Contos de Terror do Tio Montague

Contos de Terror do Tio Montague Chris Priestley

Resenhas - Contos de Terror do Tio Montague

Regiane 30/06/2010

Macabro e apaixonante!!!
A primeira vista achei que o livro poderia ser muito infantil, mas mesmo assim não contive a minha curiosidade. Quando vi que o autor se inspirou em Edgar Allan Poe - que eu amo - eu pensei: Quero esse livro!

Eu adoro contos, principalmente os de terror, pos lembra muito a época da minha infância - quando meu avô paterno reunia os netos em volta de uma fogueira e nos contava histórias assombrosas. Eram tão assustadoras que nem conseguíamos dormir a noite, mas não queríamos nunca parar de ouvi-las.

Chris Priestley nos apresenta uma obra maravilhosa e arrepiante nesse livro, que contém onze macabros contos - e o mais curioso e bizarro, é o do protagonista da história, isto é, do “Tio Montague”. Outros destaques ficam para "A Des-porta", "Poda de Inverno" e "A Moldura Dourada". Os demais são tão bons quanto esses citados, porém esses são meus preferidos.

Não acho que são para crianças, mas para pré-adolescentes, pois é um livro um pouco assustador. Recomendo também aos adultos que adoram um bom conto, assim como eu.

Além do enredo, outra coisa que adorei e me deixou fascinada, foi à arte da capa e as ilustrações interiores, criadas por David Roberts!

Enfim, leiam! Vale a pena, é um livro muito divertido e também assustador!
JP 16/04/2020minha estante
Concordo! Não é infantil como possa parecer. Aliás tem cenas bem sinistras... O autor teria a bênção de mestres do terror como M. R. James ou Edgar A. Poe!

Lia Gabriele 21/06/2021

Uma visita à criança que fomos
Quem descobriu sua paixão pelo terror e pelo mistério ainda criança não pode perder este livro. É uma chance de revisitar os medos infantis, com direito a ilustrações impecáveis.

Mas nem por ser infantis as histórias deixam de ser fortes. Em vários momentos eu fiquei com pena dos jovenzinhos que tropecem nessa obra. Se alguns contos me deixaram bem desconfortável antes de dormir, imagine uma criança.

Não só recomendo a leitura como mal vejo a hora de começar o segundo título do autor, "Contos de terror do navio negro".

Giolie 17/06/2010

Impossível não devorá-lo
Apesar de ser um livro com histórias de terror escrito para crianças, eu recomendo que apenas "crianças mais crescidas" o leiam.
Na minha opinião ele é fantástico. Pois é o tipo de livro que me fascina, histórias assustadoramente surreais e espantosas.
O livro é composto por nove contos, e todos eles são contados pelo 'tio' de Edgar, o Tio Montague, um senhor que mora atrás de um bosque realmente medonho, e como ele próprio diz: "Você não iria gostar deste lugar quando escurece."
A vontade de contar o desfecho principal é grande, mas não quero deixar spoilers aqui já que muita gente ainda vai lê-lo.
Meu conto favorito é "A Desporta", pois (não sei o porque) ele me deu mais calafrios do que os outros. É o tipo de história que você torce para que um dia vire filme.
Muitas coisas ainda ficam 'no ar' quando você termina a leitura, em diversos momentos você se pega pensando: "Mas... e depois?". Espero ansiosamente por alguma continuação, pois tenho certeza de que Tio Montague tem muito mais contos para contar pra gente.

Com certeza, ele é mais um que foi para a minha lista de favoritos.
Contos de Terror do Tio Montague são histórias para fazer a criança não dormir.

Hernane 05/06/2010minha estante
A sua resenha confirmou os meus interesses por esse livro XD

Katy 02/03/2020

Medo
Quem não ficou arrepiado com essa história com certeza não leu direto.

Marlon Johnes 31/12/2022

ARREPIANTE!!!
O autor caprichoooou?

Contos de terror do tio Montague, é um livro que começa tranquilo, mas vai ficando bem arrepiante com o seu desdobrar, arrancando alguns, "Socorro, Deus", dos seus leitores, tendo uma história mais braba que a outra (a da Victoria, do Matthew, tá Loko, mó medão).

Leia, sem medo de ser feliz!!!!

Victória 20/02/2022

Meu primeiro
Esse foi o primeiro libro de terror qie li quando era criança, e dos um dos livros que me levou para o mundo da leitura.

Ele é misterioso e as historias de terror realmente sao assustadoras pelo menos quando eu tinha 12 anos eram kkkk.

Eu leria esse livro denovo com toda a certeza.

Nicole 17/01/2011

Melhor livro de contos que já li
Você não iria gostar deste lugar quando escurece...
Eu simplesmente adorei o livro. Me conquistou desde o primeiro momento que o vi, a capa tão bem feita com todos os elementos das histórias do Tio Montague e a expressão de Edgar como se perdido no meio daquilo tudo.
Eu confesso que sou fã do Tio Montague, ele não é o parente que desejamos tirar no amigo invisível da família mas ele é demais! Sabe incríveis histórias e as conta de forma super agradável, leve, detalhada e horripilante também. Tio Montague é um homem reservado, excêntrico, mora no meio do bosque, possui uma casa um tanto quanto estranha e inquietadora, é muito vivido e tem um ar antiquado e talvez até macabro. Seu criado super misterioso se chama Franz, nunca apareceu mas sempre traz chá, biscoitos e açúcar quando Edgar, seu sobrinho, o visita.
Edgar é um menino um pouco solitário que adora ouvir as histórias do tio, tem poucos amigos e estuda fora. É de uma enorme ingenuidade e acredita fielmente que todas as histórias são invenções do Tio Montague, que, segundo ele, parece não bater mais muito bem da cabeça.
Todo conto possui um respectivo objeto, que muitas das vezes inquieta e até assusta Edgar. Aos poucos Edgar percebe que está escurescendo e que precisa voltar para casa. Porém é aí que vem a mais importante e esperada das histórias...a do próprio Tio Montague!
O livro é incrível do início do fim, fácil de ler, simples e mesmo sendo inicialmente infantil, não deixa de provocar terror nos leitores. É um misto de fantasia e terror à la Tim Burton. Muito bem escrito e envolvente.
Recomendo muitíssimo, todos irão adorar se aventurar junto de Edgar nas mais terríveis histórias narradas pelo peculiar Tio Montague!

Mandark 07/04/2011

P-E-R-T-U-R-B-A-D-O-R
Um livro pertubador. Não chega a ser assustador, mas consegue te deixar incomodado. Eu o achei excelente. Acho que eu gostaria mais se o tivesse lido quando ainda era criança, mas não posso deixar de dizer que mesmo assim foi uma experiência incrível. Um livro de terror para crianças, que não infantiliza o mal, e pode chegar a chocar algumas pessoas em alguns momentos, mas que me cativou desde as primeiras páginas! Edgar e o Tio Montague são personagens muito interessantes e cada uma das histórias contadas são extremamente criativas e perturbadoras!

Pandora 18/06/2010

Essa e outras resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Eu nunca tinha ouvido falar desse livro e de seu autor antes. Pesquisando um pouco, descobri que Priestley escreve e publica seus livros desde 2000 e esse é seu primeiro livro.
Apesar do nome e da capa passarem uma imagem um pouco infantil, esse não é um livro para crianças. O autor diz que escreveu para elas, mas eu recomendo que seja lido por crianças mais velhas, entrando na adolescência. É ótimo para despertar o gosto pela leitura.
O autor é muito bom, escreve de uma maneira fácil de ler e os finais de seus contos muitas vezes deixam em aberto, para que sua imaginação determine que fim levou o personagem.
Conta a história do menino Edgard, que periodicamente visita seu tio Montague em sua velha casa. Nessas visitas, tio Montague conta à Edgard diversas histórias de terror, que são os contos do livro. Até que, no final, descobrimos a história do próprio tio Montague.
Leitura imperdível!

AleixoItalo 11/07/2010

Um livro que faria até Edgar Allan Poe, tremer. Ta bom, ta bom, pode até ser muita presunção começar uma critica com essa frase, mas o fato é que Chris Priestley, consegue criar em Contos de Terror do Tio Montague, uma história de terror maravilhosa, que não faz feio diante as do pai da literatura gótica – o eterno Poe. Não se deixe levar pela capa aparentemente infantil, porque o livro de ingênuo não tem nada.
Edgar é um garoto comum que adora ouvir histórias de terror, e resolve visitar seu tio, para que ele lhe possa contar algumas. O livro começa descrevendo, a travessia de Edgar pelo bosque que leva a casa de seu tio, mostrando como o medo pode infundir coisas nas cabeças das pessoas. Lá chegando, ele encontra no lar do Tio Montague, um ambiente não menos assustador, ou no mínimo misterioso. A casa iluminada somente por velas, serve como ambiente propício para as histórias que serão contadas pelo tio. O tio conta várias histórias, todas bem detalhadas e muito assustadoras, mas o que intriga realmente à Edgar, é o realismo contido nas histórias, que sempre têm um objeto da narrativa presente na casa. Como se não bastasse os estranhos objetos que Tio Montague guarda, ainda tem as estranhas crianças que Edgar parece ver de vez enquanto no quintal, sem falar em Franz o estranho e misterioso mordomo da casa, e outros barulhos que parecem proliferar no velho casarão. Será que Edgar está se deixando levar pelo medo? Será que seu tio é louco? Será que tudo o que aconteceu foi real? Essas são as dúvidas na cabeça de Edgar ao longo da leitura, até que seu tio resolva lhe contar seu ultimo conto, um conto sobre o próprio Tio Montague.
O livro é “direcionado” ao público infanto juvenil, mas não se engane, pois as histórias aqui contidas são no mínimo macabras. Demônios, fantasmas assassinos, ladrões de almas, tudo isso pode ser encontrado em Contos de Terror do Tio Montague. Você vai se pegar com receio de olhar no espelho depois de “A Moldura Dourada”, ou com medo de abrir aquela velha porta do sótão depois de “A des-porta”, e vai pensar duas vezes quando estiver passando perto de uma árvore e todos os pássaros levantarem vôo repentinamente depois de “Poda de Inverno”.
Priestley faz uma homenagem a velha arte de contar histórias - típica das famílias de uma era pré – televisão – e consegue assustar bastante o leitor. Livro muito muito bom, que eu recomendo, mas deixe para ler a noite em um dia chuvoso a luz de uma vela, seria uma experiência no mínimo excitante.

Vivi 07/11/2021

Terrivelmente bom!
Perfeito para ler na época do Halloween, esse livro traz contos rápidos e deliciosamente assustadores. Todos envolvendo aquele terror que não se explica e deixa uma dúvida assombrosa no ar!
Suzz 13/07/2022minha estante
oii!! Por onde você leu? Comecei ele quando tinha 11 anos, mas nunca consegui terminar pq roubaram da minha mochilakkkkkkkk

Vivi 21/07/2022minha estante
Oiiii! Eu tenho ele físico, comprei faz uns 3 anos na Amazon.

Billie Batts 16/10/2023

Começando minha temporada de halloween no melhor estilo
Um livro muito cativante e bem sombrio na medida certa. Tem aquele espírito e tom de boas produções infantis de terror tais como Coraline ou o filme A CASA MONSTRO.
Na verdade ouso dizer que em alguns dos contos chega a ser bem mais sombrio que isso e crianças mais novas com toda certeza não devem ler.

Estava lendo para minha irmã de 10 anos que no terceiro conto chorou no final com a morte de um personagem. Foi demais para ela

alice 19/05/2020

Excêntrico
Montague é um homem reservado, misterioso e um ótimo contador de histórias, segundo Edgar, que visita o tio para ouvir suas histórias macabras enquanto toma chá perto da lareira.

Esse livro me trouxe uma sensação nostálgica, como se eu estivesse lendo uma mistura dos filmes do Tim Burton com a Família Addams. Alguns contos são mais tenebrosos que os outros mas isso não tira o brilho dessa obra e nem sua excentricidade. Terminei com vontade de ler tudo do Chris Priestley e com a sensação de ter ouvido as histórias do Tio Montague ao lado do Edgar, enquanto tomávamos xícaras de chá e tentávamos ignorar os barulhos estranhos do casarão.
JP 12/06/2020minha estante
Amei sua resenha. Senti o mesmo. ")

Mahfud, Fábio 02/08/2010

Leia à noite!
Nunca havia lido um livro inteiro de contos até terminar os 'Contos do Tio Montague'. Isso talvez seja pelo fato de eu gostar de sagas e histórias mais longas, onde os personagens são bem desenvolvidos e as tramas nos seguram por mais tempo.
Mas por se tratar de contos de terror, e por ter encontrado baratinho no sebo da minha cidade, resolvi dar uma conferida.
O livro narra uma visita de Edgar à casa de seu tio, que fica do outro lado do bosque. Tio Montague conta histórias assustadoras sobre crianças e jovens que não costumam apresentar um bom comportamento e por isso acabam tendo destinos não muito felizes.
Edgar se preocupa com seu tio, achando que ele está meio louco por crer que os contos são reais, mas o tio garante que as histórias são verdadeiras possuindo, inclusive, objetos que podem provar isso.
Os contos são muito bons, e alguns realmente assustam. 'Não Suba' e 'A Moldura' são bons exemplos. Mas pra mim o melhor foi 'A Des-porta'. Bonecas de porcelana conseguem ser realmente assustadoras.

Iaci Gomes 07/08/2010

Terror para crianças?
Sem dúvida, Chris Priestley queria fazer um livro de terror brando para crianças, o formato do livro, cheio de ilustrações e com um protagonista que também tem uma idade entre 11 e 14 anos evidencia isso.
Bom, talvez eu seja muito fácil de assustar, mas o fato é que eu fiquei um pouco com medo depois de ler o livro, cada história tem uma página com uma ilustração que ocupa toda a folha, teve uma em especial que eu tapei para poder conseguir ler.
Talvez por isso eu tenha gostado tanto, as histórias não são exatamente surpreendentes, mas mais tarde você se pega pensando naquilo, e eu adoro isso em um livro, quando ele consegue nos marcar. Recomendo para qualquer pessoa que goste de um bom friozinho na barriga.