O jeito Harvard de ser feliz

O jeito Harvard de ser feliz Shawn Achor
Shawn Achor

Resenhas - O jeito Harvard de ser feliz

Marianna.Palomanes 13/12/2022

Esse livro já estava na minha lista esperando p ser lido desde o ano de 2018, demorei muito p conseguir focar no livro e lê-lo, mas conforme fui lendo aos poucos, me surpreendi muito com o conteúdo e fui aproveitando cada parte p usar na minha rotina. Desde então, comecei a ler o livro muito mais rápido pelo simples fato de não conseguir parar de ler.
É o livro que começou a minha jornada de leitura, depois de anos querendo me interessar pela leitura, e influenciou muito nos meus estudos. Cada parte do livro acrescenta muito no pensamento do leitor e também é muito didática, tendo a bibliografia ao final de cada parte do livro.

Pucca.Farion 30/11/2022

"Você não precisa ter sucesso para ser feliz, mas precisa ser feliz para ter sucesso A sabedoria popular diz que se nos empenharmos teremos sucesso, e se tivermos sucesso, então poderemos ser felizes. Se pudéssemos encontrar aquele emprego dos sonhos, ter mais uma promoção, perder aqueles três quilos, a felicidade viria. Mas descobertas recentes no campo da psicologia positiva têm demonstrado que essa fórmula funciona na verdade de maneira inversa: é a felicidade que impulsiona o sucesso, e não o contrário. Quando somos positivos, o nosso cérebro se envolve mais, torna-se mais criativo, motivado, energizado e produtivo no trabalho. Este não é um simples mantra vazio. A descoberta foi repetidamente comprovada por rigorosas pesquisas nos campos da psicologia e da neurociência, estudos de gestão e resultados financeiros de organizações ao redor do mundo. Este livro não discute apenas como ser mais feliz, trata de nos ensinar a colher os frutos de uma atitude mental mais positiva que proporcione efeitos extraordinários no nosso trabalho e na nossa vida, sendo leitura obrigatória para todos aqueles que buscam a excelência em um mundo onde a carga de trabalho, o estresse e o negativismo estão cada vez maiores."

Gostei bastante do livro, que tem uma linguagem acessível e traz várias informações interessantes.
O autor traz estudo que comprovam como a felicidade ajuda no nossa desempenho e traz dicas de como podemos obter a tão almejada felicidade. E os passos que ele nos apresenta são alcançáveis, o que é melhor parte. Adotei várias sugestões que ele passou.

Um livro gostoso, com uma linguagem simples, que traz passos simples e realizáveis para melhorar o estilo de vida e alcançar a felicidade.

Felipe 28/11/2022

Um bom começo para pesquisar mais sobre artigos de psicologia positiva
Como o próprio título da resenha indica, este livro é um bom começo para depois aprofundar na teoria defendida pela psicologia positiva. Inclusive, cada capítulo tem diversas referências a trabalhos acadêmicos com experimentos que podem servir de continuação dos estudos.

No geral, a escrita é tranquila, sem palavras ou expressões difíceis. Porém, há de se ressaltar que na reta final fica-se com a sensação de prolixidade. Muitas referências poderiam ser suprimidas ou apresentadas em poucas linhas, apenas para ciência do(a) leitor(a). Como o objetivo delas é sempre reforçar o conceito que está sendo defendido, o texto ficou arrastado e repetitivo. Assim, foi difícil terminar as últimas páginas.

Fora isso, para mim valeu a pena.

Guzzz 22/11/2022

Instruções de como ter uma vida mais feliz
O entorno do livro basicamente é esse, é uma boa aula, com citações científicas e exemplos do cotidiano de como ter uma rotina mais produtiva, procrastinar menos e ser uma pessoa mais feliz. Enfim, é o jeito certo. Porém, critico o livro pois ele justifica as nossas vidas serem como serem por causa da fanta de controle que temos sobre as coisas, ou seja, uma falta de organização. Mas como podemos nos organizar melhor se existem casualidades e eventualidades? Fica aí meu questionamento. Fora isso, a obra é muito boa, recomendo a leitura e explico minhas 3 estrelas pelo fato de ter sido forçado a ler o livro.

ming-ming 21/11/2022

O efeito tetris ? Quando o cérebro fica preso a um padrão que foca o estresse, a negatividade e o insucesso, nos condicionamos ao fracasso. Este princípio nos ensina como retreinar o cérebro para que identifique padrões de possibilidade, de forma que possamos perceber ? e aproveitar ? as oportunidades que encontramos pelo caminho.

?O que importa não é a sua idade nem a sua profissão, mas o treino e a persistência.?

Eujhenihay 31/10/2022

Não me fez feliz KK
Foi uma leitura recomendada para um projeto da faculdade e honestamente, se não fosse necessário para o projeto eu jamais teria comprado e não recomendo mas como sempre digo, há quem goste. ??????????

Matheus 22/10/2022

Felicidade baseada na Psicologia Positiva
A obra trata sobre a promoção da felicidade em empresas, mais próximo de relato de experiências do autor, a qual explícita 07 princípios para seu alcance. Desse modo, apresenta estratégias para aumento da satisfação e felicidade em pessoas, com vistas a melhoria do desempenho e bem estar.

JoAo.Padilha 20/10/2022

O óbvio tem que ser dito
Aparentemente um livro repetitivo e superficial, porém ao longa das suas poucas páginas (216), vemos quão profundo o autor foi para nos contar através de histórias e estudos os "princípios" da felicidade. Alguns princípios parecem muito óbvios, mas conseguimos entender melhor pq certas coisas que acontecem na nossa vida, simplesmente dão certo e nos fazem refletir pq outras dão errado. Leitura leve e fácil.

Julia Ledra 17/10/2022

Amei esse livro!
Ainda faltam alguns meses pra terminar o ano, mas por enquanto esse é o melhor livro que eu li em 2022.

As ideias dele sobre como ser feliz são incríveis. Não sei se eu que sou ignorante, mas não conhecia quase nenhuma e adorei aprender mais sobre como a felicidade é basicamente um precursor para o sucesso.

Mas o que eu mais amei nesse livro é que ele não só chega pra você e fala "isso é importante, faça aquilo, porque xyz". Ele primeiro te conta uma história de algum caso ou estudo que mostre, na prática, esse conceito, e depois te explica ele. E eu acho genial esse jeito de ensinar as coisas, porque você já entende o motivo disso ser importante antes dele explicar para você. E daí você se interessa em aprender e lembra melhor das mensagens. Porque mesmo que você não lembre exatamente de uma explicação, você lembra da histórinha por trás dela.
Sério, genial!

E eu sei que vários outros livros de autoajuda usam essa técnica de contar exemplos e histórinhas, mas nesse livro eu senti que foi diferente, porque realmente são histórias muito diferentes. Não é como se ele usasse casos parecidos pra justificar a mesma coisa. São ideias complementares, mas que olham a felicidade por outro ponto de vista. E isso foi ótimo no livro, porque ele não caiu no cliché de livros de autoajuda que enrolam o leitor por 300 páginas quando a mensagem poderia ser passada em 30 (eu tenho um ranço enorme desse tipo de livro...).

Esse é o tipo de livro que eu fiz anotações em quase todas as páginas, poderia falar sobre ele por horas sem cansar e recomendo para absolutamente todo mundo.
Mesmo quem não gosta de ler pode gostar desse livro, porque os capítulos são super curtinhos, super fáceis de ler, bem digeridos e gostosos de consumir.

Eu li ele no kindle e não vejo a hora de comprar uma versão física pra ler de novo e anotar ele inteiro. Amei ele demais mesmo!!!

site: https://modern-sceptre-73c.notion.site/O-Jeito-Harvard-de-Ser-Feliz-d6e012a8bf3a4e4d931fc6a705a876d9

Jolly 12/10/2022

Um livro que tem bastante referências de pesquisas, porém se caixa mais como livro de auto-ajuda do que sobre psicologia

Vale a pena ler? Não sei, a leitura é fácil. Mas o livro não leva em consideração muitas pesquisas realizadas no ambiente que você nasceu, os fatores que te criaram, todas as variáveis possíveis que te formam até o ponto do ser humano a ler esse livro, ele só fala "seja isso ou faça e será feliz"

Não recomendo, mas 3 estrelinhas pela boa intenção!

Liamara.Souza 03/10/2022

Excelente
Muitos acreditam que é o sucesso que traz a tão sonhada felicidade, mas inúmeras pesquisas apontam que a felicidade que aumenta consideravelmente nossas chances de sucesso pessoal e profissional. No livro o autor Shawn mencionou alguns princípios como se exercitar fisicamente logo nas primeiras horas da manhã, listar três coisas boas que aconteceram no dia, praticar a gratidão no escritório ou em casa, superar as adversidades resignificando-a de forma positiva, investir na interação social, ou simplesmente aderir ao hábito de sorrir mais pode não só aumentar nosso índice de felicidade em muito pouco tempo, como também influenciar as pessoas ao nosso redor.

Mile.Oliani 02/10/2022

Conteúdo bom
Conteúdo bom, porém a leitura achei muito arrastada. O que o torna um pouco cansativo e extenso. Não prende a atenção.

Guilherme k 28/09/2022

Custei acabar esse
Achei meio cansativa a leitura, apesar de ter tido um embasamento científico, trata-se de um livro de autoajuda.
HalPetrus 28/09/2022minha estante
Você diria que te acrescentou algo*

???*

Guilherme k 28/09/2022minha estante
Sim, com certeza mas acredito que esse tipo de livro depende muito do momento de cada um?no meu caso, talvez em outro momento teria sido mais proveitoso.

HalPetrus 28/09/2022minha estante
Entendi, vou pesquisar mais, achei interessante.
Vlw pela resenha!

HalPetrus 28/09/2022minha estante
Entendi, vou pesquisar mais, achei interessante.
Vlw pela resenha!

rrodolfo.lima 28/09/2022

O sucesso orbita a felicidade, e não o contrário
O livro logo de cara já traz a provocação de que a felicidade não está ligada ao sucesso, e sim o sucesso que está ligado a felicidade. A partir disso, alguns princípios para se alcançar a felicidade, seja no trabalho, em casa ou em outras relações são mostrados com pesquisas e experimentos conduzidos por cientistas e psicólogos.
Em alguns momentos fica um pouco repetitivo e falando algo comum mas é uma boa leitura