O Sentido de um Fim

O Sentido de um Fim Julian Barnes

Resenhas - O Sentido de um Fim

Julia Dutra @abibliotecadebabel 03/04/2020

bem escrito, mas extremamente pretensioso

Yann 28/04/2020

É uma daquelas historias que vc termina e ela te acompanha por semanas. Ate sonhei criando varias teorias sobre o final rs. O livro ainda nos faz refletir a respeito das nossas próprias memorias o que de real vivemos quando lembramos ou nos enganamos fantasiando essas memorias para sermos melhores

Hudson40 26/10/2023

Um grandioso romance sobre memória e passagem do tempo, com toques de ensaio e reflexões filosóficas, e um final surpreendente. Não atoa, essa obra rendeu o Man Booker Prize ao Julian Barnes.

gimellomiranda 11/06/2020

O que fazem o fim ter algum sentido? Memórias... Lembranças.
Um livro curto, com escrita simples, narrado por Tony, um homem que descreve duas fases de sua vida (adolescência e velhice), abordando perspectivas do personagem sobre suas próprias ações nestes diferentes momentos.
O enredo traz acontecimentos envolvendo a antiga namorada de Tony, Veronica, e da amizade do protagonista com Adrian, que suicidou-se aos 22 anos, deixando alguns vínculos e pendências com o amigo de juventude. A partir daí o narrador inicia sua jornada de reflexão, arrependimentos, lembranças e aceitação de fatos do passado que influenciaram seu presente.
É uma obra que traz ponderações muito interessantes sobre a mudança interna das pessoas no decorrer da vida, e a forma como passamos a encarar a realidade de outra maneira quando temos empatia.
Me surpreendeu bastante o final da história (positivamente), assim como todo o livro! As memórias do narrador são envolventes e fazem o leitor se colocar no lugar de Tony, em meio a todos os seus conflitos internos.
Ao final, remetendo ao título do livro, vemos que o sentido de qualquer ponto da vida (e talvez especialmente do fim) só é compreensível por meio da análise das lembranças e da interpretação e encaixe que damos a elas no nosso presente, o que o narrador faz muito bem. Recomendo a leitura :)

Laura.Radicchi 19/06/2020

Este é o tipo de livro que permite varias conjecturas sobre o que acontrceu na vida do protagonista. Um livro que toda vez que for relido, e devemos reler varias vezes, vamos perceber nuances diferentes.
Mas alem de tudo isto Julian Barnes aborda no livro a questão da memória e da história. Como muitas vezes o que lembramos nao é de fato o que aconteceu. E que a história pode ser a junção da falta de memória com a falta de documentação.

João Pedro 30/07/2020

tá, mas e aí?
Um livro que deixa aberto um leque de possibilidades sobre como enxergamoa as nossas verdades. Um livro que te traz todas as respostas mas não responde nenhuma das suas perguntas e te faz pensar no que de fato aconteceu. Um livro bastante filosófico sobre a vida e a morte e as verdades que criamos para nós mesmos. Um livro curto e com uma leitura extremamente agradável.

Keli 09/08/2020

Porque não escutei sobre ele antes?
Eu amei o livro! Achei que ele traz algumas reflexões ao longo da história de uma formar tão natural e tão complexa ao mesmo tempo. A narrativa é escrita de uma forma brilhante e é incrível ser pega de surpresa junto com o personagem. Confesso que queria ter conhecido mais do Adrian e o final do livro é algo que foge das expectativas.

Flavia.Borges 15/08/2020

Livro muito bom, com um enredo que parece despretensioso, mas que surpreende ao final.

Tati Vizú 17/08/2020

Interessante!
Nesse livro nos sentimos perdidos em meio às memórias e fatos vividos pelo personagem.

Marta 21/04/2023

Você nunca entendeu e jamais entenderá
O livro tem ótimas passagens, apesar de ser curto, precisa ser consumido com moderação. O final foi !?!

Sobre a importância de rever suas memórias, as memórias de toda uma vida.
Sobre como interpretamos um fato através de um viés que caracteriza aquele momento, como você está e como percebe o mundo a sua volta. Por essa perspectiva não existe verdade absoluta, apenas a interpretação de um momento, estanque.
Sobre como achamos que os problemas estão na juventude e que a maturidade é desprovida de dificuldades, que seremos sábios, sem dúvidas, culpas ou remorsos. Somos e seremos esse ser imperfeito do nascer ao morrer. Talvez com maturidade possamos analisar nossas memórias e aprender com os erros, as falhas. A vida é complexa. Talvez jamais a entenderemos.

07/11/2020

Memórias enterradas, vidas entrelaçadas
Poucas vezes eu li um livro que me prendesse dessa maneira. Não tanto pelo mistério da morte de Adrian (bem pouco por isso, aliás), mas porque Tony nos conduz pelas suas memórias de uma maneira completamente vulnerável, honesta, humana. Seu relato é uma viagem por memórias escondidas, desencadeadas por novas emoções que, na busca por uma vida estável e sem sofrimentos, ele nunca previu.

O próprio Tony nos alerta: "Mais uma vez, devo enfatizar que está é a minha leitura atual do que aconteceu na época. Ou melhor, minha lembrança atual da leitura que fiz do que então estava acontecendo na época". Sua narração está sujeita a erros, porque isso é inerente à natureza humana. Do mesmo jeito que a dor, o sofrimento e o remorso.

Uly 17/12/2020

Espetacular
Um enredo brilhante onde os dramas são vistos e relatados a partir do ponto de vista masculino.
Particularmente inúmeros trechos chamaram a minha atenção, a nível de reflexão. Refletir a cerca do tema, a sua vida, casos similares. A leitura é agradabilíssima a ponto de não querer largar até terminar. Eu super recomendo.
Então meu bem, após essa leitura aproveita e segue meu IG literário no Instagram. Confere as publicações, você vai gostar e vai ser de grande incentivo para min: https://www.instagram.com/3l_ler.legar.livro/

Robert125 10/01/2021

A história é a mentira contada pelos vitoriosos?
AAAA! Que livro AAAA!

Estou entorpecido pela escrita de Julian Barnes e o modo como conseguiu condessar em 175 páginas reflexões sobre o tempo e as memórias. Esse livro nos leva a refletir acerca de como somos apenas marionetes daquilo que pensamos ter acontecido, de um ponto de vista mais subjetivo que objetivo.

Além de uma estrutura enigmática, é uma obra sobre considerações importantíssimas a respeito da vida e como ela segue seu curso, já que ''quando somos jovens, inventamos diferentes futuros para nós mesmos; quando somos velhos, inventamos diferentes passados para os outros'' (p. 98).

É um prato cheio para os amantes das teorias de psicanálise! Eu preciso reler em um futuro não muito distante, já que minha conclusão final foi colocada em cheque com outras teorias no aplicativo da TAG Curadoria.

Por fim, a história é contada pelo ponto de vista dos vitoriosos, mas também a partir das lembranças dos sobreviventes, que, geralmente, não são nem vitoriosos e nem derrotados.

Mih 19/01/2021

Fazia tempo que uma leitura não me cativava assim. A escrita do Barnes é como um enlace que torna impossível parar de ler. O livro é uma narrativa sensível sobre memórias e a vida, profundamente dolorosa. Leiam ! Recomendo muito.

Carol 06/03/2021

Livro bom, de leitura rápida e cativante. Não é uma história marcante, mas traz alguns questionamentos interessantes.