Do Contrato Social

Do Contrato Social Jean-Jacques Rousseau

Resenhas - O Contrato Social

Eduardha 27/01/2022

Foi uma leitura muito boa. Estudei Rousseau na escola e no cursinho e foi muito interessante ler todo o livro e não conhecer sua visão apenas pelo que é apresentado em aula.

Manu 20/01/2022

Livro sucinto que traz as ideias políticas de Jean-Jacques Rousseau acerca da estrutura e funcionamento do dito ?contrato social?.

vfrauzino 15/01/2022

Sociedade artificial e a privação da liberdade plena
?Por menor influência que possa ter minha voz nas questões públicas, o direito de votar basta para impor-me o dever de instruir-me a respeito delas?

Os indivíduos se unem, entram em consenso sobre o novo contrato social (que deve ter a vontade geral como soberana) e constituem o Estado Civil para garantirem a ordem social. Assim, só o pacto torna legitimo o poder do Estado. Entretanto, nessa passagem do Estado Natureza para o Civil, o homem é domesticado e perde sua harmonia com a natureza e, alem disso, perde sua liberdade natural e individual após o surgimento da propriedade e das desigualdades.

O pensamento rousseauniano foi genial para seu tempo sendo, inclusive, uma grande influência para os partidos políticos na época da Revolução Francesa. O livro é ótimo, mas essa edição é péssima. Indico procurarem outro livro Do Contrato Social para uma leitura melhor!

Gian 01/01/2022

É bom
Parte de uma tese inicial que apesar de hoje em dia não ser mais a única, vale muito a pena pra iniciar a discussão e ter uma visão sobre o início da sociedade que vivemos hoje. Depois daqui, também recomendo buscar outras visões, inclusive opostas, que também são bem interessantes, até mesmo para ter uma visão menos enviesada sobre o assunto.

José 31/12/2021

Um contrato assinado
Uma espécie de tratado que busca a melhor relação social dentro de certas condições. De suma importância, até mesmo nos dias de hoje, declama ideias para melhor atender a quaisquer sociedades.

david andriotto 21/11/2021

a vontade geral parece diva... queria viver numa verdadeira democracia (se ela existisse ?). estou lendo essa bomba por conta da faculdade, mas até que rousseau não é tão difícil, apenas muito enrolado.

Gabriel Molotov 30/10/2021

Excelente conteúdo
Esse livro por ser um capítulo, o contrato social, ele foi traduzido de forma fiel, onde se usa um linguagem formal, e extremamente difícil de se manter o entendimento, é um livro que se gasta muito tempo lendo, pois para conseguir entender o que está escrito em um parágrafo, é necessário ler atentamente a cada oração. O conteúdo é fenomenal, pois ele explica de uma forma didática o poder, e como alguém tem poder, e quais seriam os deveres e obrigações de uma forma mais fundamental, caso não concorde com o livro, ainda sim é uma boa base ao menos para enteder a questão de poder. Recomendo o livro para quem tem paciência na leitura e que queira saber mais sobre o estado e o poder dos indivíduos que vivem em uma sociedade

Gabi 16/10/2021

Raizes sociais
O livro fala de maneira formidável sobre os atores e contextos que compõem um estado em sua as variadas formas, e sobre as consequências que cada variante traz - ou traria - com exemplos de estados sobretudo europeus. Gostei muito do livro em si, mas a edição é muito ruim, com uma quantidade enorme de erros que prejudica bastante a leitura.

Gus 02/10/2021

Frases Reflexivas
"Portanto, se há escravos por natureza, é porque houve escravos contra a natureza. A força constituiu os primeiros escravos, a covardia os perpetuou."

"Se é preciso obedecer pela força, não é necessário obedecer por dever, e se não mais se é forçado a obedecer, não se é a isso mais obrigado. Vê-se, pois, que a palavra direito nada acrescenta à força; não significa aqui coisa nenhuma."

"Mesmo que cada um pudesse alienar-se a si mesmo, não poderia alienar os filhos: estes nascem homens e livres, sua liberdade pertence-lhes, ninguém, exceto eles próprios, tem o direito de dispor dela."

"A vontade particular, por sua natureza tende às preferencias, e a vontade geral, à igualdade."

"Ora, a verdade de nenhum modo conduz À fortuna."

"

Gus 02/10/2021

Frases Reflexivas

"Ora, a verdade de nenhum modo conduz À fortuna."

"Todo homem tem o direito de arriscar a própria vida a fim de se proteger. Alguma vez foi dito que quem se lança por uma janela para escapar de um incêndio é culpado de cometer suicídio?"

"No estado natural, onde tudo é comum nada devo àqueles a quem nada prometido; só reconheço como sendo de outrem que me é inútil ."

"É mais fácil conquistar que administrar. Com uma alavanca adequada, pode-se abalar o mundo; mas, para o sustentar, são necessários os ombros de Hércules."

"Sob os maus governos, essa igualdade é apenas aparente e ilusório, serve apenas para manter o pobre em sua miséria e o rico em sua usurpação. Na realidade, as leis são sempre úteis aos que possuem bens e prejudiciais aos que nada têm: de onde se conclui que o estado social não é benéfico aos homens, até que todos tenham alguma coisa, desde que não seja em excesso."

dudaatayde 08/09/2021

Em O Contrato Social, Rousseau traz a perspectiva de que o direito não existia na sociedade natural, pois sua origem vem em concilio com a criação do estado social. Onde surgem os princípios, derivados da natureza das coisas com base na razão, de convivência em sociedade, necessidade do estabelecimento de regras e, posteriormente, as primeiras noções de justiça começam a ganhar forma.

Para o autor, direito e justiça estão excepcionalmente ligados à liberdade e à igualdade em um meio social, onde um povo apenas será sábio se por ele tudo for regrado pelo justo. Por consequência, faz-se necessário ter a noção de que toda lei deve ser fundada no bem público e que, esse por sua vez, é fruto de uma sociedade justa. A título de exemplo, se todos os cidadãos se reúnem em comum acordo sobre determinado ato ou assunto, ninguém poderia duvidar de sua legitimidade e de que as escolhas provindas desse acordo foram justas por contemplar, talvez não a todos, mas a maioria.

Em seu raciocínio, diz que a primeira ?lei natural? do homem consiste em proteger a si mesmo, seja por quais meios encontrar. O que acaba por ser um tema complexo, onde se pode iniciar uma discussão sobre pontos conflitantes, tal como a relação entre a escravidão e o direito. Onde está o direito que o indivíduo tem para agir em defesa própria quando sua liberdade que, como citado anteriormente, é um dos principais quesitos ao se falar na existência da justiça, lhe é renunciada? O autor condena rigorosamente a manipulação e o uso da legislação para fins particulares, onde atos dessa natureza, por fim, negligenciam o bem comum, ou bem público, da comunidade.

Em conclusão, Rousseau dirige sua reflexão às ideias abordadas anteriormente no decorrer do livro, sobre os verdadeiros princípios do direito político, que vem a ser o principal condão de ideias e considerações na qual se baseia para escrever a obra.

Um clássico indispensável da filosofia política ocidental, Jean-Jacques Rousseau reflete sobre a noção de Estado moderno, conversando com o leitor e apresentando suas ideias em um texto fluido com linguagem acessível, ao mesmo tempo que mantém a coesão no desenvolvimento dos conceitos abordados e recapitulação das explicações teóricas, com intuito de reforçar o entendimento em relação ao tema.

Podendo ser lido não apenas por estudiosos e estudantes da área do direito, mas por todos aqueles que se interessam pela filosofia política, sociologia e antropologia. A leitura é indicada aos que tenham desejo em entender e estudar sobre conceitos, fundamentados na realidade da época, no âmbito das leis, princípios constitutivos, costumes, o que é o Estado e, especialmente, o pacto social.

Paulo.Rodrigues 31/08/2021

Quando eu li esse livro lá pra 2018 no processo de politização pré-eleições eu jamais imaginaria o quão útil ele seria na minha vida.
Hoje eu digo com vigor que além de um dos maiores clássicos da filosofia, é um dos livros definitivos para o entendimento da sociedade como um todo.

Felipe 22/08/2021

Do contrato social
Rousseau afirma que "o homem nasce bom e a sociedade o corrompe". Analisa a política, a religião, a sociedade e o acordo tácito realizado pelos homens quando pertencem a determinado povo. Que esse "contrato social" é validado na cessão de direitos ao estado em troca de proteção. Com palavras objetivas e um profundo entendimento filosófico o autor denota que suas colocações são frutos de muita observação das relações dos homens com suas pátrias.

Natália Tomazeli 26/07/2021

Rousseau era legal até eu ler Mary Wollstonecraft
"Os direitos humanos nunca foram importantes até os direitos dos homens serem ameaçados"

Essa frase na verdade nem é desse livro, é do livro "Tudo de Bom vai Acontecer" da Sefi Atta. E eu só consigo lembrar dela quando penso em Rousseau, justamente porque fui ler a obra dele por causa de uma outra leitura, a de "Reivindicação dos Direitos da Mulher". Nesse livro, a autora cita muito Rousseau (tem quase que um capítulo só pra ele no livro) justamente por ele, um cara considerado "prafrentex" no seu tempo, um cara contra a escravidão e a favor de coisas muito bacanas, praticamente não considerar mulheres dignas de serem classificadas como seres humanos, já que todo esse progresso, de acordo com ele, não abrangeria elas... Logo elas, mais da metade da população mundial! Louco né?

Ai meio que me soa hipocrisia a obra dele, que é uma obra muito digna mesmo (até hoje é ensinada nas escolas e até hoje ele é considerado um grande filósofo do seu próprio tempo) mas de mim ele não ganha nenhuma admiração e consideração. Eu não consigo pontuar muita coisa mais sobre esse cara, visto os absurdos que ele abertamente falava de mulheres, ridicularizando e esquecendo completamente que elas também fazem parte da categoria humana, que também merecem direitos e merecem a liberdade que ele tanto descreve em "O Contrato Social". Nós somos a parte pulsante do social, tanto quando todos homens!

Recomendo que leiam "Reivindicação dos Direitos da Mulher" para tirar suas próprias conclusões. Esse foi o primeiro livro sobre feminismo escrito que se tem conhecimento. Não tenho nada contra Rousseau, visto que ele já está morto, mas quis pontuar um pouco sobre isso nesse espaço.

Ingrid.Pardinho 03/07/2021

Um clássico
Recomendo a quem quer entender melhor sobre o iluminismo e o direito moderno. Porém, acho importante salientar que é uma obra complexa. Mesmo não concordando com vários pontos, reconheço a importância histórica do livro.