A Rainha dos Condenados

A Rainha dos Condenados Anne Rice

Resenhas - A Rainha Dos Condenados

Nelita 09/07/2022

Anne Rice: a verdadeira rainha.
Não sabia o que esperar após a conclusão de ?O Vampiro Lestat?. Agradou? Muito. Anne Rice foi uma mulher com muitas referências históricas e culturais e é de enlouquecer perceber o tanto de conhecimento que ela tinha ao mergulhar nas linhas de mais um livro dela. Por que não ?perfeito?? Bom, ainda acho ?O Vampiro Lestat? insuperável e, sem spoiler, considerei meio frustro o desenrolar do fim do livro. Foi como se ela tivesse escrito às pressas por não ter conseguido elaborar algo tão meticuloso como as 400 páginas anteriores às 95 que concluem o livro. Mas tira o brilhantismo? Não. Tira a vontade de seguir lendo qualquer coisa que ela tenha escrito? Não. Eu leria novamente? Sim. Mil vezes sim.

anaclaraleitegomes 25/09/2022

Te amo e nem sei porquê
Eu já li entrevista com o vampiro três vezes e agora estou dando continuidade as leituras da saga, enfim terminei a rainha dos condenados e foi uma leitura extensa e dolorosa. Não posso dizer que me prendi 100% a leitura, a mudança de narração dos personagens me incomodou um pouco e até a sequência de pensamentos característicos da escrita da Anne me deixou confusa, mas consegui.
Eu amo tanto o lestat, ele tem essa coisinha dele, não sei o que é, não sei o me faz ama-lo. Não sei se é a vontade de ser mais solta como ele ou de amar o mundo tanto quanto ele ama, ah ele ama as pessoas, a música, a arte e principalmente o Louis.
Os pontos positivos desse livro foram: a evolução dos personagens, a contextualização do nascimento dos primeiros vampiros, o Louis e o Lestat sendo eles. Eu não sei muito o que comentar nessa resenha, já que gosto muito quase me faltam palavras. Os pontos negativos foram a extensão do livro, juro que podia ser melhor e em algumas partes da escrita me perdi na narrativa:(
Se fosse em livro físico, teria sido melhor.
Ademais, o Marius estava engraçadíssimo e lestat impossível como sempre.
Separei alguns quotes:
?"Durante dois mil anos cuidei dela, protegi-a, venerei-a, e ela agora me poupa por causa de seu amor por um filhote de duzentos anos chamado Lestat!
?"
?"Será que ninguém feio jamais recebeu a imortalidade"
Tirada viu, Marius
KKKKK
?"? Sempre fui meu próprio mestre ? respondi sombriamente. ? E devo confessar que também sempre fui meu aluno favorito."
A lapa de ego do menino
Por fim, isso não foi uma resenha, até porquê eu não conseguiria criticar algo que eu amo. Recomendo a leitura

Jaffer 15/08/2016

O universo de Anne Rice
Esse é, na minha opinião, um dos melhores livros de Anne Rice da série Crônicas Vampirescas. Ele te envolve e te lança num universo amplo e bem mais profundo do que o conhecido até então pelos outros livros da autora lançados anteriormente. Anne Rice nos apresenta uma série de novos personagens que cativam bastante. Também envolve os outros já conhecidos numa trama que afeta todos e redefine completamente o universo dos vampiros do livro. A autora consegue demonstrar como esse mundo gira em torno do seu astro Lestat. E quem ainda não gostava dele acaba sendo envolvido por ele, no seu jeito de Príncipe Moleque. E a intercalação entre as histórias de diversos grupos de personagens e até no tempo mostra a maestria dessa escritora.
Também é nesse livro que a relação entre Lestat e Louis fica mais clara e se percebe a dependência que ambos tem do outro.

Enfim, um livro majestoso (esqueça o filme). Super recomendo.

Rodolfo Vilar 12/06/2022

QUE LIVRO FOI ESSE? Quando acabamos o segundo volume das Crônicas Vampirescas com o livro "O Vampiro Lestat", ficamos na dúvida com o que realmente aconteceu com aquele final, e é aqui em "Rainha dos condenados" que sabemos não somente a continuação do enredo como também a resolução de diversos outros enigmas. Anne Rice expande seu universo e nos conta a criação do mito do vampiro, a maior lenda já criada pelo homem em todos os milênios. Com sensualidade, muita historicidade e toda a vivência de todos os personagens já cativantes, a autora nos prende nas linhas e labirintos para a explicação da Rainha Akasha e toda a linhagem de vampiros e bruxas que desencadeou em sua mais famosa história. O que mais me impressiona é a construção de sua narrativa, uma vez que narrador-autora-leitor se confundem nas vozes paralelas e nos levam a presenciar mais de perto esses personagens fascinantes. Acompanhamos um repórter que escreveu um livro sobre a entrevista de um vampiro, onde logo em seguida o próprio vampiro rebate a sua história e assim suscetivamente numa mescla de causos e causos que trazem mais veracidade ao conteúdo. As Crônicas Vampirescas tornam-se o maior fenômeno sobre essa temática exatamente porque expandem uma das lendas mais cativantes, sexuais e sombrias de todos os tempos: os bebedores de sangue.

Lili 24/03/2017

A Rainha dos Condenados
Para mim, o melhor dos três primeiros. Lestat incorrigível, como sempre. Personagens novos fascinantes, como Maharet, Khayman e Jesse. Marius. Armand e Louis pegando leve no drama. A lenda das gêmeas. Tanta coisa boa!

Até certo ponto achei o livro um pouco arrastado, mas quando ele engrenou realmente se tornou meu favorito entre os três já lidos. Continuemos então com as Crônicas Vampirescas.

Recomendo muito.
Aninha 04/06/2017minha estante
Olá, quando comprei Príncipe Lestat, não achei que os filmes eram tão diferentes dos livros (como as pessoas estão dizendo) e agora estou na dúvida, por favor me ajude rs, no final, do filme, o Lestat fica com a Jessie. Eles realmente ficaram juntos? Isto esta me corroendo!
Obrigada desde já

Lili 12/06/2017minha estante
Não, eles não ficam juntos neste livro... rs
Eu não vi o filme, mas só ouço falar muito mal! Só li os três primeiros, então não sei o que acontece em seguida.

Luan539 18/11/2022

O livro em si explica uma parte da história como o todo sobre Lestat, não tá focado só na Akasha.

Igor.Kensuke 07/08/2021

O desenvolvimento é incrível, mas faltou estender o clímax
Ao contrário de outros leitores fãs do vampiro Lestat que podem ter se frustrado com a lentidão do prólogo em múltiplas vozes, eu achei fantástico. Em vez de se focar em sua grande estrela, Anne Rice introduz uma constelação de novos personagens fascinantes e nos instiga com o mistério das gêmeas e a jornada de Akasha. Quando finalmente se revela a história das gêmeas e seu drama milenar com Akasha, o desenvolvimento não decepciona nem um pouco, dando-nos uma teoria fascinante sobre a origem dos vampiros. O clímax no entanto achei muito curto e poderia ser estendido.

Um livro de estilo bastante diferente do anterior mas igualmente genial, abrindo múltiplos caminhos para a continuação da saga.

Iara 13/01/2022

....
Por tudo o que sei através do livro do Vampiro Lestat, o que segue nesse livro me deixou intrigada e impressionada.... Deixou o Vampiro Lestat muito assustado, não esperava por isso...
Me fez parar para pensar muito na hipótese e descartei completamente.... O ser humano na vida real é muito competitivo e isso tbm não daria certo.....
A tristeza pela história das irmãs, ansiedade para saber o desfecho de tudo.
Falei e não falei nada né? Kkkk
Se falar mais vou me empolgar e acabar contando o livro todo, o que não é a ideia.

Boa leitura. Beijos..

Evan 10/02/2011

Dragon Ball vampiresco
Comprei o livro após ter lido "Entrevista Com o Vampiro" e depois "O Vampiro Lestat". Sou aficcionado por estórias de vampiro, mas confesso que logo nas primeiras páginas perdi completamente o interesse de ler. O livro ficou na minha estante por mais de ano, quando saiu o filme de mesmo título, mesclando em seu conteúdo o livro anterior " O Vampiro Lestat ". Voltei a ler o livro após assistir ao filme. Mesmo assim no final uma ponta de decepeção. Anne Rice, escreve bem, além de que no primeiro livro ( Entrevista com o Vampiro )contamos com a tradução de Clarice Lispector. Entretanto, para mim amante do tema vampiresco, a sequência contínua desde "O Vampiro Lestat" de super-vampiros, cada um mais poderoso que o outro se tornou enfandonha. Vampiros que sentem a presença de outro mais velho e mais poderoso a distância, me lembrou a história do "Dragon Ball". Não o "anime" que achava muito chato, mais o "mangá" que li todos os 42 volumes no original japonês. Foi muito interessante, sem cortes nem censura pois a história foi escrita para adultos. Coisa que não aconteceu no "anime", dada a audiência do publico infantil. No Dragon Ball, os personagens que vão a cada momento se tornando superpoderosos, acabam com a terra, galáxias, céu, universo. É tanta força que no fim não tem mais nada para acabar. Acontece a mesma coisa com os vampiros de Anne Rice, é tanto poder que acaba enchendo, parece a "Liga da Justiça" vampiresca.

Bruno 13/02/2011

Anne Rice - A Rainha dos Condenados
* Esta resenha poderá conter Spoiler dos livros anteriores (Entrevista com o Vampiro e O Vampiro Lestat)*

A Rainha dos Condenados é o terceiro livro das Crônicas Vampirescas e provavelmente o melhor até então, com várias novidades e uma história muito mais ampla, saindo do seu mundo de primeira pessoa e invadindo a mente de vários vampiros, alguns novos, outros já conhecidos, mostrando diferentes pontos de vista.

Temos um pequeno prólogo com Marius, se passando poucos dias antes do show de Lestat no final do Vampiro Lestat, passando por vários personagens até chegar no ponto cronológico onde o segundo livro terminou.

Estes novos personagens (como Khayman, um dos vampiros mais antigos, ou Jesse, ou Daniel, o garoto jornalista do primeiro livro da série, Entrevista com o Vampiro) estão todos interligados por um sonho compartilhado, sobre duas gêmeas ruivas e um ritual fúnebre que aos poucos vai sendo esclarecido.

Temos também a introdução da Talamasca, uma sociedade secreta que investiga o sobrenatural e que será usada em outros livros das crônicas vampirescas e das Bruxas Mayfair. Dentro da Talamasca está Jesse, uma mulher com leves poderes sobrenaturais, como ver fantasmas e poltergeist, que possui uma grande ligação com a história das gêmeas.

O título se deve a um personagem já conhecido, Akasha, a primeira vampira que desperta graças a Lestat e sai em busca do seu príncipe, destruindo tudo o que fica em seu caminho. Apesar de no livro passado ela parecer um ser bom, Akasha se revela uma vilã extraordinariamente forte e persuasiva, e nem mesmo Lestat aguenta seus encantos.

O ápice do livro acontece quando a lenda das gêmeas é contada para o grupo sobrevivente de vampiros, que formam uma resistência contra Akasha, enquanto a mesma e Lestat executam um plano para mudar o mundo para "um lugar sem guerra ou violência", e a inevitabilidade de um encontro fatal cresce a cada página lida.

Este é provavelmente o melhor livro de Rice até então porque se concentra mais na história e em fatos, deixando um pouco de lado todo o sofrimento interior dos personagens (muito bem trabalhado nos dois primeiros livros) e alguns conflitos internos.

Apesar de algumas partes mais lentas e diálogos pouco necessários, A Rainha dos Condenados é um grande livro, muito mais maduro que os dois primeiros e muito mais abrangente. Rice deixou de lado a vida de só um vampiro e englobou o universo sombrio dos sugadores de sangue, mostrando as várias faces do que é ser um monstro sobrenatural.

JH 24/03/2011

Os anos 80 são uma verdadeira Era dentro de uma década. Tecnologia, liberdade de pensamento e qualidade de vida são expressão destes tempos, tão adorados por Lestat, tempos tão semelhantes ao rococó parisiense onde iniciara suas aventuras. Um tempo de vampiros. Mas, apesar deste seu encantador clima suburbano, arredio e jovial, que serve de plano de fundo para o desenrolar da estória, não são estes últimos anos que definem o seu cerne. Foi em tempos muito antigos, antes da invenção da escrita, na idade das primeiras civilizações, que tudo começou.
A Rainha dos Condenados trata do Gênese e do Apocalipse dos vampiros. Anne Rice resgata mitos e lendas para criar fatos coerentes para o surgimento dos bebedores de sangue – seriam a grandiosidade e a engenhosidade do Egito antigo, por exemplo, frutos do reinado de reis vampiros? – e, com a mesma objetividade, cria Akasha, um ser milenar de infinita complexidade, que carrega em si não apenas a chave para a existência de todos os vampiros, mas também a síntese do pensamento humano através dos anos.
Quando Akasha resolve atender ao chamado das canções de Lestat, desperta de sua imobilidade milenar e decide, no auge de sua força e sabedoria, encarregar-se da tarefa de trazer um mundo de paz e plenitude para a humanidade, um mundo organizado em torno da Deusa Mãe que ela novamente representaria.
E como primeiro passo para alcançar seus objetivos, Akasha erguera-se como uma nuvem negra viajando pelo globo, varrendo quase que completamente da face da Terra todos os vampiros existentes. Pois detestava especialmente sua raça, seus próprios “filhos”, que em dado momento da História foram adquirindo a leda convicção de serem “filhos do diabo”, ou uma praga enviada por Deus aos homens, ou qualquer outra coisa do gênero que justificasse o mal que sua natureza representava para suas vítimas. Para ela, estes seres delinqüentes e irresponsáveis eram incapazes de compreender que o verdadeiro mal do mundo estava além da ordem moral que se empenhavam em infringir; estava, sim, na miséria que os homens trazem para si mesmos, na doença e na morte das quais não poderiam nunca escapar.
Mas a humanidade não necessitava, realmente, desviar de seu curso natural e retornar a uma Era de crenças e superstições a fim de alcançar os ideais de paz e justiça. Então, longe de ser o ser onisciente e onipotente de seis mil anos de idade, Akasha provava estar sendo apenas orgulhosa, ao tentar assumir uma posição para si nos novos tempos, nem que para isso tivesse de destruir metade do mundo. Desta forma, os últimos vampiros restantes, alguns tão antigos quanto a rainha, reúnem-se para tentar, de alguma formar, detê-la. Mas a questão é: como destruir a Rainha dos Condenados sem destruir a ligação mística com ela que os mantinham vivos?

bea666 24/04/2024

Mas ainda prefiro o livro do Lestat

a rainha dos condenados mantém todos os aspectos da filosofia vampiresca q Rice começou em entrevista com vampiro, mas o fato de ter umas pts paradas e maçantes me deram um pouco de preguiça de continuar a saga

(talvez, se algum dia eu tiver tds os exemplares físicos, eu termine os outros, mas por enquanto fico por aqui)

Mayara 09/04/2014

Desafio Skoob - Abril
Eu infelizmente só descobri sobre a existência do desafio skoob no mês passado. Era o mês do suspense, então li O Vampiro de Sussex, mas não pude resenhar. Terminei de le-lo no último ou penúltimo dia do mês. Portanto, essa é minha primeira leitura do desafio skoob, e esse mês o desafio era: Ler um livro escrito por uma mulher.

Demorei 9 dias para ler A rainha do Condenados. E geralmente leio livros como esse, de 500 e tantas páginas, em uma semana ou menos. No entanto A rainha dos condenados é recheado de descrições bem detalhadas e repetições. O que sinceramente encheu o saco. O que gostava de ler no livro, o que me chamou a atenção, nem foi a história em si, a experiência de Lestat, mas A LENDA DAS GÊMEAS.

Eu lia rápido as partes em que o vampiro Lestat escrevia, por que queria chegar logo nas partes em que Maharet fala sobre A lenda das gêmeas. E foi isso que tirei de proveito do livro.

Ainda não me decidi se foi tempo perdido, ou se o livro valeu os 9 dias de leitura.

Nota 3

Karina 22/04/2014

O mundo vampiresco
Neste volume os leitores vão conhecer a estrutura do mundo vampiresco de Anne Rice. A autora busca apresentar diversos novos vampiros, traçando a cronologia dos tempos atuais até a origem do mito. Lestat mais um vez é o pivô de todos os movimentos pois sua sede de conhecimento e impulsividade não tem limites. Deliciosamente inebriante e loucamente fantástico, mostrando a amplitude da mente criativa da Mestre do gênero.