O Problema do Sofrimento

O Problema do Sofrimento C. S. Lewis

Resenhas - O Problema do Sofrimento

Wesley Soares 11/05/2013

Mais ou menos...
Se você pretende ler este livro é bom se atentar ao que o autor escreve logo nas primeiras páginas:

"Se um verdadeiro teólogo ler estas páginas verá facilmente que são obra de um leigo amador. Exceto nos dois capítulos finais, partes dos quais são admitidamente especulativas, acredito que confirmei doutrinas antigas e ortodoxas. Se quaisquer partes do livro mostraram-se "originais", no sentido de serem novidade ou não ortodoxas, isso aconteceu contra a minha vontade e como resultado de minha ignorância. Escrevo, naturalmente, como leigo da Igreja Anglicana, mas tentei não presumir nada que não fosse professado por todos os cristãos de batismo e em comunhão." (Prefácio, p. 16)

E assim é a narrativa de Lewis: um testemunho de fé. Sem muita profundidade, rigor teológico ou filosófico, o autor dá o tom de como ele imagina que possa ser conciliado o sofrimento com um ente onipresente, onipotente, onisciente e dotado de infinita bondade.

Criticar o livro será muito fácil para aqueles que estudam teologia ou filosofia, pois Lewis não perpassa pelas grandes obras que já se propuseram a debater o tema e por isso não traz nada de novo ao debate. Mesmo sendo um livro de 1940, muito já havia sido tratado, logo, penso que o autor deveria abordar a questão de forma mais crítica e não de forma "romântica" como faz.

Acho que a polêmica maior fica por conta do capítulo em que Lewis se propõe a falar sobre o "sofrimento animal". A conclusão pressupõe que animais não sofrem e, se sofrem, não sabemos dizer muito sobre isso e nem nos preocupar:
"O homem foi destinado por Deus para ter domínio sobre os animais, e tudo o que o homem faz para o animal ou é uma prática legal, ou um abuso sacrílego, de uma autoridade divinamente outorgada." (p. 155)

Conclusão: se o leitor for leigo no assunto, leia. Irá gostar das belas passagens e analogias que o autor faz para explicar a teodiceia.
Se o leitor for um estudioso, que já se aprofundou no tema lendo Agostinho, Leibiniz e Bart D. Ehrman, não achará muito interessante, como no meu caso.
Paulo dos Reis 12/07/2013minha estante
Sua resenha contribui bem.

Jossi 06/01/2015minha estante
Então vou gostar! Não sou teóloga (nem pretendo, por enquanto), mas uma cristã que gosta de ler clássicos e ficção. Talvez esse livro do C. S. Lewis não esteja entre os "clássicos da teologia", mas como todo livro escrito por um bom autor, terá seu público fiel, vai se encaixar entre uns ou outros, dependendo do que é procurado no livro. No meu caso, procuro uma leitura agradável, nada de muita filosofia, nada de teologias profundas. Apenas uma leitura boa que exponha o ponto de vista de um autor cristão inteligente e lúcido. Para mim está ótimo, preparo-me para ler mais esse... :)

Rodrigo.Santana 26/03/2020minha estante
Mais ou menos??? Rapaz, esse livro é de uma complexidade absurda, apesar dele menso mencionar que quem o lesse, entenderia que trata-se de um leigo falando.

Kercia.Santos 13/04/2021minha estante
Uma leitura muitoooo cansativa!

Rodrigo.Santana 17/04/2021minha estante
Na verdade quase tudo de C.S.Lewis é bem cansativo e requer do leitor muita atenção e comprometimento.

Paulo Roberto Alves dos Reis 11/09/2023minha estante
Que argumento maluco sobre sofrimento animal.

Van Chaves 14/02/2011

Um dos melhores livros que eu já li em toda minha vida! =]

Nós somos como uma grande obra de arte divina, algo que Deus está criando e, portanto, algo com que ELe não haverá de se satisfazer até que esse algo apresente determinado caráter. CS Lewis

cid 28/04/2010

A ética Divina e a nossa.
C S Lewis fala sobre a onipotência divina e o sofrimento humano, querendo descobrir como não haver contradição entre a bondade Divina e o sofrimento humano.E coloca a sugestão que a Ética Divina talvez seja diferente da Ética Humana.O amor exige o aperfeiçoamento do ser amado. E que o sofrimento que acontece para nos melhorar é apenas um sofrimento temporário e aparente. E argumenta "Tente excluir a possibilidade do sofrimento que a ordem da natureza e a existência do livre-arbítrio envolvem, e descobrirá que excluiu a própria vida."

Eliel 04/03/2010

Escrevi uma resenha e publiquei neste link: http://www.elielvieira.org/2009/04/resenha-o-problema-do-sofrimento-c-s.html