Do Contrato Social

Do Contrato Social Jean-Jacques Rousseau

Resenhas - O Contrato Social

Vinicius.Chiquito 13/07/2022

Clássico (obrigatório)
Por se tratar de uma clássico, a leitura é "quase. praticamente" obrigatória, mas o livro não se apresenta como uma simples interpretação, é necessário um pouco mais, sensibilidade, ter boa base de leituras para contextualizar, interpretações. Mas conseguimos sim, ter uma dimensão das origens do pensamento da divisão de poderes político como hoje conhecemos. (pontuo aqui que se trata de minha leitura/opinião)
Destaco ainda que o capítulo três, nos passa uma real estruturação de poderes que hoje conhecemos como ferramentas da democracia: Executivo e Legislativo.
Por fim, acredito ter conseguido relacionar e considerar o período em que o livro foi escrito com nossa realidade atual.
Vale a pena ler !!!

Jorge 05/07/2022

"Antes os Perigos da Liberdade do que a Tranquilidade da Servidão"
É com esta célebre frase que inicio minha resenha.
Este tratado é um marco do Iluminismo; da transição do absolutismo para a democracia no Ocidente. Rousseau explicita e edifica os pontos culminantes dos valores republicanos, bebendo, e muito, da fonte da antiga República Romana. É possível que esta tenha sido a primeira vez em que se pensou nos três poderes tais como eles se configuram nas democracias modernas.
Apesar de ser o ponto inicial da Ciência Política, a obra também é filosófica, e o autor disserta veementemente sobre liberdade, seu conceito servindo de base para Kant mais tarde. A liberdade, para Rousseau, é alcançada somente quando se age em prol do todo, e também por vontade de sê-lo e tão somente disto. Afinal, como a frase-título sugere, a liberdade é perigosa, mas aquele que age apenas pelos seus impulsos e instintos é unicamente escravo destes; ou seja, não é livre.
O livro é revolucionário, pois estabeleceu o modelo que derrubaria as monarquias europeias, e em seguida, disseminaria suas ideias por toda a América, livrando-a dos impérios.
Rousseau aproxima-se do modelo ideal de governo, assim como do modelo ideal de liberdade e sociedade. Ele mesmo esclarece em certos pontos que não há perfeição, pois tudo o que se faz pelas mãos do homem não pode sê-lo, mas se existisse uma sociedade de deuses, ela seria democrática.
Aliás, o papel da religião na sociedade fica muito claro, quando Rousseau explica a sua função de legitimação e força para o pacto social estabelecido. Este ponto sendo interessantíssimo, pois eu sou alguém que busca respostas quanto à religião ou à falta dela na sociedade

Thaís 02/07/2022

Atualíssimo
O sempre classificado como clássico do direito ?O Contrato Social? é surpreendentemente atual, com argumentos diretos e reflexões profundas sobre o nascimento do Estado e seus objetivos este foi um livro que me deu muito o que pensar a cada capítulo.

Cleber.Laia 24/06/2022

Manual aos políticos
Cada capítulo fica evidente que nossos políticos deveriam ter feito um estudo aprofundado na obra, isso garantiria uma quantidade enorme de problemas evitados.
Leia e tire suas conclusões, mesmo sendo um texto publicado em 1762, é extremamente atual e provocativa.

Luiz 22/06/2022

Do livro à realidade
Jean-Jacques Rousseau teve um cuidado incrível pra escrever esse livro. Pesquisa, citações, comprovações, e, claro, senso político. Foi um livro difícil de ler, não por ser chato, mas por conter muita informação, coisa que demandava tempo de atenção. O livro é dividido em Livros, no total são quatro, e gostaria de demonstrar uma atenção maior ao Livro III, interessantíssimas as propostas feita por ele. Em especial ao que diz respeito a Democracia.
"Se houvesse um povo de deuses, ele se governaria democraticamente. Tão perfeito governo não convém aos homens."
O Contrato Social é essencial, e faz com que a gente tenha uma visão mais crítica da organização do povo, e do nosso poder enquanto soberano. Recomendo fielmente.

Juliana 16/06/2022

Um clássico!
Demora pra ganhar o ritmo dele, mas depois você consegue seguir a linha de raciocínio. Alguns neurônios se queimaram nas primeiras páginas.
DANILÃO1505 16/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

skuser02844 08/05/2022

Novos Ares
Esse livro trouxe novos ares á França. É fácil ver por que causou bastante alvoroço na época.
Muito bom. Leitura totalmente necessária.

Fefê 07/05/2022

Preciso de uma aula
Para quem não tem uma base de filosofia, ou até mesmo que esteja entrando no pensamento político filosófico vai ter um pouco de dificuldade. Lemos sobre o direito e deveres de uma sociedade e a definição de alguns termos...

Vi 25/04/2022

as ideias do rousseau são boas mas muito mal executadas. parece que ele joga as coisas e só lança um: descubra.

Rafael1998 17/04/2022

O tratado político filosófico de Rousseau.
Nesta obra nos é apresentado pelo filósofo Rosseau os conceitos e estruturas essenciais para se compreender as relações que estabelecem a política moderna.

O livro é indispensável para quem quer entender conceitos da área Política e social. Obviamente que pertencendo ao seu tempo, o autor e sua filosofia estão dizendo a respeito de relações sociais que já não se dão da mesma forma atualmente, porém, a todo momento nos é apresentado vários exemplos históricos de imperadores, sistemas de governo da época e etc. Ainda assim, a teoria apresentada na obra é bem progressista e "atual".

Já a algum tempo sem ler algo de Filosofia, foi uma ótima escolha pra retomar a leitura da área - de estudo e profissional - terei que retornar á obra no futuro, mas como primeira leitura completa do livro foi uma experiência rica e excelente.

Leia Filosofia!

Joao.Lucio 11/04/2022

Do próprio autor
" ... Não é a natureza, mas a opinião, em todos os povos do mundo, que decide a escolha de seus prazeres. Reformar as opiniões dos homens e seus costumes se apuraram..."
Joao.Lucio 11/04/2022minha estante
Correção: " ... Não é a natureza, mas a opinião, em todos os povos do mundo, que decide a escolha de seus prazeres. Reformai as opiniões dos homens e seus costumes se apuraram..."

Gabriel.Debastiani 02/04/2022

Leitura interessante
É um livro bastante interessante e que deve ser lido por aqueles que gostariam de entender como a sociedade funciona nas suas bases. É uma leitura um pouco pesada, então acaba sendo cansativo ler por muito tempo seguido

Rafaela1002 30/03/2022

Contrato Social - Rousseau
O que é o contrato social segundo Rousseau?

O contrato social para Rousseau é um acordo entre indivíduos para se criar uma sociedade, e só então um Estado, isto é, o contrato é um pacto de associação, não de submissão.

Mariana 20/02/2022

nao tanko com esse aqui q meu pai comprou pra mim do nada, mas é bem explicadinho e facil de entender, o william é IGUALZINHO O EREN, copiou e colou ele, tava só esperando o mk soltar um TATAKAE

Helena.Salgado 05/02/2022

Necessário
Leitura necessária para refletir um pouco sobre a sociedade atual. Se encaixa perfeitamente em diversas situações do período histórico atual. Recomendo para quem gosta de história, filosofia, política, estudos sobre a sociedade...