Do Contrato Social

Do Contrato Social Jean-Jacques Rousseau

Resenhas - O Contrato Social

Elton.Oliveira 21/05/2021

Livro interessante mas enfadonho. Retrata bem como funcionava as leis , costumes , reinados , repúblicas , aristocracias e etc. Serve muito para remontarmos a realidade de sua época. Muito ainda se aplica na atualidade mas existem pensamentos e valores que percebemos não fazer bem ao conjunto que é a sociedade.

miguelogin 20/05/2021

Empolgante!
Conseguiram dar uma ótima condensada nas teorias do Rousseau, com uma arte e paginação que dão movimento ao livro. É bem didático também, com vários momentos de recapitulação das explicações teóricas.

Mattenie 09/05/2021

Uma leitura necessária
Do ponto de vista político, se faz necessário analisar a obra com olhares voltados a época e ao país em que foi escrito. Uma mudança drástica nos costumes e na política pública da França. Impossível não traçar paralelos com o sistema atual brasileiro e seus pontos negativos.

Eliane.Lima 30/03/2021

Classicasso
O bacana dos clássicos é encontrar neles a origem daquilo que estamos acostumados a ouvir/ler por aí. Por exemplo, "O homem nasceu livre, e em toda parte se encontra sob ferros". Não sou do campo do direito mas é uma ótima leitura rápida.

Dan 27/03/2021

Mais de masturbação cerebral
Isso que eu chamo de argumento que te apanha pelo choque; relativamente bem doutrinado.
Por que será que hoje em dia abobrinhas como "o homem nasce bom e a sociedade o corrompe", "Obrigar o indivíduo a ser livre" parecem tão toscos? vivemos uma era de crescimento bárbaro tal qual a da revolução francesa sendo gotejada por esse livro? Não creio.

Um tratado bonitinho sobre a germinação da gadologia e o sequestramento de consciências.

Truga 15/03/2021

Diferente, nem gostei nem odiei.
Em geral eu não leio as obras originais de autores que apenas me interessam tangencialmente. Quando é assim, prefiro ler como esses teóricos foram apropriados em contextos que me interessam mais. Esse livro é uma exceção.

“Do contrato social” é a obra prima do Rousseau lá das aulas de sociologias da escola. Sim, logo a 1ª sentença do 1º capítulo é a famigerada frase que você conhece “O homem nasceu livre e, não obstante, está acorrentado em toda a parte”. Da estrutura do livro: dividido em 4 partes com 58 pequenos capítulos sobre MUITOS conceitos que Rousseau julgou relevante para descrever uma sociedade (formas de estado, de governo, leis, ditadura, soberania e vários outros)

Nesse livro, fica claro que quando Rousseau fala de contrato social ele não tá falando em forma jurídica, mas sim como se fosse um “pacto”, um todo de convenções que mesmo não formalizadas, organizam a vontade geral. Achei perfeita a colocação sobre o livro, no prefácio, do Afonso Bertagnoli “em uma palavra: é a ordem melhor e toda natural que os mais sábios governem a multidão, quando se tenha certeza que a governam em benefício da mesma e não em proveito próprio”.

Ora, isso parece meio óbvio e meio utópico, não? Senti que Rousseau idealiza um Estado ou uma organização social que nunca aconteceria numa organização capitalista ou num Estado de dimensões continentais. Gostei como ele introduz/defende a figura do agente público como o mediador entre o Estado soberano e o povo. Por outro lado, ao longo do texto Rousseau usa umas afirmações muito “forte” sem as defender em profundidade, mas também nem sempre fisicamente é possível.

Resumo: é um clássico da sociologia que inspirou modernas filosofias políticas e econômicas. Recomendo como fim específico, mas sem pressa. Há outros livros mais interessantes para passar o tempo caso você queira uma leituras “cultura geral”.

IG literário: @trugaindica

GynGusta 05/02/2021

Complexo
Valiosas teorias são expostas neste livro, porém não é indicado para leigos no assunto, sua leitura poderá ser considerada confusa e monótona para quem, assim como eu, não possui base teórica sociopolítica bem fundamentada

Thais.Lara 05/02/2021

Me surpreendeu
Inicialmente eu tinha um pé atrás com Rousseau, por achar ele incoerente. E, nesse sentido, a leitura do livro foi, pra mim, extremamente necessária, para entender a história dele, o contexto social e dessa forma consegui compreender a importância dele.

Eduardo 31/01/2021

Uma linguagem bastante complicada, mas trata de assuntos realmente pertinentes à sociologia

Giovani 20/01/2021

Livro essencial para entender de perto sobre um dos mais importantes contratualistas.

Mari Mascarenhas 13/01/2021

Livro fundamental para quem estuda teoria política
Temas como democracia, sufrágio e opinião são tratados de forma crítica, sempre sob uma ótica que atrela necessariamente liberdade e igualdade.

voldsoi 29/12/2020

muito bom para entender a formação do pensamento democrático e as bases da sociedade