Um Lugar Para Ficar

Um Lugar Para Ficar Deb Caletti

Resenhas - Um Lugar para Ficar

Dan 13/09/2012

Um Lugar para Ficar - Deb Caletti
Este foi um livro que decidi ler de supetão, ele até que me chamava à atenção, mas, nunca fique louca para lê-lo. Na realidade estou em um momento de leitura pouco definido, onde não sei bem qual estilo me agrada mais no momento. E, após uma comédia hilária resolvi cair de cabeça em um thriller.

Clara Oates é filha de um famoso escritor, a após um jogo de basquete, onde ela vê possivelmente o homem mais interessante do mundo, sua vida fica de cabeça para baixo. Clara inicia um namoro que tem tudo para ser perfeito com Christian, os dois parecem estar na mesma sintonia e tudo acaba por ser um mar de rosas. Até que Christian se mostra um homem controlador e ciumento, que não deixa Clara respirar, e por isso ela tem que fugir para o mais longe possível.

Bem, este livro tem um plot muito interessante, e que parece estar na moda, onde o namorado se torna obsessivo e passa a querer controlar cada passo de sua namorada. Eu gostei do livro, e achei interessante a abordagem do tema e de como relacionamentos podem dar muito errado quando as coisas saem do controle.

Clara é uma personagem que me dividiu, no começo do livro ela parecia sensata e muito coerente no que dizia, mas, depois passou a se comportar de um modo que não me agradou, e que, para mim, fugiu um pouco da realidade. O livro é contado com capítulos divididos, ora temos um capítulo da vida atual de Clara, depois de ela ter fugido de Christian, e ora um capítulo que trata do relacionamento dos dois. Esse modo de narração me agradou muitíssimo, poder ver as mudanças no comportamento de Christian foi incrível, pude sentir o medo de Clara muitas vezes, e sua vontade para que as coisas dessem certo.

O que não me agradou, foi a parte da fuga de Clara, as coisa aconteceram rápido demais, achei incrível o fato de ela ter se apaixonado a primeira vista por um cara que ela só tinha visto uma vez (não é spoiler!) além disso o modo como ela se comportava com seu pai algumas vezes me irritou bastante.

Como disse a pouco, a paixão de Clara por Finn não me convenceu, sendo que aconteceu logo que ela chegou à nova cidade – pra onde ela foi fugindo de seu ex, tipo, sério que ela se apaixonou assim, tão de repente? -, Finn tinha tudo para ser o mocinho que qualquer garota se apaixonaria, mas, ele é perfeito demais, sabe? Eu tive a impressão que a autora só o colocou na estória para diferi-lo de Christian, mostrando o cara maravilhoso e perfeito e o lunático obsessivo.

Christian é completamente maluco, e devo admitir que a autora construiu este personagem perfeitamente, eu senti toda a sua obsessão, e todo o seu delírio como se ele estivesse falando comigo e não com Clara. Deve ser algo horrível passar por uma situação desta, onde aquela pessoa que tanto amávamos, acaba por se tornar um monstro que queremos o mais longe possível.

E, por fim, gostaria de comentar o modo como a autora destacou as estórias de fantasmas durante todo o livro, não como se eles fossem reais, mas, como algo que fica sempre em nossas memórias. Acho que isso ganhou destaque pelo fato de a mãe da Clara ter morrido quando ela era muito jovem, e nem tudo sobre sua morte ter sido revelado à filha.

Enfim, não foi um livro que eu adorei, ou classifiquei como favorito, mas, foi um livro que fluiu e que me deixou satisfeita no fim das contas. Leiam, e me digam o que acharam.

Acesse: http://www.amigasentrelivros.blogspot.com

Dani 10/09/2015

Ok, vamos falar do quanto este livro mexeu comigo.
"Um lugar para ficar" retratou quase que fielmente algo que, de fora, eu presenciei acontecer no passado e me assustei em como as vezes, nós seres humanos ficamos cegos quando se trata do próximo.
Eu adorei este livro. De verdade.
Infelizmente o final, para mim, deixou um pouco a desejar, mas o desenrolar da história é muito interessante. Mesmo!
Para alguns é mais um livro teen bobo, mas para mim, releria com toda certeza!

Ká Guimaraes 22/10/2012

Um livro por dia ^^
Essa semana foi a semana de um livro por dia ^^ Com mais de 30 livros na estante para ler, (esse são só os de parcerias, os que eu ganhei estão fora srsrs) Decidi fazer um desafio, ler um livro por dia, e não é que deu certo srrs Tudo bem que sou uma viciada, mas posso dizer que fazer esse desafio comigo foi ótimo, pois diminui o tanto de livro para ler (ok, o tanto aumentou na quinta quando chegou mais livros), mas pelo menos foram 10 dias e 10 livros srsr

Olha faz tempo que era para Ká ler esse livro, a preguiça e o tempo estavam me matando aqui em casa. Mas quando peguei para ler ele, percebi que estava perdendo um ótimo livro da Deb Caletti. Nunca tinha lido nada da autora, sempre via no skoob seus livros e ficava curiosa e com vontade de ler.

Um lugar para ficar, tem um inicio chato, confesso, mas com o decorrer o livro fica bom e muitas coisas ficam clara. Nesse livro conhecemos Clara Oates, uma adolescente que teve sua vida perturbada pelo seu ex-namorado.

Vou começar lá do inicio, para que todos entendam. Clara Pea, como é chamada carinhosamente pelo seu pai, vai a um jogo de basquete com sua amiga Shakti, um dia normal, o que el não esperava era que iria se apaixonar pó um garoto ali. O garoto é Christian, até que no inicio do livro eu gostei dele, mais depois ele se tornou um pesadelo. Ele não ganhou pontos comigo srsr

O tempo passa e Clara e Christian, começam a namorar, um namoro normal no inicio, mais com o tempo o rapaz muda e se mostra ciumento e não tem controle de nada. Clara começa a se sentir pressionada, pois Christian da ataque diariamente, ataques de ciúmes sem noção.

Minha opinião, Clara é uma boba. O livro é alternado entre o passado e o presente de Clara, ela que narra tudo, conta como foi seu namoro com Christian, como foi sua primeira vez, e tudo mais...

No meio do livro você se envolve com tudo, segredos são revelados. Clara pensa que seu pai fala tudo com ela, mais ele guarda segredos. Um livro envolvente, com um meio e um final perfeito, só o começo que é cansativo mesmo de resto tudo é bom. O livro ensina muito, gosto de livros assim, que mostram a realidade. Como sou grudada como meu pai, gostei muito da relação de Clara com o seu pai, acho que foi isso que me aproximo mais do livro. Vou parar por aqui, leiam o livro está bem.

A diagramação do livro é ótima, sabe aquelas paginas amarelas que não cansam a vista? São essas mesmo que estão nesse livro, adoro essas folhas. O enredo é perfeito, a autora não se perde em parte alguma, a capa é bem simples mais tem um significado, quem ler o livro vai entender. A Novo Conceito está de parabéns, pelo livro.

Mah Mac Dowell 29/05/2022

A premissa é boa, gosto bastante desse contexto de recomeços.

Me incomodou um pouco a edição, de páginas brancas. Não gosto.

Também demorei pra me conectar com a história e com os personagens, principalmente no início, mesmo com a protagonista, apesar de a história ser narrada em primeira pessoa. Acho até que talvez isso tenha atrapalhado um pouco.

Com o tempo até achei a protagonista bem chatinha, fútil e com uns pensamentos bem infantis.

Achei algumas coisas desconexas, sem explicações.

O romance bem raso, tudo muito rápido, o que coloca em dúvida o sentimento da protagonista. Achei tudo muito forçado.

Não funcionou comigo, infelizmente. Não recomendo.

??O livro contém gatilhos??

Paloma Viricio 06/08/2012

Um lugar calmo para viver
Por Paloma Viricio

A maioria das pessoas sente-se triste com o termino de um relacionamento, isso é normal... Ainda mais quando você nutri um sentimento forte pelo outro. Mas e quando esse querer torna-se obsessão? O Egoísmo fala mais algo e a posse sobre a outra pessoa vira algo doentio?

Clara conhece Christian de forma casual em um jogo de basquete, apaixonam-se e começam a namorar. No início tudo é maravilhoso, ainda mais porque ele passa para ela um conforto e jeito de ser que o antigo namorado não passava de jeito nenhum. Christian é carinhoso e constrói um tipo de amor meloso, grudento com Clara. Ela gosta do tipo dele, do jeito, do olhar, da voz também da posse que ele mostra ter porque isso a torna amada de um jeito que nunca foi. Mas, a visão do sentimento aparentemente bom torna-se um beco sem saída quando Christian torna-se mega ciumento e ás vezes agressivo.
Clara não é apenas a namorada dele, mas um objeto de posse, escrava de Christian. Ele começa a fazer coisas absurdas como perseguir ela, verificar o celular, e-mail e até pedir para que ela nunca abra a persiana do quarto. Ela sente-se sufocada e muda-se com o pai para uma cidade praiana após terminar com Christian, mas será que ele a deixará em paz? É preciso arrumar Um lugar para Ficar!

O livro aborda um problema sério e a sinopse pode fazer o leitor pensar em primeiro plano que fala sobre violência contra a mulher, mas na verdade aborda mais o sentimento de alguém doentio por outra pessoa. Além da violência psicológica e verbal, a física não pareceu e deixou um pouco a desejar. Às vezes Christian é um cara super louco que parece querer matar alguém outras vezes um belo banana. Clara é meio insegura e se faz de lesada em boa parte da trama. O pai dela é um personagem incrível que sempre está com a filha e trabalha como escritor, sendo o mais carismático do livro. A leitura é simples e leve, mas o livro poderia ter abordado um pouco mais de aventura, ação com o tema que passa. Um lugar para ficar é narrado em primeira pessoa e me chamou muito atenção o fato das notas de rodapé serem uma espécie de complemento dos pensamentos da Clara. Gostei disso e nunca tinha visto em outro livro. Acho que esse modo de complementar a escrita aproxima ainda mais o leitor da personagem. O livro é bom, bem descritivo, mas poderia ter abordado o assunto de obsessão em relacionamentos e até violência contra a mulher de uma forma melhor. Bom para uma leitura rápida de final de semana. Boa Leitura!

O trabalho Um lugar calmo para viver de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

cotonho72 18/11/2012

Bom!
O livro nos traz a história de Clara, uma adolescente que mora apenas com o pai e que após conhecer Christian muda seu comportamento de forma inexplicável. Ambos começam a se encontrar e logo o dão início ao namoro. O início foi perfeito, contudo, Christian não era o príncipe que parecia ser e Clara quase não consegue desvencilhar-se dele.
O pai de Clara resolve passar o verão em uma casa na praia e nesse momento Clara começa a viver uma outra fase em sua vida, conhece pessoas incríveis e descobre que sua vida possuí segredos que nem imaginava.
O livro ora traz o presente, ora traz o passado, e assim vamos conhecemos aos poucos os acontecimentos que envolveram ela e Christiam, bem como, as descobertas e segredos revelados no presente da vida de Clara, o que nos faz querer ler cada vez mais a fim de sabermos o desfecho da história.
O livro é escrito em primeira pessoa, dessa forma, conseguimos sentir os dramas e sentimentos de Clara, possuí algumas partes engraçadas, e é leve, o que faz a leitura fluir rapidamente.

Ana Carla 28/10/2012

Clara é uma adolescente que sempre seguiu as regras, sem se arriscar com qualquer garoto. Quando conhece Christian, um rapaz lindo e forte, começa agir com confiança para seduzir e assim conquistar o rapaz.

O relacionamento de Clara com Christian é intenso desde o começo e diferente de tudo o que ela já havia experimentado, mas nem tudo é perfeito, o que parecia ser um lindo sentimento se transforma em uma doentia obsessão. Clara percebe que foi longe demais e que Christian está disposto a fazer de tudo para ficar ao seu lado.

Eu demorei alguns dias para escrever essa resenha porque não sabia exatamente o que colocar no papel. Felizmente, eu não tive um relacionamento tão doentio como o que acontece entre Clara e Christian, mas uma pessoa que se dizia “amigo” fez algo muito parecido e sei o quanto medo pode ser paralisante.

Para ler mais da resenha - Acesse -> http://www.historias-semfim.com/2012/10/resenha-um-lugar-para-ficar.html

Juh Claro 22/11/2012

Uma história de superação, medo e amor
Em Um Lugar Para Ficar somos apresentados à vida de Clara Pea, uma menina que se apega às pessoas e é muito amiga de seu pai, Bobby Oates, um famoso escritor, já que sua mãe faleceu quando ela era pequena. Ela está em uma cidade com seu pai “escondidos” de todos os conhecidos por causa de um garoto em especial, o ex namorado de Clara, Christian.

Christian é um garoto lindo, pelo qual Clara se apaixonou perdidamente a ponto de ficar cega, de verdade. Ele é maluco, daqueles casos de você temer o dia em que pensar em terminar com ele por receio do que ele é capaz de fazer. E foi exatamente isso que aconteceu: esse belo dia chegou e o medo de Clara foi tanto que ela e o pai resolveram se mudar e não contar a ninguém, nem à melhor amiga de Clara, Shakit – eles realmente desapareceram.

Bob aluga uma casa na praia, na cidade de Bishop Rocks e, apesar de ser difícil para ele ficar ali, ele faz isso pela filha, para vê-la se recuperar de tudo que aconteceu.

Acontece que Christian é insano e ele consegue até o novo número do celular da Clara e a assusta toda vez que liga para ela e ela ignora. Ela tenta viver uma vida normal arranjando um trabalho no Farol da cidade com a italiana Sylvie e tenta fazer novas amizades, começando por Finn, um marinheiro que junto de seu irmão, Jack, fazem passeios de barco diariamente para os turistas. Além de Cleo, irmã dos meninos, que cuida de uma lanchonete no píer.

Algo diferente que gostei bastante e me lembrou fanfics são as notas de rodapé da própria Clara. Talvez tenha gente que se irrite, mas achei legal, isso me fez entrar ainda mais na história.

Muitos segredos são revelados ao decorrer do livro, que é narrado por Clara e intercalado em passado (quando ela conheceu/namorou Christian) e o presente. Gostei muito da leitura pelo tema central ser “obsessão” e quase ninguém tratar disso, até porque tem gente que acha que isso é exagero, mas, não, não é, e posso apresentar milhões de casos para vocês.

Na íntegra: http://juhclaro.popfics.com/2012/10/30/resenha-um-lugar-para-ficar-deb-caletti

Thais Priscilla 30/07/2012

Este é um dos livros mais repletos de sentimentos que eu já li e toda essa transmissão dos sentimentos dos personagens é essencial para atingir o leitor. Então, é claro que dei a nota máxima (cinco) apesar de não coloca-lo na lista de favoritos.
Em Um lugar para ficar, a protagonista Clara narra sua vida, alternando os capítulos entre o presente e o passado. No presente, ela vai narrando sua vida em uma cidadezinha do litoral, sua ida para lá, seus temores e tudo mais. No início, ela menciona seus temores e medos mas apenas superficialmente pois esses medos são melhores desenvolvidos nos capítulos que narram o passado de Clara. E tudo começa com o início da relação dela com Christian. Ela mostra o desenvolvimento deste relacionamento, sempre chamando a atenção do leitor a pequenos detalhes da caracterização de Christian, tais como sua possessividade e mudanças de humor constantes. Sendo assim, Clara narra sua vida presente e passada até o momento em que as duas se coincidem com o momento que está vivendo agora. E com isto, ela entende, claramente, que nem tudo está acabado.
Nunca tive nenhuma experiência em ler algo da Deb Caletti e esta primeira experiência foi fantástica. A leitura flui muito bem e é quase impossível parar, pois você fica curioso para saber o que aconteceu para Clara ter que fugir de sua cidade. Portanto, é um livro com conteúdo e com narrativa espetaculares.
O contexto da estória é basicamente sobre relacionamento abusivo. E, apesar de a personagem as vezes ser muito bobinha, o leitor acaba se conectando com ela facilmente. Acho que parte disto é devido a incrível sensação que ela nos passa. Aliás, o livro todo é cheio de sentimentos. Desde o seu bem-estar quando está com Finn até as sensações de que ela está sendo perseguida ou que alguém está espionando-a. São estas sensações que fazem do livro algo mais real e que acabaram me fazendo gostar muito da personagem.
O final é espetacular! Com o desenvolvimento da trama você acaba descobrindo segredos do pai e da mãe de Clara. Então, sim, o final foi de arrepiar e incrivelmente bom. Não tão imprevisível mas que mesmo assim deixa o leitor de cabelos em pé e cria todo aquele clima de suspense.
Então, se vocês ainda não leram, aproveitem para ler. O livro é incrível e se você está procurando por um livro com um mix de sentimentos e sensações, este é ideal. Agora, é claro, fiquei ainda mais ansiosa para conferir os outros trabalhos da autora.

Morenalilica 19/10/2012

Um triler de suspense e resgate.
Quem é culpado pela obsessão de alguem? Poderia existir alguma forma de evitar comportamentos possessivos? É disso que trata o livro “Um Lugar para Ficar“.

Clara “Pea”, como é carinhosamente chamada por seu pai Bobby Oates, um escritor de sucesso, se vê enredada por um ex-namorado maníaco, obsessivo, maluco mesmo. Ela teve um relacionamento com Christian, jovem bonito, até então tranquilo, simpático, de boas maneiras. Mas com o tempo e os acontecimentos mais comuns do dia a dia, Christian mostra que tem um outro lado.

Cada vez que ele pensa que Clara pode estar olhando (ou pensando) para outra pessoa, é como se um gatilho disparasse nele tudo de pior que um ser humano pode ter. Ele a ofende, a rebaixa, fazendo com que ela se sinta inferior a ele, criando nela uma dependência.

Clara demora a perceber esse comportamento. No inicio, ela só se sente mal e para que ele não fique transtornado, ela começa a se policiar melhor, a não falar de outros relacionamentos, ela não quer que ele fique chateado. A princípio, ela consegue fazer isso numa boa, mas com o tempo isso se transforma num verdadeiro tormento. Além do mais, Christian também a persegue e a vigia. Isso é a gota d’água.

Quando ela coloca fim ao relacionamento, torna-se necessário fugir da cidade. Ela e seu pai, vão passar o verão numa pequena cidade à beira mar, onde pretendem viver traquilos.

É lá que Clara redescobre o amor ao lado de Finn, um gentil marinheiro que mostra a ela que o amor não é aquilo que Christian diz sentir por ela, que o amor é muito mais e muito melhor do que ela pensa!

Seu pai, Bobby, tambem encontra alguem com quem dividir sua vida. A guardiã do farol da cidade, a bela Sylvie, parece ter encantado seu velho coração e depois de segredos terem sido revelados, tudo parece começar a se ajeitar entre eles.

“Um Lugar para Ficar“, foi muito bem escrito Por Deb. A autora conseguiu passar exatamente a aflição de alguem perseguido por alguem que diz ama-la. Ela expõe toda a insanidade do ser humano obsessivo e escreveu um belíssimo triler de suspense e resgate.

Resenha originalmente postada em http://doceinsensatez.com/blog/resenha-um-lugar-para-ficar-de-deb-callet/

Pedro Almada 07/08/2012

Um Lugar Para Ficar
Clara Pea e seu pai se tornaram companheiros e amigos, desde a morta da mãe. Havia poucos segredos entre eles, pelo menos era assim que pensava Clara. Mas sua vida não se resumia a isso. Os romances da juventude prometiam ensiná-la a viver. O problema foi a maneira como ela viveu cada uma dessas lições.
Conhecer Christian, a princípio, foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. Mas, passado algum tempo, o relacionamenteo ficou complicado, o rapaz amava de uma forma possessiva e, Clara percebeu tarde demais, doentia. A fim de fugir desse trauma, ela e seu pai fazem uma viagem de verão para uma casa na praia, uma região onde os fantasmas do passado mantinham-se à espreita. Muitos segredos se entrelaçam nesse romance e, para respirar livremente outra vez, Clara vai precisar dar muitas braçadas contra a maré. Nesse processo, ela acaba dando mais uma chance a si mesma, mais uma chance para se apaixonar.

A obra de Deb Caletti apresenta uma organização um pouco diferente. Os capitulos se alternam entre os acontecimentos antes da viagem e após a viagem. Num momento estamos vivenciando o momento em que Clara conhece o jovem Christian. No capítulo seguinte, ela está no faro da praia tentando esquecer o seu passado assustador com o rapaz problemático. Outro detalhe diferente são as observações do rodapé das páginas. Não se tratam de anotações tércnicas sobre palavras estrangeiras ou informações geográficas. São as próprias anotações de Clara, como pensamentos à parte que, embora não alterem a compreensão da história, dão bastante originalidade à estrutura da obra.
Em resumo, Um Lugar Para Ficar é um drama fictício que revela como o amor às vezes pode machucar, de muitas formas. Escrito em primeira pessoa, é narrado sob a ótima de Clara Pea. Não posso dizer que é um clichê, mas o drama está longe de ser único. Em alguns pontos a leitura tende a querer ficar monótona, mas é interessante observar que todos os capítulos acrescentam uma informação relevante à história, sempre nos fisgando quando estamos começando a nos distanciar. O gênero é direcionado especialmente para o público feminino, alguns trechos são bastante açucarados e românticos, principalmente quando Clara descreve seus sentimentos quanto aos namorados que teve.
Clara é uma personagem bipolar, ao meu ver. Embora se diga tímida e demonstre isso às vezes, geralmente age como se pudesse controlar a situação entre ela e um pretendente, uma confiança incomum em pessoas tímidas. A autora usa constantemente o "não sei porque fiz isso" para justificar algumas tolices da protagonista e, na minha opinião, é uma falha de criatividade. Usar o argumento de "não se pode explicar" ou "alguma coisa me disse para fazer assim" é uma maneira pouco imaginativa de dar linha ao enredo, mas a autora soube trabalhar a composição das personagens e criou uma atmosfera aconchegante ao longo da trama.
Sob um ponto de vista amplo, a leitura é bem agradável, bem rápida, mas tende a nos fazer ficar acostumados com leituras fáceis. É o tipo de romance que, depois de lido, pede por uma leitura mais clássica. Recomendo pelo prazer que a leitura de Um Lugar Para Ficar me trouxe. Afinal, todos precisamos de um lugar só nosso, e nada como uma boa leitura ao lado de Deb Caletti para encontrarmos um lugar assim. =)

looo_ 16/10/2023

Livro é bom, me prendeu do começo ao fim.
Esperava mais do final e mais detalhes sobre o recomeço da Clara.
Alguns momentos esqueci que ela passou por todo abuso sendo de menor, pois parecida ?adulta? em alguns contextos.
E esperava que o final do Cristian fosse pior, mesmo sabendo que na vida real, é dessa forma se não matou a vítima, pode viver livre e perturbando a vida da mulher, infelizmente!

Luana Rodrigues 04/10/2012

Uma coisa que é realmente difícil é fazer uma resenha de um livro que a gente gosta, pois a gente passa a maior parte do tempo falando o quanto ele é bom.

Esse livro eu preciso dizer que tinha muitas espectativas em relação a ele, e quando comecei a ler não parei mais, e ele é muito mais que a simples capa.

O livro conta a história de Clara e seu pai, autor de livros românticos, que estão tentando se afastar de tudo e de todos, por isso eles vão para a praia sem comunicar ninguém. Mas Clara nunca soube o porque de seu pai escolher aquele, lugar ela simplesmente foi pra lá, achando que o motivo fosse seu ex namorado. Mas chegando lá as coisas são um pouco melhores do que ela imaginava.

A forma como o livro vai avançando e contando a sua história é gostosa e viciante. As pouquinhos você vai descobrindo como Clara começou a ficar irritada com Christian, e como ele começou a se tornar possessivo.

Clara é uma menina normal, nada daquilo "sou completamente excluída" ou "sou mais que demais", ela era normal (como a maioria) e estava vivendo sua vida normalmente, talvez ela fosse um pouco insegura. Mas nada além disso. Eu gostei dela pelo fato de ela ter se tornado um pouco mais segura, mas ao mesmo tempo eu me irritava quando ela simplesmente deixava as coisas acontecerem e achava muito bonitinho.

Acho que a capa do livro transmite realmente o que ele é, calmo. Não, não se engane, ele é um livro intenso e com um assunto um pouco polêmico, mas ele é de uma suavidade impressionante. Ele não apenas mostra toda essa transição, mas também mostra como ela estava tentendo se recuperar, e como ela estava tentando não se sentir culpada por toda aquela situação.

Ao contrário das outras pessoas eu não me irritei com os "kkkk" talvez pelo fato de eu usar na internet.

Um livro leve, porém profundo.

Veja mais: http://partesdeumdiario.blogspot.com.br/2012/10/um-lugar-para-ficar-deb-caletti.html

Adriana 02/10/2012

Este foi o décimo sexto debut lido no ano \o/ E o mais legal é que esta obra tem uma premissa bem diferente dos demais young adults que vem sendo lançados. O único que me pareceu chegar perto da temática de Um Lugar Para Ficar (e mesmo assim, com muitas diferenças) é o lançamento da Verus, Belo Desastre, que está “causando” pela blogsfera literária.

A trama de Deb Caletti baseia-se fundamentalmente em relacionamentos obsessivos na adolescência. Conhecemos Clara, uma garota que poderia ser nossa melhor amiga da escola: bonita, simpática e comum no melhor sentido da palavra.

Ela narra sua história alternando passado e presente. No presente ela se encontra com seu pai (cogitado para o ranking de melhores pais e mães da literatura ♥) em uma cidadezinha distante passando as férias longe de um problema que não é revelado logo de cara. No passado ela nos conta como conheceu Christian, uma cara simpático, charmoso e boa pinta que se interessou por ela em um jogo de basquete da escola.

O interessante é que a protagonista conta a história dos dois deixando claro que que está no tempo presente, então ela pode acrescentar sua visão atual sobre aqueles acontecimentos: coisas que ela sabe que deveria ter enxergado antes, mas não o fez.

Eu gostei muito da narrativa da autora, é instigante, rápida e ao mesmo tempo, bastante reflexiva. Durante a leitura fui pensando em como tudo aquilo que Clara passou poderia acontecer com qualquer pessoa e mesmo nos relacionamentos amorosos mais “normais” muitas vezes deixamos que o parceiro controle nossos atos mesmo que involuntariamente.

Por tudo isso, além de uma ótima forma de entretenimento e de agregar cultura, Um Lugar Para Ficar foi um livro que conseguiu mexer comigo no lado pessoal também. É realmente ótimo quando um livro consegue tocar-nos em um nível mais profundo, não é?!

E, mesmo com tudo isso, o livro não é perfeito. Achei que a autora prometeu muito drama, desde o início, para finalizar de um jeito não tão arrebatador. Não posso explicar muito melhor do que isso os aspectos negativos porque seria necessário contar partes do livro que considero spoilers.

Portanto, posso apenas concluir que este é mais um daqueles livros muito bons que a Editora Novo Conceito lança e que eu recomendo! E falando em Novo Conceito: gostei muito da edição deste livro, a capa ficou magnífica (simples, com uma escolha de cores ótima e uma ilustração condizente com a história) e foram poucos erros gráficos que encontrei. A exceção fica por conta de uma risada escrita em forma de “kkkkkkkkk” que foi meio chocante de se encontrar em um livro.

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=4600

Babi 20/10/2012

Um Lugar para Ficar - Deb Caletti
"Eu já tinha tentado desvendar o lado sombrio de uma pessoa antes e tinha visto o fundo de sua alma. Enxerguei bem lá dentro, bem no fundo, e pode ter certeza, ninguém quer ver as coisas podres que estão lá dentro."

Clara já fragilizada por seu relacionamento anterior encontra em Christian tudo o que desejou, um homem lindo, carinhoso que a amava. Para ela foi algo como "amor à primeira vista". Só que o amor se transformou em algo feio, inexplicável, torturante... uma prisão.

Christian é um louco. Ele é o tipo de pessoa que você caí de amores facilmente ignorando completamente seu lado sombrio. É como aqueles animais selvagens que atraem e brincam com a presa até que ela esteja encurralada e não reste mais nada além de buscar a liberdade.

O pai de Clara é um personagem muito importante, ele é um famoso escritor, então temos muitas referências literárias e também uma forma especial de ver a situação já que, bem, o pai dela é todo poético e fala usando metáforas bem tipicas de escritores. É muito divertida a forma com a qual ela e seu pai lidam com os livros, todo aquele amor e entrega... É ótimo ler um livro onde os personagens são apaixonados pela literatura.

Você sabe que um livro é completo quando ao terminar a leitura se sente satisfeito com cada aspecto do livro, por exemplo, há livros em que você gosta dos personagens, mas a narrativa é pobre ou você gosta da narrativa, mas não consegue se conectar aos personagens ou a história é legal e empolgante, mas mal desenvolvida, algo assim. Em Um Lugar Para Ficar encontrei um pacote completo: ótima história, personagens profundos e tocantes, desenvolvimento inteligente e realista, enfim, tudo na medida certa.

O livro é escrito em primeira pessoa pela personagem Clara (sim, no livro ela que escreve) e o legal disso, da conversa do personagem com o leitor, é que é como se ela estivesse contando os acontecimentos para você, bem, ela está. Em muitos momentos senti Clara ao meu lado contando suas desventuras e partilhando sua alegria e dor comigo. O livro conta com notas de rodapé da personagem que são muito importantes para o entendimento do leitor. Um grande feito da autora Deb Caletti.

Achei que seria apenas a história de uma garota que foge de seu namorado maluco, mas o livro vai bem além disso. Claro, o plot principal é Clara fugindo de Christian, mas há plots menores e bastante importantes na história que completam e dão profundidade ao livro e que tornam a leitura inesquecível.

Me apaixonei pela história toda: as reviravoltas, os cenários, os personagens, o romance e o drama. Gostei de absolutamente cada pedacinho do livro. Comecei a ler Um Lugar Para Ficar sem nenhuma pretensão e ele acabou se tornando o melhor livro do ano.

No mais, espero que este seja um ótimo livro para você.

Recomendo!

nota: 5 de 5 ♥ favorito