Encarnação

Encarnação José de Alencar

Resenhas - Encarnação

Goldenlion85 05/02/2009

Uma visão diferente do autor romantico
Super realista esse livro, bem escrito.
recomendo.

Thaís Senra 11/07/2021

Encarnação
Encarnação foge ao padrão extremamente romântico e mundano da escrita do José de Alencar, indo para pontos mais profundos e sombrios.
O clímax do enredo acontece mais para o fim da história, então é preciso de um pouco de paciência para toda a situação que precede o casamento já descrito na sinopse.
Possui a dose certa de tragédia e suspense para não deixar tudo muito parecido com aqueles clichês "água com açúcar".
O final foi ligeiramente inesperado e foi possível sentir a tensão característica do livro.

Babi 05/05/2021

Dos poucos escritoress que fui apresentada nos meus anos de ensino medio , José de Alencar é o meu favorito.

O autor que em sua obra buscou retratar varias regiões e culturas do nosso Brasil e experimentava diferentes facetas do romantismo , faleceu um pouco antes de publicar "Encarnação " que pode ser considerado o seu primeiro flerte com o romantismo gótico que fez tanto sucesso na Europa no seculo XIX e XVIII .
" Encarnação " é um livro que se destoa um pouco de outras obras de Alencar .
Além de ter um ar sobrenatural e as vezes bizarro , a historia também não parecia ser fadada a um final feliz como era comum nos romances do autor . Inclusive tive impressão que essa era intenção do autor.
Algumas cenas e o final publicado é meio piegas , o que estragou um pouco a leitura .

Este foi o último livro de José de Alencar ,e foi publicado postumamente. Inclusive ,parece que o Epigolo foi escrito por outra pessoa , mas não tenho certeza se essa informação esta correta .

Da até um pouco de curiosidade sobre outras ideias de livro que o autor poderia ter em mente depois de publicar esse .Seria o marco de uma nova fase do autor? Nunca saberemos ...

mourão 06/01/2015

Emocionante
Um romance irreal, que ultrapassa a compreensão e os limites do amor.Um final incrível, um misto de ternura, devaneios e adrenalina!

Lucas 03/08/2015

Sobre a história.
Não posso negar que o que me mais me agradou na história foi a primeira parte. Por um instante achei que a história seria a respeiro da vida do jovem casal. Fiquei maravilhado com a forma como José de Alencar narrou a romântica união daqueles.
Apesar de não ter me desagradado, o livro não chega a ser tão bom como, por exemplo, A Viuvinha, do mesmo autor. Para os que gostaram da leitura, recomendo este último. Será ainda mais envolvente.

Ana Carolina 23/01/2021

Sou fã dos romances do José de Alencar e esta história está dentre as que me marcou muito. Amor ou obsessão? Nesta história somos envolvidos pelo romance de Amália e Hermano, marcado pela perda de seu grande amor. Este livro nos faz repensar sobre como muitas vezes as pessoas mudam sua essência para se aproximar de outra pessoa e as repercussões na personalidade. Nos mostra também a superação de uma grande perda e como as lembranças de uma pessoa acabam por se transformar em um ideal. Apesar de ser um livro publicado em 1893 nos apresenta temas bem atuais.

site: @livrosqueamaremosparasempre

Miria80 30/08/2015

Leitura rápida e com bom conteúdo
Não sou uma boa escritora de resenhas, porque acabo me estendendo muito tentando contar os acontecimentos principais. Então, deixo isso com a sinopse e vou apenas compartilhar o que achei do livro.
Bom, sou suspeita de falar de José de Alencar porque até hoje gostei de tudo o que li dele (menos Ubirajara) e com Encarnação não foi diferente. No início cheguei a achar que era uma história sem graça, banal. Mas depois percebi que a história, apesar de ser curta, envolve muitos sentimentos e retrata bem o poder que a mente tem de atrapalhar todas as áreas da nossa vida, principalmente por causa de situações da vida que ficaram mal resolvidas. O livro é bem escrito e diferente de alguns outros do Alencar, as descrições não são cansativas e são bem poucas até. O final é bastante surpreendente e muito, muito belo. Recomendo!

Bia 06/03/2018

Achei extremamente chato, mas as vezes penso em dar uma segunda chance a obra