é clichê, mas cumpre com o esperado.

Na minha opinião, nas mãos de um autor diferente (bom), talvez seria outra experiência. Se cortasse as cenas +18 pela metade e os pensamentos irritantes e repetitivos (como "ah, meu 50 tons", "minha deusa interior" e "ele é sensual e blá blá blá") que já vimos nos três livros, dava pra escrever um apenas, mas seria BOM de verdade, pois as questões psicológicas que o livro aborda são muito interessantes mesmo.

Elaine 08/12/2021

Livro número 3
Anastasia devia fazer terapia também, pois lidar com Christian Grey não deve ser nada fácil kkkkkkkk

Kelliany.Gomes 08/01/2022

Quando finalmente parece que a força dessa união vai vencer qualquer obstáculo, o destino muda mais uma vez, e os piores medos de Ana podem se tornar realidade.