Um Lugar Para Ficar Deb Caletti

Resenhas - Um Lugar para Ficar

cotonho72 18/11/2012

Bom!
O livro nos traz a história de Clara, uma adolescente que mora apenas com o pai e que após conhecer Christian muda seu comportamento de forma inexplicável. Ambos começam a se encontrar e logo o dão início ao namoro. O início foi perfeito, contudo, Christian não era o príncipe que parecia ser e Clara quase não consegue desvencilhar-se dele.
O pai de Clara resolve passar o verão em uma casa na praia e nesse momento Clara começa a viver uma outra fase em sua vida, conhece pessoas incríveis e descobre que sua vida possuí segredos que nem imaginava.
O livro ora traz o presente, ora traz o passado, e assim vamos conhecemos aos poucos os acontecimentos que envolveram ela e Christiam, bem como, as descobertas e segredos revelados no presente da vida de Clara, o que nos faz querer ler cada vez mais a fim de sabermos o desfecho da história.
O livro é escrito em primeira pessoa, dessa forma, conseguimos sentir os dramas e sentimentos de Clara, possuí algumas partes engraçadas, e é leve, o que faz a leitura fluir rapidamente.

Nathy Bells 05/09/2012

Clara achou que tinha o controle de tudo quando se aproximou do misterioso Christian em um jogo de basquete, o que ela não imaginava é que começar uma relação assim iria leva-lá para um mundo de ciúmes e obsessão. Ele completava sua vida, passavam horas juntos, planejavam ir para mesma faculdade até o momento que ele mostrou-se ciumento, a ponto de ser violento, por causa de um simples cartão de visitas de um mecânico.

Disposto a ajudar-la a livrar-se desse doentio relacionamento, seu pai, um renomado escritor, faz as malas e a leva para Bishop Rock uma pequena cidade litorânea. Fugir apenas afastou Clara de seus amigos e do contato físico com Christian, pois ela não consegue dar um passo sem pensar nas reações que ele teria, afinal foram meses de controle em cada ação para não despertar o lado triste e possessivo dele.

A relação dela com Christian acabou no momento em que ela decidiu fazer as malas e deixa-lo para trás, já o relacionamento dele com ela nunca acabou mesmo distante ele insistia em provar que ainda existia um vinculo entre eles.

“Força de vontade é, supostamente, uma característica boa, uma versão mais determinada e insistente da determinação e da persistência…força de vontade e obsessão, elas estão lado a lado. Fingem ser estranhas uma à outra, porém se encontram secretamente, à meia-noite.” (pág. 137)

É em Bishop que Clara vai descobrir segredos de seu pai que envolvem sua vida tanto quanto a dele. Eles vão descobrir que o amor está sempre disposto a lhe dar uma segunda chance de ser feliz, sem controles e sem medo.

“Fui até a sala, desapontada por aquele momento na cozinha ter terminado e desejei continuar eternamente nos braços dele. Não é certo como alguns momentos duram tão pouco. São tão breves e, no entanto, a gente fica na miserável aula de matemática por 50 minutos, que são os mais longos da sua vida (…)Mas um beijo doce termina rapidamente.” (pág. 185)

Um lugar para ficar é, narrado em primeira pessoa, repleto de ações reais, fazendo-nos sentir como é difícil para uma pessoa lidar com a obsessão e o ciúme de alguém que de alguma maneira ela amou/ama. Deixo recomendada a leitura para quem quiser fugir dos temas do momento e ter uma leitura super agradável.

looo_ 16/10/2023

Livro é bom, me prendeu do começo ao fim.
Esperava mais do final e mais detalhes sobre o recomeço da Clara.
Alguns momentos esqueci que ela passou por todo abuso sendo de menor, pois parecida ?adulta? em alguns contextos.
E esperava que o final do Cristian fosse pior, mesmo sabendo que na vida real, é dessa forma se não matou a vítima, pode viver livre e perturbando a vida da mulher, infelizmente!

Babi 20/10/2012

Um Lugar para Ficar - Deb Caletti
"Eu já tinha tentado desvendar o lado sombrio de uma pessoa antes e tinha visto o fundo de sua alma. Enxerguei bem lá dentro, bem no fundo, e pode ter certeza, ninguém quer ver as coisas podres que estão lá dentro."

Clara já fragilizada por seu relacionamento anterior encontra em Christian tudo o que desejou, um homem lindo, carinhoso que a amava. Para ela foi algo como "amor à primeira vista". Só que o amor se transformou em algo feio, inexplicável, torturante... uma prisão.

Christian é um louco. Ele é o tipo de pessoa que você caí de amores facilmente ignorando completamente seu lado sombrio. É como aqueles animais selvagens que atraem e brincam com a presa até que ela esteja encurralada e não reste mais nada além de buscar a liberdade.

O pai de Clara é um personagem muito importante, ele é um famoso escritor, então temos muitas referências literárias e também uma forma especial de ver a situação já que, bem, o pai dela é todo poético e fala usando metáforas bem tipicas de escritores. É muito divertida a forma com a qual ela e seu pai lidam com os livros, todo aquele amor e entrega... É ótimo ler um livro onde os personagens são apaixonados pela literatura.

Você sabe que um livro é completo quando ao terminar a leitura se sente satisfeito com cada aspecto do livro, por exemplo, há livros em que você gosta dos personagens, mas a narrativa é pobre ou você gosta da narrativa, mas não consegue se conectar aos personagens ou a história é legal e empolgante, mas mal desenvolvida, algo assim. Em Um Lugar Para Ficar encontrei um pacote completo: ótima história, personagens profundos e tocantes, desenvolvimento inteligente e realista, enfim, tudo na medida certa.

O livro é escrito em primeira pessoa pela personagem Clara (sim, no livro ela que escreve) e o legal disso, da conversa do personagem com o leitor, é que é como se ela estivesse contando os acontecimentos para você, bem, ela está. Em muitos momentos senti Clara ao meu lado contando suas desventuras e partilhando sua alegria e dor comigo. O livro conta com notas de rodapé da personagem que são muito importantes para o entendimento do leitor. Um grande feito da autora Deb Caletti.

Achei que seria apenas a história de uma garota que foge de seu namorado maluco, mas o livro vai bem além disso. Claro, o plot principal é Clara fugindo de Christian, mas há plots menores e bastante importantes na história que completam e dão profundidade ao livro e que tornam a leitura inesquecível.

Me apaixonei pela história toda: as reviravoltas, os cenários, os personagens, o romance e o drama. Gostei de absolutamente cada pedacinho do livro. Comecei a ler Um Lugar Para Ficar sem nenhuma pretensão e ele acabou se tornando o melhor livro do ano.

No mais, espero que este seja um ótimo livro para você.

Recomendo!

nota: 5 de 5 ♥ favorito

+resenhas: http://tintapink.blogspot.com.br
Twitter: http://twitter.com/BabiEver
Facebook: http://www.facebook.com/BlogTintaPink

Leo Oliveira 22/09/2012

Alguns segredos são fortes o bastante para destruir você.

Clara Pea conheceu Christian em um jogo de basquete, e desde a primeira vez que o viu percebeu que estava sentindo algo arrebatador. Suas emoções estavam dilaceradas e seus suspiros apenas clamavam por Christian. Logo no primeiro encontro Clara percebe o que realmente está sentindo, Christian era o garoto perfeito, aquele que ela sempre desejara encontrar.

"Ele me olhou bem fundo nos olhos e tenho certeza que ele pôde me enxergar por inteiro através daquele olhar, como ninguém fizera antes. De repente, não me senti mais uma garota de 17 anos, às vezes corajosa, mas ligeiramente insegura. Senti-me madura e pronta para que um homem pudesse me respeitar e desejar. Senti tudo isso enquanto estava sentada naquele assento frio da arquibancada. Ali, eu era muito mais do que costumava ser, disso tenho certeza." - Capítulo 3 - página 21 -

Depois de vários encontros, Clara e Christian começam a namorar... Aos poucos a perfeição do bom rapaz se vai, o menino perfeito, carinhoso e meigo dá lugar a um ser estúpido, ciumento e perseguidor. Clara sente-se pressionada pelos ataques de ciúme de Christian, a prepotência e o sentimento de posse fazem dele o pior que Clara pudesse imaginar. É tarde demais para Clara fugir, a obsessão veio à tona... Clara precisa encontrar um lugar para ficar.

"Eu tinha medo de perdê-lo. Não apenas a ele, mas a um novo tipo de vida, uma excitação cheia de esperanças, um novo eu, cheio de magias e capacidade de enfeitiçar. Poder. E a ideia desta perda, o sentimento horrível de pânico... eu também tinha sentido. É importante ser honesta, eu tinha experimentado isso também." - Capítulo 7 - página 69 -

Clara parece estar cega quanto a Christian, para ela ele ainda continua sendo o namorado perfeito por quem ela se apaixonara... Nem tudo é o que parece ser.

Um Lugar para Ficar é narrado em primeira pessoa, o que leva o leitor a sentir boa parte das emoções de Clara, a protagonista. A estória é envolvente e de grande porte literário, Deb sabe como ninguém conduzir uma trama que envolva o leitor do começo ao fim, porém, o que difere a obra e a torna magnífica é a intercalação dos capítulos, Caletti nos mostra uma sequência de presente e passado que deixa a estória ainda mais cativante.

As pitadas de suspense tornam a trama simplória, mas em alguns aspectos deixa a desejar. Deb poderia ter focado mais na tecla "Ei, suspense!" o que teria deixado o leitor ainda mais extasiado. Todas as vezes que você pensa que a autora vai te deixar boquiaberto ela tranca a linha de pensamento e tudo se vai por "água abaixo". Sim, sei que boa parte dos leitores amaram a escrita da autora e adoraram a trama, comigo também foi assim. Ela conquista o leitor com simples ações dos personagens, mas poderia ter abusado um pouco mais.

A construção de cada personagem é única, a interação entre eles é feita com grande maestria, e em nenhum momento eles deixam de estar presentes na trama, cada um tem começo, meio e fim. O livro não mostra apenas a parte de relacionamentos conturbados entre jovens, ele também enfatiza o carinho, os segredos, as verdades, as mentiras, a vida de pai e filha.

Diagramação: Em páginas amarelas, Deb constrói um enredo maravilhoso e viciante. Observamos com a autora um mundo de possibilidades e impossibilidades, a cada capítulo sentimos alegria e tristeza, este não será o último livro que lerei dela, podem ter certeza.

Capa: Foi ela quem me fez pular a fila, simples e com muito significado.

Autor: Deb Caletti, é uma das autoras mais lindas e simples que tive o prazer de ler. Ela consegue instigar o leitor, deixá-lo com raiva e logo fazer o mesmo se apaixonar.

Editora: A Novo Conceito está se destacando no ramo literário de uma forma simples porém madura. A editora está comprando direitos maravilhosos o que proporciona ao leitor um emaranhado de conhecimentos.

Juh Claro 22/11/2012

Uma história de superação, medo e amor
Em Um Lugar Para Ficar somos apresentados à vida de Clara Pea, uma menina que se apega às pessoas e é muito amiga de seu pai, Bobby Oates, um famoso escritor, já que sua mãe faleceu quando ela era pequena. Ela está em uma cidade com seu pai “escondidos” de todos os conhecidos por causa de um garoto em especial, o ex namorado de Clara, Christian.

Christian é um garoto lindo, pelo qual Clara se apaixonou perdidamente a ponto de ficar cega, de verdade. Ele é maluco, daqueles casos de você temer o dia em que pensar em terminar com ele por receio do que ele é capaz de fazer. E foi exatamente isso que aconteceu: esse belo dia chegou e o medo de Clara foi tanto que ela e o pai resolveram se mudar e não contar a ninguém, nem à melhor amiga de Clara, Shakit – eles realmente desapareceram.

Bob aluga uma casa na praia, na cidade de Bishop Rocks e, apesar de ser difícil para ele ficar ali, ele faz isso pela filha, para vê-la se recuperar de tudo que aconteceu.

Acontece que Christian é insano e ele consegue até o novo número do celular da Clara e a assusta toda vez que liga para ela e ela ignora. Ela tenta viver uma vida normal arranjando um trabalho no Farol da cidade com a italiana Sylvie e tenta fazer novas amizades, começando por Finn, um marinheiro que junto de seu irmão, Jack, fazem passeios de barco diariamente para os turistas. Além de Cleo, irmã dos meninos, que cuida de uma lanchonete no píer.

Algo diferente que gostei bastante e me lembrou fanfics são as notas de rodapé da própria Clara. Talvez tenha gente que se irrite, mas achei legal, isso me fez entrar ainda mais na história.

Muitos segredos são revelados ao decorrer do livro, que é narrado por Clara e intercalado em passado (quando ela conheceu/namorou Christian) e o presente. Gostei muito da leitura pelo tema central ser “obsessão” e quase ninguém tratar disso, até porque tem gente que acha que isso é exagero, mas, não, não é, e posso apresentar milhões de casos para vocês.

Na íntegra: http://juhclaro.popfics.com/2012/10/30/resenha-um-lugar-para-ficar-deb-caletti

Bárbara 02/11/2012

Clara é uma adolescente que conhece um garoto lindo, se envolve com ele, vira namorada dele e depois, bem depois, descobre que ele tem um problema: é obcecado com ela e não vai mais deixá-la viver sua vida em paz.

Christian é o garoto. Ele é ciumento, é doente, é maluco. As coisas começaram com ciúmes simples. Ele implicava com ela se ela olhasse para outro lugar que não fosse para ele, vivia dizendo que ela estava doida para encontrar outros caras, que queria voltar com o ex, que tinha dormido com o ex, que era uma garota fácil. Clara não sabia mais o que fazer para provar que a única pessoa que ela queria em sua vida era Christian. Tentava de todas as maneiras, mas não conseguia mostrar para ele o amor dela.

Então o pai de Clara, Bob, um escritor famoso, quando percebe que tudo está ficando mais sério do que ele acha que está, dá à filha um ultimato: termine com Christian. E ela, finalmente, o faz. É neste dia que ela vê a loucura do menino: ele começa a chorar e a se arranhar até sangrar, além disso, ela vê uma corda sob a cama dele.

Louco. Obcecado. Maluco. E mesmo assim, ela continua sentido pena e continua achando que está apaixonada por uma pessoa dessas.

Bob decide alugar uma casa em uma praia. Ele aproveitaria para terminar seu novo livro enquanto sua filha estaria num lugar mais seguro, podendo sair, andar e, finalmente, viver. Afinal, depois de todo aquele confinamento, ela precisava de um momento para respirar e de um lugar para ficar.

É neste lugar que ela conhece Finn. E é neste momento que ela começa novamente a se apaixonar sem medo de ser feliz e sem medo de estar sendo seguida e observada de longe por Christian.

Toda vez que Clara começa a contar algo do passado, fico com raiva. Fico com raiva por ver a garota ingênua e um tanto quanto burra que ela era. Aceitar tudo o que Christian fazia, aceitar suas palavras e ter que mentir para ele apenas para tentar manter este relacionamento que não daria em nada me dava nos nervos! Em vários momentos quis dar uma de Christian, entrar no livro e meter o porradão na cara dela (não que ele fosse fazer isso, mas ele era maluco).

Gostei bastante do pai da Clara, Bob. Gostei de Finn e gostei do ambiente no qual o livro se passou, mas não gostei do livro como um todo. Passei muito tempo tentando me sentir conectada com ele, mas não consegui. Muitas vezes pensei em pular capítulos, ler o último e ver o que iria acontecer no final. Mas terminei o livro e pelo menos consegui gostar um pouquinho. Não é o melhor livro policial do mundo, a autora não é uma nova Agatha Christie e nem vi tanto mistério assim. Vi apenas a loucura do Christian e percebi que esse seria o assunto tratado no livro.

Paloma Viricio 06/08/2012

Um lugar calmo para viver
Por Paloma Viricio

A maioria das pessoas sente-se triste com o termino de um relacionamento, isso é normal... Ainda mais quando você nutri um sentimento forte pelo outro. Mas e quando esse querer torna-se obsessão? O Egoísmo fala mais algo e a posse sobre a outra pessoa vira algo doentio?

Clara conhece Christian de forma casual em um jogo de basquete, apaixonam-se e começam a namorar. No início tudo é maravilhoso, ainda mais porque ele passa para ela um conforto e jeito de ser que o antigo namorado não passava de jeito nenhum. Christian é carinhoso e constrói um tipo de amor meloso, grudento com Clara. Ela gosta do tipo dele, do jeito, do olhar, da voz também da posse que ele mostra ter porque isso a torna amada de um jeito que nunca foi. Mas, a visão do sentimento aparentemente bom torna-se um beco sem saída quando Christian torna-se mega ciumento e ás vezes agressivo.
Clara não é apenas a namorada dele, mas um objeto de posse, escrava de Christian. Ele começa a fazer coisas absurdas como perseguir ela, verificar o celular, e-mail e até pedir para que ela nunca abra a persiana do quarto. Ela sente-se sufocada e muda-se com o pai para uma cidade praiana após terminar com Christian, mas será que ele a deixará em paz? É preciso arrumar Um lugar para Ficar!

O livro aborda um problema sério e a sinopse pode fazer o leitor pensar em primeiro plano que fala sobre violência contra a mulher, mas na verdade aborda mais o sentimento de alguém doentio por outra pessoa. Além da violência psicológica e verbal, a física não pareceu e deixou um pouco a desejar. Às vezes Christian é um cara super louco que parece querer matar alguém outras vezes um belo banana. Clara é meio insegura e se faz de lesada em boa parte da trama. O pai dela é um personagem incrível que sempre está com a filha e trabalha como escritor, sendo o mais carismático do livro. A leitura é simples e leve, mas o livro poderia ter abordado um pouco mais de aventura, ação com o tema que passa. Um lugar para ficar é narrado em primeira pessoa e me chamou muito atenção o fato das notas de rodapé serem uma espécie de complemento dos pensamentos da Clara. Gostei disso e nunca tinha visto em outro livro. Acho que esse modo de complementar a escrita aproxima ainda mais o leitor da personagem. O livro é bom, bem descritivo, mas poderia ter abordado o assunto de obsessão em relacionamentos e até violência contra a mulher de uma forma melhor. Bom para uma leitura rápida de final de semana. Boa Leitura!

O trabalho Um lugar calmo para viver de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Helana O'hara 21/08/2012

Um Lugar para ficar
Quando esse livro chegou foi o único que não tive muitas expectativas de ler! Achei que seria mais um romance comum sem grandes novidade, eu leria, ia gostar um pouco e ficaria por isso.
Aconteceu muito pelo contrário. Clara, ou melhor Clara Pea e seu pai Bobby Oates, um escritor de thrillers famoso.
Me encantei com a escrita de Deb e os comentários de Claro no livro.
Se Daniel Sempere do meu querido A Sombra do Vento é o melhor personagem masculino de todos os tempos, Clara tem grandes de ser a personagem feminina que mais me cativou.

"Um lugar para ficar" nos aporesenta Clara, uma adolescente de 16 anos que mora com seu pai, depois que sua ãe misteriosamente morreu!
Clara conhece Christian em um jogo de basquete, eles se apaixonam rapidamente e a menina quer viver esse amor custa o que custar.
Porém Clara já tem um histórico ruim com garotos, perceguições, etc e mesmo assim ela revolve tentar - mesmo já fugindo de outro rapaz e indo morar em uma bela casa na Praia com seu pai.

As coisas entre ela e Christian vão bem até que ele começa a ficar possessivo demais, assustando então nossa protagonista. Ela que não quer mais passar por coisas assim resolve terminar tudo com ele e viver sua vida... Bem, infelizmente as coisas não acontecem como ela quer :(
Clara passa por várias desconfianças, medos, receios e fugindo dele.

Mas o livro não destaca apenas o relacionamento doentio deles. Mostra o relacionamento de pai e filha, os segredos que Bobby esconde dela. Achei que a autora soube muito bem ministrar todas as dúvidas que ela tinha a respeito do pai e dela mesma.
Gostei muito do medo que Caletti guiou o leitor em seu livro. Uma história que poderia aparecer meio boba torna-se inteligente e cheia de sentimentos a cada página lida.

Um lugar para ficar, é lindo, poético, gostoso de ler. Afinal de contas quem nunca teve na vida um grude, daqueles que não largava no pé, não é mesmo?
Bobby ajuda Clara a descobrir como ficar longe de Christian, msotra qula melhor caminho seguir, fala como pode ser doloroso um relacionamento e claro, tudo isso com muita poesia, afinal de contas ele é um escritor.

Vale muito a pena ler tenho certeza cad aum de vocês vai se identificar com alguma passagem do livro.

"Ás vezes, você deveria permiir que as pessoas que você ama se afastassem de você. Sem precisar ir atrás delas para resgatá-las e trazê-las de volta ao seu próprio lugar...."
Pág 173.

"- Estou começando a pensar que existem dois tipos de pessoas. (...)
Aquelas que se perdoam facilmente, mas não conseguem perdoar os outros(...)
Aquelas que perdoam os outros facilmente, mas não conseguem se perdoar."
Pág 209

Mim 25/07/2012

Uma lição de vida...
Resenha postada no blog Ler e Imaginar:

Muito curiosa para ler Um Lugar Para Ficar quando comecei a leitura não gostei da personagem principal, pois todas as opiniões que ela considerava certa eu discordava plenamente, mas mesmo assim estava curiosa para ver como ia ser o desenrolar da trama e descobrir se a personagem ia evoluir, e mesmo a parte da evolução da Clara Pea não ter ocorrido muito bem, posso dizer que ao final do livro aprendi uma lição na qual não esperava quando comecei a ler essa trama.

Christian e Clara Pea são dois adolescentes envolvidos em um relacionamento quase perfeito. Muito educado, Christian sempre tenta deixar Pea feliz e faz de tudo para que possa fazer isso, no começo do namoro tudo parece um grande mar de rosas em perfeita sincronia, porém conforme os meses vão passando ele vai se transformando em alguém que Clara não imaginava, e tudo o que faz tem que ser metido para não começar nenhuma briga, e de um relacionamento perfeito acaba se transformando em uma prisão para ela. Sem aguentar toda essa pressão, acaba rompendo o namoro, mas Christian não vai deixar Pea se livrar dele assim tão fácil...

“-Eu amei você, e sempre amarei. Pelo amor de Deus, Clara. Tínhamos tantas coisas em comum. Por que você quis jogar tudo fora sem me dar ao menos uma chance?”

Sem saber o que fazer, Clara e seu pai Bob acabam indo viajar para bem longe, sem que ninguém, além do detive, soubesse onde se encontram. No começo tudo parece ser aterrorizante, ir para uma cidade pequena sem nada para fazer enquanto seu pai termina de escrever seu livro, porém conforme vai conhecendo a cidade acaba fazendo amizade com Finn Bishop, alguém que pode começar a fazer parte da sua vida. Mas para alguém que criou certa obseção por ela, Christian não vai deixar que nada fique no caminho dos dois, e irá arrumar uma forma de descobrir onde o amor da sua vida se encontra.

Mesmo fugindo e tentando esquecer o seu passado, Clara vai descobrir que muitas vezes o passado não quer nos abandonar e vai ter que achar uma forma de superar tudo isso para que possa ter uma vida, porém antes de saber uma forma para acabar com isso terá que superar os seus próprios medos e saber se perdoar.

“[...] uma história não contada tem um peso muito grande que pode levar você para o fundo do abismo e deixá-lo lá como um navio naufragado no fundo do oceano. Isso eu aprendi.”

Uma trama envolvente e que mescla o relacionamento com Christian e o que está passando no momento, Um Lugar para Ficar é excelente, e a intercalação de capítulos narrando dois momentos diferentes, só aumentava mais a minha curiosidade para descobrir o que houve e como Clara vai escapar de tudo isso. É uma história que traz um aprendizado para carregarmos para o resto de nossas vidas.

O começo da trama é um pouco confusa, não compreende muito bem o que estava acontecendo, depois de 60 páginas a história fica mais clara, intrigante e muito mais envolvente. Alguns sentimentos de Clara, e algumas atitudes dela só consegue compreender realmente no final do livro, porém não atrapalha em nada a narrativa e só me deixou ainda mais curiosa com a trama.

Clara Pea é a típica menina que não suporto, discordo totalmente com os pensamentos que a deixam tão atormentada. Mesmo não tendo culpa na história, se sente mal por tudo que fez. Ela não soube ver a verdade da situação e por isso acaba se sentindo desse jeito, para que isso possa passar vai ter que aprender a se perdoar e abrir os olhos sobre a situação. Não gostei nem um pouco da personagem – poucas coisas eu concordei com suas escolhas – e mesmo evoluindo um pouco na história, não foi nada para mudá-la realmente.

Finn Bishop é o cara atlético, lindo, romântico... Perfeito. Engraçado é o oposto de Christian, e mesmo assim acaba chamando a atenção de Clara, é o personagem que melhora bastante a trama. Seu pai Bob que é um escritor muito famoso, um personagem muito engraçado e sempre tentando levantar o astral da filha, tem seus próprios medos e assombros do passado. Sylvie é a mulher rabugenta ao qual Clara acaba trabalhando, uma das personagens a ter mais evolução na trama.

“- Para nós também. – Ele fez uma pausa e sorriu. – Espero que você venha velejar qualquer hora – ele falou olhando para mim.”

E por último (e um dos personagens mais importantes) Christian. Com cara e o jeito de menino educado, perfeito namorado, ele acaba ganhando o coração de Pea, porém conforme a trama vai passando você vai percebendo quem realmente ele é. Tem um amor doentio e que estabelece regras rígidas ao qual ela tem que viver.

Gostei do livro, da forma como a trama se encaixa perfeitamente em muitas vidas – não apenas de adolescentes – que passam por isso e acabam optando por continuar nessa situação. A história é excelente, é um aprendizado ao qual vou levar para o resto da minha vida. O livro pode ser, também, um tipo de alerta para as meninas que estão nessa situação e não sabem muito o bem o que fazer.

Gostei bastante do final, da forma como a personagem conseguiu superar um pouco do seu medo e de como os outros personagens evoluíram com tudo o que ocorreu. Indico para todas as pessoas essa história, pois mesmo não sendo um livro com uma trama bem envolvente (passei quase o livro inteiro odiando as atitudes de Clara) a lição que passa é fantástica, e por isso deve ser lido.

Bruna 28/07/2012

Um Lugar Para Ficar
Certo dia Clara Oates, uma jovem de 16 anos, decide não ir ver uma banda conhecida tocar, para assistir um jogo de basquete no colégio com sua melhor amiga Shakti. Foi onde tudo começou, Clara conhece Christian, seu maior pesadelo. No começo tudo foi lindo, claro, namoraram e se deram bem por quase 2 anos, apesar dele ser um pouco possessivo, de fora o namoro era normal, porém Clara logo teve que aprender a medir seus gestos e palavras, já que seu namorado se revelou um poço de agressividade e ciúme.
Às atitudes de Christian irritam demais Clara e um dia ela decide terminar, porém ele não reage nada bem.
Sem firmeza, Clara aceita encontrar-se com Christian diversas vezes depois do rompimento, o que o deixa cada vez mais agressivo e faz com que ele aceite ainda menos o fim do romance.
Aconselhada pela polícia de Seattle, Clara e seu pai(a mãe dela é falecida) deixam a cidade e vão para o litoral passar o verão, sem revelar para ninguém, nem mesmo para família ou os melhores amigos de Clara o destino, por medo de ex namorado surgir lá e fazer algum mal para a menina.
Além do agressivo Christian, vários suspenses envolvem a morte da mãe de Clara, deixando a narrativa ainda mais interessante.

Luana Rodrigues 04/10/2012

Uma coisa que é realmente difícil é fazer uma resenha de um livro que a gente gosta, pois a gente passa a maior parte do tempo falando o quanto ele é bom.

Esse livro eu preciso dizer que tinha muitas espectativas em relação a ele, e quando comecei a ler não parei mais, e ele é muito mais que a simples capa.

O livro conta a história de Clara e seu pai, autor de livros românticos, que estão tentando se afastar de tudo e de todos, por isso eles vão para a praia sem comunicar ninguém. Mas Clara nunca soube o porque de seu pai escolher aquele, lugar ela simplesmente foi pra lá, achando que o motivo fosse seu ex namorado. Mas chegando lá as coisas são um pouco melhores do que ela imaginava.

A forma como o livro vai avançando e contando a sua história é gostosa e viciante. As pouquinhos você vai descobrindo como Clara começou a ficar irritada com Christian, e como ele começou a se tornar possessivo.

Clara é uma menina normal, nada daquilo "sou completamente excluída" ou "sou mais que demais", ela era normal (como a maioria) e estava vivendo sua vida normalmente, talvez ela fosse um pouco insegura. Mas nada além disso. Eu gostei dela pelo fato de ela ter se tornado um pouco mais segura, mas ao mesmo tempo eu me irritava quando ela simplesmente deixava as coisas acontecerem e achava muito bonitinho.

Acho que a capa do livro transmite realmente o que ele é, calmo. Não, não se engane, ele é um livro intenso e com um assunto um pouco polêmico, mas ele é de uma suavidade impressionante. Ele não apenas mostra toda essa transição, mas também mostra como ela estava tentendo se recuperar, e como ela estava tentando não se sentir culpada por toda aquela situação.

Ao contrário das outras pessoas eu não me irritei com os "kkkk" talvez pelo fato de eu usar na internet.

Um livro leve, porém profundo.

Veja mais: http://partesdeumdiario.blogspot.com.br/2012/10/um-lugar-para-ficar-deb-caletti.html

Adriana 02/10/2012

Este foi o décimo sexto debut lido no ano \o/ E o mais legal é que esta obra tem uma premissa bem diferente dos demais young adults que vem sendo lançados. O único que me pareceu chegar perto da temática de Um Lugar Para Ficar (e mesmo assim, com muitas diferenças) é o lançamento da Verus, Belo Desastre, que está “causando” pela blogsfera literária.

A trama de Deb Caletti baseia-se fundamentalmente em relacionamentos obsessivos na adolescência. Conhecemos Clara, uma garota que poderia ser nossa melhor amiga da escola: bonita, simpática e comum no melhor sentido da palavra.

Ela narra sua história alternando passado e presente. No presente ela se encontra com seu pai (cogitado para o ranking de melhores pais e mães da literatura ♥) em uma cidadezinha distante passando as férias longe de um problema que não é revelado logo de cara. No passado ela nos conta como conheceu Christian, uma cara simpático, charmoso e boa pinta que se interessou por ela em um jogo de basquete da escola.

O interessante é que a protagonista conta a história dos dois deixando claro que que está no tempo presente, então ela pode acrescentar sua visão atual sobre aqueles acontecimentos: coisas que ela sabe que deveria ter enxergado antes, mas não o fez.

Eu gostei muito da narrativa da autora, é instigante, rápida e ao mesmo tempo, bastante reflexiva. Durante a leitura fui pensando em como tudo aquilo que Clara passou poderia acontecer com qualquer pessoa e mesmo nos relacionamentos amorosos mais “normais” muitas vezes deixamos que o parceiro controle nossos atos mesmo que involuntariamente.

Por tudo isso, além de uma ótima forma de entretenimento e de agregar cultura, Um Lugar Para Ficar foi um livro que conseguiu mexer comigo no lado pessoal também. É realmente ótimo quando um livro consegue tocar-nos em um nível mais profundo, não é?!

E, mesmo com tudo isso, o livro não é perfeito. Achei que a autora prometeu muito drama, desde o início, para finalizar de um jeito não tão arrebatador. Não posso explicar muito melhor do que isso os aspectos negativos porque seria necessário contar partes do livro que considero spoilers.

Portanto, posso apenas concluir que este é mais um daqueles livros muito bons que a Editora Novo Conceito lança e que eu recomendo! E falando em Novo Conceito: gostei muito da edição deste livro, a capa ficou magnífica (simples, com uma escolha de cores ótima e uma ilustração condizente com a história) e foram poucos erros gráficos que encontrei. A exceção fica por conta de uma risada escrita em forma de “kkkkkkkkk” que foi meio chocante de se encontrar em um livro.

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=4600

Pedro Almada 07/08/2012

Um Lugar Para Ficar
Clara Pea e seu pai se tornaram companheiros e amigos, desde a morta da mãe. Havia poucos segredos entre eles, pelo menos era assim que pensava Clara. Mas sua vida não se resumia a isso. Os romances da juventude prometiam ensiná-la a viver. O problema foi a maneira como ela viveu cada uma dessas lições.
Conhecer Christian, a princípio, foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. Mas, passado algum tempo, o relacionamenteo ficou complicado, o rapaz amava de uma forma possessiva e, Clara percebeu tarde demais, doentia. A fim de fugir desse trauma, ela e seu pai fazem uma viagem de verão para uma casa na praia, uma região onde os fantasmas do passado mantinham-se à espreita. Muitos segredos se entrelaçam nesse romance e, para respirar livremente outra vez, Clara vai precisar dar muitas braçadas contra a maré. Nesse processo, ela acaba dando mais uma chance a si mesma, mais uma chance para se apaixonar.

A obra de Deb Caletti apresenta uma organização um pouco diferente. Os capitulos se alternam entre os acontecimentos antes da viagem e após a viagem. Num momento estamos vivenciando o momento em que Clara conhece o jovem Christian. No capítulo seguinte, ela está no faro da praia tentando esquecer o seu passado assustador com o rapaz problemático. Outro detalhe diferente são as observações do rodapé das páginas. Não se tratam de anotações tércnicas sobre palavras estrangeiras ou informações geográficas. São as próprias anotações de Clara, como pensamentos à parte que, embora não alterem a compreensão da história, dão bastante originalidade à estrutura da obra.
Em resumo, Um Lugar Para Ficar é um drama fictício que revela como o amor às vezes pode machucar, de muitas formas. Escrito em primeira pessoa, é narrado sob a ótima de Clara Pea. Não posso dizer que é um clichê, mas o drama está longe de ser único. Em alguns pontos a leitura tende a querer ficar monótona, mas é interessante observar que todos os capítulos acrescentam uma informação relevante à história, sempre nos fisgando quando estamos começando a nos distanciar. O gênero é direcionado especialmente para o público feminino, alguns trechos são bastante açucarados e românticos, principalmente quando Clara descreve seus sentimentos quanto aos namorados que teve.
Clara é uma personagem bipolar, ao meu ver. Embora se diga tímida e demonstre isso às vezes, geralmente age como se pudesse controlar a situação entre ela e um pretendente, uma confiança incomum em pessoas tímidas. A autora usa constantemente o "não sei porque fiz isso" para justificar algumas tolices da protagonista e, na minha opinião, é uma falha de criatividade. Usar o argumento de "não se pode explicar" ou "alguma coisa me disse para fazer assim" é uma maneira pouco imaginativa de dar linha ao enredo, mas a autora soube trabalhar a composição das personagens e criou uma atmosfera aconchegante ao longo da trama.
Sob um ponto de vista amplo, a leitura é bem agradável, bem rápida, mas tende a nos fazer ficar acostumados com leituras fáceis. É o tipo de romance que, depois de lido, pede por uma leitura mais clássica. Recomendo pelo prazer que a leitura de Um Lugar Para Ficar me trouxe. Afinal, todos precisamos de um lugar só nosso, e nada como uma boa leitura ao lado de Deb Caletti para encontrarmos um lugar assim. =)