Tristessa

Tristessa Jack Kerouac

Resenhas - Tristessa

Caroline457 23/03/2024

Nascidos para morrer
Meu segundo livro do Kerouac, um dos maiores nomes da geração Beat. Tristessa é uma trágica história de amor escrita com um enorme e genial fluxo de consciência, que te dá impressão de não ter sido escrita lúcida e sobriamente.
Os personagens te envolvem em temas como o abuso de drogas, álcool e angústia, provenientes de uma tentativa de escape da dura realidade. Pude me imaginar no ambiente descrito, as ruas mexicanas, a sujeira e os bares.

Gostei muito da sensação de ler esta obra que, apesar de curta, te permite sentir um turbilhão de emoções.

Mare 01/03/2024

Um livro doloroso, de uma história de amor que aborda alguns temas pesados, e de como é o México e sobre a garota por quem se apaixonou

Bela 18/05/2022

Eu me embebedo com sua presença, Tristessa
"Amor perfeito e silencioso que permanece para cima e para baixo e para dentro e para fora de todos os lugares presentes e futuros no vazio desconhecido onde nada acontece e tudo simplesmente é"

Domino 28/10/2021

#lido chamar a protagonista de Tristessa foi um acerto, eu nunca tinha lido uma história tão triste na qual os erros são cometidos apenas por escolhas, mas ao mesmo tempo em diversos trechos fiquei me perguntando quais seriam as relações da liberdade e até aonde devemos ir para encontrar estas. Quem leu alguma biografia de #kerouac vai entender a história mais profundamente e quem não fica a reflexão sobre escolhas ??
#5estrelas #favorito #book #livro #lido #leiamais #amoler

Alessandro117 28/10/2021

Novas experiências
Acho que para entender a profundidades do texto, preciso antes conhecer o autor do texto e outros livros dele. Não estou acostumado com o fluxo e a forma de escrita e, por isso, achei razoável.

annnnnnnnnnnnna 18/08/2021

"mas eu a amo, me apaixono por ela. ela acaricia meu braço com o dedo. eu adoro. tento me lembrar de meu lugar e minha posição na eternidade."

Carol 01/05/2021

Jack Kerouac
Eu gostei do enredo, mas acho que a escrita é bem truncada, o que prejudica a fluidez da leitura.

Lorena1155 31/12/2020

Fui inventar de ler esse livro em um desafio de ler um livro por dia e sei lá, acho que é uma leitura muito densa pra se ler numa tacada só. Pretendo reler com calma e mais cuidado, acho que o livro merece uma segunda chance.

Marry 07/09/2020

Personagem marcante
Tristessa é uma mulher que tu não esquecerá facilmente, é incrível.

isabelle. 06/04/2020

null
"Desde o começo insondável dos tempos até o futuro infinito, os homens têm amado as mulheres sem lhes dizerem (?)"

Dressa 21/03/2020

O autor conta a história com uma linguagem poética e caótica em uma narrativa por vezes confusa, por isso, apesar do livro ser curto, tive que pausar a leitura diversas vezes por não estar acostumada com o estilo do autor. Mas não acho que isso tenho prejudicado a minha leitura.

Luciano Luíz 08/05/2019

Apesar do título, TRISTESSA não é uma jovem que apareça muito nas páginas. Ela, uma viciada em morfina e outras drogas não listadas na narrativa, bonita, magricela, mexicana e musa, amor de JACK KEROUAC. Ele veio da América para perambular pelas ruelas do país vizinho na eterna busca de algum sentido pra alguma coisa. O autor é o tema central, é o conceito, o refúgio em busca de Tristessa e a companhia de alguns amigos e conhecidos.
O enredo gira mais relacionado a uma filosofia zen, budismo e tal. Ele anda por aí, bebe, fuma, sonha e faz planos próximos da realidade, como viver um amor de verdade com Tristessa. A moça aparentemente também deita com quem quiser, desde que este tenha condições de bancar seus pobres luxos como se injetar e nada mais além disso.
O romance é pequeno, e sua estrutura é bastante poética. Não há diálogos praticamente, somente Jack confabulando e vivendo uma rotina em meio a dias chuvosos e cinzentos moralmente falando além de noites não muito bem dormidas e naquela expectativa de que as coisas vão dar certo...
É um livro bom. Pena que termine tão rápido.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/

Marcelo.Silva 07/03/2019

Tristessa - A paixão drunk de Jack Kerouac
"Tristessa" é Jack Kerouac sendo Jack Kerouac com sua clássica "prosa espontânea" (fluxo de consciência). Gostei muito da forma como Kerouac mostra os guetos e cortiços mexicanos através de sua prosa poética bêbada. Budismo e catolicismo na poética marginal de Kerouac. Uma narrativa convincente e permeada de autobiografia sobre suas visitas ao México na tentativa febril de conquistar a prostituta "junkie" Tristessa. Essa obra consegue nos mostrar como uma pessoa viciada em drogas, em estágio avançado, vive sua vida em função de mais uma nova dose, mesmo que isso lhe custe sua vida. Morfina, secanol e muitas outras drogas permeiam a narrativa, mas a mais forte delas é o amor.

Se você quer conhecer um pouco mais sobre a literatura e cultura beat, tenho uma matéria com um pouco mais de aprofundamento sobre o assunto chamada "Geração Beat – A literatura como expressão máxima da impetuosidade da vida", que está disponível no Blog "Comunidade dos Pensadores Livres". Visite o blog e conheça um pouco mais.

site: http://ospensadoreslivres.blogspot.com/2012/04/geracao-beat-aliteratura-como-expressao.html