Um Lugar Para Ficar

Um Lugar Para Ficar Deb Caletti

Resenhas - Um Lugar para Ficar

Jaqueline 20/02/2013

Esse livro é uma prova “viva” de que não podemos abandonar um livro completamente, podemos sim dar um tempo, deixa-lo descansando um pouco na estante, e quando surgir um momento em que você sinta aquela vontade de tentar novamente é só pegá-lo e ir em frente.

Se eu não estou enganada eu o resgatei da minha lista de abandonados no Skoob, e hoje ele foi direto pra lista de favoritos. (que mudança *--*)

O começo do livro pra mim foi um pouco cansativo e enrolado, não conseguia entender muito bem o que estava acontecendo com Clara, mas bem antes da página 100 eu já comecei a ficar presa a história, e não via a hora de ver o desfecho.

Clara conhece Christian, de uma forma bem diferente de tudo que ela já tinha experimentado, e desde o primeiro momento rolou algo intenso entre os dois. Seguiu tudo de uma forma tão bonita, que quando tudo se revira você fica triste pelos dois.

Christian se torna obsessivo, começa a agir de uma maneira tão horrível, que acaba deixando Clara se sentindo uma prisioneira. Ela começa a pensar muito antes de falar, a esconder coisas por medo da reação dele, enfim o relacionamento se torna impossível, e Clara acaba fugindo da cidade, mas Christian seguirá seus passos onde estiver.

A autora narra a história intercalando os capítulos entre o presente e o passado, e conforme minha curiosidade vai aumentando, eu fico louca para chegar aos capítulos do passado, e assim que eu entendo o motivo de todo o medo de Clara eu sigo com uma enorme vontade de chegar ao final.

Tinha capítulos que eu precisava parar pra respirar, eu não conseguia imaginar uma mudança tão grande de comportamento, um amor que se transforma em ódio, uma vontade de estar perto por repulsa. Eu me surpreendi muito com ele livro, a história foi forte e intensa, e o final foi diferente do que eu imaginava, eu esperava uma grande tragédia, mas correu tudo de uma maneira previsível, e eu gostei muito do desfecho.

E eu que pensava em desistir desse livro, iria perder uma grande história.

Joana 22/02/2013

Todo bookaholic sabe que o livro que você lê para recuperar a fossa que ficou com outro, nunca acaba em uma boa leitura. Não funciona bem, você ainda quer ~~~precisa~~~ mais da antiga história e não está pronta para um novo enredo, novos personagens e novos problemas. Mas você lê, já que a vida precisa seguir em frente. Não tem ninguém que entenda isso melhor que Clara, protagonista de Um lugar para ficar, livro de estreia de Deb Calleti. A única diferença é que a superação da personagem é com o namorado. Sabe, acredito que livros são muito semelhantes com relacionamentos.

O livro é divido em dois tempos, coordenados pelos capítulos. Em um, temos o passado de Clara, o que a assombra, o relacionamento intenso com Christian: desde que se conheceram até o inevitável final, passando por todas as brigas e demonstrações absurdas de ciumes por parte dele. Já no outro capítulo, vemos Clara e seu pai em uma casa de praia, mascarando a fuga da perseguição de Christian com férias. Isso foi bom para entender toda a amplitude da situação, mas acabou quebrando o ritmo da narrativa. Pode terminar o capitulo naquele momento tenso que você quer saber como concluiu, e sem opção, acaba entrando numa outra época da história. Algumas vezes até acontece de os flashbacks servirem como resposta, mas não é sempre.

Deb tem um feeling Machadista no que se refere à falar com o leitor. Nem todo autor consegue fazer isso de uma forma agradável. Lauren Oliver, por exemplo, conversa e questiona o leitor no meio de suas palavras poéticas, e funciona. Já em Um lugar para ficar, eu me irritei com esse fator. Era como se Clara quisesse me convencer de alguma coisa, algo que não precisava. Ela fica tempo demais justificando cada uma de suas ações, tentando me colocar em seu lugar. Querida, não precisa me explicar nada, só conte a sua história, flw. Além disso, ela divaga demais no "E se". "E" e "se" são péssimas palavras de se juntar, e quando isso se torna demasiado, o livro ganha um novo cenário: o mundo de suposições que tomam grandes parágrafos.

A parte que trazia Clara com Christian foi a que mais gostei. Não me chame de trágica ou algo assim, eu tenho uma justificativa. O relacionamento dos dois, por mais que fosse complicado e cheio de cenas patéticas de ciumes, era uma parte concreta da história. Você sabia o que ia acontecer, e esse desenrolar tinha o mais próximo de ação. Era bom de ler. Já quando o foco era a época pós-Christian, as coisas eram mais lentas, e até mais introspectivas. Tem um drama aqui, uma outra história ali, algumas pitadas fofas de romance, mas nada muito empolgante.

Não é que o livro seja ruim. Ele não é, apenas se for comparar com Belo Desastre (minha última - e perfeita - leitura), é fraco. Um lugar para ficar era para ser um livro intenso e com uma história que se revesava entre fofura e perturbação, mas acabou por não dar certo, culpa de Clara e o modo como Deb a apresenta. Se for seu estilo, leia - mas não depois de se apaixonar perdidamente por uma outra história.

Resenha originalmente postada em: http://poderosasegirlies.blogspot.com.br/2012/08/um-lugar-para-ficar-por-deb-calleti.html

Elidiane 30/03/2013

Um Lugar para Ficar - Deb Caletti
Um Lugar para Ficar foi uma leitura muito aguardada por mim, toda vez que o via na estante meu impulso era de lê-lo o quanto antes, queria muito conhecer a história de Clara e do seu romance intenso com o seu namorado, e de como tudo isso iria terminar. O livro se tornou uma leitura boa, apesar de em muitos momentos ter achado a narrativa cansativa.

Clara é uma adolescente de 17 anos, que ao assistir um jogo de basquete com a amiga conhece Christian, a atração pelo rapaz é imediata, e Christian parece sentir o mesmo em relação a ela, parecia até obra do destino. Eles começam a se encontrar, a se aproximar cada vez mais, e o romance entre os dois se torna inevitável. Para Clara, Christian é um garoto incrível, um namorado carinhoso, gentil, resumindo, os dois são felizes, a relação entre eles não poderia ser mais perfeita.

Mas infelizmente como nem tudo é o que parece ser, o relacionamento perfeito depois de um tempo começa a desmoronar, Christian começa a ter atitudes possessivas com relação a Clara, tudo se torna motivo de brigas entre os dois, e a vida de Clara vai ficando cada vez mais insuportável ao lado do namorado, que antes ela julgava ser um garoto equilibrado...

Porém isso não é nem o começo da história, isso é apenas um pouco do que a nossa protagonista nos conta no livro. Em uma narrativa repleta de mistério, Clara vai aos poucos dissecando para nós leitores a crua realidade que passou ao lado do namorado, e de como isso afetou a sua vida, e o seu relacionamento com outras pessoas.

''A gente lê todo tipo de livro e vê filmes sobre um homem que é obcecado e devotado, que tem um foco único, como a luz e a intensidade de um farol. É Heathcliff com a Catarina. É um vampiro com uma paixão mais forte que a morte. Nós desejamos receber esse tipo de foco vindo de outra pessoa. Daríamos tudo para sermos ''amados'' assim. Mas esse foco não é símbolo de devoção perfeita, é apenas a escuridão, e os fantasmas atormentados da escuridão. É estranho, não é, ver uma pessoa com as feridas emocionais abertas, suas necessidades expostas, como no romance? Nós suspiramos por isso, não sei por que, mas quando conseguimos, é como se uma faca estivesse encostada no nosso pescoço, nas margens do Greenlake. É um poder não desejado, do qual queremos nos livrar. Um poder que se transforma, finalmente, em impotência.'' Clara, Pág. 202

Ela irá contar com a ajudar do seu pai para superar tudo isso, e porque não em outro lugar? Um lugar bem longe de Christian, onde ela possa tentar esquecer tudo o que viveu. Será nessa viagem que ela irá descobrir que não é só a situação dela que é difícil, pois seu pai também esconde um segredo que irá mexer com a vida de Clara. Ela irá fazer novos amigos, conhecer um novo amor, talvez? E Christian, a deixará em paz?

Caletti em sua narrativa deveras reflexiva, leva o leitor a conhecer o mais íntimo das emoções da protagonista, e o seu relacionamento antes e depois com o namorado. Entretanto, em certos momentos senti falta de mais diálogos entre os personagens, e isso não ocorreu, o que em muitas vezes tornou a leitura maçante. Também esperava mais surpresas na história, já que a autora fazia tanto suspense em algumas situações. Um Lugar para Ficar é um livro de aprendizado, vale à pena conhecer a história da Clara, é uma grande lição para todos nós.

Visite o blog literário ''Leitura entre Amigas''

Lary Reeden 31/03/2013

Um Lugar para Ficar
Clara foge com seu pai de sua cidade natal após se dar conta de que seu relacionamento não é tão bom e saudável como ela pensou. Christian a sufoca e persegue, não admitindo o fim do relacionamento. Na cidade litorânea para onde ela vai, Clara conhece pessoas do passado dos seus pais, segredos que rodeiam a família, a redescoberta de um amor verdadeiro e bom com um marinheiro sexy. E aprende a confiar novamente nas pessoas.

Garanto que essa não é a melhor sinopse que já fiz, mas isso pode ser um reflexo do que achei do livro. MORNO, FRACO, SEM SAL NEM AÇÚCAR. Se eu tivesse que comparar a sei lá uma comida, eu pensaria em um refogado de chuchu sem sal, pelo menos é o que vem a mente quando penso nele. Para um parâmetro melhor, lá embaixo tem o book trailer que eu também achei péssimo.

Quando me interessei pelo livro, imaginei que ele fosse ser um thriller psicológico desses que fazem o coração da gente disparar esperando a próxima cena. Mas ele fica ali entre a vida dela em Bishop Rock e seu recente passado em Seattle. É claro que o livro tem um ou outro lado positivo, a forma como a protagonista parece ser a autora. As notas do livro são notas da mente da personagem. E o pai dela (Clara) é um escritor do tipo Stephen King.

Tem uma gaivota que quase ganha vida própria. E um marinheiro bonitão. Lendas litorâneas, envolvendo navios naufragados e suicídios, mas o enredo é automático, tudo retinho, sem ápices. Única experiência, não pretendo ler mais nada de Deb Caletti.

Finalizando escolhi uma quote do livro, que fala exatamente meu sentimento ao lê-lo e porque não o abandonei. Usando as palavras de Clara contra ela mesma.

“Eu costumava tentar ler um livro que não estava me interessando, e, às vezes quando me dava conta, já o tinha lido por inteiro, sempre esperando que algo diferente acontecesse no final. Talvez eu não entendesse por que me sentia assim em relação a leitura de um livro. Parece que eu tinha obrigação com o livro, com as pessoas, não importa se eram reais ou de ficção.”

Postada por mim originalmente em http://www.euleioeuconto.com/2013/03/um-lugar-para-ficar.html

Mila F. @delivroemlivro_ 15/04/2013

Às vezes a gente confunde amor com outras coisas....
Até a Novo Conceito publicar esse livro eu ainda não tinha ouvido falar da autora, mas com a chegada desse livro nas mãos de milhares de brasileiros só posso afirmar ser uma surpresa boa. Com título original “Stay”, Deb Caletti, traz uma trama que envolve o leitor num emaranhado de medo e insegurança que o amor obsessivo pode trazer para a vida de uma pessoa.
De inicio somos apresentados a Clara Oates, filha de um escritor, Bobby Oates, que conhece um garoto encantador e muito bonito chamado Christian. Não foi difícil Clara se envolver com Christian, afinal o rapaz é cheio de qualidades e mostrava-se demasiadamente apaixonado por ela. Só que com o tempo as coisas começam a mudar na relação de ambos.
Clara precisa mentir constantemente para seu namorado para evitar que ele se enfureça com ela, são pequenas mentiras do tipo “Vou ficar em casa” quando na verdade ela vai sair com seus amigos, “Eu nunca mais vi meu ex” quando na realidade ela sempre tem aula na mesma sala que ele. Mas essa sua atitude foi necessária porque Christian tinha ataques de fúria e histerismo se soubesse que Clara estava dando atenção a outras pessoas e, em alguns momentos até imaginava coisas onde não havia.
As coisas começam a ficar perigosas e Clara viaja com seu pai para ver se assim Christian [que não aceitou bem o término do namoro] a esquece.
Na verdade, depois de Christian, Clara não se sente mais segura com nenhum outro rapaz, há alguns traumas e medos e parece que pessoas bem próximas a ela escondem verdadeiros segredos que podem mudar a sua vida.
O enredo é interessantíssimo e a narrativa bem leve e agradável, entretanto, sabe aquela sensação de que o enredo – tão rico – poderia ter sido mais bem explorado e debatido não só o amor obsessivo, mas a violência e também o estado psicológico dos personagens? Então faltou algo no enredo para que eu pudesse considerar o livro muito bom, na verdade o livro é bom mais pelo mistério e a forma como é narrado.
Um ponto que não posso deixar de frisar é o final do livro que, apesar de totalmente inesperado, não me agradou absolutamente. Acho que com um assunto como o abordado não poderia ter um final daquele tipo, mas sim algo mais dramático e trágico, talvez. O livro é bom, mas o final me decepcionou bastante.
Contudo, eu não posso deixar de indicar a leitura, como frisei em outros momentos da resenha é um bom livro e um excelente passatempo.

Camila Márcia

Driely Meira 09/05/2013

Um lugar para ficar
Você acredita em paixão a primeira vista? Talvez não, mas foi exatamente isso o que aconteceu com Clara e Cristian.Desde a primeira vez que o viu, Clara já estava apaixonada, e vice versa.

Depois de algum tempo namorando Cristian, Clara percebeu que ele era muito ciumento. Pior ainda, o cara era obsessivo. Ficava seguindo – a, e sempre que ela fazia alguma coisa, como ir à biblioteca antes de avisá-lo, ele já ficava achando que estava sendo traído. Sempre que isso acontecia, Clara ficava muito irritada, até que um dia cansou. Terminou com ele, mas Cristian não aceitava. Ficava mandando e-mails e mensagens pedindo desculpas, e dizendo que tinha mudado.

Percebi na hora que Cristian era louco, tudo bem que ter ciúmes às vezes é normal, mas todos os dias? Aí já é bem diferente. Tive muita raiva dele, era muito irritante! Cheguei até a ficar com dó de Clara, por agüentar ele por tanto tempo.

Clara vive com o pai, a mãe dela morreu há muito tempo. Quando o pai dela descobre o que Cristian anda fazendo, eles se mudam para uma cidadezinha costeira chamada Bishop Rock. Lá o passado de seu pai volta, e um segredo muito forte que ele guarda há muito tempo de sua filha também.

Clara se apaixona novamente, mas desta vez, por Finn, um garoto que trabalha com turistas em seu barco, ele leva as pessoas para dar um passeio na praia.

Como em muitas historias de cidades pequenas de frente para o mar, nessa também existem fantasmas que assombram a cidade durante a noite. Fantasmas de pessoas que morreram afogadas no mar.

Mas é claro que essas histórias são mitos e lendas, só que elas também assustam um pouquinho.

A autora mostra bem nesse livro como as pessoas não conseguem se perdoar, algo ruim acontece, e elas perdoam as outras pessoas, mas não perdoam a si mesmas, e isso vai corroendo por dentro, até que ela percebe que precisa seguir em frente, e deixar o passado para trás.

Dressa Oficial 14/05/2013

Resenha - Um lugar para ficar
Adorei ler esse livro, a autora Deb Caletti escreve super bem, de maneira bem fácil e nos faz imaginar exatamente o que Clara sente ao namorar Christian super ciumento e controlador ao extremo, em vários momentos do relato de Clara de como era o relacionamento que teve com ele fiquei apreensiva, sentindo na pele exatamente o terror e pânico que ela passa com esse relacionamento.
O livro é escrito em primeira pessoa totalmente narrado por Clara até as observações que costuma ter no livro e feito por ela, e os capítulos são divididos em duas partes , o presente e o passado ela mescla o que esta vivendo agora e como foi o relacionamento com Christian , no começo não entendi muito bem essa diferença nos capítulos mas depois fui entendendo muito melhor.
No presente Clara conta que esta de mudança para outra cidade junto com seu pai pois os dois preferem manter distância de Christian que não aceitou o término do relacionamento com Clara.
Ao mesmo tempo relata como foi seu relacionamento com Christian, que ela acabou dando em cima dele e os dois se apaixonaram logo de cara, no começo tudo era romance, maravilhas as vezes ele dava a entender que tinha controle sobre sua vida mas que passava batido devido ao amor que sentia por ele.
Logo no começo me deparei com esse trecho :

Página 64
Christian insistiu em pagar, ele sempre fazia isso, e eu gostava disso também. Ele estava cuidando de mim. Você cuida das pessoas que ama, mas também é verdade que cuida das coisas que você tem.

Aos poucos ela vai compreendendo e analisando melhor o comportamento dele e vai vendo que muitas vezes ele dava o sinal de ser descontrolado e maniaco, mas nunca se dava conta.
Muitas vezes ele insultava ela, xingava e ficava muito nervoso com ela, que sem saber o que fazer muitas das vezes acabava acreditando no que ele dizia a seu respeito e fazia com a que Clara acreditasse que a culpa sempre fosse dela.

Página 120

Comecei a perceber que não importava o que eu fizesse, nem o modo como eu tentasse lidar com as coisas, eu não ganhava nunca. Não importava o que eu fizesse, o problema estava sempre lá. Perceber isso começou a mudar as coisas. Mas a questão era que outras coisas também mudaram. Comecei a imaginar que talvez Christian estivesse certo em desconfiar de mim. Será que eu era mesmo aquela pessoa que ele me acusava de ser? Talvez o fosse.

Ao mesmo tempo ela relata sua vida de agora longe dos amigos, longe de tudo e acaba fazendo novas amizades, começa até a ficar com um carinha bem interessante, seu pai começa a se envolver com uma outra pessoa e aos poucos ela vai se adaptando a sua nova rotina.
Até descobrir alguns segredos do passado e tudo começar a muda a sua volta.

Veja mais alguns trechos do livro :

Página 149
A gente pega mau humor , do mesmo modo que pega gripe. Esse tipo de estado de espírito é muito fácil de passar para outra pessoa. A alegria não é contagiante quanto o desespero.

Página 209
- Estou começando a pensar que existem dois tipos de pessoas - ela falou.
Esperei.
- Aquelas que se perdoam facilmente, mas não conseguem perdoar os outros.
-E? - perguntei?
- Aquelas que perdoam os outros facilmente, mas não conseguem se perdoar.

Recomendo a leitura, o final deixa a gente mais envolvida com a história com uma mistura de sentimentos inacreditável.

Beijos

Mais resenhas no meu blog :

Jung Angel 15/05/2013

Resenha Um Lugar para Ficar
Quando recebo os kits, já desfaço todos eles e coloco os livros da minha estante, e com isso acabo esquecendo como era o kit. Bom comecei me explicando, pois não estava mais a lembrar de como era o kit, e se o livro veio em um kit personalizado, contendo caixa, marcador e um pingente forma de coração ((muito fofo eque por sinal já está no meu chaveiro).

No decorrer da leitura, vamos conhecendo o relacionamento passado de C.P juntamente com o novo romance com Christian a quem está o foco/tema que o livro trás, o seu comportamento possessivo e seu demasiado ciúme.

[...]"Meu pai, Bobby Oates, disse que amor à primeira vista deveria fazer a gente sair correndo se sabemos o que é melhor para nós. É o seu lado sombrio reconhecendo, instantaneamente, o lado sombrio do outro, diz ele."[...]

Uma boa estória para se ler em uma bela tarde. Gostei muito do tema do livro, juntamente com a escrita agradável de Caletti. Foi um leitura agradável! Este é um romance (frufru) adolescente dos que me agradam!

site: https://lendocomaangel.blogspot.com/

Tahh Camargo 19/05/2013

Um Lugar Para Ficar
Um Lugar Para Ficar foi lançado no meio do ano de 2012 pela Novo Conceito e fala sobre relacionamento abusivo.

Clara é uma garota comum do ensino médio, com direito a medos, incertezas e tudo mais que completa o pacote. Quando conhece Christian em uma partida de basquete de sua escola contra a escola dele ela tem certeza que ele mudaria sua vida. O que Clara ainda não sabia era de que forma isso iria acontecer.

O que no começo ela identificava como gestos de amor, carinho, proteção com o tempo tornam-se atos de chantagem e obsessão. Christian faz com ela um jogo psicológico tão potente que aos poucos Clara não sabe mais quem é de verdade.

Assustada com a perseguição de Chistian após o termino do namoro, Clara e o pai, um famoso escritor, partem para uma bela casa alugada em um pequeno paraíso litorâneo a fim de passarem o Verão e em busca de paz. Mesmo sem darem noticia de seus paradeiros á ninguém, Clara sabe que Christian não vai desistir tão fácil.

A historia é narrada em primeira pessoa e de uma forma que faz om que Clara converse com o leitor e a todo o momento parece que ela está se confidenciando conosco. Gostei disso, MUITO! Também achei interessante o vai-e-vem da história. Clara explica vai explicando e contanto tudo aos poucos então não temos todos os fatos de uma fez, tudo é bem dosado para nos deixar completamente curiosos.

A narrativa de Deb Caletti é boa e eu gostei bastante. Ela soube formar o perfil dos personagens muito bem - Christian é incrível [no quesito psicológico, claro!], mas me decepcionei com o final. Não foi o que eu esperava! Achei ‘muita espuma para pouca água’ sabe? Tudo foi tão bem construído durante toda a história que o final foi fraco e não acompanhou por isso só dei quatro estrelas.

Thatis.Teixeira 28/05/2013

Um lugar para ficar
Resenha no Blog da Thati:

Eri Guimarães 03/06/2013

Quando o Amor Vira Obsessão...
Bonjour Anges!
E aqui estamos com mais uma leitura da “Pilha do Anjo”. E dessa vez o livro escolhi um livro com um tema bem interessante e que não vejo ser muito comentado, principalmente por jovens: os perigos de um amor que virou obsessão.
Em “Um Lugar Para Ficar” da autora Deb Caletti conhecemos o drama vivido por Clara, uma jovem de apenas 17 anos, e seu relacionamento conturbado com o obsessivo Christian.
Clara é filha de um escritor famoso. É amável, divertida, boa amiga e inteligente. Como o pai, é apaixonada por livros, chegando a trabalhar em uma biblioteca durante o verão. Tem a típica vida adolescente perfeita.
Clara viu Christian pela primeira vez em um jogo de basquete e, depois disso, não conseguia mais parar de pensar nele. Então, ela, muito determinada, foi à luta e conquistou o rapaz. Perfeito, não é? Nem tanto... À medida que vai conhecendo melhor seu namorado, Clara começa a perceber que há algo errado na relação...
Na verdade, Christian é aquele tipo de namorado fofo, superprotetor e muito companheiro. Clara chega a se sentir lisonjeada por ele ter tanta atenção e tanto cuidado com ela, o que, em princípio, a seus olhos, parece ser uma grande prova de amor. O problema é que o "cuidado" de Christian começa a extrapolar todos os limites aceitáveis, já que ele passa a controlar as roupas que ela vai usar, enxerga traição onde não tem, sente ciúmes do passado, faz acusações... Enfim, ele transforma a vida da garota num verdadeiro inferno.
Pouco a pouco, Clara começa a se dar conta de que o comportamento de Christian é doentio, mas não consegue pôr um fim no namoro, pois ele se mostra muito carente e a manipula com chantagens emocionais. Clara pressente o perigo, porém não consegue impedir que algo muito ruim acontecesse.
A trama é narrada por Clara, que, em um capítulo, recorda-se do passado, quando ainda namorava Christian, e no presente, quando sua vida já foi colocada totalmente "de pernas para o ar", graças às consequências desse namoro. Logo nas primeiras páginas de “Um Lugar Para Ficar”, conhecemos uma Clara traumatizada, que fugiu com o pai (sua mãe já faleceu, o que, inclusive, é um dos mistérios da narrativa, já que tudo indica que seu pai esconde algo muito sério em relação a isso) para um lugar em que ninguém, exceto uma amiga, os conhecia e vive atormentada pelo medo de que Christian descubra onde eles se encontram. A garota está tentando refazer sua vida, no entanto, o ex-namorado, violento e obcecado por ela, não parece disposto a permitir isso.
Uma das coisas que mais apreciei durante a leitura foi o fato de que mesmo contando a historia, Clara não se faz de mártir. O que pode parecer drama exagerado por muitos leitores para mim foi bem crível e deu um toque de realidade na trama.
E as notas de rodapé da Clara durante a narrativa merecem um destaque especial, afinal foi a quebra de tensão perfeita, pois no meio da cena, por vezes séria demais, consegue arrancar um sorriso e reforçar a impressão de que a Clara está sentada na sua frente contando a história pessoalmente.
Esse é um livro em que a narradora faz algumas reflexões que podem servir de alerta não só para jovens como a Clara, mas para qualquer mulher, de qualquer idade, que se deixa dominar por um homem que, fazendo-se de vítima, tenta controlá-la, primeiro, por meio da pena e, depois, vai "evoluindo" para a pressão psicológica, para, finalmente, chegar à brutalidade.
Essa é uma obra que, com certeza, vai mostrar que o verdadeiro amor é aquele que liberta, não aquele que aprisiona. Leitura mais do que recomendada, não só para os jovens que estão começando a se relacionar com outras pessoas agora, mas para os mais velhos também.

Sayane 15/06/2013

Fugir......não é o mesmo que desaparecer....
É Clara, mas quem saiba não seja o caminho para um novo amanhã, ou até mesmo, a felicidade?

Clara está assistindo a um jogo de basquete do time da sua escola com seus amigos, quando ela vê Christian, decidi se aproximar dele para puxar uma conversa, e a partir dai, os dois começam a se gostar.
Mas o que Clara não sabia, era que Christian tinha um outro lado, possessivo, ciumento, se transformando em outra pessoa, com isso, Clara passa a ter medo e acaba fugindo.

"E foi assim. Mas se o destino muda as formas, o amor muda também. Ele pode vir sob a mais perigosa das formas. É o dia mais maravilhoso e, logo em seguida, é o pior dos seus dias. É a sua esperança e o seu desespero. O Claro e o escuro podem se alterar em extremos, na velocidade da luz, como um barco navegando num dia lindo, e, então, as nuvens se aproximam, o céu escurece, o mar enraivece e o barco se perde. Pág. 45"

Vamos aos pontos positivos...

Finn, Jack, Cleo e a gaivota, o pai da Clara também vai....
Achei que eles salvaram o livro, Clara conheceu Finn e Jack no deck, e suas palhaças e bobagens deixaram a história mais animada, sem falar na irmã de Finn e sua gaivota "perseguidora", ficava esperando ansiosa para eles aparecem sempre.

"- Três, entre os quatro que estão aqui nesta sala, sempre precisam aprender a se perdoar - Annaelle declarou.
Afastei-me ligeiramente dela com um pergunta no olhar. Quatro?
Mas meu pai já tinha se adiantado.
- O caranguejo - ele falou e sorriu. Pág. 135"

E só infelizmente.....

"Pensei nas filhas de Annabelle Aurora. Elas deviam ter sentido isso também, quando ela se mudou para o outro lado do pais, para longe delas, nesta praia. Continuei a andar até que ficou muito frio. Até eu perceber que nós reclamamos por nossos pais agirem como a gente, e talvez nós sejamos piores do que eles. Pág. 172"

Eu adorei o design da capa, chama bastante a atenção do leitor e quando li a sinopse, achei que seria um livro intenso, que teria uma fulga "emocionante" ou que Christian fosse um tipo de "psicopata" obsessivo, mas me enganei redondamente......

Vamos aos pontos negativos...

O livro é dívido em dois tempos, em um capítulo é contado, o que se passa na vida de Clara enquanto ela está em Bishop Rock, lugar para onde ela fugiu com seu pai, no outro ela nos conta como conheceu Christian, como ele era obsessivo e o por que dela ter se desligado da sua antiga vida.

"A gente pega mau humor, do mesmo modo que pega gripe. Esse tipo de estado de espírito é muito fácil de passar para ourta pessoa. A alegria não é tão contagiante quanto o desespero. Pág. 149"

Algumas partes ão muito detalhadas e tem pouca "ações" da protagonista. Além de nada de diferente acontecer. A partir do capítulo 14 a o surgimento de um pequeno segredo envolvendo o pai de Clara, achei que a história iria começar a "esquentar", melhorar de ritmo, mas Clara resolve deixar ele de lado, mas fica relembrando o fato por uma boa parte do livro, o que acabou tirando o suspense, o interesse em saber qual era o segredo. (o que mais para o fim do livro, se torna bem previsível).
Em relação ao Christian, achei ele mais dramático que ameaçador, no caso, ele é mais louco, que psicopata, o que é provável ter contribuido para a falta de emoção no livro.

Resumindo....
Esperava mais do livro, não foi uma leitura ruim, é mais uma daquelas que você le para passar o tempo, se a autora tivesse trabalhado mais alguns personagens e um pouco da história, e o final não fosse tão.......... vazio, para não dizer "sem noção", teria sido uma ótima leitura.

Outras resenhas e muito + em:

Visite, Comente, deixe sua opinião, se gostar siga =D
Obrigada!

Rafaela Regis 07/07/2013

Um Lugar para Ficar - Deb Caletti
Um Lugar para Ficar da autora Deb Caletti, lançado pela Novo Conceito é mais um dos livros que engam pela capa e pela sinopse. Como já havia lido um livro dessa autora e não me encantei com a história que tinha tudo para ser muito fofa, resolvi dar mais uma chance e ler esse outro titulo escrito pela Deb, qual não foi a minha surpresa por ler uma história aguada e com um final pra la de broxante.

Clara é uma menina tímida e quieta, mas um belo dia aceita o convite de sua amiga para assistir a um jogo de futebol e lá cruza o seu olhar com Christian, um loirinho muito lindo que chama a atenção de qualquer garota. Depois de uma paquera express os dois começam a namorar e o mar de rosas começa, mas depois de um tempinho a máscara de Christian cai e ele começa a colocar as garrinhas de fora.

Um Lugar para Ficar tinha tudo para ser um bom passatempo, mas a autora resolveu dramatizar e exagerar tanto que o leitor se pergunta: - Era mesmo necessário tudo isso?.

Clara é uma menina que perdeu a mãe quando pequena e mora com seu pai, se apaixona por um belo rapaz e se deixa dominar por ele, além de fechar os olhos para todos os sinais que ele dá, mas os sinais foram tantos e ela relevou tanto que chegou ao insuportável. Sabe o efeito bola de neve? Pois é, foi a esse ponto que chegou. Christian é um rapaz paranoico e possessivo, mas isso não é desculpa para tudo o que ele fez e o que tentou fazer a ela.

Deb Caletti mais uma vez errou a mão ao pesar tanto na história. Personagens com personalidades frívolas e superficiais, situações inimagináveis com várias nuances de drama que chega a esgotar o leitor, confesso que larguei o livro duas vezes até ter coragem de terminá-lo.

Não consegui me envolver com a história e nem me ligar a nenhum personagem, o que me fez ficar bastante frustrada e até mesmo triste por tentar ler um livro que não tem sentido algum a não ser descrever a obsessão de um namorado paranoico por uma garota mais paranoica ainda.

Um Lugar para Ficar é um bom exemplo de como um livro com uma premissa interessante pode se transformar em algo insosso, se não for bem escrito. O que salva no livro é a narrativa de passado e presente se intercalando entre os capítulos, de forma que faz com que você fique sempre curioso sobre o que realmente aconteceu entre Clara e Christian. O ruim é que quando você descobre, vê que não é nada demais.