Um Lugar Para Ficar

Um Lugar Para Ficar Deb Caletti

Resenhas - Um Lugar para Ficar

Marilia 19/11/2012

Um Lugar para Ficar - Deb Calett
O Relacionamento de Clara e Christian é o foco central do livro. No inicio já fica claro que o namoro dos dois acabou de uma maneira bem difícil para ambos.
Christian era um namorado perfeito, ate que seu ciúme é revelado e junto com ele sua possessão por Clara, que por estar completamente apaixonada vai aceitando todos os atos obsessivos de Christian, e esse é o seu maior erro.
Após muitas brigas e reconciliações, Clara resolve por um ponto final na relação e para ficar livre das loucuras de Christian, Bobby Oates, pai da Clara, decidi que é hora de se afastar, para isso os dois vão para a cidade de Bishop Rock. Lá Clara toma a decisão de voltar a ser a mesma Clara de antes quando Christian não havia entrado em sua vida.
Já em Bishop Rock, Clara faz novos amigos, os irmãos Bishop, arruma um emprego no farol e descobre segredos que mudaram sua vida.

O livro alterna capítulos no passado e no presente, o que por vezes me deixou perdida, por não conseguir acompanhar bem nem o passado e muito menos o presente. Já próximo ao final as passado e presente se tornam um só e fica mais fácil de acompanhar.
Para mim o melhor do livro é o relacionamento da Clara com o pai, fica evidente a amizade dos dois e a confiança que eles têm um no outro, em diversos momentos eles se aconselham e conversam sobre como o outro deve agir para superar seus problemas.
Esperava que o relacionamento da Clara com o Christian fosse mais explorado e que ficasse mais evidente as loucuras que ele seria capaz de cometer. Dá para notar que ele é desequilibrado psicologicamente, mas na verdade eu não vi motivos concretos ou graves o bastante para a fuga de Clara da cidade onde mora e abandonar seus amigos, escola e a vida.
Quanto a escrita da autora, ela é boa, gostei das notas de roda pé que são da personagem, ela meio que explica tudo que acha necessário nas notas, e em certas parte a autora foi irônica com a vida da própria personagem. Um exemplo é que na viagem para Bishop Rock, Clara tem que passar pela ponte sob o Desfiladeiro da desilusão, já em Bishop Rock ela descobre que a casa onde estão hospedados fica na praia conhecida como Possession Point, e depois quando conhece os irmãos Bishop conhece também o barco deles que tem o nome de Obsession, pode isso?
Gostei muito dos momentos de tensão no final do livro, por isso achei que isso poderia ter sido mais explorados durante a estória, para mostrar o quanto é perigoso se deixar envolver por pessoas o perfil de Christian.

MILA 23/08/2012

Primeiro: Achei a capa deste livro linda..
Segundo: lendo este livro, senti uma enorme vontade de entrar nele, mesmo a história de Clara sendo triste, cheio de luta, dúvidas e medo.
Nunca passei pelo que a protagonista passou, mais senti na pele tudo que ela viveu, senti todas as ciladas que ela estava se metendo ao se envolver com Christian. Senti vontade de por um fim no relacionamento por Clara, de dar umas sacudidas nele, mais nem sempre a justiça está do lado de Clara e por isso ela tem que fugir de sua cidade para ter um pouco de paz. Abandonar sua vida, suas amigas e amigos, mesmo assim ele não para de persegui-la.
Nesta história acompanhamos o crescimento de Clara, seus medos, suas angustias, mesmo ela estando segura neste novo lugar ela ainda sentia medo, ainda olhava para os lados. Coisas horríveis ela passou ao lado de Christian, coisas boas também, mais viver assim já não dava mais. Não sei o que eu teria feito, se teria terminado tudo antes de Clara, na verdade ela estava se enganando ao achar que ele poderia mudar. E o príncipe virou um sapo asqueroso, não se pode olhar para os lados, não se pode sair com os amigos, ele a vigia e quando algo não sai como o esperado ele se transforma no seu pior pesadelo.
Conheci um lugar lindo que eu gostaria de morar, Bishop Rock, me encantei com Finn, juro que sonhei com ele.. hehe Carinhoso, atencioso, totalmente diferente de Christian, com ele ela não precisava se policiar com o que falava, podia brincar, voltar a sorrir.

Separei ótimos quotes do livro e embora nunca tenha vivido o que a protagonista viveu este livro me ensinou muito. E eu terminei de ler e não consigo parar de pensar nele, acho que estou com ressaca literária..

" Terminar o namoro era algo no qual tinha que pensar bastante. Era um circulo de fogo que a gente tinha que decidir atravessar. Eu, finalmente, cansei de ficar parada ali, temendo enfrentar, cansada demais para seguir em frente e me queimar, finalmente parecia melhor do que esperar para ser queimada."

"No entanto, não fui até ele, não naquele momento. Se eu precisava de tempo para que um galho de arvore voltasse a ser, novamente, apenas um galho de arvore, então precisava de tempo oara que um menino pudesse ser, novamente, apenas um menino para mim. "

Marina 06/12/2012

Obsessão
Um jogo de basquete duas pessoas na arquibancada se olham é amor à primeira vista: Clara e Christian. Parece até filme, mas os dois combinam em tudo, passam a sair juntos e não se largam mais, ou melhor, Christian não larga mais Clara. O amor se tornou obsessão e a jovem não tem mais como viver sem dar justificativas ao namorado. Qualquer olhar diferente, comportamento alterado, é motivo para briga.

O pai de Clara, que já não gostava do rapaz, observa que a filha está vivendo num cárcere. Quando a obsessão chega às vias de fato, o pai de Clara não pensa duas vezes e sai da cidade com a filha. Eles vão para uma cidade à beira do mar para passar o verão. Ninguém deveria saber onde eles estão, pois Christian deve se manter afastado.

Nesta nova cidade Clara encontra emprego no farol e logo se encanta com Finn, o jovem que possui um barco para passeios. Mas a ferida ainda não está cicatrizada e Clara vai com calma. Mesmo aproveitando a vida novamente, sempre há a sensação de ser espionada, de não estar sozinha. Christian deve ou deveria estar longe...

Na trama os personagens secundários ganham importância. A relação de Clara com o pai é explorada e segredos são revelados. A chefe de Clara já sofreu muito e por isso sua amargura transparece na relação com a adolescente.

A leitura flui e o interessante é que o livro é escrito de forma intercalada, um capítulo para o relacionamento de Clara com Christian e outro da nova vida de Clara sem perseguições. Aprovado.

HoN Br Site 07/09/2012

Resenha HoN Br Site: Um Lugar Para Ficar
Resenha disponível em (a partir de 08/09): http://www.houseofnight.com.br/resenha-hon-br-site-um-lugar-para-ficar/

Clara Oates é adolescente tímida que, pela primeira vez toma a iniciativa com o objetivo de conquistar o cara "perfeito. O nome dele é Christian e como um cara lindo, loiro alto e misterioso, chama a atenção de Clara durante uma competição de basquete. Desde o primeiro momento em que o viu, Clara sentiu algo poderoso tomar conta dela. Ela se sentia poderosa, audaciosa, e gostava desse sentimento, e foi assim que sua relação com Christian começou. E, apartir deste momento eles embarcam em um relacionamento intenso, não conseguindo ficar longe um do outro.

"Christian e eu éramos aquele tipo de casal a que as pessoas se referem como se fôssemos uma única pessoa. Toda vez que alguém se referia a nós, nossos nomes vinham junto. Christian e Clara. Christian e Clara. Tínhamos passado juntos as quatro estações do ano e os feriados e iríamos passá-los juntos pela segunda vez."

Contudo, com o passar do tempo e a medida que vão se conhecendo, Clara começa a perceber a insegurabça de Christian. Com um medo irracional de perdê-la, as atitudes atitudes de dele vai ficando cada vez piores: ciúmes sem necessidade, um controle completo sobre a vida, vigilância, Christian sempre queria estar por dentro de absolutamente tudo que ela fazia. Aos poucos, tornam-se perceptíveis os prejuízos que este relacionamento causou sobre o equilíbrio emocional de Clara, pois seu humor começou a tornar tão instável quanto o de Christian, e ela fica tão adaptada ao jeito obcecado e possessivo dele, que seu próprio comportamento muda, deixando-a cada vez mais assustada, irritadiça.

"A gente pega mau humor, do mesmo modo que pega gripe. Esse tipo de estado de espírito é muito fácil de passar para outra pessoa. A alegria não é tão contagiante quanto o desespero."

Quando percebe que é este relacionamento está insustentável, Clara decide terminar com Christian. Como esperado, ele não recebe calmamente esta notícia. Após o término do relacionamente, Clara e seu pai arrumam as malas e partem numa viagem rumo ao litoral. É em Bishop Rok, uma pequenina cidade litrânea, que Clara descobre segredos de seu pai. É nesta cidade que ela conhece Finn, e através dele, ela finalmente poderá comprovar que o amor está sempre disposto a dar uma segunda chance de ser feliz para cada um, sem controlar, sem sufocar e sem despetar medo na pessoa amada.

“Fui até a sala, desapontada por aquele momento na cozinha ter terminado e desejei continuar eternamente nos braços dele. Não é certo como alguns momentos duram tão pouco. São tão breves e, no entanto, a gente fica na miserável aula de matemática por 50 minutos, que são os mais longos da sua vida (…)Mas um beijo doce termina rapidamente.”

Deb Caletti constrói em uma narrativa de primeira pessoa, uma história muito interessante e intensa. Todos os relatots são de acordo com a perspectiva de Clara. A autora me conquistou pela forma bastente diferenciada que utilizou para abordar a forma como um relacionamento aparentemente perfeito pode mudar e que marcas estes acontecimento ruins podem deixar nas pessoas. Alguns leitores também poderão se identificar com as situações relatadas no livro poderiam acontecer com qualquer um.

Outra coisa que eu não poderia deixar de comentar são notas de rodapé que a autora inseriu ao longo do livro, como se a própria Clara estivesse nos dando dicas, ou seja, explicando melhor sua história. Com leitura simples e flúida, Um Lugar Para Ficar é um livro para se prestar a atenção nos acontecimentos da vida. Simples de ler, com situações simples, mas que se complica por conta das pessoas, do rumo que se quer seguir. Está Recomendadíssimo.

Barbara Sant 28/08/2012

Resenha #319 – Deb Caletti – Um Lugar Para Ficar
Oie Gente!
O livro de hoje é outro drama, daqueles de deixar você com o coração apertado e dos quais normalmente eu fujo.
A Clara, que é uma personagem cativante, está fugindo com o pai, que é um daqueles personagens atrapalhados que sempre deixam nós, pobres leitoras de coração vagabundo, um pouco apaixonadas.
Eles fogem para um lugar remoto, onde pretendem descansar e superar tudo o que aconteceu.
Quando o livro começa você não sabe o que foi que aconteceu. A Deb Caletti alterna entre o passado e o presente durante os capítulos, deixando você descobrir aos poucos o que foi que aconteceu com cada um dos personagens.
O mais legal do livro é que a autora não ficou presa ao sofrimento.
Apesar da autora deixar bem claro em alguns capítulos o tipo de relacionamento abusivo que os dois tem, ela também demonstra que o “outro lado” também existe, que os dois tem momentos bem legais.
E depois que a Clara foge com o pai dela, você fica esperando que ela se entregue à tristeza, mas com a ajuda do pai e de algumas pessoas novas, ela vai aos poucos melhorando, encontrando forças para superar o medo e a desconfiança.
Mas, claro, o livro não é só reflexões e momentos difíceis.
A autora presenteia a Clara e nós todas com o incrível Finn, que garante romance no ar, sorrisos no rosto e muitos, muitos suspiros.
Já estava gostando antes dele aparecer e aí, depois que ele apareceu, adorei.

Texto retirado do In Death. Leia mais em: Resenha #322 - Deb Caletti - Um Lugar Para Ficar - In Death http://indeath.com.br/2012/08/resenha-319-deb-caletti-um-lugar-para-ficar/#ixzz24stnAtLQ

Biah @garotapaidegua 27/08/2012

Clara conheceu Christian em um jogo de sua escola contra a escola em que ele estudava. Desde o primeiro momento em que o viu, Clara sentiu algo poderoso tomar conta dela, e tomou a iniciativa de se aproximar de Christian. Ela se sentia poderosa, audaciosa, e gostava desse sentimento, e foi assim que sua relação com Christian começou.

Com o tempo Clara percebeu que Christian tinha problemas. O poder que ela sentia no começo despertou nele um certo tipo de dependência, assim como a impressão de que ela poderia deixá-lo a qualquer momento por outro garoto. Clara passou a controlar o que dizia, para onde olhava, com quem brincava, e a mentir constantemente, tudo para que ele não ficasse irritado. Depois de um tempo ela cansou, e sempre que o confrontava a primeira reação era de raiva, mas logo depois ele passava a implorar que ela prometesse não abandona-lo, ama-lo para sempre, etc. O 'amor' de Christian se transformou em obsessão, e Clara precisou se mudar para mante-lo afastado. Pena que o medo e a culpa não ficaram lá com ele.

Esse livro poderia ter sido pesado por tratar de um assunto bastante complicado como os relacionamentos abusivos, mas a autora soube abordá-lo e passar sua mensagem de maneira clara, direta e leve. A estória é narrada alternando o tempo presente da vida de Clara e as situações que ela viveu com Christian desde o começo perfeito e promissor da relação até o seu final desastroso.

Conseguimos sentir a euforia de Clara ante a perspectiva de um relacionamento com Christian, e chagamos até a torcer por eles, mesmo já sabendo do futuro da relação, mas também conseguimos perceber bem antes dela as fraquezas que o levariam a transformar a sensação de poder dela em uma quase submissão psicológica.

É muito fácil também se identificar com essa vontade de ter poder que é tão sedutor. Quem aí já não leu e gostou de livros em que um dos personagens é atormentado de alguma forma e o parceiro(a) é quem traz essa pessoa 'de volta à vida', é quem muda a personalidade do outro, transforma de bad-boy em good-guy. Temos diversos exemplos por aí de livros que fizeram sucesso, e muitos leitores desejaram ao final viver um relação assim. Mas como Clara percebe, é uma responsabilidade muito grande, e muitas vezes sem chance de sucesso.

Recomendado, com certeza. Fala muito bem de um assunto que realmente precisa ser abordado desde cedo e da maneira certa.

Resenha originalmente postada no blog Garota Pai D'égua - www.garotapaidegua.com

Gil 06/08/2012

Clara Pea é uma garota tímida, que depois de ter terminado com Dylan não estava querendo nenhum relacionamento, mas ela conhece Christian e tudo muda. Ela o conhece em um jogo de basquete e a beleza dele chama sua atenção, então é ela que dá o primeiro passo. Ele é lindo e tem todas as qualidades que ela aprecia e ela estava certa que tinha encontrado o amor dá sua vida. Após um tempo ele se mostrou muito ciumento e passou a ter comportamentos que no qual ela já não tinha tanta certeza de quem ele era. E quando o medo a invadiu terminar não seria tão fácil, pois ela era uma obsessão para ele.

A história intercala capítulos, que por sinal são curtos, em um conhecemos Clara Pea antes e até o momento em que conhece Christian e como é o relacionamento deles, no outro é como ela está e tenta fugir dele. Novos personagens aparecem no decorrer da história, eu adorei o Finn e sua família. O pai da Clara é um ótimo personagem, atencioso, compreensivo e sempre do lado dela. Acho a capa bonita, que por sinal é igual a original, exceto por alguns detalhes. A narrativa é bem elaborada e flui bem, os sentimentos da Clara sempre são bem transpostos até nós. O fim achei que seria mais intenso, me refiro em algumas ações de um personagem, até mesmo pelo que a história já havia nos passado, mas ainda sim foi bom. O que o livro me passou foi que todos temos nossos fantasmas interiores, onde não adianta apenas fugir, pois uma hora você tem que encará-los e resolver ou pelo menos tentar resolver o que nos aflige.

Gíh Santos 01/11/2012

Resenha do Blog Livros Lovers
Minha Opinião:

Um Lugar para Ficar não estava na minha lista de leitura, porem resolvi participar de um concurso cultural em um grupo do Skoob e qual não foi minha surpresa ao ver que eu ganhei *-*
Comecei o livro sem pretensões ou expectativas e talvez por este motivo ele tenha me surpreendido.
Em Um Lugar para Ficar conhecemos Clara, uma adolescente que passou por um relacionamento transtornado e esta tentando seguir em frente. A Narrativa é feita em primeira-pessoa por Clara e os capítulos alternam-se entre passado e presente.
No passado podemos acompanhar o despertar de uma garota tímida e insegura para uma garota de atitude que corre atrás do que quer, e o que ela queria naquele momento era aquele carinha lindo e irresistível que estava olhando para ela. Ela foi à luta e o conquistou de imediato. O relacionamento de ambos foi avassalador, uma paixão intensa, Clara achou que Christian (o carinha) fosse "O"escolhido, mas estava errada e seu relacionamento foi mudando aos poucos. Christian se tornou possessivo, um louco ciumento. Começou a demostrar um lado obscuro que ninguém imaginava o possuir. Clara decide, o termino é a melhor solução, mas Christian não a deixaria de fácil vontade. A vida de Clara vira um inferno e o melhor caminho é fugir.
No presente ela tenta dispensar-se de seus medos, vivendo em um lugar tranquilo e pacato. Ela vive com seu Pai, um grande personagem que eu adorei. Finn um rapaz deste pacato lugar começa a encantar Clara. Ele sendo outro personagem que adorei.
Algo diferente na história são as notas de rodapés que a própria Clara criou. Ultimamente temos o costume de escrever algo entre parênteses não é mesmo? (Fala a verdade você adora isso. Haha) Aqui as notas de Rodapés tem a mesma função. Eu Adorei!

CONTINUE LENDO>>> http://livroslovers.blogspot.com.br/2012/11/resenha-um-lugar-para-ficar.html

Juh Claro 22/11/2012

Uma história de superação, medo e amor
Em Um Lugar Para Ficar somos apresentados à vida de Clara Pea, uma menina que se apega às pessoas e é muito amiga de seu pai, Bobby Oates, um famoso escritor, já que sua mãe faleceu quando ela era pequena. Ela está em uma cidade com seu pai “escondidos” de todos os conhecidos por causa de um garoto em especial, o ex namorado de Clara, Christian.

Christian é um garoto lindo, pelo qual Clara se apaixonou perdidamente a ponto de ficar cega, de verdade. Ele é maluco, daqueles casos de você temer o dia em que pensar em terminar com ele por receio do que ele é capaz de fazer. E foi exatamente isso que aconteceu: esse belo dia chegou e o medo de Clara foi tanto que ela e o pai resolveram se mudar e não contar a ninguém, nem à melhor amiga de Clara, Shakit – eles realmente desapareceram.

Bob aluga uma casa na praia, na cidade de Bishop Rocks e, apesar de ser difícil para ele ficar ali, ele faz isso pela filha, para vê-la se recuperar de tudo que aconteceu.

Acontece que Christian é insano e ele consegue até o novo número do celular da Clara e a assusta toda vez que liga para ela e ela ignora. Ela tenta viver uma vida normal arranjando um trabalho no Farol da cidade com a italiana Sylvie e tenta fazer novas amizades, começando por Finn, um marinheiro que junto de seu irmão, Jack, fazem passeios de barco diariamente para os turistas. Além de Cleo, irmã dos meninos, que cuida de uma lanchonete no píer.

Algo diferente que gostei bastante e me lembrou fanfics são as notas de rodapé da própria Clara. Talvez tenha gente que se irrite, mas achei legal, isso me fez entrar ainda mais na história.

Muitos segredos são revelados ao decorrer do livro, que é narrado por Clara e intercalado em passado (quando ela conheceu/namorou Christian) e o presente. Gostei muito da leitura pelo tema central ser “obsessão” e quase ninguém tratar disso, até porque tem gente que acha que isso é exagero, mas, não, não é, e posso apresentar milhões de casos para vocês.

Na íntegra: http://juhclaro.popfics.com/2012/10/30/resenha-um-lugar-para-ficar-deb-caletti

Bárbara 02/11/2012

Clara é uma adolescente que conhece um garoto lindo, se envolve com ele, vira namorada dele e depois, bem depois, descobre que ele tem um problema: é obcecado com ela e não vai mais deixá-la viver sua vida em paz.

Christian é o garoto. Ele é ciumento, é doente, é maluco. As coisas começaram com ciúmes simples. Ele implicava com ela se ela olhasse para outro lugar que não fosse para ele, vivia dizendo que ela estava doida para encontrar outros caras, que queria voltar com o ex, que tinha dormido com o ex, que era uma garota fácil. Clara não sabia mais o que fazer para provar que a única pessoa que ela queria em sua vida era Christian. Tentava de todas as maneiras, mas não conseguia mostrar para ele o amor dela.

Então o pai de Clara, Bob, um escritor famoso, quando percebe que tudo está ficando mais sério do que ele acha que está, dá à filha um ultimato: termine com Christian. E ela, finalmente, o faz. É neste dia que ela vê a loucura do menino: ele começa a chorar e a se arranhar até sangrar, além disso, ela vê uma corda sob a cama dele.

Louco. Obcecado. Maluco. E mesmo assim, ela continua sentido pena e continua achando que está apaixonada por uma pessoa dessas.

Bob decide alugar uma casa em uma praia. Ele aproveitaria para terminar seu novo livro enquanto sua filha estaria num lugar mais seguro, podendo sair, andar e, finalmente, viver. Afinal, depois de todo aquele confinamento, ela precisava de um momento para respirar e de um lugar para ficar.

É neste lugar que ela conhece Finn. E é neste momento que ela começa novamente a se apaixonar sem medo de ser feliz e sem medo de estar sendo seguida e observada de longe por Christian.

Toda vez que Clara começa a contar algo do passado, fico com raiva. Fico com raiva por ver a garota ingênua e um tanto quanto burra que ela era. Aceitar tudo o que Christian fazia, aceitar suas palavras e ter que mentir para ele apenas para tentar manter este relacionamento que não daria em nada me dava nos nervos! Em vários momentos quis dar uma de Christian, entrar no livro e meter o porradão na cara dela (não que ele fosse fazer isso, mas ele era maluco).

Gostei bastante do pai da Clara, Bob. Gostei de Finn e gostei do ambiente no qual o livro se passou, mas não gostei do livro como um todo. Passei muito tempo tentando me sentir conectada com ele, mas não consegui. Muitas vezes pensei em pular capítulos, ler o último e ver o que iria acontecer no final. Mas terminei o livro e pelo menos consegui gostar um pouquinho. Não é o melhor livro policial do mundo, a autora não é uma nova Agatha Christie e nem vi tanto mistério assim. Vi apenas a loucura do Christian e percebi que esse seria o assunto tratado no livro.

Juan.Silva 05/08/2012

Resenha de Livro: Um Lugar Para Ficar
Opinião Inicial

Fiquei louco para ler esse livro desde que li a sinopse, afinal, histórias de amor tem ficado cada vez mais clichês e recheados de felizes para sempre, assim, dá para imaginar a minha alegria ao me deparar com uma história de amor que termina em obsessão.

Visão Geral

Como já havia dito história de amor sem empecilhos e verdades não é história de amor e em Um Lugar para Ficar temos uma história de amor que acaba em um transtorno enorme onde um dos envolvidos na relação começa a ter obsessão pelo outro.

Clara, personagem principal da história namorou com Christian por algum tempo e achava estar ao lado do amor da sua vida. A garota praticamente cresceu sem mãe já que a mesma acabou morrendo e vive com o seu pai, um famoso escritor. O que deveria ser uma história de amor juvenil se tornou um inferno para Clara que começou a notar alterações de humor a todo instante em Christian juntamente com seu crescente ciúme. E é a partir disso que o inferno toma a vida de Clara e a vira de cabeça para baixo.

O livro é em boa parte divido em capítulos que se alternam entre passado, contando a história de Clara na época em que ela conheceu e namorou com Christian, e presente, onde a personagem narra sua vida longe do ex-namorado em uma nova cidade. Chega um ponto em que passado e presente se cruzam e é nesse momento que temos as melhores partes do livro.

Minha única ressalva do livro é que acho que a autora poderia ter desenvolvido melhor algumas cenas da trama uma vez que cenas de mais ação entre os protagonistas tornariam a leitura ainda mais viciante. Esse foi o livro que mais fiz marcação de citações, é impossível não encontrar frases bacanas em pelo menos uma página.

Amostra Grátis

Se algo ruim já aconteceu com você, você sabe que isso é verdade. Milhares de objetos passam a ter um novo significado. Tudo é um lembrete de alguma coisa. Um cartão de visitas nunca mais vai ser apenas um cartão de visitas. Um punhado de moedas também não será. Uma corda não será. - Pag. 38

Pitaco Final

Medonho e real são adjetivos que uso para qualificar essa obra, com problemas ou não cada um precisa de um lugar para ficar por mais que as vezes nenhum desses lugares sejam seguros.

Resenha na Íntegra: http://asasliteraria.blogspot.com.br/2012/08/resenha-de-livro-um-lugar-para-ficar.html

Helana O'hara 21/08/2012

Um Lugar para ficar
Quando esse livro chegou foi o único que não tive muitas expectativas de ler! Achei que seria mais um romance comum sem grandes novidade, eu leria, ia gostar um pouco e ficaria por isso.
Aconteceu muito pelo contrário. Clara, ou melhor Clara Pea e seu pai Bobby Oates, um escritor de thrillers famoso.
Me encantei com a escrita de Deb e os comentários de Claro no livro.
Se Daniel Sempere do meu querido A Sombra do Vento é o melhor personagem masculino de todos os tempos, Clara tem grandes de ser a personagem feminina que mais me cativou.

"Um lugar para ficar" nos aporesenta Clara, uma adolescente de 16 anos que mora com seu pai, depois que sua ãe misteriosamente morreu!
Clara conhece Christian em um jogo de basquete, eles se apaixonam rapidamente e a menina quer viver esse amor custa o que custar.
Porém Clara já tem um histórico ruim com garotos, perceguições, etc e mesmo assim ela revolve tentar - mesmo já fugindo de outro rapaz e indo morar em uma bela casa na Praia com seu pai.

As coisas entre ela e Christian vão bem até que ele começa a ficar possessivo demais, assustando então nossa protagonista. Ela que não quer mais passar por coisas assim resolve terminar tudo com ele e viver sua vida... Bem, infelizmente as coisas não acontecem como ela quer :(
Clara passa por várias desconfianças, medos, receios e fugindo dele.

Mas o livro não destaca apenas o relacionamento doentio deles. Mostra o relacionamento de pai e filha, os segredos que Bobby esconde dela. Achei que a autora soube muito bem ministrar todas as dúvidas que ela tinha a respeito do pai e dela mesma.
Gostei muito do medo que Caletti guiou o leitor em seu livro. Uma história que poderia aparecer meio boba torna-se inteligente e cheia de sentimentos a cada página lida.

Um lugar para ficar, é lindo, poético, gostoso de ler. Afinal de contas quem nunca teve na vida um grude, daqueles que não largava no pé, não é mesmo?
Bobby ajuda Clara a descobrir como ficar longe de Christian, msotra qula melhor caminho seguir, fala como pode ser doloroso um relacionamento e claro, tudo isso com muita poesia, afinal de contas ele é um escritor.

Vale muito a pena ler tenho certeza cad aum de vocês vai se identificar com alguma passagem do livro.

"Ás vezes, você deveria permiir que as pessoas que você ama se afastassem de você. Sem precisar ir atrás delas para resgatá-las e trazê-las de volta ao seu próprio lugar...."
Pág 173.

"- Estou começando a pensar que existem dois tipos de pessoas. (...)
Aquelas que se perdoam facilmente, mas não conseguem perdoar os outros(...)
Aquelas que perdoam os outros facilmente, mas não conseguem se perdoar."
Pág 209

Mim 25/07/2012

Uma lição de vida...
Resenha postada no blog Ler e Imaginar:

Muito curiosa para ler Um Lugar Para Ficar quando comecei a leitura não gostei da personagem principal, pois todas as opiniões que ela considerava certa eu discordava plenamente, mas mesmo assim estava curiosa para ver como ia ser o desenrolar da trama e descobrir se a personagem ia evoluir, e mesmo a parte da evolução da Clara Pea não ter ocorrido muito bem, posso dizer que ao final do livro aprendi uma lição na qual não esperava quando comecei a ler essa trama.

Christian e Clara Pea são dois adolescentes envolvidos em um relacionamento quase perfeito. Muito educado, Christian sempre tenta deixar Pea feliz e faz de tudo para que possa fazer isso, no começo do namoro tudo parece um grande mar de rosas em perfeita sincronia, porém conforme os meses vão passando ele vai se transformando em alguém que Clara não imaginava, e tudo o que faz tem que ser metido para não começar nenhuma briga, e de um relacionamento perfeito acaba se transformando em uma prisão para ela. Sem aguentar toda essa pressão, acaba rompendo o namoro, mas Christian não vai deixar Pea se livrar dele assim tão fácil...

“-Eu amei você, e sempre amarei. Pelo amor de Deus, Clara. Tínhamos tantas coisas em comum. Por que você quis jogar tudo fora sem me dar ao menos uma chance?”

Sem saber o que fazer, Clara e seu pai Bob acabam indo viajar para bem longe, sem que ninguém, além do detive, soubesse onde se encontram. No começo tudo parece ser aterrorizante, ir para uma cidade pequena sem nada para fazer enquanto seu pai termina de escrever seu livro, porém conforme vai conhecendo a cidade acaba fazendo amizade com Finn Bishop, alguém que pode começar a fazer parte da sua vida. Mas para alguém que criou certa obseção por ela, Christian não vai deixar que nada fique no caminho dos dois, e irá arrumar uma forma de descobrir onde o amor da sua vida se encontra.

Mesmo fugindo e tentando esquecer o seu passado, Clara vai descobrir que muitas vezes o passado não quer nos abandonar e vai ter que achar uma forma de superar tudo isso para que possa ter uma vida, porém antes de saber uma forma para acabar com isso terá que superar os seus próprios medos e saber se perdoar.

“[...] uma história não contada tem um peso muito grande que pode levar você para o fundo do abismo e deixá-lo lá como um navio naufragado no fundo do oceano. Isso eu aprendi.”

Uma trama envolvente e que mescla o relacionamento com Christian e o que está passando no momento, Um Lugar para Ficar é excelente, e a intercalação de capítulos narrando dois momentos diferentes, só aumentava mais a minha curiosidade para descobrir o que houve e como Clara vai escapar de tudo isso. É uma história que traz um aprendizado para carregarmos para o resto de nossas vidas.

O começo da trama é um pouco confusa, não compreende muito bem o que estava acontecendo, depois de 60 páginas a história fica mais clara, intrigante e muito mais envolvente. Alguns sentimentos de Clara, e algumas atitudes dela só consegue compreender realmente no final do livro, porém não atrapalha em nada a narrativa e só me deixou ainda mais curiosa com a trama.

Clara Pea é a típica menina que não suporto, discordo totalmente com os pensamentos que a deixam tão atormentada. Mesmo não tendo culpa na história, se sente mal por tudo que fez. Ela não soube ver a verdade da situação e por isso acaba se sentindo desse jeito, para que isso possa passar vai ter que aprender a se perdoar e abrir os olhos sobre a situação. Não gostei nem um pouco da personagem – poucas coisas eu concordei com suas escolhas – e mesmo evoluindo um pouco na história, não foi nada para mudá-la realmente.

Finn Bishop é o cara atlético, lindo, romântico... Perfeito. Engraçado é o oposto de Christian, e mesmo assim acaba chamando a atenção de Clara, é o personagem que melhora bastante a trama. Seu pai Bob que é um escritor muito famoso, um personagem muito engraçado e sempre tentando levantar o astral da filha, tem seus próprios medos e assombros do passado. Sylvie é a mulher rabugenta ao qual Clara acaba trabalhando, uma das personagens a ter mais evolução na trama.

“- Para nós também. – Ele fez uma pausa e sorriu. – Espero que você venha velejar qualquer hora – ele falou olhando para mim.”

E por último (e um dos personagens mais importantes) Christian. Com cara e o jeito de menino educado, perfeito namorado, ele acaba ganhando o coração de Pea, porém conforme a trama vai passando você vai percebendo quem realmente ele é. Tem um amor doentio e que estabelece regras rígidas ao qual ela tem que viver.

Gostei do livro, da forma como a trama se encaixa perfeitamente em muitas vidas – não apenas de adolescentes – que passam por isso e acabam optando por continuar nessa situação. A história é excelente, é um aprendizado ao qual vou levar para o resto da minha vida. O livro pode ser, também, um tipo de alerta para as meninas que estão nessa situação e não sabem muito o bem o que fazer.

Gostei bastante do final, da forma como a personagem conseguiu superar um pouco do seu medo e de como os outros personagens evoluíram com tudo o que ocorreu. Indico para todas as pessoas essa história, pois mesmo não sendo um livro com uma trama bem envolvente (passei quase o livro inteiro odiando as atitudes de Clara) a lição que passa é fantástica, e por isso deve ser lido.

Hannah Monise 27/11/2012

Um Romance Dramático ou Um Drama Romântico?
Sou uma apaixonada por romances, portanto não é muito difícil um livro desse gênero me prender. O tema de Um Lugar para Ficar é diferente dos já lidos por mim, e isso deu a ele um ponto a mais na ansiedade pela leitura.

O romance de Deb Caletti conta a história de Clara, que teve um relacionamento intenso e, ao mesmo tempo, perturbado com Christian, um lindo dinamarquês. Com muitas loucuras de Christian no namoro, Clara vai à outra cidade na intenção de se distanciar, porém, um medo nunca se vai facilmente. Entre segredos, medos e receios, Clara tenta levar sua vida o mais normal possível.

"Ele era aquele alguém de quem a gente tinha medo quando criança, um estranho. Nunca ninguém me dissera que um estranho poderia ser alguém conhecido." (Página 141)

Confesso que esperava algo diferente de Um Lugar para Ficar. Desde quando o recebi e li a sinopse eu pensava que a personagem seria mais madura e adulta, não uma garota de 17 anos, como já enjoei de ler por aí. Às vezes a gente cansa de personagens frágeis. Se bem que temos que ver também a situação na qual ela se encontra...

O livro é narrado em primeira pessoa, narração essa que, em até certo ponto, se divide em duas alternadas, Clara conta o que se passa com ela no presente em um capítulo e no seguinte sobre como as coisas aconteceram em seu namoro com Christian. No começo, a narração dessa forma nos deixa curiosos sobre o que vai ocorrer quando a história voltar a tal ponto, mas depois, já não é mais tão interessante; em minha opinião, o livro poderia ser dividido em partes 1 e 2, porém, isso não atrapalha o entendimento e andamento da história.

A escrita de Deb é muito agradável e o livro pode ser devorado facilmente. A história simplesmente nos envolve, por ser algo diferente e muito interessante, talvez até te lembre algum caso visto em noticiários, como lembrou a mim. Clara é uma personagem frágil, mas cativante, e em seu caminho aparecem outros personagens também muito agradáveis, como Finn e Annabelle. Além daquela curiosidade em saber o que aconteceu no namoro, há outro segredo que influencia muito a personagem e que junto desperta o nosso lado curioso.

O romance carrega em si um drama ou, talvez, seja até um drama que carrega um romance, o que seria mais provável. E isso leva aqueles que amam um belo suspense a amarem a leitura...

"Mas se o destino muda as formas, o amor muda também. Ele pode vir sob a mais perigosa das formas. É o dia mais maravilhoso e, logo em seguida, é o pior dos seus dias. É a sua esperança e o seu desespero. O claro e o escuro podem se alternar em extremos, na velocidade da luz, como um barco navegando num dia lindo, e, então, as nuvens se aproximam, o céu escurece, o mar enraivece e o barco se perde." (Página 45)

Pam 03/10/2012

Clara nunca imaginaria que tudo mudaria ao ir a um jogo de basquete com sua amiga. Lá ela conhece Christian e desde o começo percebe-se a forte atração entre os dois. O relacionamento deles era diferente de tudo o que Clara já havia vívido, mas com o passar do tempo tudo muda.

A história é narrada pela protagonista; os capítulos alternam-se entre o presente e o passado. No passado Clara nos conta seu relacionamento com Christian e no presente mostra como está a vida com seu pai - um autor famoso - em Bishop Rock, para aonde se mudou a pouco tempo.

No instante que Clara começa a nos contar sobre seu relacionamento com Christian percebemos que há alguma coisa de errado com ele. O fato é que o afeto entre ambos se transformou em obsessão por parte dele. Para Christian, Clara teria que viver somente para ele. É quando ela passa a não ser ela mesma, por medo de sua reação.

O que fazer quando o relacionamento do sonhos se transforma em um pesadelo? É isso que acontece com Clara. No começo tudo era perfeito e de uma outra para a outra o príncipe se tornou um monstro.

"É estranho não é, como a ideia de pertencer a alguém pode parecer maravilhosa? Era algo tranquilizador, um modo de definir as coisas. Gostamos da ideia de estarmos protegidos, até que ficamos sufocados demais. Gostamos de ter segurança, até que ela signifique que não existe mais uma saída. E gostamos de pertencer a alguém, até percebermos que não somos mais nós mesmos".

Clara então decide uma coisa, termina o relacionamento que um dia pensou que duraria para sempre. Mas quem disse que Christian aceita o fim? É quando Clara e seu pai resolvem se mudar por um tempo para Bishop Rock. Lá ela terá que se acostumar com outra realidade, já que deixou todos os seus amigos e não informou a ninguém aonde estava por medo de Christian ir atrás dela. Mas ela sabe que Christian não irá desistir e que independente de onde ir, nunca será longe o bastante para ele.

O livro é bom, mas também não passa disso. Achei que a autora poderia ter usado melhor o "suspense" na história, já que o enredo pedia isso. Mas por outro lado, o assunto abordado pela autora é bem interessante em uma época em que os índices de violência e morte de mulheres por seus companheiros aumentaram. Um livro leve, que apesar de não ter superado as minhas expectativas eu recomendo.