Do Contrato Social

Do Contrato Social Jean-Jacques Rousseau

Resenhas - O Contrato Social

Douglas 09/01/2023

Rousseau é comuna!
Como dito por Bastiat, em A Lei: Rousseau não passa de um socialista (algum adjetivo negativo a mais que não me recordo). Também, na distinção de Hans-Herman Hoppe, em Uma Teoria do Socialismo e do Capitalismo, Rousseau não poderia ser classificado de outra maneira. Apesar não se encaixar totalmente nos moldes da esquerda radical, possui sim muitos princípios de tal ideologia (ou ideário, segundo outros autores), e negando premissas básicas do liberalismo-- no qual é designado comumente-- estando estagnado em uma metamorfose sem forma específica, amorfo.

Mage 07/01/2023

bom, no entanto cansativo e por isso a leitura se prolonga por alguns meses por mais que o livro em si seja curto (a versão de bolso tem apenas 160 então a versão normal deve ser ainda mais curta), mas como não se trata de uma leitura leve acaba por se arrastar por mais tempo do que o planejado. muita coisa no livro faz sentido e da luz a questões sociais e maneiras que nem sempre são claras aos olhos, mas que Rousseau aponta de maneira eloquente.

Dalton 31/12/2022

Ciência política
Uma obra essencial da ciência política, foi uma leitura difícil para mim, chegou a ser torturante. Mesmo sendo curto, demorei bastante para ler, bastante complexo. Terei que reler no futuro.
Steh.RP 09/01/2023minha estante
Estou relendo, pois a primeira vez que li foi na faculdade e só tinha 18 anos de idade, 0 maturidade para compreender a estrutura de um Estado e a política. Agora aos 27 anos com mais bagagem e experiência de vida consigo compreender melhor a visão do Rousseau, a leitura ficou mais clara para mim, por isso acho importante que façamos releituras de livros desses gêneros após alguns anos, a maturidade nos ajuda muito. Boas leituras !

Dalton 14/01/2023minha estante
Sim, irei reler no futuro, e espero ter uma bagagem maior e uma melhor compreensão da obra.

Marcia 30/12/2022

Leitura mais que interessante, com algumas ideias ultrapassadas, outras atuais e outras ainda utópicas até para os dias de hoje. O importante é que foi possível enxergar as bases românticas em sua concepção de sociedade.

ciliane.ogg 14/12/2022

O livro inicia com uma pergunta e tenta respondê-la no escrito:" o homem nasce livre, mas passa a vida acorrentado". Por que isso acontece? Qual foi o contrato estabelecido que gerou essa consequência?
É um livro instigante, percorrendo os vários contratos estabelecidos pelos humanos no decorrer de sua história e como isso deixou o homem mais livre ou não.
Como a propriedade privada tem peso grande, a religião e suas várias formas, as leis que mantém o contrato em pé, inclusive estabelecido o casamento como vemos hoje.
É um livro a ser lido e relido de tempos em tempos, pois teremos novas percepções desses escritos

Murilo 13/12/2022

Aqui Rousseau desenvolve mais profundamente os assuntos discutidos em "a origem da desigualdade entre os homens". Segundo ele, o estado é responsável pelo bem estar social, sendo o homem naturalmente bom, onde a sociedade que o degenera. Aqui é fácil ver como esse texto inspirou e ainda inspira movimentos revolucionários.

O texto é um tanto quanto cansativo, e pretendo reler novamente em um futuro próximo.

Marcos 04/12/2022

Essencial para a política
Não estaríamos tendo as discussões absurdas nas redes sociais do Brasil se mais pessoas tivessem lido Do Contrato Social.
Rousseau me trouxe algumas reflexões importantes e interessantes:
1. O contrato social é um acordo para a instituição do Estado que vigora a todos os cidadãos daquele país com base na vontade geral.
2. O Estado é o garantidor da segurança visto que detém o monopólio da força (creio que esse termo seja de Bourdieu, mas já o trago aqui devido à algumas leituras anteriores).
3. O Estado, através de sua legislação, deve prover liberdade e igualdade. No caso, a liberdade civil, pois o indivíduo abdica de sua liberdade natural em troca de sua liberdade civil.
4. O Estado é quem garante a propriedade privada, sem ele garantindo tal através de seu monopólio da força a propriedade privada não é duradoura visto que sua garantia vem da própria força do indivíduo. Ou seja, a propriedade privada é mais uma das vantagens da troca de liberdade natural por civil.
5. Todo indivíduo está de acordo com o Contrato Social a partir do uso da terra, pois a terra só pode ser usufruída a partir da garantia da segurança fornecida pelo Estado.

O livro vai muito além, mas creio precisar aprofundar os estudos em Rousseau para compreender melhor. Extremamente recomendado.

Karen 01/12/2022

Lento mas necessário
É fácil logo no início ver o motivo pelo qual esse livro inspirou movimentos revolucionários, mesmo sendo em forma de textos longos e extremamente lentos de serem lidos, ainda é importante para podermos ter um pouco mais de noção sobre o que faz um governo

Vicente 15/11/2022

Contrato assinado
Vale a leitura. Ler os contratualistas é sempre um exercício de entender a realidade hodierna. Com Rousseau não é diferente, dirante a leitura desta obra vamos vislumbrando as raízes de estruturas sociais, tanto as formais como as tácitas, nas quais estamos inseridos.

Gabriel 12/10/2022

Do contrato social - Rousseau
"Do contrato social", de Jean Jacques Rousseau, filósofo iluminista, é uma obra publicada em 1762 que trata da origem das organizações e os termos através dos quais se expressa por meio de um contato social entre o povo o soberano.
Rousseau, na referida obra, dá continuidade à tradição contratualista ao estabelecer a existência de um estado pré-social ou de natureza em que os indivíduos são amorais. No entanto, a teoria defendida opõe-se àquela de Thomas Hobbes ao afirmar que o surgimento da sociedade dá-se com o surgimento do Estado civil e da propriedade privada, em que os indivíduos, por meio de uma relação contratual, alienam suas vontades individuais e ganham liberdades civis com a representação de um soberano.
Outro ponto a ser observado refere-se ao fato de que a "vontade geral" (vontade coletiva) seria o princípio garantidor da igualdade dos indivíduos sob as mesmas condições de submissão ao pacto social, do qual ninguém pode abdicar.
Uma obra essencial para compreender o pensamento de Rousseau, assim como a teoria contratualista na Filosofia.
nanyzmh 12/10/2022minha estante
eu sou apaixonada por filosofia, meu deusss

Gabriel 12/10/2022minha estante
Eu também!!!

Tinoco 08/10/2022

Leitura cansativa
O livro é, quase sempre, cansativo e confuso. Talvez por se tratar de uma obra escrita há 260 anos, a linguagem seja mais rebuscada e numa área que não é a minha. Porém o final do livro mostra conceitos e temas que são mais acessíveis, atuais e compreensíveis, como eleições, ditadura, religião, dentre outros. Apesar de, para mim, não ter sido uma leitura empolgante, sempre ficam aprendizados. Recomendo para quem é mais familiarizado com a linguagem e o meio político e jurídico.

Nazrat 07/10/2022

Princípios
De uma simplicidade e clareza absurdas, é uma leitura muito importante e que faz rever como certas coisas na atualidade são realmente problemáticas. Em especial a mistura de religião e política.

cherry.pie 29/09/2022

um livro de importância inegável para a construção do estado contemporâneo e uma das mais famosas obras sobre a fábula do contrato social.

Giovanna1242 10/09/2022

Resolvi ler esse livro depois que encontrei ele baratinho em um sebo e fiquei curiosa pra ler o texto completo, ao invés de só trechos e algumas citações.
O livro em geral é bem interessante, e é possível traçar vários paralelos com os institutos da política atual. Devia ter lido esse livro enquanto fazia a disciplina de ciência política e filosofia, cheguei inclusive a fazer um trabalho sobre ele - lendo só os trechos principais kkkkkk, mas fico feliz de ter lido ele integralmente hoje!
A escrita é bem simples e os conceitos são descomplicados, vale a pena