O Problema do Sofrimento

O Problema do Sofrimento C. S. Lewis

Resenhas - O Problema do Sofrimento

jg4br1el 14/07/2021

n sei fazer títulos
É por ter virado as costas para o Criador que o sacrifício tornou-se tão doloroso. O problema do sofrimento é realmente um problemão, e que não há um consenso sobre sua resolução ou sobre o motivo dela existir. Por ora, penso que o melhor jeito de resolvê-lo é abraçando o propósito que o nosso Criador tem para nós. Mas de qualquer jeito, ainda é um problema e para sempre será, acredito até que nunca haverá uma solução plena.
Livro muito bom, mas terei que lê-lo mais vezes para absorver mais.

@brunologan7 03/07/2021

Complexo e bom
Este foi um livro que escolhi para ler em um momento triste, em que estava enfrentando uma grande perda. Nesse sentido de buscar consolo, o livro não foi uma boa escolha kkkk. (Para esta finalidade, eu recomendo O sofrimento nunca é em vão, da Elisabeth Elliot).

Aqui Lewis discorre suas reflexões acerca do mal/sofrimento de maneira interessante, mais filosófica do teológica ou experiencial. Nesse sentido, é uma boa escolha.

A leitura foi difícil para mim, mas pude desfrutar de boas lições a partir das partes em que consegui acompanhar o raciocínio de Lewis.

Quando eu fizer uma resenha mais detalhada, postarei no @dbvleitor e atualizo aqui.

Isabelle Pegado 28/06/2021

O PROBLEMA DO SOFRIMENTO - C.S. LEWIS
Nos quatro primeiros capítulos de O problema do sofrimento, Lewis discursa sobre temas que são fundamentais pra compreendermos o sofrimento: a onipotência e bondade divinas e, a maldade e queda do homem. Tendo explicado estes pontos, ele parte para o sofrimento humano em si. Após discorrer a respeito, ele trata do inferno, do sofrimento dos animais e, por fim, do céu.

Embora seja um livro curto, indico uma leitura lenta e com anotações de sua compreensão, porque nos primeiros capítulos haverão princípios fundamentais para compreender os demais. A linguagem do autor não é, como podemos ver nos outros livros, uma linguagem simples. Além disso, traz conceitos que podem ser difíceis de entender numa primeira leitura.

Lewis trata da importância do sofrimento em nos alertar sobre algo que está errado. Num dado momento, diz: o sofrimento é o megafone que Deus usa para nos despertar em um mundo surdo. É preciso ouvir esse alerta, remover as causas do mesmo e corrigir aquilo que o leva a isso.

abrahao.dias 05/06/2021

C s Lewis aborda as várias facetas do sofrimento. Um assunto que não se pode dar a última palavra, pois agradou a Deus que isso fosse realmente um mistério, assim os salvos podem ser salvos pela fé unicamente, e não por um intelecto esclarecido simplesmente.

Vanderlete 12/05/2021

Perfeito!
Lewis traz o sofrimento visto de outra forma. E também mostra nosso relacionamento com Deus e o quanto, às vezes, erramos em achar que sabemos muita coisa sobre este. Mostra que a bondade de Deus se difere da nossa concepção de bondade. O que nos faz pensar, às vezes, por que o sofrimento é permitido se Deus é tão bom? Será que o sofrimento é para nos fazer crescer? Esse livro não é para te aliviar do sofrimento, mas para mudar sua postura em relação a ele. Demonstra a maldade humana por causa do pecado e a redenção de Deus através da morte de Jesus. Também mostra que enquanto o mundo existir, a dor também existirá. Até que Deus venha buscar os seus e extinguir o sofrimento, a maldade e o pecado para sempre.

Leiam!!!

Stanleyasr 22/12/2020

Apologética e vida real
Excelente introdução ao tema. Lewis trata de uma forma bem didática um tema extreeemamente pesado e complexo. O cara é um gênio com as palavras?
Ele não apenas trás uma excelente apologética, mas também aplica à vida real, fazendo com que a identificação pessoal torne o tema mais sensível e mais emocionante em certos pontos.
Super recomendo aos amigos cristãos que querem entender melhor como nossa crença se estabelece em responder perguntas difíceis.

Guinho 06/10/2020

LEITURA SOFRIDA....
Não tem aquele amigo que sabe tudo sobre um assunto e nas vezes que você o encontra, já começa a falar sobre isso? Entretanto quanto mais palavras ele diz, tu fica mais confuso? Foi essa sensação que tive ao ler O PROBLEMA DO SOFRIMENTO de C. S. Lewis.
Claro que o exemplo acima foi um pouco exagerado, pois o livro tem uma linguagem simples, com pouquíssimos vocábulos incompreensíveis que quando tem, eles se repetem no decorrer das páginas, então, após uma conferida no dicionário (impresso ou virtual), dá para continuar lendo. Mesmo assim, digo que minha leitura foi arrastada!
Por se tratar de uma obra teórica-religiosa, gênero não benquisto por este que vos escreve, o texto apresenta questões supositivas sobre coisas inexplicáveis: Deus, Céu ou Inferno; onde o autor apenas supõe. Não vou negar que algumas provocaram reflexão em mim durante a leitura: o processo Numinoso, ou seja, o medo de algo no qual desconhecido por nós. a benevolência de Deus, a autoridade divina vs o livre-arbítrio, a questão dos animais terem ou não alma consciente... entre outras coisas. Porém, tudo superficial e com o proposto assunto sendo trocado aleatoriamente no qual retornava a confusão para os capítulos.
Se você não levar em consideração minhas opiniões e tiver curiosidade em lê-lo (coisa que recomendo), leve em consideração um trecho onde o autor define seu próprio livro:
"Se um verdadeiro teólogo ler estas páginas verá facilmente que são obra de um leigo amador. Exceto nos dois capítulos finais, partes dos quais são admitidamente especulativas, acredito que confirmei doutrinas antigas e ortodoxas. Se quaisquer partes do livro mostraram-se "originais", no sentido de serem novidade ou não ortodoxas, isso aconteceu contra a minha vontade e como resultado de minha ignorância. Escrevo, naturalmente, como leigo da Igreja Anglicana, mas tentei não presumir nada que não fosse professado por todos os cristãos de batismo e em comunhão." (Prefácio, p. 16)
Boa leitura e espero que sua leitura não seja um sofrimento como foi a minha!

Bianca 07/07/2020

A argumentação de Lewis é direta e provocadora.
C.S. Lewis é considerado por muitos como o mais influente escritor cristão do século XX. Os temas de suas obras variam da apologética cristã (como Cristianismo Puro e Simples) à escritos infantis (como os sete volumes das Crônicas de Narnia).
Em O Problema do Sofrimento, Lewis usa todo seu poder de persuasão para solucionar o suposto paradoxo existente entre a existência do mal na humanidade e a existência de um Deus bondoso. Se Deus é onipotente, não poderia Ele acabar com o Mal no mundo? E se Ele é Bom, Ele não ia querer que o Mal acabasse? Estas perguntas são tão velhas quanto a própria crença em Deus e muitos têm escrito sobre elas.
Destaco as abordagens que o autor fez sobre a Onipotência de Deus, o mal na humanidade e a queda do homem no Éden.

Cláudio Santos 15/07/2015

Pode haver algum proveito no sofrimento humano?
Se Deus é tão bom e todo-poderoso, como dizem os cristãos, por qual motivo Ele não acaba com todo o sofrimento existente no mundo? A solução deste problema não é fácil, no entanto C.S. Lewis reflete sobre o assunto com honestidade e sinceridade. Longe de oferecer uma resposta pronta, o escritor britânico nos explica que a ideia de bondade do Criador difere da nossa. Sendo o homem responsável pelo seu próprio sofrimento, Deus o permite para que, fragilizados pela dor, nós possamos ouvi-lo em alto e bom som. Esta permissão tem o objetivo de nos tornar criaturas melhores e por vezes isso exige que soframos. Segundo Lewis, este estado negativo é o “megafone” de Deus para despertar a humanidade, surda por causa da aparente condição de bem-estar, e mesmo Ele sendo onipotente não interfere na liberdade que as suas criaturas possuem para escolher entre o bem e o mal.

Rique3 13/08/2014

Bendito seja Ashley Sampson
Por ter sido escrito de forma despretensiosa, esse livro se torna simples como uma conversa depois da aula. Síntese sistemática organizada por um autor que não consegue discorrer sobre o assunto de forma impessoal, você tem em mãos um livro que te entende e que você pode entender.

A leitura também contribui na compreensão de passagens confusas de 'A Última Batalha' e 'O Grande Abismo'.

vivi 01/04/2014

Livrar-se do sofrimento é viver em comunhão e obediência a Deus
Lindo livro!Muito edificante!!Livrar-se do sofrimento é viver em comunhão e obediência a Deus.
"O salário do pecado é a morte"(Rm 6.23)
"Desde o superior até o mais inferior, o ego existe para ser abdicado e, por essa
abdicação, se torna tanto mais um verdadeiro "eu", para ser então ainda mais abdicando, e
assim para sempre."(C.S.Lewis)
Então Jesus disse aos seus discípulos:"Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, a encontrará. Pois, que adiantará ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou, o que o homem poderá dar em troca de sua alma? (Mt 16.24-26)
No livro L.S.Lewis explica que a alma abençoada abdicou do seu eu, ego para andar em obediência e submissão, fazendo a vontade de Deus.
"E quanto a Deus, devemos lembrar que a alma não
passa de uma cavidade que é enchida por Ele. Sua união com Deus, quase por definição, é
uma auto-entrega contínua, uma abertura, um desvendar, uma rendição, de si mesma. "(C.S.Lewis)

mrcs' 27/09/2013

Nao gostei.
Livro monótono, cansativo, o autor passa a impressão de um ex-ateu (o que ele diz que e'), empolgado com a recém aceitação de Deus como o criador e responsável por todo sofrimento do mundo, na justificativa de que ainda há um melhor porvir. Talve sirva de fato para ateus que simpatizam e pensam em aceitar Futuramente Deus como o criador de todas as coisas. P/ mim foi má perda de tempo e só terminei com muito esforço , porque nao gosto de deixar livros pela metade, porém, aos curiosos, boa sorte na leitura!