Do Contrato Social

Do Contrato Social Jean-Jacques Rousseau

Resenhas - O Contrato Social

voldsoi 29/12/2020

muito bom para entender a formação do pensamento democrático e as bases da sociedade

joca 11/12/2020

“O homem nasce livre e por toda a parte ele está agrilhoado.” É uma bela maneira de começar um livro.

Nesse primeiro livro Rosseau mostra como à liberdade é intrínseca à qualidade humana,
e como é importante o consentimento, o contrato social, e que a força não é uma via legítima.

Do abuso do governo e sua tendência a degenerar, se o estado se restringe, se dissolve
(tirania) ele se degenera.
Não se deve tentar o impossível, como tentar governar para sempre.

André 08/12/2020

Sociedade civil
Acredito que a grande proposta do autor é refletir sobre as bases da sociedade civil e de sua função na preservação da liberdade e garantia a segurança de seus membros.

Karol Rodrigues 23/10/2020

Para refletir
Como a natureza humana se comporta em relação aos direitos políticos e civis da sociedade?

Leandro.Santana 14/10/2020

Clássico do Iluminismo
Rousseau é um expoente do Iluminismo e sua obra teve grande influência nos ideais da Revolução Francesa. Do Contrato Social foi publicado em 1732, mas permanece acessível. Seu dilema gira em torno de como manter a liberdade do homem, garantindo a segurança e bem-estar advindos da vida em sociedade. Sua solução é um contrato social no qual a vontade geral guia as ações do governante.

alvherminio 25/08/2020

Um clássico
Clássico que está no seu tempo mas que também é atual. Obra que marcou e modificou as relações políticas e sociais de todo o mundo ocidental. Essencial para fazer pensamentos críticos e questionar assuntos, que apesar de serem debatidos à séculos, ainda são grandes questões para a humanidade: como o entendimento da vida em sociedade, o poder do Estado e a criação da propriedade privada. No entanto, por ser um livro do século XVIII pode se tornar uma leitura cansativa.
TOM 27/08/2020minha estante
criando coragem pra enfrentar rousseauzinho

Xulio Mackfly 20/08/2020

Na sociedade em que você vive, ha de fato liberdade?!
Lendo essa adaptação é triste saber que o mundo mudou mas não mudou tanto assim!!

Rafaella270 06/08/2020

É uma leitura importante visto que o tratado praticamente define a maior parte da política atual.

@PinkLemonade 05/08/2020

Raciocínio pouco logico
Rousseau se dedica a demonstrar o caminho lógico de homens livres até a assinatura do contrato social.
O raciocínio do autor tem falhas lógicas tremendas.

A leitura do livro tem importância histórica uma vez que a doutrina do contrato social é totalmente permeada na ciência política de hoje.
caio.lobo. 05/08/2020minha estante
Rousseau era talentoso, apesar de na vida social ser um canalha, mas além de escrever bem o que me espanta ele ter escrito uma ópera lindíssima, se puder ouça as obras dele, são uma jóia.

@PinkLemonade 05/08/2020minha estante
Caramba, Caio. Não sabia que ele tinha escrito ópera. Pode indicar o nome?

caio.lobo. 05/08/2020minha estante
Le Devin du village
Ele tem outras obras instrumentais e para canto, mas é difícil encontrar gravação, mas a ópera é fácil de encontrar.

Vitorugo 05/08/2020

Revolucionário, literalmente
Embora eu pude discordar de alguns pontos do autor, é inegável sua habilidade de articulação para com o corpo político e social. Ideias que com merecimento mudaram a França através de sua revolução, e, por consequência, o mundo.

Martins 26/07/2020

O contrato
A obra está divida em quatro livros. O primeiro livro buscar explicar os fundamentos que organiza a vida em sociedade; o segundo, a lei como limite para que as autoridades exerçam o poder a elas outorgado pela sociedade; o terceiro trata do governo instituído; e, o quarto livro, aborda as relações do Estado interna e externamente. E por fim, o discurso sobre economia política finaliza a obra, explanando sobre a forma de distribuição da riqueza produzida em uma nação. Enfim, está obra demonstra que o Estado é a única forma de organização social que permitiu ao homem viver e conviver em uma sociedade com outros homens mediante um pacto social, limitando e controlando a liberdade de cada em favor de todos. Pois o homem em seu estado natural seria incapaz de reconhecer o direito do outro, vivendo assim em constantes guerras, destruindo uns aos outros, o que dizimaria a humanidade.

Felipe 16/07/2020

Talvez a tradução tenha esbarrado num limite entre a forma e o conteúdo que afetam um pouco o entendimento de alguns pontos, mas é um mangá sobre a análise de Rousseau, e nesse formato, o resultado é certamente positivo

Fidel 19/06/2020

Não é uma leitura fácil
Pra quem, como eu, está acostumado com romances, é uma leitura pesada. "Desconheço a arte de ser claro para quem não quer ser atento" é frase que, na minha opinião, resume a leitura. Apesar disso, é um livro que explica muito do radicalismo que vivemos atualmente. Rousseau era, sem dúvida, um radical, mas um radical extremamente inteligente.