O Código Da Vinci

O Código Da Vinci Dan Brown

Resenhas - O Código Da Vinci

Marcos Bassini 20/02/2009

Malandragem
1- Nada de estilo, escreva fácil: não esqueça q o Homer Simpson pode querer ler você;

2 Faça como a Madonna: escolha um tema bem polêmico, tipo sexo, política ou religião;

3 Termine o capítulo sem dizer o q aconteceu, só dê a resposta dois capítulos depois e repita a malandragem no capítulo seguinte...ei, tá fazendo o q, aí? Vai lá virar best-seller!
Graça 22/02/2009minha estante
Espirituosa, deliciosa, amei esta resenha, não lí o livro, nem vou ler, mas não esqueço a resenha.

Luisa 22/02/2009minha estante
Penso dessa forma também, mas esse livro tem tantos defensores...

Claire Scorzi 26/11/2009minha estante
Também não li - e precisa?? - mas digo o mesmo: adorei sua resenha! Os pontos 1 e 2 estão na ordem do dia - é só folhear 90% dos livros recém-lançados. Eu tenho feito isso(vou muito a livrarias), e é incrível como a maioria se parece... conspiração; algo relacionado a: 1) Bíblia; 2) Igreja católica; 3) sociedades secretas. Tudo igual, tudo igual...

Jonara 05/04/2010minha estante
Resenha perfeita!

Jonathan R. 21/11/2010minha estante
O livro não é tão simples assim.

De fato esses pontos garantem um best-seller, mas "O Código da Vinci" é mais do que somente polêmica e suspense no final do capítulo; é uma passo inicial para um mundo mais profundo da arte, afinal, quem não fica tentado a conhecer todas aquelas referências que Dan Brown faz no livro?
Todos tem que começar a gostar de literatura, simbologia ou arquitetura por alguma obra e essa promove exatamente isso. Exigir que todos os livros do mundo fossem teses profundas e complexas sobre o tema tratado é o mesmo que afirmar que se todos escrevessem como os autores clássicos, haveriam mais leitores no mundo, o que, obviamente, é ridículo.

A obra não pode ser destoante de seu público.

TALI 13/03/2011minha estante
HAHAHAHAH
entao escreva um best-seller!!!!

DISCORDO PLENAMENTE, APESAR DE SER UM LIVRO QUE.. OU AMAM OU ODEIAM!!

Beahnany 20/03/2011minha estante
Bom ... ainda assim acho que vou ler...
não custa nada neh...

Bruna 31/03/2011minha estante
Fiquei bastante intrigada com o que o autor falou, até pensei se aquilo seria verdade! Aliás, é ou não é? Nos faz pensar mesmo que nao seja verdade se não estamo sendo enganados desde MUITO tempo

Mari Montilha 02/04/2011minha estante
O resumo mais digno que eu já li desse livro.

Ricardo_PA 04/04/2011minha estante
Se fosse tão simples assim, o autor da resenha também estaria milionário de tanto escrever best-sellers! Resenha patética, não se deixem influenciar. A quem não leu o livro e está na dúvida, aproveite que muita gente tem, peça emprestado e leia!

Marcos Bassini 06/04/2011minha estante
Esse Ricardo aí deve ser concunhado do Dan Brown, né não? :D

João Gomes 15/04/2011minha estante
Resenha perfeita!
Eu não vejo o que tanto as pessoas veêm nesse escritor.
Escrever um Best Seller não é fácil, mas escrever porcaria como esta é facílimo.
Concordo com tudo que ele disse e comparou e adorei a resenha.
Não li, não vou ler e não recomendo.

Maia 27/05/2011minha estante
Descordo absolutamente.
Adorei o livro. Assim como todos os de Dan Brown.
Ele consegue prender você do início ao fim, e não se trata de um "baseado em fatos reais", é um livro, com uma história inventada,criada, assim como a maioria dos livros do mundo inteiro...ele só escolheu um tema que pede muita inteligência e criatividade para ser abordado,tanto do escritor como do leitor, qualidades que sobram em Dan Brown.

Gláucia 27/05/2011minha estante
Oi Marcos.
Eu gostei muito do livro mas confesso que seu comentário é pertinente.
Afinal, quem nunca leu apenas por entretenimento que atire a primeira pedra.

jgskin 03/06/2011minha estante
Disse tudo!

leandro 20/07/2011minha estante
Concordo. Não é literatura de formação, mas na falta de algo melhor para fazer, compensa.
Levanta certas questões interessantes, mas a ponderação sempre fica na superfície, e tudo dá certo... Os personagens são rasos, o que salva é o pano de fundo. Parece que assistiu muito Indiana Jones...

diesouza 03/09/2011minha estante
João Felipe
"mas escrever porcaria como esta é facílimo."
Escreve um e fica rico então...

Camile 02/11/2011minha estante
Gostei do livro. De seu comentário então! Talvez é essa a pitada de humor que falta a Dan.

Ysa Mol 04/11/2011minha estante
Eu adoro esse livro,mas adorei também sua resenha.
O livro tem um bom enredo,mas os pontos que você abordou são veridicos.Além de que o livro tem alguns erros históricos e talz...

Thais 19/11/2011minha estante
Como é que a pessoa diz que o livro é ruim baseado em uma resenha de 4 linhas? ¬¬

Enigma 08/12/2011minha estante
O livro é bom e bem pesquisado, estive em alguns lugares citados nele e a descrição é bem montada o que já é um bom mérito para o autor. A estória é fictícia, não sei pq as pessoas procuram veracidade nela.Sobre as organizações há livros e livros a respeito. E entre a resenha ou o livro, prefiro o livro.

Gubez 05/02/2012minha estante
Concordo com a resenha. Mas comercialmente funciona... além do fato que muitas pessoas iniciam sua jornada literária por livros como este.
Ainda assim consegue ser empolgante o suficiente para que todos estejamos aqui falando (bem ou mal) sobre ele.

Deby 10/02/2012minha estante
Eu li esse livro quando foi lançado mas agora ia fazer uma resenha dizendo:"...tinha adorado o livro na época,mas acho que ter visto o filme desconstruiu o mito.Não gosto mais".Aí li sua resenha e notei que é isso.É isso aí mesmo.O livro é uma malandragem (risos) e eu caí.

Alvarofsj 23/02/2012minha estante
Falou, falou, mas fez exatamente o que você crucificou na sua "resenha", tocou na ferida dos outros pra ter seus quinze minutos de fama. Ja conseguiu campeão, só falta ser best-seller de resenha de quatro linhas agora!

Marcos Bassini 23/02/2012minha estante
Pô, Álvaro, que eu saiba resenha não deixa nem resenhista profissional famoso...

Ana 08/03/2012minha estante
Se vc tem a fórmula do sucesso pra escrever um best seller, o que está fazendo ainda no anonimato, fadado a perder preciosos minutos de sua vida criticando trabalhos alheios?

Marcos Bassini 09/03/2012minha estante
Ah, infelizmente me falta talento pra escrever algo maior que uma resenha ; )

Neilon Márcio - 29/03/2012minha estante
Olá Pessoal! Aproveitando espaço neste debate que tal vocês darem uma olhada na obra do autor amazonense O Guardiao do Graal?
Em meu blog http://escritor-neilonmarcio.blogspot.com poderão ler um trechinho da obra.
Abraços

Rtarroyo 04/04/2012minha estante
Como uma luva.

Tao 15/04/2012minha estante
pois é, e deu certo. ele conseguiu atingir o objetivo dele, não?!!!

GPSLopes 22/04/2012minha estante
O ótimo de uma resenha polêmica são os comentários construtivos em conjunto que ela gera.

Patricia 28/04/2012minha estante
Perfeito! E o Dan Brown só conseguiu acertar a receita na terceira tentativa. Mas mesmo assim gostei muito do livro. Os dois primeiros são meia-boca.

Cynthia 03/05/2012minha estante
Bem isso mesmo. Muito fraco, desisiti quase na metade, ja estava me torturando, empurrando o livro.
O filme veio pior ainda.

Beth 15/05/2012minha estante
O que você disse foi sintético e perfeito.
E que venham os "talifãns" te achincalhar!

Luisa 23/05/2012minha estante
Gostei..é por aí mesmo..acrescente um criatividade bem grande e uma pesquisa bem profunda sobre o tema.. eu adorei !!!! pra mim caiu muito bem..rsrs

Camila VF 01/08/2012minha estante
Pra mim é ótimo,o livro como já disseram nos outros comentários não se trata de um "baseado em fatos reais",mas te faz pensar sim na hipótese que a igreja católica manipulou e manipula as pessoas até hoje.A maioria das pessoas tem medo de descobrir que alguns pontos do livro podem ser realmente verdade,descobrir que a Igreja não é tão santa como eles querem acreditar e por isso criticam e nem se quer se dão ao trabalho de ler o livro.Concordo muito com o comentário do Jonathan R. O tema é polêmico sim,mas se ninguém abordar temas polêmicos,o que será do mundo?Um bando de alienados que acreditam em tudo que mandam?

Carol 06/08/2012minha estante
Quem falou que não leu ai já perde todo o respeito, criticar sobre o que nem sequer leu é... enfim, deixa pra lá! Também nem acabei de ler ainda e to aqui dando pitaco, mas é que eu não entendo quem foi que teve a ideia de que todo livro deve ser "literatura de alto nível", o objetivo de um livro é ter algo que faça as pessoas gostarem de ler ele. Alguns livros você lê porque te fazem pensar, outros porque te encantam de tão bem escritos e outros porque são simplesmente interessantes, te distraem e te divertem.

Só não acho que vale tirar o mérito do livro, essa receitinha aí é a mais antiga de todas e se fosse só segui-la todo livro viraria Best-Seller... Não to nem defendendo o livro, como disse, nem acabei de ler, só acho que isso aqui dificilmente é uma resenha. Aliás, dificilmente é uma opinião sobre o livro, tá mais pra uma criticazinha genérica pra Best-Sellers mesmo, tá valendo, só espero que ninguem desanime de ler o livro só por esses 3 itenzinhos aí. Não sei qual será a minha opinião depois, mas até agora eu estou me divertindo!

Rob 22/08/2012minha estante
Toda vez que minhas amigas pedem indicação de livros eu falo: "Leia O Código da Vinci, você nunca mais vai ser a mesma!" porque foi exatamente isso que aconteceu comigo. Eu tenho um certo "tesão" por esse livro porque enquanto estava lendo a única coisa que passava na minha cabeça é: "Pra mim, o que é Deus? E será que ele existe mesmo?"

anatomiadolivro 24/08/2012minha estante
E o que você está esperando para virar um best-seller? Porque ninguém mais conseguiu?

Wellington 01/09/2012minha estante
Nossa como você é inteligente... Fale me mais sobre os seus livros que se tornaram Best-seller '-'

Kassio 26/09/2012minha estante
Quantas mentes você acha que se abriram com essa leitura? Pense nisso, pode ser esse ponto positivo que resume essa bela obra.

Marcos Bassini 26/09/2012minha estante
Poxa, como vcs são crueis...

A.G. Sacra 03/10/2012minha estante
Nossa...como leitores de Dan Brown se acham...tsc-tsc
Um escritor medíocre, sensacionalista, sem alma, sem estilo...
E outra, o amigo ali embaixo disse "Quantas mentes você acha que se abriram com essa leitura? "...Acho que eu definiria assim: "QUANTAS MENTES VOCÊ ACHA QUE FORAM MANIPULADAS COM ESSA LEITURA?"
Cara, é tão pobre o nível de conhecimento literário nesse século que eu não sei se me condoo ou se sinto raiva de pessoas que se deixam levar por essa máfia da indústria literária!

Wilziele 03/10/2012minha estante
Quem critica tanto é porque se sentiu ofendido com o livro.
O livro é muito bom, e se você não gostou, tudo bem! Mas não seja mal educado ao critica-lo.

Kassio 04/10/2012minha estante
Marcos, porque não usa essa mesma fórmula e fica milionário, já que você desvendou toda a "farsa" de Dan Brown.
A.G. Sacra, pare de dizer besteiras meu caro e vá assistir sua Rede Globo ou votar no PT, sei lá e deixe a liberdade de expressão para quem à aprecia. Quem dera se realmente uma quantidade grande de mentes fossem manipuladas lendo Dan Brown, pelo menos não seriam manipuladas pela mídia ou sua igreja de merda!

Kassio 04/10/2012minha estante
Malandragem (Como fazer uma resenha de 44 comentários):
1 - Ataque, pois nunca se consegue chamar a atenção se "defendendo";

2 - Faça como o Dan Brown: escolha um livro polêmico e que tenha deixado "um mundo" de leitores satisfeitos e pensantes;

3 - Coloque alguns puxa sacos de plantão para comentar, pois para uns caras xingarem tanto outras pessoas assim que nem conhecem só para defender a opinião de OUTRO é muita coisa né... rsrs.

Mas Fortaleza Digital e Simbolo Perdido são melhores, o primeiro um ótimo livro! ^^

CaioOlv 26/12/2012minha estante
legal a coragem de criticar um best-seller,
particularmente acho apenas um bom passatempo.
O livro realmente se utiliza de uma formula meio "hollywoodiana" mas não é por isso que qualquer conseguria escrever um best-seller.

Jess 16/01/2013minha estante
Depois de ler os comentários do seu comentário (pois não chega a ser uma resenha), o que me parece é que a maioria das pessoas que concordam ao menos leram o livro, o que é, absolutamente, ridículo. Não é porque é uma leitura fácil que o livro deixa de ser bom. Nem todos os escritores precisam escrever como Machado de Assis. Escrever difícil não é sinônimo de escrever bem. Assuntos polêmicos precisam ser discutido pela sociedade, caso contrário, todos nós seríamos um bando de alienados, assistindo BBB e seguindo qualquer informação que nos fosse dada. Religião é algo ainda mais importante. E Dan Brown trata do assunto com genialidade. Para finalizar, terminar o capítulo sem dizer o que aconteceu faz parte do suspense. Se a sua intenção não era ler um suspense nem deveria ter iniciado a leitura. Espero que as pessoas que estão em busca de resenhas e tentando decidir se compram ou não o livro não sejam afetadas por tal comentário. Eu sempre recomendo esse livro para quem for.

pamelabenatti 10/02/2013minha estante
Esse é um livro que tem mais do que se lê. Pra mim pelo menos foi a porta de abertura para um mundo de descobertas, foi o livro que me fez "acordar" para a realidade e deixar de ser manipulada e alienada, e vejo e leio livros de historiadores que refutam muitas das historias "fictícia" do livro, respeito a opinião de quem não gostou, mas chamar de Alienado aqueles que leram o livro e gostaram é absurda.

alienado
adj alienado, alienada [alie'nadu, alie'nad?]
1 que foi cedido ou vendido
A propriedade foi alienada aos vizinhos.
2 afastado da realidade
S.m. Pessoa que não toma conhecimento dos problemas sociais e não tem consciência dos seus direitos.
Ele está alienado do mundo.
subst alienado, alienada pessoa que sofre de doença mental
um alienado mental.

Seguir a massa desde que seja por livre e espontânea vontade, não é ser alienado, gostar do que todos gostam não é ser alienado!

ThaTha 04/03/2013minha estante
Já que você tem a receita, por que não escreve um e fica rico?

Felipe 17/04/2013minha estante
Concordo perfeitamente e faço algumas ressalvas:i. grandes escritores não precisam de receitas de sucesso para atrair o interesse do leitor,ii. A crítica literária não é uma tarefa para ser feita por autores, mas por leitores; iii. Quem gosta de ser imbecilizado, certamente deve ter adorado este autor de Best Sellers...abs!

Amadeu.Paes 06/05/2013minha estante
Eu comprei o Código da Vinci em 2006 e no final acabei lendo só em 2012, por causa desses comentários de que é ruim, que é um embuste e etc.

Acabei lendo e não achei esse horror todo e tampouco achei esse livro tão cabeça a ponto de mudar a minha perpectiva de vida.

É um bom passatempo.

gabriela z 11/05/2013minha estante
Não li o livro, mas adorei a resenha! Tenho certeza que esse livro é uma perda de tempo! Você viu o que o Salman Rushdie falou desse lixo: É por essas e outras que eu amo o Salman Rushdie! Excelente!!!

?Do not start me on The Da Vinci Code ... a novel so bad that it gives bad novels a bad name."

(Discussion at Woodruff Auditorium in Lawrence, KS; October 7, 2005.)?
? Salman Rushdie

Roberto 13/05/2013minha estante
1- Não é porque o livro é fácil de ler que é ruim.

2 - Um tema polêmico, desperta curiosidade para qualquer pessoa pesquisar e ir atrás de mais informações, quem não gosta é porque sentiu-se ofendido pelo que estava escrito no livro, isso não é uma regra é claro.

3 - Terminar o capitulo sem dizer o que aconteceu é sensacional, provoca a leitura, ainda mais em livros de suspense. Dan Brown consegue contar uma história, mostrando o que está acontecendo em dois ou três lugares diferentes, acredito que isso seja muito bom para a leitura.

Sem contar que o livro não é simples, tem muita pesquisa, sobre arte, simbologia, teorias.

Não quer dizer que essas coisas aconteceram, mas quem sabe...

É um leitura envolvente, uma ótima distração, agora tenho ver comentário como "não li o livro e nem vou ler", "Quem gosta de ser imbecilizado, certamente deve ter adorado..." bem...são comentário ridículos.

Marco 03/06/2013minha estante
O facebook criou uma nova raça de "leitores" Haters de Dan Brown.

Eli 17/06/2013minha estante
Livro simplesmente sensacional! Prende a atenção, faz com que queiramos lê-lo até o final, sem parar.

smadjpos 14/07/2013minha estante
Não botava é nas suas palavras antes de ler o livro, mas, agora, concordo com você, amigo. Esse deve ser o livro mais superestimado da história.

Mari 20/07/2013minha estante
Eu adorei esse livro! As pessoas que estão em dúvida, leiam! Não sejam maria-vai-com-as-outras! Para descobrir se o livro é do seu gosto, temos que ler! Daí depois poderemos comentar se foi bom ou ruim. Só porque um ou dois falam um monte de besteira boca afora, não quer dizer que seja ruim! E essas pessoas que falam mal do livro, que vá ler um livro de Direito ou Administração, é bem complexo! Ótimo pra ver que é inteligente ou não!

Jeferson.Autoperfo 26/07/2013minha estante
O jeito é rir pra não chorar, pois a ignorância desse mundo vai além da imaginação...

Iã Felipe 02/08/2013minha estante
Esse livro é realmente um lixo, não percam tempo.

JEFF 01/11/2013minha estante
Não se pode negar: dan brown faz muito bem o que se propõe: entreter. Se quiserem algo denso, vão ler freud ou kafka.

Grazi 01/12/2013minha estante
A única explicação que encontro para os que não gostaram desta obra é de que, provavelmente, essas pessoas já estejam alienadas pelas ideias da igreja e se neguem a aceitar o que foi mostrado no livro. E não. Não tenho nenhum preconceito com qualquer religião. O que me repudia é o fanatismo de alguns, que não se deixam enxergar o que está bem à frente de seu nariz. Afinal, nada em excesso é bom, não é?

O livro é incrível! Traz um tema bastante intrigante e polêmico e nos faz enxergar as coisas de forma totalmente diferente, atraindo nossa atenção do 1º ao último parágrafo.

Weronica 17/12/2013minha estante
Discordo do seu comentário.

O Código da Vinci não veio para convencer ninguém, no mínimo, para ensinar a QUESTIONAR.
Amo teologia, símbolos, História, esse livro aguçou mais ainda minha curiosidade.
Nem vou discutir a opinião de quem critica e nem leu ou terminou de ler o livro...
Gosto é que nem nariz não é? Leia e tire suas próprias conclusões, mas que sejam SUAS!!!

Nathan 07/02/2014minha estante
Mostre-me o seu best-seller então.

Gabriela 23/05/2014minha estante
Uau! Você é demais hein cara! Descobriu o segredo secreto dos best-sellers. Caracas! Por que você ainda está perdendo essa sua incrível inteligência em uma "resenha" e não em um best-seller que lhe dê tanto dinheiro quanto o Dan Brown ganhou com esse "livrinho meia-boca"? Poupe-nos!
Para quem ainda não leu, é um livro muito bom, que cumpre com a proposta de entretenimento e acréscimo de conhecimento histórico, mas principalmente de entreter.

Diego 20/07/2014minha estante
FILHO DA PUTA TU RESUMIU TODOS OS LIVROS DO DAN BROWN!

Daniel Vieira 27/08/2014minha estante
Jura? Conte-me mais sobre os seus best-sellers, já que você é especialista no assunto.

Mesmo que o Dan Brown use uma mesma linha de escrita para todos seus livros, ele é um dos poucos escritores que conseguem prender a atenção do leitor do inicio ao fim.

psykloz 05/10/2014minha estante
O engraçado do desencadeamento de comentários nessa "resenha" é que você consegue, em suma, fazer um breve resumo da escrita coerente e visão de crescimento de quem discordou desse Marcos e da falta de argumentação, opinião e excesso de estagnação dos quais concordaram.

Além do mais, um cara que não consegue se conter no excesso de abreviações de palavras nem para escrever a opinião sobre um livro que leu, muito é de se julgar o senso crítico e intelectual, o mesmo o qual utilizou para escrever.

Esses comentários generalizantes a respeito de livro e de filme me dão extremo nojo. Essa atitude de acreditar que ter conhecimento da tal "regra geral" que dita algo ser bom ou ruim é a prova, por si só, da total incapacidade de criticar uma obra.

Não sei se sinto mais pena do Marcos por achar que mostrar essa desinteligência é bonito (quando na verdade é humilhante), ou se das pessoas que leram, concordaram, curtiram e comentaram a favor dessa opinião vaga. Porque uma coisa é você ser incoerente sozinho e falar o que pensa de modo descabido. Outra coisa é você estar tão vazio e desprovido de bom senso que chega a se inspirar na falta de raciocínio de outro alguém.

Jéssica R.R. 13/11/2014minha estante
O melhor da resenha é o próprio resenhista, Marcos Bassini, que ainda responde despreocupadamente um exército desgastante e repetitivo que ora apenas diz "(...) Por que não faz um livro então?" ou ora se perde em discursos "intelectuais" e anti-opinião alheia. (Será que alguém aqui parou para pensar que certos argumentos "contra" a resenha também são válidos para os comentários?)
Embora haja sempre prós e contras com bom senso, glória por isto, e eu também acredite que possa acontecer algum "calor do debate" nesses comentários, é incrível notar como algumas pessoas ainda se coçam tão fortemente com coisas tão pequenas.

V 26/11/2014minha estante
Gostei muito do livro, mas não pude deixar de rir com seu comentário; genial! HAHAH

Igor 01/12/2014minha estante
Uma resenha totalmente desnecessária, ainda bem que aqui qualquer expressa sua opinião da sua forma, por mais idiota que seja ;)

Agda 28/12/2014minha estante
resenha interessante, mas o que eu acho "sem noção" é que algumas pessoas levam o livro para o lado pessoal. É só um livro!

Gabi 20/04/2015minha estante
UM DOS MELHORES LIVROS, SEM MAIS.

@garotadeleituras 08/11/2015minha estante
Terminado a leitura e só posso dizer que concordo plenamente. Resenha super digna!!!

Luis.Otavio 10/02/2016minha estante
Perfeito. Só errou na referência à Madonna. Madonna pode ter alguns (ou muitos) erros na carreira, mas de forma nenhuma é descartável como Dan Brown.

Pcpo 22/02/2016minha estante
Realmente ele tem uma certa fórmula de escrita e eu entendo perfeitamente quem a critica, embora eu não veja mal algum nela, se a obra é bem feita, que é o caso desta... Porém, percebe-se claramente que a grande parte dos 'odiadores' simplesmente estão ofendidos pelo conteúdo da obra. Se vocês não concordam com as ideias dele, ok, ninguém é obrigado, mas não precisa desmerecer o trabalho dele com tanto ódio. Bem, apesar dos defeitos, gosto muito do livro, e sim, muitas das informações trazidas nele são verídicas, inclusive algumas pertinentes à religião católica. Se você não quer aceitar, isso é problema seu e não de Dan Brown.

Geo_Costta 01/04/2016minha estante
Apesar de tudo,eu achei o começo do livro bem legal,mas depois da metade vai ficando chatooo,me falaram que não era tão bom como falavam,mas eu quis tentar, me arrependir

José 06/04/2016minha estante
Comentário mais lido que o próprio livro

Rosângela S. Morais 11/08/2017minha estante
Li o Livro e confesso que está entre os melhores que já li (e não sou leitora de best-seller's, prefiro os clássicos).
De fato, tudo o que foi citado são características da obra, mas não é só isso.... A genialidade criativa do autor me impressionou (falo por essa obra, que foi a única que li do Brown); as tramas bem amarradas e têm nexo, não é mera fantasia solta. Além do mais, a obra revela que o autor teve que pesquisar muito sobre o tema para consolidar sua história.

Vitor.Hofstetter 30/09/2018minha estante
Tudo que você é 100% verdade e eu concordo. Nada disso é empecilho para ser excelente, principalmente para leitores iniciantes.

Chimango 30/09/2019minha estante
Comecei a ler esse livro e me sentindo culpada por não gostar, quase 5 dias e não consigo passar de 50 páginas, me sentir aliviada com sua resenha rsrs

ReHidalgo 24/02/2020minha estante
Respeito sua opinião, mas existe um trabalho de pesquisa muito bem elaborado nessa obra. Nada fácil. Fascinante, sim.

rcividanes 17/03/2020minha estante
Leia 50 tons de cinza. Aquilo sim é literatura para Homer Simpson

Vekah Skarts 05/04/2020minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKK

Muradz 27/04/2020minha estante
Amigão, se é tão fácil assim escrever um best seller, então, por favor, escreva um e publique! Por que não?

SrSaraiva 03/06/2020minha estante
Extremamente patético o comentário e os apoiadores deste. Só as descrições do autor já merecem respeito. É muito fácil criticar e não fazer nada de útil, se escondendo por trás de um aparelho eletrônico. Mas conte-me mais sobre seu currículo Lattes, livros publicados, ou até mesmo obras de referência que você leu, seu ser humaninho brilhante.

Dany Siviero 02/07/2020minha estante
Absolutamente limitado o seu comentário. Ficou claro que nem se deu ao trabalho de entender a história. Lamentável.....

Wellington_neto 03/07/2020minha estante
Eu pelo contrário adorei o livro... o estilo de escrita "difícil" se caracteriza muito bem ao tema que é misterio juntamente com outro ponto criticado por você que é a continuação do enredo em capítulos posteriores formam um best-seller ?

Alice.Rayane 15/08/2020minha estante
Não é qualquer pessoa que desenvolve uma estrutura textual bem detalhada e completamente arquitetada como o Dan Brown não, sinto lhes dizer. Não conheço nenhum best-seller seu...

Laura.Marques 14/09/2020minha estante
Esse livro é tão maravilhoso, não acredito no que to lendo

Bruno 25/10/2020minha estante
Literatura deve ser popular, meu caro. É desejável que ela atinja a muitos. Essa perspectiva arrogante, prepotente, distamcia as pessoas de livros, forma ignorantes. Felizmente é uma perspectiva ultrapassado, salvo uns poucos leitores com autoproclamadas virtudes por aí. No aguardo do seu próprio best-seller.

Gustavo.Martyns 07/11/2020minha estante
Primeira vez que li pensei que Dan Brown era um analfabeto funcional mas depois de ler outras obras vi que é só malandro mesmo. Boa nota.

Marcia 03/03/2021minha estante
É leitura. Não é literatura. Mas pode despertar nosso interesse sobre obras de arte clássicas e, quem sabe, ampliar nossos interesses e cultura.

Eukaua 08/05/2021minha estante
Tô indo ler mesmo assim pois o único crítico que importa pra mim sou eu mesmo ?

Yan 11/05/2021minha estante
então faça! de fato, esse são pontos que garantem um livro de sucesso, mas nunca um autor me prendeu tanto e me trouxe tanta informação e estudo ao ponto de eu questionar se algo desse tipo poderia ser verdade

Dos guri 30/05/2021minha estante
Como eu leio

Yan 31/05/2021minha estante
certeza que esse lê classicos e se sente maior por isso

Mel 02/06/2021minha estante
Como faço pra ler? Sou nova no aplicativo

Pedro.Fraga 03/06/2021minha estante
E mais uma vez a pessoa que julga um livro por ser best-seller. Se todo livro tivesse que ser uma tese científica a leitura não seria um refúgio da realidade :/

Gabriel.Farias 11/06/2021minha estante
Discordo!

Joao.Pedro 20/06/2021minha estante
Concordo!! kkkk

Cris 03/07/2021minha estante
Quem é religioso deve ter odiado msm o livro...

Leti 29/07/2021minha estante
Pera lá, esse livro é mto inteligente

Beatriz Novais 12/09/2021minha estante
Escreve um então já que É tão fácil

Daniel Vieira 08/11/2021minha estante
Cadê o seu best-seller ?

let.warnette 01/05/2022minha estante
escreve um então ué

Alex 03/07/2022minha estante
Uma coisa eu digo, só li a divina comédia por conta do livro "inferno" do mesmo autor.

AfrAnio.Soares 03/09/2022minha estante
Livro muito bom! Um desfecho enigmático incrível. Surpreendeu bastante fato de que toda história levou apenas um dia para ocorrer. Deixou desejar no romance, que não teve um desfecho claro.

VinAcius 08/02/2023minha estante
Escreve um bestseller então pô

Josiane74 02/04/2023minha estante
Faz melhor mona

RubiaBorges 23/04/2023minha estante
Livro maravilhoso, te prende do início ao fim! ?

tofsaint 20/09/2023minha estante
a gente sabe muito bem o que te incomodou... ?

Michel145 24/11/2023minha estante
Vou começa a ler agora primeira vez na vida . Já comecei com pé direito ?

Naty__ 31/12/2016

Esse foi um dos livros de parceira que mais demorei a ler e, confesso, se eu não tivesse o compromisso em resenhar, não teria lido até agora. Embora O Código da Vinci seja um dos livros que mais tive vontade de ler, acredito que comecei pela pior parte: uma edição diferente da versão original.

E você poderia me dizer que mudaram poucas coisas, que apenas reduziram e colocaram imagens. Não importa! O conteúdo, para mim, foi prejudicado. Alguns detalhes deixaram a desejar – e não sei precisar se o original também peca nisso. Ressalto que peguei a edição completa para conferir algumas coisas e, duas das cenas que não gostei, o conteúdo permanece praticamente o mesmo.

A dúvida que permeia minha mente é: por que criar uma edição para jovens cujo conteúdo é reduzido? Não me parece muito coerente diminuir a quantidade de páginas de um livro a fim de fazer os jovens lerem, como se quisesse insinuar outra coisa. É certo que a obra possui algumas imagens e isso poderia chamar a atenção dos leitores mais novos (o que não exclui os mais velhos). Todavia, diminuir algumas partes da história soa um tanto quanto exagerado e desnecessário.

Não posso afirmar que houve mudanças brutais, pois não li a versão original, como mencionei. No entanto, sou adepta à teoria de que não importa a quantidade de páginas se um livro prende o leitor. Também entendo o fato de muitos jovens não possuírem o gosto pela leitura e reduzir as laudas seria uma forma de incentivá-los. Contudo, já pararam para pensar que isso poderia apenas significar algo diferente do que verdadeiramente é?

Certa vez vi uma notícia de que os livros de Machado de Assis seriam reescritos com uma linguagem mais simplificada para atrair os leitores mais jovens. Alguns estudiosos consideraram a adaptação um ultraje; outros tantos argumentam que as obras do autor são difíceis de interpretar e exige um esforço maior do leitor. Será que modificar a escrita de um livro não seria tirar a essência da narrativa; a essência do próprio autor que o escreveu? O que seria de nós, amantes leitores de Assis, sem essa escrita diferenciada e que prende a nossa atenção? Não seria Machado, seria uma ideia dele, mas palavras de outrem. Seria um novo livro e, querendo ou não, outro escritor.

É com esse mesmo sentimento que indago se a redução de páginas não seria desnecessária, quando, na verdade, o leitor não precisa de poucas laudas, mas de um conteúdo chamativo e que o prende. É óbvio que quem não está acostumado com leituras, dificilmente iniciará por uma obra volumosa. No entanto, essas mesmas pessoas não começarão com livros densos, este, em especial, não é uma típica história que chama a atenção de qualquer iniciante.

Acredito que facilitar para o leitor, seja reescrevendo ou diminuindo as laudas, não é algo que irá beneficiá-lo futuramente. Pode ser que aos ingressantes na vida acadêmica possa surtir algo efeito, mas, ao ingressar na faculdade, não é bem assim que as coisas funcionarão. Afinal, quem sente dificuldade em entender Machado de Assis e quem não leria 400 páginas de uma obra de Dan Brown, será que enfrentaria um livro como Crime e Castigo de Dosto ou algum livro de Niet? Será que a solução está nas obras ou nas pessoas? Parece mais razoável modificar páginas para aperfeiçoar o entendimento ou melhorar a educação dos jovens para incentivá-los a compreender o que o autor quer nos passar?

Ainda que O Código da Vinci seja um dos livros mais vendidos do mundo, não se pode olvidar que muitos não gostam do gênero, assim como não se sentem atraídos por histórias que envolvam religião e coisas afins. Não posso opinar com precisão sobre isso; todavia, a história trazida em O Código da Vinci (especial para jovens) não foi uma leitura proveitosa e que sentia prazer em ler.

Em diversos momentos a narrativa não fluía e me sentia obrigada a dar continuidade, como se quisesse entender o motivo de tudo aquilo, mesmo acreditando que nada fizesse sentido. Um exemplo claro disso está na morte dentro do Museu do Louvre, assim como a busca desenfreada para chamar Langdon num hotel, em plena madrugada, para descobrir o segredo protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. Ao ser chamado, o recepcionista liga para ele e avisa que tem uma pessoa indo até o seu quarto. Como estamos lidando com um livro cujo mistério e reviravoltas estão sempre presentes, já é de se imaginar que pode ser um bandido, ou até mesmo o assassino, e não um tenente da Diretoria Central da Polícia Judiciária. Quem poderia imaginar que um recepcionista de um hotel liberaria a subida de um cara para o quarto sem a autorização de seu hóspede?

Algumas cenas parecem um pouco forçadas por não ter alguns elementos de lógica, como o que citei acima. No entanto, é incontestável a qualidade do autor em descrever cenários que passaríamos anos visitando e não conheceríamos tudo. As descrições são tão bem feitas que chega a ser uma leitura arrastada, em alguns momentos.

Não me contentei com o lançamento lido e desejo ler a versão original para fazer uma análise melhor, já que mergulhei numa obra com conteúdo reduzido e que não me deixou por satisfeita. Para quem já conhece a história, de repente gostará mais dessa edição do que eu gostei. A capa está bem bonita e a diagramação é caprichada. A editora colocou oito páginas com fotos para deixar o trabalho mais chamativo. Uma pena que para mim não tenha funcionado – não quer dizer que aconteça o mesmo com você.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2016/12/resenha-o-codigo-da-vinci-edicao.html
Eder Ribeiro 31/12/2016minha estante
Você já conhece minha opinião sobre a obra de Dan Brown. Depois do sucesso do Código, ele parece que perdeu o rumo. Penso que o grande sucesso do Código se deu pela polêmica criada com a Igreja Católica. O livro deve ser lido sem qq compromisso com a verdade, pois se procurar uma verdade nesse história, não encontrará. A mesma beira a fantasia.

Lana Wesley 02/01/2017minha estante
Nunca tive vontade de ler os livros desse autor, e após sua resenha e que perdi mesmo o interesse de leitura. Não imaginava que a leitura fosse tão densa e complexa, ao ponto da leitura não fluir, e a trama chegasse ao ponto de ser confusa, e os acontecimentos não fizessem sentindo, tudo isso me pareceu tão forçado. Enfim não me arriscaria numa leitura nesse estilo, pois tenho certeza que abandonaria o livro sem pensar duas vezes.

Eduarda Rozemberg 02/01/2017minha estante
Concordo com a sua resenha do início ao fim. Pra que reduzir a quantidade de páginas e de conteúdo importante para fazer os jovens lerem. A qualidade é o que prende o leitor, e uma pena que este deixou a desejar. Ver suas considerações só me deram mais certeza de que quero ler o original.

Liih.Santos 03/01/2017minha estante
Olá!
Eu vi apenas o filme, não curti mto, tenho um receio pra ler o livro, quem sabe um dia mude de idéia!
Bjs

Marta 03/01/2017minha estante
Gostei muito da resenha!! Mas só assisti o filme!! E também curtir bastante essa nova capa!!

Maria 04/01/2017minha estante
Li a outra versão e gostei, achei esse interessante por ter fotos, mas não gostei que foi reduzido o conteúdo. Que pena que você não gostou, mas quem sabe goste da original.

Isaac 09/01/2017minha estante
undefined

Roberta 21/01/2017minha estante
Eu não li esse livro ainda e nem mesmo o original. Mas na minha opinião realmente a obra original causa uma perda na essência da obra, na essência do que o autor quis passar para o público e isso não gosto nem um pouco. Acho que a dificuldade de as pessoas lerem o original estão mesmo nelas e é algo que com o tempo a gente aprende. Acho que não é a obra que tem que se adaptar a gente e sim a gente tem que se adaptar a obra.

Rossana Batista 21/01/2017minha estante
Mas como que tem cena sem elemento de lógica. Esse livro precisa ter isso! Uma pena essa versão não ter sido boa. Algumas adaptações são boas sim, mas claro que as vezes tira o interesse que o autor tinha ao contar a história. Espero que você leia a versão original. Podia fazer uma postagem no blog pra a gente ver a comparação.

Ritinh@ 04/03/2017minha estante
Eu já li o livro, mas na antiga versão e gostei bastante!
Vi o filme e adorei!
Mas falam que essa nova versão não é muito boa!
Pois não é a versão original!
Não gostei de terem suprimido a história!

Marlene C. 08/03/2017minha estante
Oi.
Confesso que sinto uma vontade imensa de conhecer a escrita do autor, e descobrir o por que de seus livros ser tão famosos e conhecidos, uma pena que a leitura não fluiu tão bem para você, mas infelizmente acontece, espero que goste mais da versão original.
Bjs.

Isabela | @sentencaliteraria 29/06/2017minha estante
Olá Naty ;)
Esse foi um livro marcante para mim, porque na época que foi lançado o original aqui, minha mãe leu ele todo comigo, toda noite lendo um capítulo. Não lembro muito da história, só do filme, e gosto bastante.
Que pena que não fluiu a leitura pra você... tenta ler o original pra ver se você gosta, e nos diz o que achou!
Bjos

Marcelo.Avila 28/05/2018

Muito barulho por nada mais que perda de tempo.
O livro é fraco. Uma colcha de retalhos precariamente costurada com teorias conspiratórias, num propósito evidente de dessacralizar.
Cheio de afirmações bobas sobre símbolos apresentadas de forma a serem tomadas como verdade absoluta, são argumentos que não resistem ao crivo da realidade mas que são engolidas vorazmente por pessoas que padecem do mal de achar que descobriram algum segredo impossível que as tiraria do engano em que milhões estiveram entregues.
Nitidamente, o autor tenta encaixar, numa trama romanceada, crenças pessoais que são mais difamação que fato, e menos ainda literatura.
Li o livro com a incômodo de estar falando com alguém que quer me passar perna. Depois de ler, fiquei impressionado com quanta gente se deixa enganar pelo pretenso lucro de pavonear conhecimento histórico a partir de uma obra ficcional.
glauco.freitas.3 10/09/2018minha estante
Me parece que sua opinião foi bastante influenciada por uma religiosidade sua.

Sathy 10/09/2018minha estante
É óbvio que o livro causaria muita polêmica. É claro que estamos tratando de ficção, mas é uma forma enigmática de colocar certas religiões em cheque com as suas mentiras para manter o poder político e lavagem cerebral. Não é um livro que você trata literalmente as evidências. E muito menos se você acha que a Igreja Católica não tem Ocultismo envolvido.

Marcelo.Avila 10/09/2018minha estante
Glauco, minha opinião é baseada em conhecimento. Li o livro, li muitas outras coisas (inclusive obras com o mesmo padrão, como A Senha, do Irving Wallace, e a série do Phillip Pullman).

Minha fé influenciou minha opinião? É claro. A fé de uma pessoa é sua visão de mundo.

Mas afirmar o óbvio não sua opinião correta, só faz de você preconceituoso, já que você não apresentou argumento algum contra o que eu disse, nenhuma contraposição, nenhum pensamento. Apenas preconceito.

Marcelo.Avila 10/09/2018minha estante
Evelyn, concordo com o seu ?estamos tratando de ficção? e com ?não é um livro que você trata literalmente as evidências?. Mas se você pensa assim, como poderia concluir que o livro faz o trabalho de ?colocar as religiões em cheque com as suas mentiras??
Veja que é exatamente essa minha crítica. Depois do seu ?é tudo falso? vem o ?mas é tudo verdade!!?
A qual poder político da igreja você se refere, é o de ter construído e manter centenas de milhares de escolas, leprosários, hospitais, universidades, asilos, creches? De que lavagem cerebral você está falando, da genética do (monge) Mendel, da teoria do Big Bang do (padre) Lemaitre, da Harvard University criada pelo pastor John Harvard, do (monge) Fracis Bacon, autor do método científico, de Newton, Kepler, Lineu, Ampère, Faraday, de Pascal?!

Veja, você está formando opinião deixando de lado a evidência histórica por causa de ficção (e ficção pobremente escrita).

glauco.freitas.3 11/09/2018minha estante
Foi apenas uma observação, não uma crítica. São coisas diferentes, obviamente.

glauco.freitas.3 11/09/2018minha estante
Você tem todo o direito de não gostar do livro, mas dizer que é uma ficção ruim, me parece irônico.

Sathy 13/09/2018minha estante
O livro é uma ficção porque os personagens não existiram de verdade, nem os acontecimentos que se desenvolvem na história narrada.

Mas que o livro tem sim uma conspiração baseada em fatos e indícios ao longo da História ninguém pode negar.

Vários pontos colocam algumas religiões em cheque porque o Paganismo veio muito antes do Judaísmo e Cristianismo, nisso com base em registros encontrados em civilizações antigas como Egito, Grécia etc. E já que o Paganismo veio primeiro, muita simbologia de outras religiões foram influenciadas pelos pagãos, como o livro aborda.

Não estou condenando a Igreja porque sabemos que há benfeitores e que parte da civilização foi construída pelas raízes cristãs e temos coisas belíssimas provindas dela. Mas não significa que não esteja livre de obscuridades, mentiras, manipulação de massas, escândalos (dizimar determinados grupos e pessoas, além de pedofilia em algumas Igrejas, Ostentação do poder e riqueza de todo este sistema eclesiástico) e conceitos ultrapassados também.

Marcelo.Avila 11/12/2018minha estante
Seja sua opinião ou crítica, Glauco, você está errado. O livro é mesmo ruim, ficção fraca, texto fraco, e assunto polêmico para compensar os defeitos que tem.

Vendeu por isso e por isso virou filme.

Passado o frisson, é só mais um livro que virou série e que vai sendo esquecido.

Nunca será referência de originalidade, ou qualidade literária, ou técnica de escrita, nada.

Lamento, mas o livro é mesmo ruim. Você pode até gostar, não nego, mas é só como passatempo. E há passatempos muito melhores.

Vlw

Marcelo.Avila 11/12/2018minha estante
Sathy (ou Evelyn), seres humanos tem olhos, orelhas, boca, dentes e narinas.

Se alguém usar esses fatos para escrever um livro dizendo que seres humanos são cavalos, ninguém pode negar que os indícios estão presentes em ambos os seres.

Mas, mesmo que ninguém possa negar os indícios, a conclusão é absurda.

Propus a ilustração para que você entenda que sua conclusão está errada. Religiões têm coisas em comum, e isso não significa nada. Não significa sequer a influência que você - e o Brown - alega estar presente. Da mesma forma que seres humanos não influenciaram a presença de olhos nos cavalos.

As melhores alegações do livro são dessa ordem, as bobagens sobre o masculino e o feminino são até piores.

Lamento, mas não é preciso gostar ou odiar a igreja católica, o budismo, o animismo ou qualquer religião, ou atos de seus fiéis, para perceber que o livro se ergue sobre uma tese fraca, e se desenvolve da mesma forma.

O mérito do autor: perceber a onda anti-religiosa e vender o que o pessoal queria comprar.

Compraram sem saber nada de religião, de história da igreja, de organizações internas, mas tiveram prova das conspirações que queriam encontrar, das bobagens que queriam afirmar e amaram.

Nada como um viés de confirmação bem satisfeito para que se possa dizer:

- Eu sabia!

P.S.: Mesmo assim, o livro é ruim.

Sathy 11/12/2018minha estante
Seus apontamentos são bastante escassos visto que da mesma forma que alega-se "o autor não sabe nada de religião" o leitor pode não saber nada sobre religião pagã.

Não há problema algum na opinião sobre o livro (ruim), porém o que o senhor chama de bobagem de masculino e feminino é presente em diversos panteões.

Da mesma forma que um ateu pode considerar a sacralidade, o catolicismo, a Bíblia, a História da Igreja um amontoado de baboseiras e mitos (o que eu discordo completamente do ateísmo). Compreende -se então que a sua crítica é nula da mesma forma que um cético afirma que "alma não existe, é bobagem".

Marcelo.Avila 11/12/2018minha estante
Claro, claro, triângulos para cima e para baixo estão presentes em diversos panteões

Super relevante

E são machos e fêmeas, ora, ora, mas quem diria!

Estão até nas insígnias dos militares! Genial! Histórico! sagaz! Que livro!

Ironias à parte, se você não percebe a bobagem de tudo isso, por que continua a insistir comigo?

Escreva lá sua crítica genial ao livro, dê a ele 5 estrelas, e boa sorte.

Obrigado.
De nada.

Emily977 23/01/2024

Comprei esse livro muito por acaso em uma época em que eu estava apaixonada por mistérios e foi a melhor coisa que fiz. Mil reviravoltas e plots, além de falar muito sobre arte e conspirações que são assuntos que eu amo.
Gabriel.Nunes 23/01/2024minha estante
Geral fala bem desse livro, estou com um desses aqui, vou ver se dou uma chance esse ano

jujulia.brands 23/01/2024minha estante
Na Netflix tem um filme deste livro!! (Não sei se é parecido pois nunca li o livro)

Priscila Cybelle 23/01/2024minha estante
É um livro muito gostoso de ler...

Kali.Kal 23/01/2024minha estante
Peguei esse livro na época da escola e devorei ele

Alice 23/01/2024minha estante
Um dos melhores dele, definitivamente. Me faz questionar até hoje

Helo 23/01/2024minha estante
ve o filme, é incrível

Gi 23/01/2024minha estante
Esse é muito bom. Leia agora Anjos e demônios do mesmo autor. É maravilhoso também

Amanda S 23/01/2024minha estante
Sim, leia "Anjos e Demônios" e, depois, "Inferno"! São com o mesmo protagonista!?

Tori.Estelar 23/01/2024minha estante
Eu amo esse livro! Segue a série que tu não vai te arrepender, muito bons

Danielle 09/02/2010

Dan Brown trata o leitor como um bocó e repete mil vezes a mesma explicação sobre o "sagrado feminino", simbologias e criptografia. A "via crucis" dos personagens para decifrar a palavra-chave do criptograma foi cansativa, senti uma pontinha de tédio. Parece que o autor não considera seus leitores capazes de acompanhar uma narrativa mais complexa e constrói seu texto de maneira exageradamente didática.

O único mérito do livro é distrair, não proporcionando nenhuma reflexão mais profunda. Um livro de ação e só.

Ermelino 22/03/2010minha estante
Bela resenha, resumiu o que penso

Wellington 01/09/2012minha estante
Na verdade acho que o objetivo de todo bom livro é entreter, se isso não aconteceu pra você com esse livro que pena...

Danielle 01/09/2012minha estante
Vc tem probleminha de interpretação, querido? eu disse que "o único mérito do livro é distrair", o que significa que para entretenimento está ótimo, mas quando leio busco muito mais.

Kassio 26/09/2012minha estante
A para, não é tão "seco" assim. E o que me diz de toda a descrição de lugares que a maioria dos leitores nunca foram. Sua opinião é mais "crente" do que parece moça, lamentável! Vá afundar sua cara na Bíblia ou em livros de autoajuda e deixe os livros de belas "paisagens" para outros. Lembrando que de fato eu concordo no ponto em que você diz que a narrativa é bem didática e completo com o fato desse não ser o melhor livro do autor.

Danielle 26/09/2012minha estante
Me passa outra indicação de leitura, pois não curto livros de autoajuda nem a Bíblia - o que me incomodou no livro nada tem a ver com o aspecto religioso. Não entendi sua agressividade inicial, já que, no fim das contas, vc mais concorda comigo do que discorda. Qual é o melhor livro dele na sua opinião?

Kassio 03/10/2012minha estante
Gosto do Fortaleza Digital pois me proporcionou uma maneira diferente de enxergar o mundo. Só isso. E de como as informações são algo que devem ser valorizadas, por isso sempre digo que "A verdade é algo valioso demais para ser dito a todos."

Alessandra 24/03/2020minha estante
Mesmíssima impressão. Que autor repetitivo! Eu nao gosto de abandonar livro, mas tá difícil.

Delarocha 14/01/2009

Tão profundo quanto um filme da Sessão da Tarde
Serve para ler em 2 horas sem nada demais para fazer.
Roberta Premal 14/01/2009minha estante
Exatamente, é um ótimo passatempo... E basta.

Raquel Lima 15/01/2009minha estante
Não vai ganhar nenhum nobel de literatura, mas serve de um gostoso passatempo. Se ele servir para alguém desligar o Faustão na tarde de domingo ...Já vale um prêmio!

Jonathan R. 21/11/2010minha estante
Não concordo. O livro realmente não trata profundamente das questões sobre quais fala, mas incita o leitor a buscar mais, a conhecer a arte que foi produzida no passado e a se tornar uma pessoa mais culta e menos alienada. É como um passo inicial para uma caminhada...

Patricia 25/02/2011minha estante
nao concordo... tem filmes da sessão da tarde que podem ser muito profundos sim. Adoro "Os Batutinhas" por exemplo, um clássico, jamais compararia o código da vinci com ele.

(ironia, só para grantir que nao seja mal interpretada)

Fabio 30/09/2014minha estante
Então sinceramente você não deve ter entendido nada do livro. Um dos mais intrigantes que já li com um dos assuntos mais polêmicos, que no final te faz pensar. Uma pena não ter apreciado uma obra tão boa.

Jéssica R.R. 03/11/2015minha estante
kkkk Infelizmente gastei mais tempo do que isso lendo.

Silas Jr 04/08/2017

A última ceia.
Dan Brown é exclusivamente um dos autores mais incisivos que tive a oportunidade de conhecer. Ele nos transporta por suas obras que em certo momento me pego dizendo: Será que um dia vou encontrar Langdon?" Quanta tolice, quero é conhecer o tio Dan aí.
Langdon é aquele típico personagem que se entra nas melhores enrascadas e que enrascadas.

A história é um verdadeiro motim ou melhor, um tanque de guerra para pessoas que possuem a mente bem fechada. Tenha certeza, você será bombardeado a todo momento. Recomendo usar uma roupa de astronauta e fugir a cada revelação e reviravolta.

A leitura desse livro foi acompanhada de vários momentos em sites confiáveis pra eu ter mais estrutura. E muitas das coisas que aqui são reveladas são tão intrigantes quanto verdadeiras. Ainda me pergunto, porque me recusei a ler esse livro tempos atras. Que tolo sou eu.

E por fim, o mais intrigante pra mim e claustrofóbico, algo que fiquei na mente a madrugada inteira, foi a pintura da Última ceia. Que bela pintura, uma que sempre admirei e em certo momento ela me faz ficar mais fascinado ainda.

Recomendo a leitura e sim, Dan é um tanto doidão, mais não acredito que seja lunático. Apenas uniu o últil ao agradável. Leiammmmmmmmmm

P.S: vou abrir uma garrafa de vinho pra ressaca literária ser mais emocionante e voraz.
Lay 04/08/2017minha estante
Me chama pra tomar esse vinho, to com saudades das aventuras do Langdon ;D

Silas Jr 04/08/2017minha estante
Moça pode vir, Avenida c11, setor Sudoeste, Goiânia. Residencial Moreira neves 2 kkkkkkkkkk tô te esperando e vou comprar mais quatro garrafas kkkkkkk

Lay 04/08/2017minha estante
hauhsahsuahs obrigada pela gentileza, to levando uns códigos illuminatis pra gente decifrar.

Silas Jr 04/08/2017minha estante
Da hora, se depender do Dan, já somos formados por Harward kkkkkkkk

Georgia 29/10/2017minha estante
Não pude deixar de notar seu nome, "Silas", assim como o do personagem do livro! Quanto à pintura...... Nunca mais a vi com os mesmos olhos após a leitura.

Silas Jr 29/10/2017minha estante
Georgia , nem eu ! Kkkkkkk

JPHoppe 30/11/2011

Teoria da Conspiração, ATIVAR!
Apropriadamente, "O Código Da Vinci" é minha segunda leitura de Dan Brown, após "Anjos & Demônios". Aqui, um ano após os acontecimentos no último conclave no Vaticano e explosões de anti-matéria, Robert Langdon recebe uma invocação da polícia francesa para elucidar a misteriosa morte de Jacques Sauniére, responsável pela manutenção do Museu do Louvre. Como no anterior, uma pista leva a seguinte, cada vez mais chegando perto do mistério final.

Boa parte do parágrafo acima é apenas uma breve sinopse do livro, que não transparece em nada a decepção que é ler esta obra. Apesar do estilo do livro ser rápido, com algumas poucas revelações e curiosidades a cada página, o estilo envelhece MUITO rápido. O gancho da história (o "cliffhanger") é aquela deixa na história para algo que virá para ser revelado depois. Suspeito que brasileiro gosta de um bom gancho: todo capítulo de novela acaba em um, tipicamente. Mas aqui o estilo é seguido a risca por todo o livro, as vezes com a mesma situação sendo recontada várias vezes, cada vez mais chegando perto da conclusão. Meio como ver um vídeo na internet de 10 anos atrás.

Claro, uma resenha de Dan Brown não está completa se não entrar no mérito dos assim-chamados "fatos históricos". Diante de vários livros com a mesma declaração prepotente, o site TvTropes até cunhou o termo "Dan Browned", para autores que clamam que suas invenções e distorções são a pura verdade. Vai além de publicar algo sem pesquisa necessária, é engodo mesmo.

Praticamente toda declaração do livro é duvidosa. Não há como entrar em detalhes aqui sem mandar spoilers massivos, mas consulte qualquer fonte "não-Dan Brown" e verifique por si mesmo. Ou então, os próprios documentos que ele alega sustentar a história.

No mais, fico decepcionado com as comparações de livros de Dan Brown com os da série Harry Potter. Não há nenhuma semelhança entre eles além do fato de serem best-sellers. Não diminuam a saga de Harry comparando com essa atrocidade literária.

Passe longe, se possível.
de Aquino 01/12/2011minha estante
Pô cara, acho engraçado o que você chamou de "declaração prepotente", interpreto como apenas uma jogada de marketing que me faz rir.

Acho que cada livro tem uma proposta diferente e aceito bastante bem - no geral - essas propostas sem querer impor estilos que satisfaçam a minha ideia de "Grande Leitura".

Bom, gosto é gosto, né?

Mas a partir dessa resenha, fiquei pensando em qual seria sua opinião a respeito de um "documentário" que afirma ser uma coisa mas que é totalmente o contrário, o "Exit through the gift shop".

JPHoppe 01/12/2011minha estante
Bem, pode até ser uma jogada de marketing, mas na minha opinião ofende quem tem bom senso. Afirmar que seu livro está substanciado na realidade, inclusive citando "fatos históricos" que não são fatos at all (por exemplo, a mão portando a faca na "Última Ceia", funcionamento da Opus Dei, existência do Priorado, localizações geográficas, localidades... a lista vai longe).

Não vi o documentário, mas se for um "mockumentary", sem muitos problemas. Existem vários, tipo aquele sobre dragões serem realidade, que eu curti ainda assim. O problema é afirmar, mesmo quando questionado sobre isso, em várias ocasiões, que é realidade.

"Anjos & Demônios", o outro livro de Dan Brown que li, tem o mesmo problema. Mas, daquele livro eu gostei um pouco. Não sei o que pegou aqui.

(E não foi nem perto da religião =D)

Recapitulando: o livro seria melhor sem a prepotência do autor e sem as técnicas bizarras de gancho mal utilizadas.

Claro, minha opinião.

de Aquino 02/12/2011minha estante
Pode crer.
Cara, assista o documentário pelo amor de deus. Banksy zoou com toda a "Arte Moderna".

Maya 04/02/2012minha estante
Eu ri, bem nada de comparações com Harry não é justo.
Anjos e demonios foi melhor mais todos os livros do cara são assim!!! Eu Fortaleza Digital e é sempre a mesma coisa, Ponto de impacto também deve ser, ainda não tive a chance de ler...
Ótima resenha.

Agda 28/12/2014minha estante
Comparação com HP, é serio? Como assim? São livros com estilos e fatos, ou melhor, não possuem nada (ao meu ver) que seja de comparação! Cada um tem sua história! Bem, resenha legal, mas não achei o código tão ruim assim, foi uma leitura interessante, e eu nem sábia que faziam este tipo de comparação, fiquei surpresa, rsrsrsrs

Menino do livro 17/02/2020

O meu amo
Ah como foi bom ter uma longa experiência com esse livro que nos faz ama e admira esse talento desse ator maravilhoso, amo sua narrativa, sua forma de criar toda a sena.
Yelris 03/04/2020minha estante
Um dos meus livros favoritos da vida ?

Menino do livro 03/04/2020minha estante
Também gostei desse livro, esse é o Ator que eu amo, um dos melhores pra mim.

Menino do livro 03/04/2020minha estante
Amo tanto que tenho todos os livros dele. Kkk

Yelris 03/04/2020minha estante
Eu também tenho ?

É ótimo kkkk!

Fê hh 16/01/2022

LEIAM!
Eu vi um pessoal falando muito mal do livro e principalmente da fama que ele ganhou, mas sinceramente achei o livro muito bom, Dan Brown arrasa sempre trazendo um ótimo enredo e o principal que me faz apreciar muito o jeito de escrita desse livro dele : fatos verídicos e descrições detalhadas sobre lugares de difícil visitação, simbolismo oculto em obras de arte famosas e não pode faltar também a tensão entre o Robert e as personagens femininas.
(Nesse perfil amamos migalhas de romance).
Igor 16/01/2022minha estante
Se ru gostou desse, lê Anjos e Demônios, mesno autor. Eu particularmente gostei

LucasTheReal 16/01/2022minha estante
Tipo nem tudo são fatos reais, mas a maioria é

Schmidt7 16/01/2022minha estante
Eu li esse faz tempo, mas sinceramente curti bastante também

°°° 16/01/2022minha estante
Tem que tomar muito cuidado com a opinião alheia, se não você fica sem opinião.
Como você mesmo disse antes de escutar as críticas, as pessoas deveriam ler a obra também, vejo que há um certo preconceito com os livros do Dan Brown, por terem uma fórmula repetitiva, mas no geral são bons livros, ricos em detalhes.

arilopes 27/01/2022

O Código Da Vinci
Simplesmente sensacional!!

A história me cativou desde o princípio, embora eu já tivesse assistido à obra homônima cinematográfica, isso não tirou o meu fascínio, a excitação e a empolgação com a narrativa ? posso está enganado, tem alguns anos que assisti, mas tem alguns aspectos diferentes, principalmente, sobre a família de Sophie. Ademais, gostei da escrita de Brown, é clara e acessível, e de como se deu a construção da exposição dos acontecimentos ? embora eu tenha um certo receio com livros na 3ª pessoa.

Ao que cabe aos personagens, fiquei mega fascinado pela inteligência e conhecimento de Langdon, adoraria assistir a uma palestra dele na vida real, e quem não?! Silas foi um personagem em que fiquei em um dilema moral, embora não aceite as ações dele, entendo que ele foi alienado para realizar tais, sem ressaltar todo o contexto social que ele foi inserido quando criança. Além disso, achei um pouco solto o desfecho do arco dele, Brown poderia ter deixado mais evidente ? uma frase resume o que aconteceu, assim, um leitor pode deixar passar sem nem perceber.

Em síntese, nunca mais vou olhar para a Última Ceia com os mesmos olhos de antigamente e com toda certeza ainda vou ler outra obra de Dan Brown!

"A busca pelo Santo Graal é a busca para se ajoelhar diante dos ossos de Maria Madalena. Uma jornada para orar aos pés da exilada."
mpettrus 28/06/2022minha estante
Que resenha PERFEITA ? eu adoro esse livro do Dan Brown. Li no auge do sucesso do lançamento. E sim, o Silas é aquele tipo de personagem que nos deixa num dilema moral de me arrancar ?empatia?. Foi uma bela construção de personagem do autor. Inesquecível!!! Se não leu, recomendo a leitura de ?Anjos e Demônios?, considerado por mim (sic ?) o melhor romance do Brown.

arilopes 28/06/2022minha estante
verdade, você começa odiando o Silas e termina tendo empatia por ele ?? quero muito ler esse livro dele, só que estou sem tempo haha faculdade suga a vida de qualquer pessoa ?

mpettrus 28/06/2022minha estante
Relaxa, fica essa indicação de leitura ? pra férias!!!

arilopes 28/06/2022minha estante
simmmm ?

Giovanna 25/08/2020

leitura interessante
Não sei direito o que eu achei desse livro... achei a leitura com um ritmo mais lento mas também não foi aquele livro demorado de ler. O final foi meio decepcionante para mim, pois basicamente eu esperei o livro inteiro para saber e não revelou. O livro foi uma leitura que me trouxe bastante conhecimento sobre áreas das quais eu nem sabia da existência e hoje em dia quando tem algum assunto relacionado eu já sei do que se trata, mas não foi uma das melhores leituras.
@anypaganbook 25/08/2020minha estante
Você chegou a ler Anjos e Demônios? Porque gostei muito desse e tô com preguiça de começar o Código da Vinci e achar que ficou meia boca kkkkk

Giovanna 25/08/2020minha estante
menina pior que não, mas muitas pessoas que leram código da Vinci falam do anjos e demônios, então imagino que aconteça o mesmo ao inverso. Acho interessante de se ler sabe da bastante conhecimento e tals mas eu acho que é aquele livro típico ?ame ou odeie?

@anypaganbook 25/08/2020minha estante
Ah ta kkkk, Anjos e Demônios achei muito bom, mas tem a mesma questão de ser lento e chatinho, mas também cheio de conhecimento... É difícil, né kkkkk

Giovanna 25/08/2020minha estante
verdade... mas leia vai ver que vc se da bem

Maríllia Bello 24/07/2022

Uma obra prima
O código Da Vinci virou meu livro preciso, não o favorito ou coisa assim. O precioso o que eu vou guarda pro resto da minha vida, passar pros meu filhos quando eles tiverem idade e para os netos também.
Eu acredito muito em toda história contada no livro, pq mesmo sendo criada em uma família católica apostólica romana eu nunca me identifiquei 100% com o que a igreja diz. Eu não consegui acreditar completamente no que está escrito na Bíblia. De uma coisa que vc conta entre amigos pode mudar completamente de contexto quando passada para outras pessoas. Imagina um livro escritos por pessoas que ouviram essas histórias de outras e selecionaram o que podia entrar no livro ou não de acordo com suas crenças deixando de fora e o que não lhe convém. Esse com certeza é um livro que todos deveriam ler, abre sua mente para inúmeras possibilidades.
Monalisa 24/07/2022minha estante
Cara queria muito ler esse livro agora depois dessa resenha com certeza ele tá no topo da minha lista ?

Maríllia Bello 24/07/2022minha estante
Monalisa, vale cada minuto da sua vida. É incrível. Eu fui lendo e pesquisando no Google algumas referências citadas e locais históricos e tudo existe de verdade. É muito bom

Monalisa 24/07/2022minha estante
Eu vi o filme e dei uma pesquisada na história também, achei tudo muito incrível e uma história muito interessante porque é uma história que eu não conhecia e pouco contada.

Maríllia Bello 25/07/2022minha estante
Eu achei o filme muuuuito fiel a livro, são poucas coisas que mudam.

Kewllyta 03/05/2022

O início de um vício
Este livro fez minha inicialização nos temas de investigação. Hoje em dia sou viciada em séries, filmes e livros que tem essa temática. Tudo culpa dele! ??
Dhewyd 03/05/2022minha estante
Ele é muito bommm

Souza 03/05/2022minha estante
Gosta de Sherlock Holmes?

Kewllyta 03/05/2022minha estante
Dhewyd, ele é bom demais. Quero até ler novamente.

Kewllyta 03/05/2022minha estante
Souza, infelizmente não mas preciso. Ultimamente ando ocupada estudando umas coisas, mas logo logo começarei. Tanto Sherlok quanto Ágata Christie

Matheus 18/08/2021

O Código da Vinci
Muito bom o livro!
Ele é de mistério, mas totalmente diferente de qualquer outro que eu já tenha lido
Envolve muitos enigmas e conspirações que vc fica ??
O livro te prende desde a primeira página e o final é muito bom
Pretendo ler muitos outros do autor

Recomendo demais pra quem quer um livro de mistérios bem diferente do normal!
Salim 18/08/2021minha estante
Pode ler sem medo todos os outros do autor! Cada um melhor que o outro!

Christiane.Cidral 18/08/2021minha estante
Nossa eu li esse livro, logo que foi lançado aqui no Brasil, faz muitos anos, e amei o livro!!!

Matheus 18/08/2021minha estante
Vou ler com certeza!!