O Sentido de um Fim

O Sentido de um Fim Julian Barnes




Resenhas - O Sentido de um Fim


209 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14


Julia 08/11/2021

Sou fofoqueira, difícil isso de começar a contar coisas e depois parar por não achar relevante da história. Mas no geral uma ótima história deixa espaço para imaginar.
comentários(0)comente



Gabriel 26/01/2020

A vida numa memória...
O que é mais belo? A vida ou as memórias? Haverá vida sem elas, elas sem vida?
comentários(0)comente



Carla.Cerqueira 18/02/2020

Amei!
Que história! Faz a gente pensar nas nossas atitudes e suas consequências
comentários(0)comente



Ines 28/02/2020

Leve e denso...
Leitura fluida em boa parte do tempo e sem dúvida é daqueles que fazem refletir e muito sobre o poder que as palavras têm, o peso que quando ditas podem decidir muitas coisas e acarretar também muita culpa.
comentários(0)comente



Julia Dutra @abibliotecadebabel 03/04/2020

bem escrito, mas extremamente pretensioso
comentários(0)comente



Yann 28/04/2020

É uma daquelas historias que vc termina e ela te acompanha por semanas. Ate sonhei criando varias teorias sobre o final rs. O livro ainda nos faz refletir a respeito das nossas próprias memorias o que de real vivemos quando lembramos ou nos enganamos fantasiando essas memorias para sermos melhores
comentários(0)comente



gimellomiranda 11/06/2020

O que fazem o fim ter algum sentido? Memórias... Lembranças.
Um livro curto, com escrita simples, narrado por Tony, um homem que descreve duas fases de sua vida (adolescência e velhice), abordando perspectivas do personagem sobre suas próprias ações nestes diferentes momentos.
O enredo traz acontecimentos envolvendo a antiga namorada de Tony, Veronica, e da amizade do protagonista com Adrian, que suicidou-se aos 22 anos, deixando alguns vínculos e pendências com o amigo de juventude. A partir daí o narrador inicia sua jornada de reflexão, arrependimentos, lembranças e aceitação de fatos do passado que influenciaram seu presente.
É uma obra que traz ponderações muito interessantes sobre a mudança interna das pessoas no decorrer da vida, e a forma como passamos a encarar a realidade de outra maneira quando temos empatia.
Me surpreendeu bastante o final da história (positivamente), assim como todo o livro! As memórias do narrador são envolventes e fazem o leitor se colocar no lugar de Tony, em meio a todos os seus conflitos internos.
Ao final, remetendo ao título do livro, vemos que o sentido de qualquer ponto da vida (e talvez especialmente do fim) só é compreensível por meio da análise das lembranças e da interpretação e encaixe que damos a elas no nosso presente, o que o narrador faz muito bem. Recomendo a leitura :)
comentários(0)comente



Laura.Radicchi 19/06/2020

Este é o tipo de livro que permite varias conjecturas sobre o que acontrceu na vida do protagonista. Um livro que toda vez que for relido, e devemos reler varias vezes, vamos perceber nuances diferentes.
Mas alem de tudo isto Julian Barnes aborda no livro a questão da memória e da história. Como muitas vezes o que lembramos nao é de fato o que aconteceu. E que a história pode ser a junção da falta de memória com a falta de documentação.
comentários(0)comente



João Pedro 30/07/2020

tá, mas e aí?
Um livro que deixa aberto um leque de possibilidades sobre como enxergamoa as nossas verdades. Um livro que te traz todas as respostas mas não responde nenhuma das suas perguntas e te faz pensar no que de fato aconteceu. Um livro bastante filosófico sobre a vida e a morte e as verdades que criamos para nós mesmos. Um livro curto e com uma leitura extremamente agradável.
comentários(0)comente



Keli 09/08/2020

Porque não escutei sobre ele antes?
Eu amei o livro! Achei que ele traz algumas reflexões ao longo da história de uma formar tão natural e tão complexa ao mesmo tempo. A narrativa é escrita de uma forma brilhante e é incrível ser pega de surpresa junto com o personagem. Confesso que queria ter conhecido mais do Adrian e o final do livro é algo que foge das expectativas.
comentários(0)comente



Flavia.Borges 15/08/2020

Muito bom
Livro muito bom, com um enredo que parece despretensioso, mas que surpreende ao final.
comentários(0)comente



Tati Vizú 17/08/2020

Interessante!
Nesse livro nos sentimos perdidos em meio às memórias e fatos vividos pelo personagem.
comentários(0)comente



07/11/2020

Memórias enterradas, vidas entrelaçadas
Poucas vezes eu li um livro que me prendesse dessa maneira. Não tanto pelo mistério da morte de Adrian (bem pouco por isso, aliás), mas porque Tony nos conduz pelas suas memórias de uma maneira completamente vulnerável, honesta, humana. Seu relato é uma viagem por memórias escondidas, desencadeadas por novas emoções que, na busca por uma vida estável e sem sofrimentos, ele nunca previu.

O próprio Tony nos alerta: "Mais uma vez, devo enfatizar que está é a minha leitura atual do que aconteceu na época. Ou melhor, minha lembrança atual da leitura que fiz do que então estava acontecendo na época". Sua narração está sujeita a erros, porque isso é inerente à natureza humana. Do mesmo jeito que a dor, o sofrimento e o remorso.
comentários(0)comente



Uly 17/12/2020

Espetacular
Um enredo brilhante onde os dramas são vistos e relatados a partir do ponto de vista masculino.
Particularmente inúmeros trechos chamaram a minha atenção, a nível de reflexão. Refletir a cerca do tema, a sua vida, casos similares. A leitura é agradabilíssima a ponto de não querer largar até terminar. Eu super recomendo.
Então meu bem, após essa leitura aproveita e segue meu IG literário no Instagram. Confere as publicações, você vai gostar e vai ser de grande incentivo para min: https://www.instagram.com/3l_ler.legar.livro/
comentários(0)comente



209 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR