Um Lugar Para Ficar

Um Lugar Para Ficar Deb Caletti

Resenhas - Um Lugar para Ficar

House of Chick 18/11/2012

A história de “Um Lugar para Ficar” gira em torno de Clara, uma adolescente que acaba se envolvendo com um garoto forte e muito bonito chamado Christian depois de conhecer ele casualmente em um jogo de basquete. Depois de um tempo, o relacionamento dos dois acaba se tornando em namoro. Tudo estaria perfeito se Christian não fosse um cara ciumento e obcecado por Clara. No início era até um ciúme simples, mas depois de um tempo ele ficou de uma forma que não dava mais para aguentar, e Clara já não sabia mais o que fazer em relação a isso.

Quando Bob, o pai de Clara e um escritor famoso, percebe que o relacionamento de sua filha está além do que deveria estar, dá um ultimato nela, a mostrando que o melhor caminho é o término. Quando ela o faz, percebe um outro lado ainda mais obscuro de Christian.

Clara começa a sentir medo do seu então ex-namorado e vai com o pai para uma cidade praiana e tenta recomeçar a sua vida como se nada tivesse acontecido, tentando deixar o passado para trás. Nessa pequena cidade, nossa protagonista conhece um marinheiro chamado Finn, um rapaz gentil e de bom coração que está disposto a mostrar para a protagonista que o amor dentro dela não está perdido, e que ele não é como seu ex mostrava ser, ajudando-a a se reerguer.

Assim que li a sinopse desse livro fiquei bastante curiosa a respeito da história e a capa do livro é tão bonita também que logo me vi pegando para começar a ler. Confesso que até passei ele na frente de alguns livros da minha fila de leitura, só para saber mais a respeito de Clara e sua vida. Agora, depois de devorar cada linha desta obra, venho contar para vocês sobre o que achei deste título.

O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista Clara e por isso temos uma relação maior com os seus sentimentos e com tudo que está acontecendo em sua vida. Compartilhamos com ela seu medo, emoção, tristeza, felicidade, entre outros sentimentos que estão presentes nessa leitura. Na narrativa temos o passado e presente sendo misturados e isso acabou confundindo um pouco tanto um quanto o outro, já que em cada capitulo tínhamos um tempo diferente. Mas, com a proximidade do final, conseguimos entender melhor a história e aproveitar mais a leitura.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2012/11/um-lugar-para-ficar-deb-caletti.html
Brunna 18/11/2012minha estante
Eu não me interesso muito por esse livro... Nem achei a capa bonita (mas também gostei de terem mantido a original, gosto quando eles mantém). Acho que é a temática que não me agrada mesmo, não faz muito o meu estilo. Agora o título eu achei muito bacana, muito fofinho *-*

brunna_plutao@hotmail.com
myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

Vanilda 18/11/2012minha estante
Essa é a primeira resenha que leio desse livro e devo dizer que fazia uma ideia diferente do conteúdo, mesmo tendo lido a sinopse antes. Eu achei que seria algo mais leve e não que a história seja densa, mas tem uns pontos mais marcantes como a fuga dela do ex-namorado. Infelizmente um fato que acontece mesmo na vida real. Gostei de saber que a protagonista é forte e determinada e o relacionamento com o pai deve ser bem bonito de se ler. Que pena que existe essa confusão entre passado e presente, mas como você disse que no decorrer da leitura os fatos se explicam, então creio que não deve afetar tanto a qualidade do texto. Mais uma excelente indicação.

vanildarm@hotmail.com
@VanildaP

Jéssica 18/11/2012minha estante
Deve ser bacana de ler, já que aborda temas que,muitas vezes,fazem parte da vida das pessoas.O ciúme excessivo é tão agoniante.Pra mim, isso não é amor, porque não podemos sufocar a pessoa que amamos.Temos que amar e cuida da pessoa amada , e fico feliz que a protagonista tenha encontrado um rapaz encantador,já que seu ex era psicótico.
Esse livro de ser bacana de ler em uma tarde tranquila e sossegada,onde não temos não para fazer e só ficar apreciando a leitura.Parabéns pela resenha.

Jéssica Rodrigues
jeskinha_416@hotmail.com

Maya 18/11/2012minha estante
Não sei, hoje estou meio fresca em relação a livros, não sei se essa história seria uma escolha minha para ler..

yarasp71@hotmail.com

Nessa 19/11/2012minha estante
Mais um que está na lista de espera para ler. rs

Fiquei bem curiosa sobre o tema, algo que nunca li antes.
Vou pegar para ler na primeira oportunidade.

Gostei bastante da resenha. =)

Khrys Anjos 19/11/2012minha estante
Eu esperava mais desse livro. Quando li a sinopse imaginei que a história fosse mais forte. Não sei se pelo fato do público alvo ser os jovens acabei achando a história confusa. Para começar não considerei o Christian o psicopata que ficou subentendido na sinopse. Ele era ciumento e possessivo sim mas não o monstro que esperei encontrar para meter tanto medo na Clara. E ela é que ficou parecendo desequilibrada no final. Além de ter provocado tudo pois sabia que o Christian era ciumento e mentiu para ele o tempo todo. Também não foi explicado o que aconteceu com ela e o primeiro namorado. Fora que a Clara não pudia ver um carro no final um barco. Para uma garota que se diz traumatizada ela se curou muito rápido. Enfim acho que a autora deixou muitas pontas soltas na história. Pela sinopse poderia ter se tornado uma grande história.

Um leve bater de asas para todos!!!!

khrysanjos@yahoo.com.br

Thais 20/11/2012minha estante
Adoro histórias que envolvam algum suspense e mesmo com os pequenos defeitinhos, acho que vou amar esse livro.

Thais Vianna
@dathais

Joyce 21/11/2012minha estante
Adorei a resenha e me fez ter muita vontade de ler o livro. A capa é bem bonita mesmo mas eu não imaginava que se tratava dessa história. Pretendo ler sim esse livro.
bjs

Joyce
joycegadiolli@ig.com.br

Yasmin isabel 20/03/2015

péssimo
nunca me esforcei tanto pra ler um livro...
muito cansativo, não recomendo.

Amanda 20/09/2020

Um livro ok!
O livro conta a história de Clara, uma jovem comum que acaba se apaixonando por um garoto até então perfeito. O genro que toda sogra gostaria de ter! Porém com o passar do tempo, ele vai demonstrando um comportamento nem um pouco agradável! Ele se torna um garoto extremamente possessivo!
Achei uma leitura ok! O livro não me surpreendeu, então caso vá ler, não vá com muitas expectativas! O início do livro me deixou um pouco confusa, pois não há marcações que nos avisam que é passado ou presente, mas com o decorrer da leitura tudo se ajeita!
Recomendo o livro para quem quiser arriscar algo diferente ou tem interesse na temática "Relacionamento Abusivo". A escrita da autora é bem gostosa de ler e o livro flui muito bem!

site: https://www.youtube.com/watch?v=sHG8U6rxI08&t=78s

Ceile.Dutra 29/10/2012

Resenha retirada do meu blog - www.estejali.com
Confesso que é muito estranho quando você encontra seus segredos revelados em um livro, narrados com tanta realidade que te deixa sem ar ao saber que alguns sentimentos não são exclusividade sua.
Um Lugar para Ficar narra o relacionamento de Clara e Christian em todos os tempos: antes, durante e depois. Desde quando se conhecem em um jogo de basquete, se envolvem, até o momento em que Clara quer fugir dele.

Christian é um cara aparentemente normal, atraente e logo de cara chama a atenção de Clara. Esta, por sua vez, não hesita em tentar se aproximar dele, o que a deixa com a sensação de ousadia, mesmo sendo tudo de forma sutil, só o suficiente para iniciar uma conversa ou um passeio. A atração é tanta que logo começam a se envolver. Christian é diferente de seu ex-namorado, e Clara fica encantada. Tudo é muito intenso e várias promessas surgem, aparentemente representando o desejo comum de ficarem juntos, mas denunciando, aos poucos, a dependência de Christian em Clara, seu desejo de se apegar às declarações como verdades absolutas.

Aos poucos, ele vai dando sinais que não é só amor que sente por ela: são pequenas situações, frases curtas e alguns deslizes trazem à tona sua obsessão por Clara. Aquele momento lá no início que pra ela foi uma pequena ousadia, pra ele demonstrou como ela era atirada com todos os caras. Fazer amor com desejo, o levou à conclusão que ela havia feito aquilo com outro cara. E esses são só dois exemplos de uma imensidão de fatos que, na cabeça dele, são distorcidos por sua visão possessiva.

“Gostamos da ideia de estarmos protegidos, até que ficamos sufocados demais. Gostamos de ter segurança, até que ela signifique que não existe mais saída. E gostamos de pertencer a alguém, até percebermos que não somos mais nós mesmos.”

Quando chega um ponto em que Clara sente medo de Christian, em que tudo aquilo começa a aspirar perigo, ela “foge” com seu pai para uma cidadezinha praiana e se desfaz temporariamente dos amigos e procura recomeçar sua vida, como se nada nunca tivesse acontecido.

“Mas, agora, eu só sentia aquela força que me atraía. O oposto do desejo, a obrigação misturada com terror.”

Alternando os capítulos entre presente e passado, Clara é a narradora da própria história, contando, pela primeira vez, todo o efeito que Christian teve em sua vida. Ela se despe e conta seus medos, revelando intimamente suas inseguranças. A escrita é bem fluída e de uma leitura despretensiosa, me vi envolvida em um diário que nunca escrevi.

Já adianto: muitas pessoas não vão gostar do livro e se você espera sangue, nem se meta a ler. O excesso de realidade no livro pode ser um ponto negativo, pois espera-se um desenrolar hollywoodiano, com tortura física, mutilação e não é isso que encontramos. Mas pra mim, foi o ponto mais positivo do livro e digo com conhecimento de causa. A tortura psicológica, o que determinada pessoa representa pra você é muito pior, pois é tudo subjetivo: não é algo que dá pra medir a dimensão, pois enquanto a pessoa não faz nada, ela se julga capaz de qualquer coisa.

“Mas a verdade é que quando a gente não é capaz de cometer uma maldade ou loucura, não imagina que existam pessoas capazes de cometê-los.”

Outra coisa bem positiva do livro, é que a autora não nos fez julgar Christian antes de qualquer fato, ela desenrola a história da forma que aconteceu: nos permite envolver com ele e, à medida que as mudanças ficam claras para Clara, estas também ficam pra gente. No fim, o livro entrou para os favoritos de 2012 e possui muitos quotes legais, que dizem muito sobre Christian e Clara.

Não acho que este livro vai mudar a cabeça das pessoas, as meninas que estão envolvidas com “pseudo-psicopatas” podem até identificar um “sintoma” ou outro, mas a realidade é que enquanto estamos apaixonadas, pouco ligamos para as atitudes, infelizmente (na maioria das vezes), só chegando a situações extremas é que vamos tomar alguma atitude. É hipocrisia negar.

Ká Guimaraes 22/10/2012

Um livro por dia ^^
Essa semana foi a semana de um livro por dia ^^ Com mais de 30 livros na estante para ler, (esse são só os de parcerias, os que eu ganhei estão fora srsrs) Decidi fazer um desafio, ler um livro por dia, e não é que deu certo srrs Tudo bem que sou uma viciada, mas posso dizer que fazer esse desafio comigo foi ótimo, pois diminui o tanto de livro para ler (ok, o tanto aumentou na quinta quando chegou mais livros), mas pelo menos foram 10 dias e 10 livros srsr

Olha faz tempo que era para Ká ler esse livro, a preguiça e o tempo estavam me matando aqui em casa. Mas quando peguei para ler ele, percebi que estava perdendo um ótimo livro da Deb Caletti. Nunca tinha lido nada da autora, sempre via no skoob seus livros e ficava curiosa e com vontade de ler.

Um lugar para ficar, tem um inicio chato, confesso, mas com o decorrer o livro fica bom e muitas coisas ficam clara. Nesse livro conhecemos Clara Oates, uma adolescente que teve sua vida perturbada pelo seu ex-namorado.

Vou começar lá do inicio, para que todos entendam. Clara Pea, como é chamada carinhosamente pelo seu pai, vai a um jogo de basquete com sua amiga Shakti, um dia normal, o que el não esperava era que iria se apaixonar pó um garoto ali. O garoto é Christian, até que no inicio do livro eu gostei dele, mais depois ele se tornou um pesadelo. Ele não ganhou pontos comigo srsr

O tempo passa e Clara e Christian, começam a namorar, um namoro normal no inicio, mais com o tempo o rapaz muda e se mostra ciumento e não tem controle de nada. Clara começa a se sentir pressionada, pois Christian da ataque diariamente, ataques de ciúmes sem noção.

Minha opinião, Clara é uma boba. O livro é alternado entre o passado e o presente de Clara, ela que narra tudo, conta como foi seu namoro com Christian, como foi sua primeira vez, e tudo mais...

No meio do livro você se envolve com tudo, segredos são revelados. Clara pensa que seu pai fala tudo com ela, mais ele guarda segredos. Um livro envolvente, com um meio e um final perfeito, só o começo que é cansativo mesmo de resto tudo é bom. O livro ensina muito, gosto de livros assim, que mostram a realidade. Como sou grudada como meu pai, gostei muito da relação de Clara com o seu pai, acho que foi isso que me aproximo mais do livro. Vou parar por aqui, leiam o livro está bem.

A diagramação do livro é ótima, sabe aquelas paginas amarelas que não cansam a vista? São essas mesmo que estão nesse livro, adoro essas folhas. O enredo é perfeito, a autora não se perde em parte alguma, a capa é bem simples mais tem um significado, quem ler o livro vai entender. A Novo Conceito está de parabéns, pelo livro.

Dan 13/09/2012

Um Lugar para Ficar - Deb Caletti
Este foi um livro que decidi ler de supetão, ele até que me chamava à atenção, mas, nunca fique louca para lê-lo. Na realidade estou em um momento de leitura pouco definido, onde não sei bem qual estilo me agrada mais no momento. E, após uma comédia hilária resolvi cair de cabeça em um thriller.

Clara Oates é filha de um famoso escritor, a após um jogo de basquete, onde ela vê possivelmente o homem mais interessante do mundo, sua vida fica de cabeça para baixo. Clara inicia um namoro que tem tudo para ser perfeito com Christian, os dois parecem estar na mesma sintonia e tudo acaba por ser um mar de rosas. Até que Christian se mostra um homem controlador e ciumento, que não deixa Clara respirar, e por isso ela tem que fugir para o mais longe possível.

Bem, este livro tem um plot muito interessante, e que parece estar na moda, onde o namorado se torna obsessivo e passa a querer controlar cada passo de sua namorada. Eu gostei do livro, e achei interessante a abordagem do tema e de como relacionamentos podem dar muito errado quando as coisas saem do controle.

Clara é uma personagem que me dividiu, no começo do livro ela parecia sensata e muito coerente no que dizia, mas, depois passou a se comportar de um modo que não me agradou, e que, para mim, fugiu um pouco da realidade. O livro é contado com capítulos divididos, ora temos um capítulo da vida atual de Clara, depois de ela ter fugido de Christian, e ora um capítulo que trata do relacionamento dos dois. Esse modo de narração me agradou muitíssimo, poder ver as mudanças no comportamento de Christian foi incrível, pude sentir o medo de Clara muitas vezes, e sua vontade para que as coisas dessem certo.

O que não me agradou, foi a parte da fuga de Clara, as coisa aconteceram rápido demais, achei incrível o fato de ela ter se apaixonado a primeira vista por um cara que ela só tinha visto uma vez (não é spoiler!) além disso o modo como ela se comportava com seu pai algumas vezes me irritou bastante.

Como disse a pouco, a paixão de Clara por Finn não me convenceu, sendo que aconteceu logo que ela chegou à nova cidade – pra onde ela foi fugindo de seu ex, tipo, sério que ela se apaixonou assim, tão de repente? -, Finn tinha tudo para ser o mocinho que qualquer garota se apaixonaria, mas, ele é perfeito demais, sabe? Eu tive a impressão que a autora só o colocou na estória para diferi-lo de Christian, mostrando o cara maravilhoso e perfeito e o lunático obsessivo.

Christian é completamente maluco, e devo admitir que a autora construiu este personagem perfeitamente, eu senti toda a sua obsessão, e todo o seu delírio como se ele estivesse falando comigo e não com Clara. Deve ser algo horrível passar por uma situação desta, onde aquela pessoa que tanto amávamos, acaba por se tornar um monstro que queremos o mais longe possível.

E, por fim, gostaria de comentar o modo como a autora destacou as estórias de fantasmas durante todo o livro, não como se eles fossem reais, mas, como algo que fica sempre em nossas memórias. Acho que isso ganhou destaque pelo fato de a mãe da Clara ter morrido quando ela era muito jovem, e nem tudo sobre sua morte ter sido revelado à filha.

Enfim, não foi um livro que eu adorei, ou classifiquei como favorito, mas, foi um livro que fluiu e que me deixou satisfeita no fim das contas. Leiam, e me digam o que acharam.

Acesse: http://www.amigasentrelivros.blogspot.com

Era uma vez... 12/06/2021

Chato!
Os capítulos são muito grandes o que deixa a leitura cansativa e arrastada; personagens sem carisma e uma tentativa fracassada de humor com as notas de rodapé.

Nathy 04/06/2013

Um Lugar Para Ficar – Deb Caletti | O Blog da Mari
Esse era um dos livros que mais estava ansiosa para ler, tinha a leve impressão que seria parecida com o filme ‘Nunca Mais’ com a Jennifer Lopez, apesar da essência da história ser parecida, o livro é bem mais leve. Clara está em um jogo do time da sua escola com seus amigos quando seus olhos cruzam com o de Christian e logo todo aquele amor que tem entre adolescentes começa, no entanto, de uma hora para outra Christian se transforma em outra pessoa da qual Clara passa a ter medo e precisa inclusive fugir. A narrativa é em primeira pessoa, não gosto muito de livros que tem essa narrativa, porque acho que os sentimentos de outros personagens são pouco explorados. Clara, por exemplo, narra toda sua jornada então não sabemos de fato como o Christian se sente, o que acredito que isso tenha sido um ponto negativo. Durante a narrativa o leitor pode ficar perdido sem saber o que é passado e presente, acredito que antes de cada capítulo deveria ter uma indicação sobre em qual local a Clara se encontra, possibilitando assim não só uma localização de espaço, mas também de tempo.

Clara é a típica personagem que tem tudo para ser forte e valente, mas acaba sendo muito fraca. Não consegui gostar dela, apesar de entender todos os dramas de adolescentes que ela passou. Por muitas vezes durante as suas falas tinha vontade de bater nela, muito irritante no que se refere a meninos. Senti como se ela após o que passou nas mãos do Christian estivesse tentando crescer, mas que não conseguia porque continuava vivendo os dramas de sempre. Na maioria das vezes estava mais irritada com ela do que realmente sentindo pena por tudo que ela estava vivendo.

“ Provavelmente não dirgi o carro de maneira segfura, já que estava completamente embriagada. Embrigada de amor. Não estava concentrada nem na direção, nem nos espelhos e nem nos semáforos… ” Clara

Continue lendo a resenha aqui: http://bit.ly/14sZzxo

Rafa 21/02/2013

Lovely - Um Lugar para ficar
Vou confessar pra vocês fiquei com um pezinho atrás para começar a ler esse livro, li a resenha e achei que seria uma história como todas as outras, acabei me surpreendendo.
O livro fala basicamente do relacionamento antigo da protagonista e da sua rotina na nova cidade. A autora passa através das palavras uma sensibilidade incrível, que em muitos momentos, me fez sentir na pele o que a Clara, a protagonista, sentia. A leitura é rápida, você não tem vontade de largar o livro. Vale a pena, pra quem ainda não leu, separar um tempinho na agenda e ler :)

Bia09 18/10/2012

"Sem carregar no drama..."
Quando comecei a ler Um lugar para ficar, tinha a impressão que seria um livro forte, sobre obsessão, violência e com cenas que me fariam jamais esquecê-lo. Fui surpreendida por um romance adolescente um pouco mais tenso do que o normal, mas nada do que eu esperava aconteceu. E a surpresa não foi ruim, pelo contrário, me deparei com uma leitura leve, apesar do tema pesado.
Não conhecia a autora Deb Caletti, mas gostei muito da forma como contou sua história, com um leve toque poético, que sempre é bem vindo. Seu texto se torna um pouco doído, daqueles que, ao ler, você sente como se um punhal estivesse entrando em seu coração e o dilacerando. Acho que esse é o verdadeiro talento, quando a pessoa consegue emocionar apenas com suas palavras, sem precisar carregar no drama. Ponto para Deb.
Outra coisa que apreciei em Um lugar para ficar foram as idas e vindas do texto. Sempre gostei de uma narrativa não linear e acho muito interessante que o autor consiga se valer dessa técnica sem se perder. Nesta obra, vemos cenas intercaladas de presente e passado, algumas de Clara depois da fuga e outras dela com Christian, para que possamos entender melhor o que aconteceu com seu relacionamento. Contudo, apesar de gostar desse tipo de narrativa, por vezes me vi um pouco ansiosa para ver efetivamente a obsessão do rapaz e compreender todo o medo da garota. Com isso, por vezes, me vi um pouco entediada em certas partes do livro, mas nada que pudesse comprometer a leitura.
Além de ser uma trama bem construída, inteligente e interessante, trata-se de um alerta para adolescentes. Muitas delas sabem que os sinais estão ali: ciúmes excessivos, controle, possessividade, excesso de "proteção", mas não querem realmente enxergar. O primeiro amor pode ser lindo, mas pode ser também muito perigoso. Espero que este livro traga esclarecimento além de diversão.

Raffafust 01/04/2014

Esse livro estava esperando para ser lido há pelo menos 3 meses! Eu olhava para ele, ele me olhava e nada! Aí quando li que era a história de uma menina que fugia do namorado me interessei e acreditei de verdade que o livro fosse me prender, que fosse daqueles suspenses que se devora até chegar a última página!
Ledo engano,a história é morna. A protagonista se chama Clara, tem a idade de sempre ( 17 anos!) e como a autora achou que seria legal ela colocou em cada capítulo dois tempos da vida de Clara, o passado e o presente. Sabemos que ela mora com o pai e que sua mãe morreu e que eles vivem fugindo de alguém. Também sabemos quando ela narra o passado que a culpa de tudo é do ex namorado Christian que se não fosse ela mesma se lembrando e nos lembrando de quão terrível ele foi para ela depois jamais acreditaríamos que o malvado da história era ele.
O problema começa por aí : a autora não sabe escrever prendendo a atenção do leitor no presente e no passado, a história perde a graça e a gente se perde entre idas e vindas mal escritas. Os diálogos também não ajudam, são fracos, mesmo o que deveria nos chocar como a crise de ciúmes do namorado fica parecendo briga de creche porque ele não é nem de longe a criatura ameaçadora que imaginamos conhecer na história.
Para completar a violência que acreditei que leria perde a força, como se um livro fosse escrito pensando em adultos e de repente a censura viesse e dissesse que tinha que ser mais leve, porque o público de 12 anos também precisava ler.
O pai dela que é escritor e pau para toda obra pela filha, merecia um Oscar de coadjuvante, o pai camarada, escritor e saudoso de sua esposa é a melhor coisa do livro, quando ele some , o livro fica sem graça.
fiori 02/08/2014minha estante
Nossa, li outro livro com a temática "namoro abusivo" que dá de 10 a zero nesse ai.
Nesse livro a autora alterna entre o presente e o passado também. Mas é feito com naturalidade [SPOILER] No presente nos é mostrado uma mulher com medo até de sair de casa. Com tanto medo que precisa verificar a fechadura 50 vezes antes de sair. Já no passado ela é uma mulher comum e que conhece o namorado perfeito. A história vai evoluindo até que o namorado perfeito se mostra um namorado abusivo e no presente ela vai melhorando com todo esse TOC. [FIM SPOILER]
Enfim, recomendo a leitura de No Escuro. Muito melhor.

Leandro | @obibliofilo_ 08/09/2012

Eu sinceramente esperava uma história mais elaborada; que exercesse uma certa tensão sobre mim durante a leitura. Mas não foi o que aconteceu. Não superou minhas expectativas e não foi o que eu, de fato, esperava antes de começar a leitura.

[SINOPSE] O relacionamento de Clara com Christian é intenso desde o começo e diferente de tudo o que ela já havia experimentado. No entanto, o que começa como um grande afeto rapidamente se transforma em obsessão, e já é muito tarde quando Clara percebe que as coisas foram longe demais e que Christian está disposto a fazer de tudo para ficar ao seu lado. Então, Clara parte da cidade e Christian fica para trás. Ninguém sabe onde ela está, mas, mesmo assim, Clara ainda luta para se livrar do medo. Ela sabe que Christian não vai permitir que ela suma tão facilmente. Não importa para onde ela vá, nunca será longe o bastante...

A história é narrada do ponto de vista da protagonista Clara. Para ser mais exato, por meio de lembranças. É como se ela desabafasse com o leitor sobre o seu passado sombrio com Christian (seu ex-namorado que era completamente obsessivo com ela). Quando eles se apaixonaram, ele se mostrou para ela o "namorado perfeito". Ele era lindo, loiro... Enfim, tudo que várias garotas anseiam. Conhece aquele velho ditado "Quem vê cara, não vê coração"? Bem, foi isso que aconteceu com Clara: Ela se enganou completamente, ao pensar, que ele seria perfeito.

Há também, uma certa alternância nos capítulos: ora ela narra seu passado sombrio, ora ela narra seus tediosos dias na cidade para onde fugiu.

Ela conheceu Christian em um jogo de basquete e sinceramente, foi muito rápido. Pessoas que agem como a protagonista agiu, é porque querem "quebrar a cara". Como eu disse anteriormente, no começo ela era maravilhoso, depois começou mostrar suas diversas facetas.

"Mesmo durante o dia, a nossa rua nunca mais seria a mesma, nenhuma rua seria. Tudo tinha mudado e ficaria assim para sempre, pois é isso que acontece quando o medo se instala". Pág.: 197

Eu acreditava que esse livro seria mais forte; mais intenso. Mas não foi nada do que eu realmente esperava. A autora criou uma história leve demais. Ouso até dizer que ela criou uma história muito infanto-juvenil. A autora deveria ter criado um clima mais tenso, que causasse certa tensão no leitor. Se a história tivesse sido da forma como eu esperava, com toda certeza eu teria gostado muito mais do livro.

O único fato que me agradou muito, foi a construção dos personagens. Pelo fato de o livro ser narrada em primeira pessoa, a autora soube construir bem alguns personagens, não todos.

Enfim, o livro é razoável. Confesso que esperava muito mais e no final, não fui surpreendido. Se você procura uma leitura leve, para passar o tempo ou distrair, creio que irá gostar. Mas caso procure uma leitura mais forte, que cause certa tensão em você, não será uma boa ideia ler esse livro.

Fica a dica!

Dani 10/09/2015

Ok, vamos falar do quanto este livro mexeu comigo.
"Um lugar para ficar" retratou quase que fielmente algo que, de fora, eu presenciei acontecer no passado e me assustei em como as vezes, nós seres humanos ficamos cegos quando se trata do próximo.
Eu adorei este livro. De verdade.
Infelizmente o final, para mim, deixou um pouco a desejar, mas o desenrolar da história é muito interessante. Mesmo!
Para alguns é mais um livro teen bobo, mas para mim, releria com toda certeza!

stsluciano 03/01/2013

Aproveitando o tamanho, li “Um Lugar Para Ficar” logo após ter terminado “Bem Mais Perto”, da Susan Colasanti, em uma campanha pessoal para relaxar um pouco mais, neste período que voltei a estudar para concursos. Tem funcionado, estou conseguindo manter certa rotina, e ainda não me sinto sobrecarregado*.

Mas “Um Lugar Para Ficar”, apesar de falar de amor, está bem longe de ser tão “fofinho” quanto o livro da Colasanti. Aqui, começamos com Clara contando como conheceu Christian, em um jogo de basquete no ginásio do colégio, e em como se sentiu atraída e decidiu arriscar e chamar sua atenção. No capítulo seguinte vemos ela partindo em pleno verão com seu pai, um famoso escritor, para um destino que ela ignora.

Não é muito difícil adivinhar que algo deu errado, mas conforme vamos lendo o texto, que alterna a narrativa a cada capítulo, com Clara contando em um passagens de seu relacionamento com Christian, e, no seguinte, seu verão exilada em uma cidade costeira com seu pai, vamos sentindo uma sombra crescer dentro dela e acompanhamos seu desespero.

A sinopse entrega boa parte do trunfo do livro, que é justamente falar sobre relacionamentos possessivos. Já que é assim, posso dizer que Christian, que no começo do namoro é um cordeiro vai, com o passar do tempo, deixando um lobo faminto sair de dentro de si. Analogia batida, eu sai, mas ela se aplica perfeitamente ao caso.

Quem olhasse de fora, não perceberia que algo de errado estaria acontecendo. Christian parecia ser carinhoso e preocupado com Clara, estava sempre presente e agia de modo que nada em seus gestos delatassem o ciúme obsessivo que trazia dentro de si, vendo situações nas quais ela paquerava abertamente com qualquer um que passasse e chegando ao extremo de conferir a quilometragem do carro de Clara para se certificar de que ela havia, realmente, ido aonde tinha dito que iria.Óbvio que, quando ela reclamava, ele se dizia arrependido, que iria mudar e que ela não contasse à ninguém, para que ele não se sentisse humilhado.

Nunca tive relacionamentos obsessivos, então não consigo entender uma relação de dependência como a formada entre o casal. Mesmo sabendo que algo estava errado – apesar de nem sempre ter consciência da magnitude do problema – Clara se sente culpada e faz de tudo para agradar ao namorado, para que uma crise não venha. Ela passa a usar o tipo de roupa que ele exige, a não conversar com quem ele não quer, e, o que acho o pior de tudo, se policiar quanto ao que vai dizer.

Tudo bem que ela estava entorpecida pelo amor que sentia, e, mais um cliché, ninguém escolhe por quem se apaixonar, mas acho que temos de ter consciência o bastante para escolhermos não sofrer. Pode soar como egoísmo, e talvez seja, mas acho que é o melhor a se fazer em casos como este. A dificuldade em Clara não reconhecer a situação parece coisa de novela, mas não é preciso ir longe para tomar ciência da realidade: quantos casais se matam por aí? Não é uma notícia incomum, e quem desejar ter um jantar indigesto é só sintonizar em qualquer programa policial de começo de noite para conferir.

Outro ponto que a autora menciona e que achei de suma importância é a completa inutilidade de mandados de segurança, medidas restritivas e afins. Como diz a autora, decisões judiciais são feitas para serem levadas a termo por cidadãos em pleno uso de suas faculdades mentais. Um sujeito louco que quer te matar não vai ficar longe temendo um papel assinado por um juiz. E vem à minha cabeça a inutilidade de leis que pouco fazem para afastar os agressores e permitirem que as vítimas prossigam com sua vida. A autora também menciona que mandados de segurança só fazem com que o agressor fique ainda mais bravo. Concordo. Aqui, no Brasil, quantas mulheres foram agredidas e até mesmo mortas por seus companheiros mesmo depois da sanção da Lei Maria da Penha. É um grande passo? Não, é, na verdade, algo tão óbvio que dá vergonha de viver em um país que levou tanto tempo para enxergar isso. Será que ela funciona mesmo? Será que ela, ou o Estado como um todo, pode garantir alguma coisa a alguém que precise de proteção? NÃO!

Mas o livro não fica só nisso. A mãe de Clara falecera quando ela era pequena, então seu pai sempre estivera ao seu lado. Neste exílio forçado, tanto ela como seu pai tem de lidar com alguns aspectos do passado, assim como reaprender a amar. Para tanto, a autora cria um cenário perfeito, uma cidadezinha à beira-mar, veleiros, um farol antigo.

Esta mistura de ambiente agradável e tensão funcionou bem. “Um Lugar Para Ficar” é um bom livro de final de semana, e ainda trata de um tema relevante. Vale a pena ler.

Resenha publicada originalmente aqui: http://www.pontolivro.com/2012/11/um-lugar-para-ficar-resenha-082.html

Brilho 31/07/2012

Um lugar para ficar
Um livro contado em passado e presente, com narrativa em primeira pessoa e que traz a história do primeiro amor e excessivamente obssessivo de Christian por Clara.

O livro mostrará a história de Clara no passado nos quase 2 anos de relacionamento com Chris e no presente, onde em uma nova e pequena cidade ela e seu pai tentam recomeçar a vida.

Christian é um adolescente quase adulto, lindo mas muito inseguro, possessivo e intenso, no início do relacionamento Clara acha que encontrou o grande amor de sua vida, mas todos a sua volta começam a perceber que ela deixa tudo de lado para estar com Chris e isso com certeza não poderia terminar bem e ser saudável.

No presente ela está com seu pai passando as férias em um pequena cidade da costa, "Um lugar para ficar trará de amizade entre pai e filho, auto conhecimento e principalmente da importância de se perdoar.

Deb Caletti aborda um tema já bem conhecido de nosso cotidiano, o amor doentio, que extrapola qualquer limite da realidade, e com desfecho onde temos que pensar e refletir no que é melhor para cada um. Com flashbacks do passado ela mostra como Clara irá crescer de uma adolescente e se tornar uma mulher de verdade. o suspense rola solto no decorrer na história e a protagonista descobrirá um novo amor e perceberá que apesar de seus traumas passados a vida pode sim recomeçar e que sempre haverão obstáculos, onde o crescimento é essencial.

Uma história de amor e suspense infanto juvenil muito bem escrito, a diagramação é bem satisfatória, um livro leve e indicado a qualquer tipo de leitor.