A Tríade do Tempo

A Tríade do Tempo Christian Barbosa

Resenhas - A Tríade do Tempo

Tiago 25/08/2020

Ótima leitura, como o autor diz não temos controle do tempo, temos controle da nossa vida. E ele nos ensina como organizar nosso dia a dia, mantendo o equilíbrio da nossa vida pessoal e profissional totalmente ligadas ao nosso propósito

Demir.Dener 02/08/2020

Tríade
Livro com conselhos práticos para otimizar o tempo. Apesar de conter esquemas e fórmulas para isso, a maioria acaba sendo simples de colocar em prática e são aplicáveis a qualquer mortal.
Trás também várias dicas de uso da tecnologia para ganho de tempo.
É uma boa leitura.

Gianluca 30/07/2020

Leitura necessária
Um livro capaz de mudar vidas. O autor tem a proposta de ensinar com bastante carinho e atenção o leitor a aproveitar melhor seu dia e buscar levar uma vida mais leve. O livro traz uma metodologia totalmente adaptável e insights super necessários e bem explicados que podem ser aplicados ainda durante a leitura. É o tipo de livro que vale a pena tem em capa física para rápidas consultas e releituras ao decorrer da vida.

alnsanches 19/07/2020

O livro trata sobre produtividade e nele o autor apresenta a metodologia que ele utiliza para otimizar sua tarefas no dia a dia. Otimizando tempo com as atividades do seu trabalho, sobra mais tempo para você conviver com sua família.

Janaina 19/07/2020

A Tríade do Tempo
Eu achei o máximo esse livro, é muito mais do que administrar seu tempo, é sobre realização de sonhos e qualidade de vida, se descobrir e criar todas as condições para atingir seus objetivos de acordo com seus valores.
Maravilhoso!

Hortencia.Teixeira 14/07/2020

É um livro sobre produtividade, o autor apresenta a metodologia que ele utiliza e ensina pra otimizar as atividades do dia a dia. É uma metodologia bem simples e útil, de fácil entendimento e aplicação.

cristinarafaela 08/07/2020

Bom livro sobre produtividade
Christian traz a sua metodologia de gestão de tempo e produtividade com linguagem simples e acessível, trazendo sua experiência de treinador e consultor na área. Ele às vezes faz analogias cristãs, o que não é um incômodo em si e ao mesmo tempo, para mim, soa forçado. O livro traz técnicas práticas e tem também as vezes um tom de auto ajuda. Cumpre o que promete: ajudar as pessoas a encontrarem sua tríade ideal.

Rodrygo Raasch 07/07/2020

A TRÍADE DO TEMPO – CHRISTIAN BARBOSA
Primeiramente, gostaria de destacar que este não é mais um livro de Administração do tempo no qual somos transformados em verdadeiros robôs. Não se trata da descrição métodos rígidos onde preenche-se uma agenda e para somente executar.

Definitivamente, não é esta a proposta.

Somos apresentados desde o início que o Tempo não é nosso inimigo, mais o maior aliado. E mais, o tempo corre na proporção idêntica a todas as pessoas em todos os tempos:

Existe um exercício excelente para quem tem vontade de administrar o tempo. Vamos experimentar? Olhe para seu relógio. Que horas são? Agora cruze os dedos da mão direita e os dedos do pé esquerdo. Bata três vezes com o pé direito no chão. Olhe novamente para o relógio. Que horas são agora? A hora atual é igual à primeira hora que você viu (incluindo minutos e segundos)? Claro que não! O tempo não para! Não podemos administrar o tempo! O único ser capaz de controlar o tempo, até onde sei, é Deus! Para todos os demais, o tempo não para e anda sempre à razão de 60 segundos por minuto, 60 minutos por hora, 24 horas por dia.

Por isso às vezes estranho o uso do termo administração do tempo. Como ensinar alguém a administrar o que não pode ser alterado? A única coisa possível de se administrar são as ações e os eventos que acontecem ao longo do tempo – reuniões e outras tarefas profissionais, festas, viagens, lazer, paixões, leituras e uma série de outras situações e tarefas. Lembre-se: todos têm a mesma quantidade de tempo para usar. Ele é igual para mim, para você e para qualquer pessoa no mundo. Por isso prefiro trocar o termo administração do tempo por administração pessoal, porque você pode controlar a si mesmo, certo?

Assim, o autor propõe a sua metodologia, refutando em parte os demais livros e metodologias, visto que, não consideram a complexidade das relações humanas e a vida moderna.

TRINDADE

O título do livro “A Tríade do Tempo” logo nos lembra da trindade como dogma cristão para a união de três pessoas: O pai, o Filho e o Espírito Santo. Esta é a inspiração, contudo, nesse caso a composição da Tríade é em Importância, Urgência e Circunstâncias.

Por Importância entende-se todas as atividades que você desenvolve e que têm importância em sua vida, ou seja, trazem resultado em curto, médio ou longo prazo. Trata-se de item de suma importância, diretamente relacionado com as ações que, se bem feitas hoje, podem fazer a diferença na empresa, no emprego, na comunidade e para as pessoas próximas.

Por outro lado, a esfera da Urgência ficam todas as atividades no qual o tempo está curto ou acabou. São aquelas atividades que chegam em cima da hora, que dificilmente podem ser previstas e são a principal causa de estresse.

Por fim, Circunstancial são as tarefas desnecessárias, é qualquer tipo de atividade no qual somos levados a fazer em função de uma situação, condição, ambiente ou de outra pessoa, sem nossa real vontade. A título de exemplo, são os gastos de tempo de forma inútil, tarefas feitas por comodidade ou por serem socialmente apropriadas.

Após apresentados a conceituação, somos conduzidos a realizar uma bateria de atividades para descobrir qual a composição de nossa tríade, se estamos no caminho certo (importância) ou sufocados com atividades de pouca importância ou urgentes (Urgência e Circunstancial). Deixamos o Link para site Triadps para quem interessar realizar o teste:

TESTE DA TRÍADE DO TEMPO

Após o exercício e identificação da tríade, será desenvolvido a metodologia, com abordagem pessoal e casuística na forma do possível.

METODOLOGIA

Nas palavras do próprio autor, o método é uma forma estruturada de mudar seu modelo mental, usado para organizar as ideias e criar um fluxo de ações que realmente tragam resultados para a vida.

Opta-se mais uma vez em utilizar uma simbologia, dessa vez, da estrela.

A primeira ideia que a estrela de cinco pontas desperta é a de sucesso. Você já reparou que, em diversos eventos, ela significa vitória? Se um time de futebol conquista um campeonato importante, ganha o direito de incluir uma estrela em seu escudo. Os atos de heroísmo ou de mérito são, em muitos países, reconhecidos com condecorações em forma de estrela. Personagens célebres das artes, do cinema e da política são considerados “estrelas” ou “astros”. Muitos países colocam estrelas em suas bandeiras como um sinal de orgulho por suas glórias e conquistas. A estrela está relacionada ao resultado positivo da ação, ao sucesso obtido. Aumentar sua produtividade é uma conquista pessoal e individual que merece uma estrela de reconhecimento.

O segundo simbolismo da estrela é o de direção. Os povos mais antigos utilizavam as estrelas como guia e forma de orientação. O símbolo da estrela de Belém guiou os três Reis Magos ao menino Jesus. Os antigos navegadores, antes de suas bússolas e outros equipamentos, utilizavam as estrelas para orientar-se. Conseguimos identificar os pontos cardeais por meio das constelações.

Estrela_Tempo

A metodologia da tríade possui cinco fases distintas, aos quais devem ser postas em prática de forma sequencial e cíclica. Cada uma delas busca atender às principais necessidades dos trabalhadores do conhecimento em matéria de produtividade pessoal e contém uma série de etapas e de técnicas de aplicação prática. Passaremos a análise superficial de cada uma:

I. IDENTIDADE

A primeira fase é a identidade. Cuida da reflexão, buscando um olhar para dentro de nós mesmos e a nos perguntar: Quem sou eu? O que eu quero para minha vida? Qual é o meu verdadeiro propósito? Quais são meus sonhos? Quais são os papéis que desempenho na vida? Como estou vivendo meus relacionamentos? Como pretendo me equilibrar?

Essa fase serve como espelho, através de uma autoanálise apurada, a pessoa é apta a definir ou descobrir as coisas mais importantes de sua vida, escancarando as coisas mais relevantes para aquela existência.

Uma das queixas mais frequentes que ouço é a de que as pessoas não sabem o que querem de verdade para suas vidas. Não têm um sentido, um propósito, algo pelo qual realmente desejam lutar, um objetivo que as motive. Vivem apenas por viver. É impressionante a quantidade de pessoas nas mais variadas idades que ainda não sabem o que querem da vida.

II. METAS

Após a Identidade, tendo identificado o propósito de vida, está na hora de transformar todos os sonhos e projetos em realidade. Como é sabido pela cultura popular, quem não tem metas definidas vive os objetivos impostos pelas circunstâncias e por outras pessoas.

Minha definição de meta é “algum objetivo (ou sonho) definido por escrito, de realização possível, importante e que você realmente queira alcançar”.

Acredito eu que seja esse o capítulo mais importante deste livro.

III. PLANEJAMENTO

Trata-se da definição dos caminhos que conduzirão até o resultado final, o ponto que você objetiva alcançar.

O planejamento é uma das características encontradas nas pessoas bem-sucedidas nos negócios. Os empresários de sucesso têm metas e um plano para alcançá-las. Ter uma meta e desprezar o planejamento seria o mesmo que tentar fazer um bolo especial de nozes sem seguir uma receita. A não ser que você seja um excelente confeiteiro, o resultado final pode ser tudo, menos o bolo de nozes. O mundo está repleto de pessoas de sucesso que sabem planejar.

IV. ORGANIZAÇÃO

Este capítulo trata da organização do espaço de ação, visto que, inegável que o trabalho flui muito melhor em um ambiente limpo e arrumado. Importante destacar que o autor nos introduz quanto aos desafios da organização com o avanço da tecnologia da informação.

O volume de informação disponível é tão grande que se tornou simplesmente impossível ter tempo para absorver tudo o que chega até você. É preciso, portanto, saber definir a utilidade, a necessidade da informação e a forma de aproveitá-la no futuro.

Sempre, sempre temos formas de analisar o que fazemos e entender uma forma mais inteligente de trabalhar. Trabalho duro é para os fracos ou para aqueles que insistem no trabalho mecânico. Trabalhar de forma inteligente é observar as oportunidades que temos de automatizar nosso conhecimento e talentos.

V. EXECUÇÃO

Na fase da execução ocorre a convergência de todas as anteriores. Trata-se de por em prática todas as metas e planejamentos, de forma organizada e fortemente vinculado a identidade.

A ação é o ingrediente principal do sonho a ser realizado, da ideia a ser concretizada. A execução nada mais é do que uma série de ações encadeadas, sempre voltadas para o mesmo objetivo. Ou seja, o processo nunca se realiza com um único ato: ele exige envolvimento. Portanto, o primeiro passo no caminho dos seus sonhos é a ação. A caminhada até a sua realização é a execução.

OBJETIVOS DO LIVRO

Este livro foi escrito para possibilitar as pessoas a realizarem seus sonhos, consoante exposto desde o início da obra.

Administração pessoal é algo mais complexo que uma série de dicas, listas de tarefas, agendas, pastas, cadernos e softwares. Não somos uma sociedade de robôs. Vivemos em busca de algo mais: de um sonho, de um objetivo, uma paixão, uma visão, um ideal. Administração pessoal é viver de forma a conseguir realizar esse “algo mais”, e para isso precisamos ter tempo.

Objetiva ainda proporcionar através de seu método que as pessoas tenha equilíbrio na vida com resultado:

Ainda, fornece ferramentas e métodos para que cada um programe o seu próprio cérebro para ser mais produtivo, e consequentemente, possa ter mais tempo.

Impera pela flexibilidade, onde cada um desenvolverá a sua Tríade conforme sua necessidade e situação pessoal. Aqui se deve a impossibilidade do autor em desenvolver estudos direcionados a casuística de cada um.

CONCLUSÃO

É possível dizer que o autor cumpriu o seu papel e tudo que prometeu ao descrever a metodologia.

O método é inovador, dando flexibilidade e servindo de ferramente para que cada um tome suas decisões baseadas na esfera da importância. Busca introduzir os benefício no uso da tecnologia na produção, principalmente com a automação.

Enfim, é possível sim ter sucesso e ainda tempo para curtir a família e desenvolver o corpo físico, emocional, religioso e mental.

Para quem quiser conhecer mais do livro e do autor, deixamos Link para acesso: http://triadps.com/ATriadeDoTempo

site: https://1995literatura.wordpress.com/2020/06/20/a-triade-do-tempo-christian-barbosa/

jeane fontinele 01/07/2020

O que tiro desse livro, de mais precioso, foi entender que - o prazer de realizar uma atividade não é exclusivo de seu conteúdo - ou seja, se você gosta daquilo ou não - mas também (e não pouco importante): depende de onde você o situa no tempo. Saber que posso fazer somente o que amo e não ter prazer algum, me deu um toque de realidade muito prático para minha vida.

Geisson.Fernando 26/06/2020

Um guia de gestão de tempo pessoal
O livro aborda a metodologia de Christian Barbosa, um guru de gestão, a respeito de como fazer a administração do tempo. É um guia tanto para evitar crises de Burnout por excesso de trabalho, quanto para evitar o desperdício de tempo com atividades desnecessárias.

O grande aprendizado do livro se concentra em como ele apresenta orientações para que você saia de situações onde você "nunca tem tempo pra nada", pois vive apagando incêndios no cotidiano, para um contexto de melhor planejametno das suas atividades diárias.

Minha única crítica é que o autor propõe o uso destas estratégias no cotidiano pessoal, quando percebo que são ideias que se encaixam melhor quase que exclusivamente num contexto corporativo de gestão de equipes.

Holmes 24/06/2020

Metodologia para organização da vida
Com muita propriedade, o autor apresenta sua metodologia para organização do tempo sustentando sua visão em três pilares fundamentais de classificação das atividades cotidianas: importantes, urgentes e circunstanciais. Oferece um método para estabelecermos o foco nas atividades importantes e planejarmos com eficiência o alcance de nossas metas.

Fernanda 23/06/2020

Para disciplinados
O livro é bom, mas será eficiente apenas para quem for disciplinado e aplicar os ensinamentos teóricos. Em certo momento fica girando em círculos, o que torna um pouco cansativo.

Cristian.Voloske 22/06/2020

Organização
Excelente livro para quem busca organizar seu tempo, priorizando atividades para desenvolver-se pessoal e profissionalmente. Sigo o autor não só em livros, mas nas redes sociais e canais de comunicação.

Kivhia 15/06/2020

Eu amei o livro.
Achei ele bem completo: explicações e prática, inclusive achei tão enriquecedor que acho que devemos ler mais de uma vez para poder compreender todas as propostas do livro.

Duda 14/06/2020

Administração do tempo
A Tríade do Tempo apresenta metodologias práticas a serem adotadas no dia a dia.

O método permite que as pessoas tenham uma visão holística de como utilizam o seu tempo, além de ensinar como é possível gerenciá-lo melhor, permitindo uma maior qualidade de vida.
Gustavo 10/09/2020minha estante
Perfeito