A Culpa é das Estrelas

A Culpa é das Estrelas John Green

Resenhas - A Culpa é das Estrelas

leticia1675 01/07/2022

Alguns infinitos são maiores que outros
Eu não sei fazer resenhas, eu sou definitivamente uma escritora de merda, Gus. Mas na verdade tá tudo bem.
Esse livro é tocante, triste e ao mesmo tempo, feliz. É um misto de emoções loucas que até parece uma montanha-russa que só vai pra cima. Pode até não parecer mas eu dei boas gargalhadas com esse livro.
Vou sentir saudade e ao mesmo tempo adorei como o ciclo foi encerrado.
JoAo 01/07/2022minha estante
Eu sou novo aqui como leio o livro?

JoAo 01/07/2022minha estante
Na real aonde clica

leticia1675 01/07/2022minha estante
não sei se teria como te explicar isso pelo celular kakakaka

leticia1675 01/07/2022minha estante
eu acho que vc não conseguiria ler o livro aqui, só "marcar" a sua leitura e oq vc achou ou está achando dela, espero ter ajudado

KesiaMota1 16/10/2021

Para a primeira vez que leio depois de muito tempo começar por esse livro foi interessante eu já tinha o abandonado antes mas eu gostei confesso não CHOREI pensei q isso fosse acontecer mas vejo q sou bem forte kkk mas foi engraçado cheio de reflexões sobre a vida e eu gosto disso mas nada como um UAU só mesmo um singelo o.k .. ?
Lucytihê 16/10/2021minha estante
Saudades dessa leitura. Um livro que mora no meu coração. ???

Lau 16/10/2021minha estante
esse livro foi o primeiro q me fez entrar para a leitura, gostar mais de livros

Lucytihê 16/10/2021minha estante
@Lau, siiiiim!

KesiaMota1 16/10/2021minha estante
@lau foi o meu tbm

Carolyne21 03/03/2024

Foi uma honra ter o coração partido por vocês, Hazel e Gus.
Já sabia que a história era terrivelmente linda, por conta do filme, mas nunca é igual. Foi tão mais profundo, conhecer a maneira inteligente deles defender suas opiniões diversas, ver eles se apaixonando instantaneamente, pensamentos que me fizerem refletir demais e cheguei a conclusão que (para mim), somos todos efeitos colaterais de alguma jeitinho não tão especial como gostaríamos.
E que no fim, o importante mesmo não são quantas pessoas você mantém por perto, e sim, por quem você vai se permitir ser ferido.
Acho tão injusto eles não ficarem juntos para sempre, até ficarem de cabelos brancos, mas todos já sabiam que o final passaria longe dos mais felizes e é aí que nasce essa história completamente linda, tendo em vista que, eles viveram o para sempre deles, no pequeno infinito.
Esse é um livro que eu queria ler a tempos, está na minha lista desde quando entrei no mundo da leitura e, realmente, não sei como consegui enrolar tanto para lê-lo.
Clarabbk 03/03/2024minha estante
O primeiro final triste a gente nunca esquece, li esse livro em 2014 quando tinha 11/12 anos acostumada com romances de final felizes essa foi a primeira história realista que li

Carolyne21 06/03/2024minha estante
admiro sua coragem, eu sempre evitei mesmo querendo ler por saber que acabaria comigo. Mas ele não foi único, teve o menino do pijama listrado, a cinco passos de você, como eu era antes de você, mil beijos de garoto, o melhor de mim e a menina que roubava livros. Caso não tenha lido algum desses, eu super recomendo

Clarabbk 06/03/2024minha estante
Conheço a maioria deles, são histórias realmente cativantes é que mudam nossa forma de pensar a respeito da vida.

Carolyne21 06/03/2024minha estante
mudam mesmo né, realmente fazem a gente refletir

Leonardo 04/03/2013

Esperava mais.
Depois de tanta fama, tanta modinha, tanto marketing, comentários e elogios sobre o tal romance de John Green, decidi ler o livro. E para ser bem sincero, pelo menos para mim o livro não correspondeu em nada as minhas expectativas. Não me fez rir, nem chorar e muito menos querer mais. Não entendo como Markus Zusak, autor de um dos melhores livros que já li, conseguiu fazer esse breve comentário, tão mentiroso, que está na capa do livro. John Green usou o câncer para manipular emoções e tentar fazer com que a história ficasse mais "emocionante". Para mim a farsa não funcionou, e sei que sou um dos poucos que não gostou realmente do livro, ou um dos poucos que Green não conseguiu manipular. Isso sem falar do romance, que é muito fraco e só gira em torno da doença. Enfim, o livro conta a história de um casalzinho que acabaram de se conhecer, e que dariam a vida um pelo outro. Só que não.
Sr_Tigeer 23/04/2013minha estante
Tirando da lista dos que eu queria ler em 5 4 3 2 1 ..hauaha! Estamos em uma época bem difícil caro amigo. Livros midiaticos tem tomado gosto popular e um "tsunami" de autores seguem o mesmo caminho. É o marketing da babaquice. Nicolas Spark é mestre em cliches...e ta ai vendendo livros feito churros. Na sua resenha eu confio...larguei a ideia do livro. \\o

Leonardo 23/04/2013minha estante
auhsauh Pura verdade cara. Fico me perguntando o que levou quase todo mundo adorar esse livro, acho que nunca vou entender. Gosto não se discute hahaha :p

Erika 19/08/2014minha estante
Gostei da sua opinião. É muito marketing mesmo... Esse livro virou modinha, fez os adolescentes correrem pra ler, um lia e os outros queriam ler também, meio que só pra comentar.

maitê 22/04/2024

Ok? Ok
´´Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre o 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,11 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 1 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros... Há dias, muito deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Eu queria mais números do que provavelmente vou ter.´´

TRISTEZA DEPRESSAO DOR SOFRIMENTO
Rosieee 22/04/2024minha estante
Eu amo esse livro.

Andressa.Mota 22/04/2024minha estante
???

Gus 22/04/2024minha estante
???

-fefe- 22/04/2024minha estante
esse livro deixa a gente no tristeza profunda ?

gabi.s03 09/03/2022

this star won't go out
Não é tudo isso que as pessoas dizem, li esse livro na época do hype e nem consegui terminar por ter achado péssimo, também não gostei do filme. Tentei inúmeras vezes trocar no sebo mas nenhum quis por já terem muitos desse, então ficou guardado por anos aqui até eu dar uma nova chance e gente, eu juro que fui totalmente aberta pra essa história mas comigo não funcionou - de novo. Consegui ler tudo dessa vez, gosto da escrita do autor mas realmente não entendo o hype.
É um livro triste, você lê a primeira página e sabe qual será o fim da personagem principal mas dai acontece uma coisa e fica mais triste ainda e eu achei isso TÃO desnecessário, quem leu sabe do que estou falando. E é isso, não é um livro maravilhoso mas também não é ruim.
Sofi 09/03/2022minha estante
Concordo muito!! Assisti o filme e todo mundo ficou chocada de eu não ter gostado, então resolvi dar uma chance pro livro e é tão ruim quanto! Já tentei ler outro do john green e também não gostei, acho que só não gosto da escrita dele mesmo.

gabi.s03 09/03/2022minha estante
O que ele escreve é diferente do que estou acostumada mas até que gosto dele. "Cidades de papel" é muito bom, apesar de não fazer sentido kkkkkk merecia muito mais reconhecimento do que a culpa é das estrelas

Sofi 09/03/2022minha estante
Eu li o teorema de katherine e tartarugas até lá embaixo, o primeiro achei péssimo, o segundo é meu favorito dele. Mas esse ainda nao li, vou tentar dar uma chance então. Tem o filme também né? Vc já assistiu?

gabi.s03 09/03/2022minha estante
Tem o filme simm, gosto muito também. É super fiel ao livro, então se você assistir e não gostar, não vai gostar do livro

be 14/06/2021minha estante
pensei a mesma coisa quando comecei a ler, e me surpreendeu

soffia 14/06/2021minha estante
li quando tinha meus 11 anos, fase john green foi marcante, mas vendo hoje achei os livros péssimos e com um final apressado e agoniante

Sira Borges 14/06/2021minha estante
Eu achei o final bem fofo... E a história com o escritor bem divertida. Livro bem ok pra mim.

Marcossus 06/06/2021

Não vejo estrelas pra culpar.
A culpa é das estrelas: Podemos começar entre a infinidade de temas a se tratar sobre o livro sobre o título:
Ele definiu exatamente oq eu senti enquanto lia o livro e procurava desesperadamente alguém pra culpar sobre tudo que ocorria, e foi um dos fatores que me fizeram gostar do livro. (Sim, não ter ninguém pra culpar e ficar na angústia é... legal, te fez se conectar com a história.)
Metáforas e poemas: Bem escritos, e te fazem refletir mais sobre a arte, a vida, o amor e o que eles representam.
A construção da história é muito boa e são apresentandas diversas mensagens sobre diferentes aspectos durante a leitura, o que te faz se conectar cada mais com os personagens.
Maria 06/08/2021minha estante
Talvez tenha esse nome por quando alguém morre, falam que essa pessoa virou uma estrelinha no céu (se foi isso achei muito criativo da parte do autor, sinceramente)

Marcossus 06/08/2021minha estante
Mano, o Cauã deu uma sugestão genial, ele é mestre da interpretação e disse que talvez seja porque quando eles se apaixonaram tinha aquela bebida lá com "estrelas"

Maria 06/08/2021minha estante
Nossa, isso foi muito bem pensado kkkk

Lugmara 20/06/2014

A culpa é das estrelas
Livro de estreia, A culpa é das estrelas, pode ser considerado um sucesso principalmente entre os jovens.
A narrativa mostra a história de dois adolescentes com câncer que se conhecem em um grupo de ajuda. Ligados pela vontade de conhecer o final de um livro, os dois viajam até a Holanda para encontrar o autor.
Ao fim da viagem, os dois descobrem que amar é querer estar perto mesmo que seja por pouco tempo.
Porque viver é arriscar o que se tem em prol da expectativa de algo melhor no amanhã, mesmo que ele não aconteça.
Cristiane Olive 20/06/2014minha estante
Adorei o livro , muito bom .....adorei o filme e o livro

Dalila 21/06/2014minha estante
Adorei o livro e sua resenha tambem!

Lugmara 23/06/2014minha estante
Tanto o livro quanto o filme são bons!

neide 23/03/2013

A CULPA É DAS ESTRELAS
O livro é tocante, tive que parar de ler diversas vezes para chorar.
Achei o livro bem verdadeiro, bem atual.Uma historia muito comovente. Vale a pena ler.
Isa 24/03/2013minha estante
Concordo plenamente! Porém a última página, é simplesmente a coisa mais verdadeira, tocante e emocionante que já li em meus poucos anos de experiência, mas a partir dali, soube que é preciso saber viver, e saber lidar com o confronto que é amar (a atitude mais egoísta que já ouvi falar), mas enfim... É um livro fantástico, do começo ao fim!

Sheila 07/09/2013minha estante
Um dos meus preferidos não somente pelo desenrolar da trama mas, também, pelas lições e verdades dos personagens. :)

Nathalia Neri 31/12/2014minha estante
É uma história bem feita, bem tocante, mas acho que essa muvuca toda em torno do lançamento foi exagerada. Uma história bonita mas nada demais. Triste foi assistir o filme depois de ler, pra mim acabaram com a sensação legal que se tem ao ler o livro, filme deixou muito a desejar.

Lola's 26/04/2013

" A culpa não é das estrelas é tua Brutus..."
Vou chorar...Desculpe mais eu vou chorar...E eu chorei, chorei muito e depois eu ri...

Sabe aquele dia de TPM bem forte no qual você se sente a mais triste e melancólica das criaturas? Aquele ser que carrega o peso do mundo sobre a suas costas ou que todos os problemas do mundo e da humanidade são culpa sua, por que você é uma mulherzinha sensível, eu li este livro neste dia, então dá pra imaginar o estado que eu fiquei?
No dia para piorar fiz uma listagem musical um tanto "TRILHA DO FRACASSO", ouvi desde de Jeremy(Pearl Jam) a Real the World (Michael Jackson), é eu sei eu tenho um gosto um pouco eclético demais, continuando...Vamos ao livro!

Na boa gente porque eu fui ler este livro naquela situação? Não sei!

Eu ouvi algumas pessoas falando muito bem do livro e então resolvi ler, porém, omitiram a parte de que o livro era dramático com D MAIÚSCULO. Por exemplo o nome "A culpa é das estrelas" (pra quem não sabe o título do livro saiu de uma frase de Júlio César do Tio Will (am)Shake(speare))aparentemente dar-se a entender que a história seria divertida, pensei até que se tratava de uma comédia romântica, não que não seja, o livro é engraçado, digo engraçado e romântico de uma maneira mórbida e pesam a mão no humor negro, é tipo o Morro dos Ventos Uivantes no que se diz a fatalidades, sem toda aquela doença obsessiva-compulsiva.

O livro inteiro gira em torno da morte, o destino de todas as criaturas vivas, a dívida que todos os homens um dia terão que pagar, algumas vezes como no livro vem com aviso prévio.
E é engraçado como os personagens encaram a morte, todos eles, os que vão morrer, os pais dos que vão morrer, os amigos dos que vão morrer, os que escreveram sobre os que morreram.

Hazel Grace uma garota de 16 anos, que sofre de um câncer pulmonar raro desde o 13 anos, para se manter viva ela anda por ai com um cilindro de oxigênio para onde vai, filha única, que adora um livro que se chama " Uma Aflição Imperial" (nome sugestivo não, no lugar dela ao ler este livro eu enlouqueceria, você vai entender porque), que visita o hospital com frequência, que se cansa só de comer, porém é uma garota inteligente e tem uma visão um tanto lúgubre e romântica da vida, mesmo depois de ter passado por tratamentos nocivos para prolongar a sua curta vida (REDUNDÂNCIA. COM) e Hazel mesmo diz no livro, ela sabe que vai morrer e é totalmente consciente disso, essa é a nossa protagonista, em uma reunião tipo Alcoólicos Anônimos, porém está mais para Cancerígenos Anônimos, ela conhece Augustus ou Gus, um garoto bonito, divertido, ágil, lindo, gostoso e com uma perna a menos, Gus teve câncer na perna e teve que amputá- la.
Eles se encontram e fica muito claro que ambos se apaixonam ao primeiro olhar, porém, o amor deles se desenvolve aos poucos e com todas as dificuldades de duas pessoas doentes e que na visão de muitos são simplesmente incapazes de qualquer coisa, o amor entre os dois é daquele tipo literal, intenso, empático, na alegria e na dor. Que tudo suporta, um amor de sacrifício...É MARAVILHOSO.
As escolhas feitas por todos os personagens foram todas acertadas, por mais que causassem dor. O livro me tocou tão profundamente que me fez refletir sobre algumas escolhas na minha vida e a maneira como eu encaro a morte ou o amor ou a amizade e etc.
A relação de amizade entre Gus e Isaac foi tão forte e bonita, assim como a de Hazel entre eles, a relação entre as famílias de Gus e de Hazel também era incrível, o poder do consolo e positivismo "A montanha russa que sempre sobe pra cima. O amor dos pais pelos filhos é inquebrável e imortal.

Também é interessante ver que quando alguém bate as botas como pode ser superficial os sentimentos de condolências sentidos por determinadas pessoas, ou mesmo, aquelas pessoas que dizem que te amam e quando você passa por uma dificuldade, por exemplo Isaac perde a visão e consequentemente perde a namorada que dizia que SEMPRE estaria ali, mas no entanto o sempre dela foi limitado por não suportar ter um namorado cego. Com isso é possível entender que palavras muitas vezes não são nada, somente palavras (lembrei da Cássia Eller, "PALAVRAS APENAS PALAVRAS PEQUENAS, PALAVRAS).

No livro é evidenciado como um momento pode durar uma eternidade infinitamente dentre os dias contados. Cada sentimento foi descrito na minha opinião com maestria e lindamente. Não tenho do que reclamar de "A culpa é das estrelas", por que a culpa foi minha de tê-lo lido em um momento de sangramento e profunda tristeza hahahahaha...

Eu recomendo, leiam este livro!

Moral da história: Não gaste nem um instante rumo a morte com coisas desnecessárias, sabe porque aquele instante poderia ser o seu eterno infinito. E se você não é um Zumbi, Vampiro ou derivados, um dia qualquer você irá morrer, todos nós iremos, então seja feliz!
Tamiró 04/05/2013minha estante
Perfeito

Kelly 07/06/2013minha estante
Adorei a sua resenha , e com certeza irei ler o livro. Só que eu vou escolher um momento menos sofrido da minha vida

Lucia Virginia 21/07/2014minha estante
Will (iam) Shake(Speare) eu tive que dar uma pausa na resenha porque quase cai da cadeira KKKKKKK, boa resenha

Marezinha 20/07/2012

Onde está Alasca?
Eu não leio livros, eu leio autores e, portanto, não há como não estabelecer uma comparação.
Fui atrás de "A culpa é das estrelas" porque me apaixonei por John Green ao dar tamanha fragilidade doentia em Alasca Young. Ela era tempestade. Então me deparei com Hazel Grace, personagem que perde completamente o palco para Augusto, seu "boyfriend" carismático.
Gosto do fato de Hazel ter câncer e lidar bem com isso. Gosto que ela seja sarcástica mesmo com o pé na cova e a certeza de que sua chama vai se apagar e que em alguns anos ela será esquecida. Mas ela não é Alasca. Não tem brilho. E, por fim, você não a ama.
Eu não gostei das soluções que John Green apresentou para alguns personagens, como é o caso de Van Houten e do próprio Augustos, mas esse, foi uma grande surpresa e, sendo assim, me deixou grata.
O problema de Van Houten foi a previsibilidade. Eu teria gostado mais se ele simplesmente fosse um babaca. Eu realmente teria gostado mais. Porque isso dá humanidade ao livro. Algumas pessoas simplesmente são babacas, elas não precisam de grandes motivos. Não tem glória. É porque é. E, como leitores, as vezes, temos que aceitar que as coisas sejam meramente porque são.

A verdade é que, infelizmente, eu esperei mais do livro. Esperava que ele acabasse com o vazio que senti - e sinto - desde o término da leitura de Quem é você, Alasca? Eu queria ter me deparado com personagens igualmente humanos e perturbados, mas não foi isso o que encontrei.
Não tenho reclamações sobre o enredo ou sobre a narrativa, John Green sabe contar uma história, sabe fazer você grudar no livro e querer saber o que está escrito no parágrafo seguinte. Sem dúvida, falamos de um grande escritor. E é por isso que eu gostei do livro.
Gostei, mas não me encantei. Então, eu recomendo. Recomendo porque o autor vale a pena. Mas o importante é que o leitor esperto, antes ou depois da leitura, tanto faz, dê uma boa olhada em Quem é você, Alasca? e, nisso, descubra o verdadeiro potencial desse autor.
Ana Luíza 20/07/2012minha estante
Em tese, discordo parcialmente da sua resenha. Mas algumas palavras escritas tem o poder de nos fazer olhar não mais longe, talvez apenas pro mesmo lugar, só que por outra abertura. O livro é incrível, e é inegável que o fato de ser obra do John Green é de grande influência pra isso. Mas acho que de certa forma também visualisei uma Alasca em Hazel antes de lê-lo, e fiquei ligeiramente desconcertada ao não encontrá-la. Cheguei à conclusão que nem mesmo a genialidade do John é capaz de dar vida novamente a alguém tão minuciosamente apaixonante quanto Alasca Young. Alasca foi um milagre literário. Acredito que 'milagres' nunca são iguais, afinal, acontecer mais de uma vez tira boa parte do brilho inicial. Confortemo-nos apenas com o labirinto inaugural.

Bianca 27/07/2012minha estante
"Gostei, mas não me encantei."
Exatamente o que senti, Mare.
E achar sua resenha me deixa mais tranquila.
Achei que era a única me sentindo assim.
Detalhe: é o primeiro livro que li de John Green.
Ainda assim, senti falta de algo que não sei explicar ainda. =/
Preciso refletir.

Carol 16/10/2012minha estante
Foi o primeiro livro de John Green que li e me decepcionei. Esperava um grande livro, com grandes chances de se tornar meu preferido. Porém, tudo que vi foram personagens muito fracos e uma história meio clichê. Apesar de tudo, seguirei sua dica e lerei "Quem é você, Alasca?" :)

Rodrigo Soares 27/04/2013

A Culpa é das Estrelas
Livro maravilhoso, que mostra que a doença não é nada quando se tem amor, quando se tem o verdadeiro Amor!!
May 17/08/2013minha estante
Um dos meus favoritos! c:

Rodrigo Soares 17/08/2013minha estante
É muita perfeição pra um livro só...

May 19/08/2013minha estante
Concordo plenamente c: