O jeito Harvard de ser feliz

O jeito Harvard de ser feliz Shawn Achor
Shawn Achor




Resenhas - O jeito Harvard de ser feliz


365 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Cecilia.Moreira 30/01/2024

O livro está bem fundamentado e tem muitos ensinamentos para a vida.
Achei prolixo poderia estar mais resumido, por isso demorei a finalizar a leitura.
comentários(0)comente



Thaisdv 28/01/2024

Surpreendente
O jeito Harvard de ser feliz escrito por Shawn Achor, foi um livro que me surpreendeu, devido a riqueza de seu conteúdo. Frequentemente nos questionamos em relação ao que é ser feliz, e o que podemos fazer para aumentar a nossa felicidade, e com isso, percebemos que nosso cérebro possui um melhor funcionamento quando apresenta uma atitude positiva, desta forma, somos mais inteligentes, mais motivados e consequentemente conseguiremos ter mais sucesso. Porque a felicidade leva ao sucesso e as realizações e não ao contrário como sempre pensamos.
Após muitos estudos, dentro da psicologia positiva, o autor concluiu que o que leva algumas pessoas a terem sucesso podem ser resumidos em sete princípios.
1° Princípio - O benefício da felicidade: A felicidade é o centro e o sucesso é o que gira em torno dela. Certo, mas como as emoções positivas são capazes de extrair o nosso melhor? Estas emoções inundam o nosso cérebro com dopamina e serotonina, que não apenas nos fazem nos sentirmos bem como sintoniza os centros de aprendizado do cérebro em patamares mais elevados, ajudando a organizar as informações, nos permite criar e sustentar mais conexões neurais, o que nos possibilita pensar com mais rapidez e criatividade, sendo mais hábeis em análises complexas e na resolução de problemas. As emoções positivas proporcionam um antídoto para a ansiedade e o estresse físico. Seguindo este princípio podemos estar contribuindo para buscar objetivos de vida que façam sentido, identificar oportunidades, cultivar uma postura otimista e de gratidão e manter relacionamentos sociais e de valor.
2° Princípio - O ponto de apoio e a alavanca: podemos mudar a forma que processamos e reagimos ao mundo, não é uma questão de mentir para nós mesmos que não existem problemas, mas sim, ajustar o nosso cérebro para que ele enxergue maneiras de nos elevar acima destas circunstâncias. Fazendo uma analogia com uma alavanca percebemos que nosso potencial pode ser maximizado de duas formas: 1 - o comprimento da alavanca, ou seja, quanto poder e potencial acreditamos ter e 2 - a posição do nosso ponto de apoio, sendo a atitude com a qual geramos o poder de mudar. O enorme poder das crenças resulta do fato de elas determinarem os nossos esforços e nossas ações.
3° Princípio - O efeito tetris: os jogos repetidos, como o tetris, ligam nosso cérebro em um processo chamado “imagem residual cognitiva”, pois nossa visão fica presa nesses padrões fazendo com que enxerguemos involuntariamente esses blocos aonde quer que olhamos. E uma pessoa em efeito tetris é aquela que é incapaz de romper um padrão de pensamento ou comportamento, que muitas vezes pode ser negativo. Essas pessoas naturalmente não estão tentando ser difíceis ou irritadas, o cérebro delas, apenas, destaca encontrar elementos negativos no ambiente e consequentemente, identificam motivos de aborrecimento, contrariedade e estresse, pois o cérebro dessas pessoas está treinado em reconhecer esses padrões.
4° Princípio - Encontre oportunidade na adversidade: nós tomamos as melhores decisões quando pensamos com clareza e criatividade, o problema é que quando estamos estressados ou em crise, nós deixamos de ver o caminho mais importante de todos que é o que nos leva encontrar oportunidade nas adversidades. Nem todas as coisas acontecem para o melhor, mas nós podemos obter o melhor de tudo o que acontece. E assim, quanto antes nos encararmos as dificuldades, estaremos mais preparados para lidar com os obstáculos que inevitavelmente estarão ao longo de nosso caminho. Uma maneira de encontrar as oportunidades em um caminho adverso é praticar o modelo ABCD, que em portugues é: Adversidade, crença, consequência e contestação. A adversidade é um evento que não temos como mudar, a crença é a nossa reação ao evento, podendo levar a uma consequência negativa e assim a contestação diz respeito a nos convencer de que nossa crença não passa de uma crença e não um fato e depois desafiá-la.
5° Princípio - O círculo do Zorro: este conceito é uma poderosa metáfora de como podemos atingir nossas metas mais ambiciosas no trabalho, carreira e na vida pessoal, que se resume em concentrar nossos esforços em pequenas metas exequíveis, recuperando o sentido que estamos no controle. Para dominar o ciclo da auto consciência é importante identificar os aspectos da situação que você pode controlar e os que não pode. E assim lançamos nossas metas, de forma moderada, nem tão fáceis a ponto de não termos que nos esforçar e nem tão difíceis a ponto de nos desanimar e desistir.
6° Princípio - A regra dos 20 segundos: “o conhecimento é apenas uma parte da batalha”. Para sermos excelentes não podemos simplesmente pensar, precisamos agir. Segundo William James, nós somos meros apanhadores de hábitos, pois conseguimos realizar grande parte de nossas atividades de forma automatizada. E para criar esses hábitos, precisamos de “pitadas diárias de empenho”, devido ao fato de que os hábitos se formam porque o nosso cérebro efetivamente muda em resposta a repetição.
Sabendo que somos apanhadores de hábitos, cada vez que pegamos o caminho de menor resistência, sucumbimos a mudar de direção, ou seja, somos intensamente atraídos pelas coisas fáceis e práticas que é incrivelmente difícil dominar essa inércia. A chamada “energia de ativação” é a fagulha inicial necessária para catalisar uma reação. Quanta energia, tanto física quanto mental, é necessária para as pessoas superarem a inércia e darem início a um hábito positivo? Caso contrário, seguiremos pelo caminho de menor resistência. Sabendo disso, quando colocamos o comportamento desejado no caminho de menor resistência, ou seja, reduzimos a 20 segundos o tempo necessário para a energia de ativação entrar em cena aumentando a nossa capacidade de dar início a mudança positiva.
7° Princípio - Investimento social: este princípio nos diz respeito a quando nos depararmos com alguma ameaça ou problema inesperado, a única maneira de nos salvar é nos agarrar às pessoas ao nosso redor. Alguns estudiosos concluíram que precisamos de relacionamentos sociais para prosperar, pois assim multiplicamos nossos recursos emocionais, intelectuais e físicos, podendo nos recuperar mais rapidamente de contratempos. Quanto formamos um vínculo social positivo, a oxitocina, um hormônio indutor do prazer, é liberada na nossa corrente sanguínea, reduzindo imediatamente a ansiedade e melhorando nossa concentração e foco. Cada conexão social também reforça nosso sistema cardiovascular, neuroendócrino e imunológico, de forma que, quanto mais conexões formamos com o tempo, melhor é o funcionamento do nosso corpo.
As conexões sociais levam a um comportamento reforçado de aprendizagem, que significa que, quanto mais as pessoas se sentem conectadas com outras, mais se empenham em descobrir maneiras de melhorar a própria eficiência e conjunto de habilidades.

Ao termos conhecimento destes princípios, percebemos que sim, é possível encontrarmos a felicidade, não da forma trivial que geralmente somos levados a acreditar, mas que nossos hábitos e comportamentos positivos nos façam trilhar um caminho leve, objetivo e feliz, e que nos sintamos gratos, todos os dias pelas pequenas vitórias em nossa jornada.


site: https://comunidade.reservatoriodedopamina.com.br/c/resenha-de-livros/o-jeito-harvard-de-ser-feliz
comentários(0)comente



Mariane.PaciAncia 25/01/2024

O conteúdo parece clichê, mas de fato é uma realidade: a felicidade precede o sucesso e não resulta dele. Essa conclusão tem uma sólida base científica e dentre muito conteúdo interessante a parte que mais gostei é sobre o investimento social.
A grande diferença em nossas vidas está no círculo de pessoas que convivemos, como eu costumo chamar, a ?nossa rede de apoio?.
?Os nossos relacionamentos com as pessoas importam e importam mais do que todo o resto?.??
comentários(0)comente



gabriellepiresss 24/01/2024

Felicidade × Sucesso
Essa foi minha primeira leitura de 2024 e acredito que tenha sido uma ótima forma de começar...
"O jeito Harvard de ser feliz" aborda a felicidade e sua relação com o sucesso, enquanto faz diversas conexões com a psicologia positiva e a neurociência.

Nele são apresentados sete princípios que auxiliam na compreensão, conquista e nos benefícios da felicidade como um todo. É uma espécie de guia, com exemplos práticos, embasamento e referências científicas.

O livro não utiliza uma linguagem complicada e o autor, eu diversas situações, demonstra um tom bem humorado. Surpreendemente, não considerei uma leitura cansativa, muito pelo contrário!
comentários(0)comente



Vitor Hugo 21/01/2024

A importância da felicidade
Temos na nossa cabeça que para alcançar a felicidade precisamos conquistar objetivos. O livro da vez vai te mostrar o oposto, a felicidade é o que nos impulsiona para alcançar objetivos. Isso significa que é preciso estar bem consigo mesmo para chegar ao que você chama de sucesso.
-
Comprei o livro em 2018, diria que no “bandejão”, juntamente com outros livros (saiu barato, R$ 8 reais), passou alguns anos parado na minha estante, seu título nunca me chamou a atenção, pensei por diversas vezes doá-lo, até que dei uma oportunidade.
-
O autor passou doze anos estudando, fazendo pesquisas e lecionando em uma das mais prestigiadas universidades do mundo, estamos falando de Harvard. Nas 215 páginas do manuscrito, você lerá vários estudos teóricos e práticos sobre felicidade. Shawn reuniu todos esses estudos e facilitou, transformando em sete princípios práticos para entender como a felicidade leva a um melhor desempenho.
-
Apesar de citar diversos estudos sobre felicidade e produtividade, garanto que não é uma leitura cansativa, o autor apresenta o que chamo de “filé”, ou seja, extraiu aquilo que é realmente importante dos estudos acadêmicos. Considero uma atitude correta, já que o público alvo do livro é o leitor de negócios/administração, não pesquisadores que desejam aprofundar seus experimentos.
-
Admiro autores de não ficção que se utilizam de pesquisas científicas, isso torna o livro mais interessante, mas no caso do “O jeito Harvard de ser feliz”, senti falta de entender melhor o trabalho prático do Shawn Achor, o livro é curto, faltou essa conexão da teoria com a prática, diria que faltou um “tempero”. Faltou explicar tudo aquilo que ele já contribuiu com empresas, governos, estudantes de Harvard. Um especialista que já passou por mais de 50 países, poderia ter exemplificado o seu trabalho, mostrando com mais detalhes o alinhamento entre os estudos com o seu dia a dia no mundo empresarial.
-
Recomendo o livro para você que deseja uma leitura rápida ou você que espera a felicidade cair do céu, saiba que isso não existe. Lembre-se: a felicidade vem antes do sucesso.

site: https://www.instagram.com/1porsemana
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Nath 12/01/2024

Ótimo livro
O começo foi entediante, mas da metade pro final consegui engatar uma leitura muito fluida. Possui ótimas analogias e exemplos, e foi possível aprender sobre positividade. Algumas coisas óbvias também, mas às vezes o óbvio precisa ser dito.
comentários(0)comente



Ggarro 29/12/2023

Como pequenas atitudes podem mudar seu jeito de ver a vida
Aborda pequenas atitudes para provar como podemos ser mais felizes, bem pautado na psicologia positiva
comentários(0)comente



Renata 29/12/2023

Adorei! ?
Com uma escrita leve e divertida, o autor traz conceitos e recomendações para uma vida mais feliz com um forte embasamento científico!!! Recomendo a leitura para todo mundo!
comentários(0)comente



twoghtz 26/12/2023

Muito bom e inspirador, li por conta de um trabalho da faculdade, mas terminei cheia de inspiração.
comentários(0)comente



Ãvy 26/12/2023

Leitura fácil e com muitos aprendizados, líderes, gestores, donos de empresas e pessoas que estão entrando no mercado de trabalho DEVEM ler esse livro. Foca em explicar como alcançar a felicidade em passos simples, contagiando o próximo e a si mesmo com as vantagens de uma vida grata e feliz.
comentários(0)comente



biaelivros 09/12/2023

O grande desafio | O jeito Harvard de ser Feliz
?[?] Todo mundo é bom em alguma coisa ? você pode dar excelentes conselhos, pode lidar bem com crianças ou saber fazer um bolo de chocolate maravilhoso. Cada vez que utilizamos uma habilidade, não importa qual seja, vivenciamos uma carga de positividade.?

O autor Shawn Achor, desenvolve o seu conceito de felicidade através de um questionamento que surgi logo no início do livro: ?Como alguém pode ser infeliz estudando em Harvard??. Essa pergunta inicial serve como ponto de partida da obra. Ao longo dos capítulos o autor embasa suas falas em pesquisas científicas e teorias, oferencendo uma analisa sobre as mesmas em minis histórias desenvolvidas no livro.

Preciso confessar que foi uma leitura desafiadora. Eu comecei a ler e não tinha vontade de dar continuidade, então abandonei o livro por quase 5 meses, mas como ele era emprestado (e eu precisava devolver), decidi me ?forçar? a ler de qualquer jeito. No final, eu até que gostei do livro. Não é o tipo de gênero que desperte um interesse genuíno de leitura, mas ainda bem que eu decidi ler.
Acredito que é um livro para se ler com calma e colocar as coisas em prática no dia-a-dia, então não foi tão produtivo assim para mim. Espero que no futuro eu releia com mais calma e uma mente mais madura.
comentários(0)comente



Loh Valente 05/12/2023

Bom
Achei essa pesquisa interessante. Trouxe novas perspectivas sobre algumas coisas. Foi uma leitura ok.
comentários(0)comente



Cosme 04/12/2023

A importância da felicidade
Livro muito bom, me fez girar um pouco a chave na minha cabeça. Principalmente quando ele explica que o a felicidade não gira entorno do sucesso e sim o sucesso gira em torno da felicidade!
comentários(0)comente



Guilherme.Pimenta 04/12/2023

Bom
Segundo o autor do livro ?O jeito Harvard de ser feliz?, nossa interpretação da realidade altera nossa experiência de mundo de forma que uma atitude mental positiva ou negativa podem ser o ponto chave para que alguém seja ou não bem-sucedido. 
comentários(0)comente



365 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |